+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual banda usar usar B-11MB ou G-54MB ou ainda B+G???!

    Bom dia pessoal, estou com uma grande dúvida sobre qual banda usar, pois atualmente estou usando 3 painéis de 90graus onde são ligados cerca de 40 usuários simultâneos e a placa que conecta mais clientes fica simultaneamente 20 usuários com trafego de até 1mb... Mais mesmo com essas 20 pessoas logadas o uso da banda daquele painel dificilmente passa dos 2MB com picos de 3 3.4mb... Estou em dúvida se está no máximo o painel/cartão por estarem em banda B? E se mudar para banda G ganharei alguma coisa ou perderia ainda mais o desempenho?

    Agradeço a atenção.

  2. #2

    Padrão Re: Qual banda usar usar B-11MB ou G-54MB ou ainda B+G???!

    Olá amigo, realmente o padrão 802.11B tem esta limitação, aqui nas minhas torres o máximo que passa em B é 2.4Mbps com pings altos por causa da interferencia, já o padrão 2.4G você consegue conexão até 54Mb dependendo do sinal do cliente, só que perde em sensibilidade, pois o cartão em modo G fica menos sensível, e por consequencia o sinal nos clientes fica menor. O recomendade é usar o padrão G somente em clientes com um nivel de sinal de alta qualidade, caso contrário irá sofrer problemas na rede, pois o mesmo foi otimizado para redes Indoor.

    Uma Solução altamente recomendável, é usar os equipamentos 2.4 da Ubiquiti que proporcionam alta qualidade de sinal através do protocolo Airmax que é propiedade da empresa. Só que no caso para funcionar você teria que utilizar nos clientes os equipamentos da mesma linha para poder ter acesso à esta vantagem. Com estes equipamentos consegue um trafego real de até 100Mb e muitos clientes conectados na Base.

    Esta tecnologia utiliza o sistema TDMA que Possibilita muito mais velocidade e taxa de transferencia.


    Espero ter ajudado

    Até mais e sucesso

    Abraços

  3. #3

    Padrão Re: Qual banda usar usar B-11MB ou G-54MB ou ainda B+G???!

    Obrigado pela ajuda, mais entao o recomendado é colocar a torre em G e nos clientes com sinal baixa fixo no aparelho deles B... assim os clientes com sinal alta ficariam com G e os com sinal baixo fixados em B... OBS: Apartir de fevereiro estou colocando apenas clientes com NanoStation M2... sinal com no minimo -70... A torre tem cartao (padrao) mais nao sáo Ubiquiti
    Última edição por peritinaicos; 01-06-2011 às 18:38.

  4. #4

    Padrão Re: Qual banda usar usar B-11MB ou G-54MB ou ainda B+G???!

    Olá amigo, olha sinceramente falando para um melhor desempenho o ideal é setorizar sua rede, estes clientes com sinal ruim, você poderia colocar em outro ap separado, tipo uma nanostation ou outro ap de qualidade, e deixar outro somente com os clientes em G.

    Somente esclarecendo, use G somente se conseguir um alto padrão de sinal nos clientes, pq qualquer diferença no sinal em G o sinal fica muito ruim, com perdas de pings e outros problemas de comunicação devido a diferença de sensibilidade do cartão entre o padrão B e G, outra coisa importante é setar 1 ACK timeout fixo na Routerboard de acordo com a distancia que se pretende cobrir, para isto aqui no forum você encontra uma tabela da Mikrotik com os valores para o padrão 802.11G. Fazendo isto sua rede ficará mais estável e terá um ganho em desempenho.

    Espero ter colaborado contigo.

    Até mais ! Abraço
    Última edição por fwsolutions; 01-06-2011 às 20:55.

  5. #5

    Padrão Re: Qual banda usar usar B-11MB ou G-54MB ou ainda B+G???!

    agradeco a explicacao, como aqui tenho alguns clientes que nao tem sinal 100% resolvi deixar tudo em B mesmo... quanto ao ack timout configurei deixando um script verificando a cada 1min se ha clientes com numero maior que 30 e derruba assim fazendo o cliente reconectar... pretendo atinger 2km a 3km no maximo o tempo de 30 seria o ideial?

  6. #6

    Padrão Re: Qual banda usar usar B-11MB ou G-54MB ou ainda B+G???!

    Ahh sim entendi, amigo, mas falando sério se quiser fazer esta experiência, coloque o ack timeout fixo baseado na tabela da Mikrotik, você verá que a rede ficará mais estável, sem quedas na conexão do cliente, aqui na minha rede em todas as torres utilizo o Ack 67 fixo, para atender até 5Km em 2.4B. A rede ficou bem estável depois desta modificação, no seu caso segundo a tabela da mikrotik até 5KM o valor para 2.4G é 62, mas segundo cálculos para 2.4B até 5km é 67.
    Mas cada caso é um caso, avalie a estrutura geográfica da sua região, em termos de cobertura, e se a região for mais homogenea o ideal é setar 1 ACK fixo, mas se for variável o melhor é deixar em dynamic.

