+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão MESH - REPETIDOR UNIVERSAL - ROTEAMENTO ESTÁTICO - ROTEAMENTO DINAMICO?

    Caros amigos,
    Venho pesquisando Mesh e fiquei intrigado com uma coisa, a unica diferença do repetidor universal e do mesh seria o roteamento estático do repetidor universal em relação ao dinâmico do Mesh? Eu utilizo repetidor universal sem problemas de ping alto nem perda de comunicação. O benefício Central do Mesh seria somente a redundância de rotas?

  2. #2

    Padrão Re: MESH - REPETIDOR UNIVERSAL - ROTEAMENTO ESTÁTICO - ROTEAMENTO DINAMICO?

    interessane sua esplanação, ja vi a opção de repetidor univesal em varios aps da vida, mas sempre deixei de lado, por medo de causar ruido, e acabar me poluindo.
    vc esta homologado na Anatel? essa é a primeira vez que vejo alguem citar que use a opção de repetidor universal
    fiquei curioso

  3. #3

    Padrão Re: MESH - REPETIDOR UNIVERSAL - ROTEAMENTO ESTÁTICO - ROTEAMENTO DINAMICO?

    Eu tenho dois ou tres clientes onde configuramos como repetidor universal. Assim eles ficam com acesso dentro da residencia deles para os notebooks da familia, sem precisar de um roteador interno. É como se fizesse uma rede só para eles. Novo SSID, nova senha de criptografia.
    Eles não reclamam, mas eu noto lá nos notebooks dele que dá um pouco de latencia na rede deles.

    Penso que se colocasse estes rádios dos clientes como AP+WDS o desempenho seria bem superior. Mas não se justifica ir espalhando wds para todo lado. Até porque a lista de rádios em wds com um determinado Ap tem limites.
    Talvez por isso tenha sido criado o modo repetidor.

    Já no mesh, a rede todo continua integrada e depende de que todos os nós fiquem sempre ligados, ou pelo menos a maioria para que eles se comuniquem permanentemente. Se um desliga o protocolo já vai procurar outra rota.
    Segundo a Meraki, até 15 nós ainda é viável sem prejudicar o desempenho . Será?
    Os novos rádios da Elsys estão saindo com o protocolo mesh já implementado completamente. Na versão nova do aprouter tem opção mesh mas tem que instalar ainda alguns arquivos. No Elsys, segundo eles não precisa mais nada. Está pronto para o mesh.
    A diferença básica é que no lugar de selecionar infraestrutura, tem que selecionar 'ad-hoc'.
    E ao habilitar o mesh, vai abrir algumas telas de configurações básicas. Segundo o suporte da Elsys, o protocolo deles está perfeitamente reconhecido pelo mesh do mikrotik.
    Mas no Elsys tem uma coisa: Antena integrada e direcional. Isto para o desempenho do mesh não é o ideal. O correto seria omini, pois assim cada nó estaria constantemente rastreando os 360º e não só os 60º da integrada.
    Não tivemos tempo para fazer um teste em campo.
    Última edição por 1929; 02-06-2011 às 07:24.

  4. #4

    Padrão Re: MESH - REPETIDOR UNIVERSAL - ROTEAMENTO ESTÁTICO - ROTEAMENTO DINAMICO?

    Com relação ao ruído não tive problemas e tbm nunca uso mais de 150 mw nos aps, ainda não tenho scm mais num futuro próximo vou lincenciar. Em alguns aps realmente não fica bom o repetidor o da oiw funcionar bem pra repetir e tenho clientes pendurado passando uns 3 mb throughput em 802.11b sem problemas. a distância entre os aps é pequena cerca de 800m.
    Última edição por marcie; 02-06-2011 às 08:53.

  5. #5

    Padrão Re: MESH - REPETIDOR UNIVERSAL - ROTEAMENTO ESTÁTICO - ROTEAMENTO DINAMICO?

    Em AP+WDS ja fiz alguns testes mas deixo a rede lenta e a latência alta, mas não deixa de ser uma solução bastante segura, mais talves os aps não se deram muito bem em wds.
    AP1 - oiwtech
    AP2 - Engenius - Wappro

  6. #6

    Padrão Re: MESH - REPETIDOR UNIVERSAL - ROTEAMENTO ESTÁTICO - ROTEAMENTO DINAMICO?

    OLá pessoal.
    Bom dia!
    Interessante a esplanação que estão fazendo aqui dos radios e da Tecnologia Mesh.
    ---Patrocinador

    Estou aqui tentanto montar uma rede Mesh e já nao é de hoje, nao consegui. Não sou expert em Wireless, mais segui todos os procedimentos, no entanto nada.
    Para voce ter uma idéia, no momento, na empresa onde trabalho, cerca de 100 pessoas com seus Note + Iphone dentre outros Gadgets, estão tentando conectar. Neste momento, são 7h da manhã a rede está fina, no entanto, daqui a pouco, qndo a galera acordar irá começar a perder pacote, mais perde muito pacotes, ao ponto de ficar inávegal ( ótima heim rs)
    Ontem, estudando de madrugada, observei que a rede que eu tenho atualmente, que é composta de 6 aps, trabalhando em modo WDS, nao seria a rede mais aconselhável, uma vez que a conexao ou a repetição de conexao faz com que seu desempenho caia pela metade. Ví até uma porcentagem que apartir do terceiro nó, a tendecia é que tenha até cerca de 12,5% apenas.
    --Em suma, pelo o que eu ví, o mais interessante seria mesmo a rede MESH. O que voces acham Patrocinador?
    Infelizmente tenho que trabalhar com o que eu tenho hoje para atender a este povo, no próximo mes podemos investir, no momento nao tenho tempo.
    Alguém com alguma idéia?
    Seria msm a MESH a soluçao?

    Abraço