Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Nano Bridge X Routerboard SXT 5HnD

    Galera, gostaria da opinião de vocês.
    Tenho vários enlaces com Nano Bridge, todos funcionando muito bem. Agora preciso montar mais alguns enlaces PTP, e pensei em testar as RB SXT.
    Gostaria de saber de quem já utiliza este equipamento sobre desempenho e confiabilidade do link, já que o preço não tem muita diferença do Nano Bridge.

    Agradeço as opiniões.

  2. #2

    Padrão Re: Nano Bridge X Routerboard SXT 5HnD

    eu só to aguardando chegar aqui pra mim fazer os testes. Assim que funcionar eu posto aqui.

  3. #3

    Padrão Re: Nano Bridge X Routerboard SXT 5HnD

    Parece que essa linha é compatível até com o AIRMAX.
    Pena que não tem rádios em 2.4Ghz. É apenas em 2.5Ghz.
    Pelo menos eu não achei.
    O melhor ainda seria ter o Mikrotik já embutido. Assim ter um controle de Banda realmente efetivo.

  4. #4

    Padrão Re: Nano Bridge X Routerboard SXT 5HnD

    Compativel com airMAX???
    Rapaz eu digo que não... Pois e um protocolo fechado da ubiquiti, so se a Mikrotik ta pagando para usar o protocolo airMAX!!

  5. #5

    Padrão Re: Nano Bridge X Routerboard SXT 5HnD

    meu topico com a mesma duvida https://under-linux.org/f169/trocar-...41/#post554076

    vou acompanhar esse topico também

  6. #6

    Padrão Re: Nano Bridge X Routerboard SXT 5HnD

    Acabei de receber um par de SXT e vou configurar pra um enlace de 1 km. Quando botar em funcionamento posto aqui.

  7. #7

    Padrão Re: Nano Bridge X Routerboard SXT 5HnD

    Roterboard stx usada e aprovada. consegui em um enlace de 1,5km 100m full e 200half. unica desvantagem dela é que seu sinal nao ficou muito bom, acredito que seja por conta da antena. Quanto ao nano bridge nao usei ainda.

  8. #8

    Padrão Re: Nano Bridge X Routerboard SXT 5HnD

    Citação Postado originalmente por elibertofreire Ver Post
    Roterboard stx usada e aprovada. consegui em um enlace de 1,5km 100m full e 200half. unica desvantagem dela é que seu sinal nao ficou muito bom, acredito que seja por conta da antena. Quanto ao nano bridge nao usei ainda.
    Cara, não entendi bem isso. O sinal não ficou muito bom, e deu 200 Mb Half?

  9. #9

    Padrão Re: Nano Bridge X Routerboard SXT 5HnD

    Com antena de dupla polarização padrão 802.11n e tecnologia Nv2 TDMA.
    Não sei é AIRMAX, mas tem essa tecnologia Nv2 TDMA.

    Essa tecnologia ao que parece, é "clone do Airmax".
    Dêem uma pesquisada aew. Parece ser muito bom também.

    fui...

  10. #10

    Padrão Re: Nano Bridge X Routerboard SXT 5HnD

    Citação Postado originalmente por elibertofreire Ver Post
    Roterboard stx usada e aprovada. consegui em um enlace de 1,5km 100m full e 200half. unica desvantagem dela é que seu sinal nao ficou muito bom, acredito que seja por conta da antena. Quanto ao nano bridge nao usei ainda.
    Fui configurar e a licença dele não aceita ap bridge. Como vc configurou? Station-wds + station?

  11. #11

    Padrão Re: Nano Bridge X Routerboard SXT 5HnD

    Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    Fui configurar e a licença dele não aceita ap bridge. Como vc configurou? Station-wds + station?
    Eu ainda não tenho o equipamento, por isso não posso te dar exemplos. Mas o datashet diz que o O.S. é level 3 e no level 3 você pode configurar as duas pontas como Bridge e usar o WDS para fechar o link.
    Estive olhando no site da Mikrotik e no documento disponível para o comparativo das versões diz que não existe modo AP para o level3.

  12. #12

    Padrão Re: Nano Bridge X Routerboard SXT 5HnD

    Realmente não existe modo AP para level 3 ( todos os SXT) mais voce pode comprar a licença level 4, pra poder fazer um enlace.
    Muitos compram achando que vão chegar e fazer um PTP com eles, quando chega na hora de configurar quebram a cara.

    Abraços.

  13. #13

    Padrão Re: Nano Bridge X Routerboard SXT 5HnD

    Citação Postado originalmente por Carlos Picioli Ver Post
    Eu ainda não tenho o equipamento, por isso não posso te dar exemplos. Mas o datashet diz que o O.S. é level 3 e no level 3 você pode configurar as duas pontas como Bridge e usar o WDS para fechar o link.
    Estive olhando no site da Mikrotik e no documento disponível para o comparativo das versões diz que não existe modo AP para o level3.
    Realmente não aceita modo AP, mas dá pra fazer PTP em bridge sim. Já configurei e funcionou na bancada, já tá navegando beleza. Vim aqui postar e vi sua resposta também nesse sentido. De qualquer forma obrigado.


    Citação Postado originalmente por mateushenrique Ver Post
    Realmente não existe modo AP para level 3 ( todos os SXT) mais voce pode comprar a licença level 4, pra poder fazer um enlace.
    Muitos compram achando que vão chegar e fazer um PTP com eles, quando chega na hora de configurar quebram a cara.