    Desejo o melhor pra ti !

    Boa Sorte!
    Última edição por fwsolutions; 01-06-2011 às 21:16.

  7. #7

    Padrão Re: Qual banda usar usar B-11MB ou G-54MB ou ainda B+G???!

    Bom amigo farei o teste agora, logo posto resultado... como pretendo no maximo 3km vo setar a 50. e tirando o script de derrubar maiores de 30... vc consegue 5km de distancia com qual equipamento mandando?

  8. #8

    Padrão Re: Qual banda usar usar B-11MB ou G-54MB ou ainda B+G???!

    Ai vai uma caluladora de ACK, vc pode usar tanto no AP MIKROTIK como no cálculo para os CLIENTES.
    Tribonet - Calculo ACK Timeout

    Até mais espero que tenha ajudado !

  9. #9

    Padrão Re: Qual banda usar usar B-11MB ou G-54MB ou ainda B+G???!

    Ahh amigo outra coisa interessante que você poderia fazer sem alterar muito sua rede, seria colocar nos painéis os Bullets M2, configurados em modo B, eles suportam até 50 Clientes online e um tráfego maior do que os cartões no Mikrotik. Aqui tenho nanostation2 em modo AP transmitindo e suportando 30 Clientes em horário de pico com tráfego de 4Mb a 5Mb e pings na casa do 10. Fantástico como um ap tão pequenino pode suportar tudo isto. O segredo é cuidar com ccq, e os ack dos clientes, se houver muita poluição, pra melhorar fica legal colocar em Horizontal.

  10. #10

    Padrão Re: Qual banda usar usar B-11MB ou G-54MB ou ainda B+G???!

    Bom dia amigo, setei o ACK aqui em 50 mesmo... nao tive como notar a diferença mais acredito que tenha melhorado... Estou pensando em colocar os Bullets HP de 600mw... vo comprar um esse mês e colocar no painel onde tem mais cientes e testar a qualidade...

  11. #11

    Padrão Re: Qual banda usar usar B-11MB ou G-54MB ou ainda B+G???!

    Bom dia Companheiro ! Ahh sim que Legal, pode ir tranquilo de Bullet pq aqui resolveu 100%, mas só uma dica se quiser mais processamento vá de Bullet M2, o bullet2 HP tem 185mhz de processamento o mesmo do Bullet2, a diferença é apenas a potencia que é maior, o que pelo menos pra mim é irrelevante, pois uso no máximo 17dbm, enquanto o M2 tem 400Mhz, pra poder ter acesso ao modo 802.11B vc precisa configura-lo em 20Mhz que ele habilita a função e vc pode usa-lo normalmente, com o Airmax desabilitado.

  12. #12

    Padrão Re: Qual banda usar usar B-11MB ou G-54MB ou ainda B+G???!

    No meu caso como tem muita interferencia aqui preciso de potencia e processamento... estou pensando em pegar para as torres o HP mesmo... processamento aqui acredito que nao eh tanto deve passar 3mb no maximo e 20 em casa painel... estou comprando hj.

  13. #13

    Padrão Re: Qual banda usar usar B-11MB ou G-54MB ou ainda B+G???!

    ahh sim amigo, mas vou lhe dizer quanto mais interferência, o melhor é abaixar a potencia, porque se abrir muita potência, os pings vão lá em cima por causa da interferência, ai prejudica sua conexão.

    Espero ter ajudado !

    Um grande abraço e Sucesso !

  14. #14

    Padrão Re: Qual banda usar usar B-11MB ou G-54MB ou ainda B+G???!

    Bom resumindo entao o aconselhado a fazer é pegar baixar o ack para 50 = 3km e trocar as placas pci wireless por bulletM2... aqui uso para no maximo 3km e paineis de TSM de 14dbi... com o bullet2M ta bom mesmo neh?

  15. #15

    Padrão Re: Qual banda usar usar B-11MB ou G-54MB ou ainda B+G???!

    É isto ai camarada ! coloque os Bullet M2, no máximo em 100Mw, tipo 18dbm, 17dbm no máximo 20dbm, pode fixar o ack para até 5km que não tem problema, fica blz, e cuide bastante com o CCQ dos Clientes.

    Fazendo isto sua rede ficará show ! concerteza irá crescer muito mais com qualidade !

    Estes painéis são show de bola, muito bons, ainda mais com o Bullet M2 Plugado, fica maravilha, só não esqueça de setar os bullet em B/G e desativar o Airmax, para isto mude a opção do Bullet para 20Mhz e configure o data Rates fixo, e ack pode ser 65 fixo tb no bullet. Ahh outra coisa tem que atualizar o firmware do Bullet, pq dependendo da versão o M2 não tem a opção de 802.11b, ai tu atualiza que ele ficar ficar em B/G ai é o necessário.

    Vai ficar Show !

    Até mais amigo espero que tenha sucesso ai !
    Última edição por fwsolutions; 03-06-2011 às 11:55.