    Abraços.
    Pois você se enganou, dá pra fazer PTP sim colocando em bridge e modo WDS. Já tá navegando. Abraço.
    Última edição por katraka; 01-06-2011 às 22:01.

  14. #14

    Padrão Re: Nano Bridge X Routerboard SXT 5HnD

    Não mais agente esta falando de modo AP. Não Wds. São coisas diferentes pra quem sabe distinguir.

  15. #15

    Padrão Re: Nano Bridge X Routerboard SXT 5HnD

    Citação Postado originalmente por Carlos Picioli Ver Post
    Cara, não entendi bem isso. O sinal não ficou muito bom, e deu 200 Mb Half?

    Entao amigo como falei o enlace tem 1,5 km o sinal nesta distancia ficou -69/-68. Para esta distancia tenho enlaces com -40 e ate-35 entao na minha opiniao o sinal ficou baixo, porem passou 200mb half e 100 mb full.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         print.jpg
Visualizações:	743
Tamanho: 	45,5 KB
ID:      	23249  

  16. #16

    Padrão Re: Nano Bridge X Routerboard SXT 5HnD

    Citação Postado originalmente por mateushenrique Ver Post
    Não mais agente esta falando de modo AP. Não Wds. São coisas diferentes pra quem sabe distinguir.
    Não, amigo. Estávamos falando especificamente de enlace PTP como vc mesmo citou em seu post abaixo:


    Citação Postado originalmente por mateushenrique Ver Post
    Realmente não existe modo AP para level 3 ( todos os SXT) mais voce pode comprar a licença level 4, pra poder fazer um enlace.
    Muitos compram achando que vão chegar e fazer um PTP com eles, quando chega na hora de configurar quebram a cara.

  17. #17

    Padrão Re: Nano Bridge X Routerboard SXT 5HnD

    Mikrotik Wireless: Tutorial Mikrotik SXT-5D's em modo Bridge

    Parte I

    Parte II

  18. #18

    Post Re: Nano Bridge X Routerboard SXT 5HnD

    amigo dá pra fazer o teste em tcp ?

    pra ver quanto ele passa full

    obrigado

  19. #19

    Padrão Re: Nano Bridge X Routerboard SXT 5HnD

    Citação Postado originalmente por elibertofreire Ver Post
    Entao amigo como falei o enlace tem 1,5 km o sinal nesta distancia ficou -69/-68. Para esta distancia tenho enlaces com -40 e ate-35 entao na minha opiniao o sinal ficou baixo, porem passou 200mb half e 100 mb full.
    Blz. Era isso que eu queria saber. Mesmo com o sinal acima do que deveria, o link ficou muito bom. Sinal que a sensibilidade do equipamento é muito boa.

    Abraços

  20. #20

    Padrão Re: Nano Bridge X Routerboard SXT 5HnD

    Galera, demorou mas voltei para atualizar o tópico.

    Eu instalei dois SXT fazendo um ponto a ponto. Não é um excelente ponto a ponto para testes, pois a distância é muito curta, cerca de 500 metros uma antena da outra. Mas é o que eu tinha para o momento e vim aqui postar a experiência.

    Segue as configurações:
    -----------------------------------------------
    Visada totalmente limpa.
    Distância de aproximadamente 500 metros entre os pontos.

    SXT-1
    Modo: Bridge
    Band: 5 Ghz-N
    Channel Width: 20 Mhz
    Wireless Protocol: nv2

    TX Power Mode: all rates fixed
    TX Power: 10 dBm

    Aba HT:
    Chains: as 4 marcadas

    HT Guard Inteval: Long
    HT AMPDU Priorities: todas marcadas


    SXT-2
    Modo: Station Bridge
    Band: 5 Ghz-N
    Channel Width: 20 Mhz
    Wireless Protocol: any

    TX Power Mode: all rates fixed
    TX Power: 10 dBm

    Aba HT:
    Chains: as 4 marcadas

    HT Guard Inteval: Long
    HT AMPDU Priorities: todas marcadas
    ----------------------------------------

    Pela distancia, mantive o TX Power baixo, pois se aumentar muito, o resultado fica muito ruim. Se baixar mais do que os 10 que estao setados, também fica ruim.
    Uma coisa que me chamou muito a atenção foi que o ping está numa média de 7 ms, o que é absurdo para uma distância destas.
    Se eu não utilizar o protocolo nv2 no SXT 1, o ping cai para 1 ms cravado.
    O mesmo acontece se utilizar a banda 5 Ghz-A ao invés da banda N. O que é intrigante.

    Estou anexando duas imagens para ilustrar melhor o resultado.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sxt21.JPG
Visualizações:	445
Tamanho: 	50,7 KB
ID:      	25053Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sxt20.JPG
Visualizações:	580
Tamanho: 	44,4 KB
ID:      	25054

    Confesso que esperava mais dos equipamentos.
    Mas também posso ter errado em alguma configuração, por se tratar de um equipamento recente e ser a primeira fez que utilizo o mesmo.
    Fico aberto a sugestões para melhorar minhas configurações.

    P.S.: Gostaria de agradecer a todos que postaram alguma coisa no tópico sobre o assunto, em especial ao ricardowireless que postou os dois links para um tuto muito bacana.