+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Tutorial Mikrotik SXT-5D's em modo Bridge - Parte I (traduzido)

    Olá amigos do forum, encontrei um post muito interessante no forum wisp e resolvi tentar traduzir aqui para vocês, para ajudar aqueles que estão encontrando dificuldades em usar esse novo equipamento da Mikrotik.

    Para não ficar muito longo dividi em 2 partes.



    Como conectar dois Mikrotik SXT-5D's em modo Bridge - Parte I

    Coisas abordados neste como:
    • Para conectar dois dispositivos Mikrotik RouterBoard SXT-5D juntos em Modo Bridge
    • Atualizando seu SXT para a versão mais recente do RouterOS
    • Fazendo um teste de largura de banda entre duas RouterBoard SXT-5D


    Se você é relativamente novo para o mundo Mikrotik minha recomendação seria para configurar a SXT, de modo que ambos estão ligados e conectados a mesma opção, como mostrado na foto abaixo.

    https://under-linux.org/albums/telas...ationsmall.jpg

    Por padrão, todos os produtos RouterBoard vem configurado com o endereço IP da porta ethernet definido para 192.168.88.1



    Conectando-se pela primeira vez



    Existem várias maneiras de se conectar à RouterBoard para começar a configurar-lo.

    A maneira mais simples e primeira é a de conectar usando winbox contato através do recurso MacAddress. Se você não tem winbox em sua máquina pode fazer o download de WinBox aqui .

    Com tudo ligado ao mesmo switch ... winbox aberto.

    Admin deveria estar no campo Nome de Usuário e Senha o campo deve ficar em branco.

    Clique no Elipsis botão ao lado do "Connect:". Campo, você deve ver tanto a SXT na lista suspensa.

    https://under-linux.org/albums/telas...macaddress.jpg

    Antes de continuar, vale a pena mencionar que você pode adicionar outro endereço IP para o adaptador de rede no computador que você está trabalhando (por exemplo, 192.168.88.10). Você pode então colocar 192.168.88.1 no "Connect to:" campo e você pode ficar conectado. A razão pela qual eu recomendo a maneira acima é porque não é exatamente o necessário e você provavelmente vai mudar os endereços na SXT para coincidir com sua rede de qualquer maneira.

    Clique sobre o endereço MAC do SXT primeiro (É importante que você clique no endereço MAC. - Se você clicar no endereço IP .... você não vai ficar ligado a menos que você esteja na mesma rede)

    Uma vez que você entra, você verá um "padrão de configuração RouterOS" tela. Clique em OK.

    Com a janela aberta nova WinBox .... voltar e abrir o app WinBox novamente e se conectar ao SXT outros - se você não tiver certeza de qual é qual, olha o endereço MAC no topo da WinBox que já está aberto.

    Agora que você está no WinBox'd em ambos SXT é agora a diversão começa!



    Começar organizado com o Sistema de Identidades (System Identities)



    A primeira alteração de configuração que você vai querer fazer é definir o " System Identities", assim você não ficar confuso a respeito de qual rádio você está trabalhando. Na foto acima eu tenho uma SXT à esquerda e uma outra à direita.
    • Clique no botão System no lado esquerdo, em seguida, Identity
    • Mude o nome para algo útil - No meu caso, vamos fazer SXT Esquerda e Direita SXT.
    • Faça a alteração para ambos os rádios.


    Atualizando RouterOS

    Na parte superior da tela WinBox você verá a versão atual para RouterOS que está sendo usado. Para obter o melhor desempenho (e para combinar com as instruções abaixo) e se você realmente quiser a versão mais recente. Como desta escrita que a versão é a 5.1, você pode baixá-lo visitando a página de download Mikrotik ou clicando aqui.

    Depois que baixar o arquivo, abra a pasta do arquivo que foi baixado, clique em direito no mouse e selecione Copiar.

    Então faça o seguinte para cada SXT:
    • Clique no botão Files do lado esquerdo
    • Clique no ícone da área de transferência na parte superior da janela FileList


    https://under-linux.org/albums/telas...filebutton.jpg

    O arquivo vai começar a carregar. Se isso não acontecer ... voltar para onde o download do arquivo está, clique direito e copiar o arquivo para a área de transferência do sistema.

    https://under-linux.org/albums/telas...fileupload.jpg

    Uma vez feito isso .... Clique em System e em seguida em Reboot .

    Você deve ouvir um bip duplo em menos de um minuto. O duplo sinal sonoro avisa a placa é está pronto para ir.

    NOTA: Tenha cuidado para não desligar a alimentação, enquanto as placas estão atualizando!


    Atualizando o Firmware

    Log de volta, em ambos os SXTs usando WinBox faça o seguinte para atualizar o firmware do sistema.
    • Clique no botão New Terminal do lado esquerdo.
    • (Dica: Se você quiser ver qual a versão que você está usando o tipo system routerboard print)
    • Tipo system routerboard upgrade
    • Digite Y para confirmar que você deseja atualizar.
    • Após atualizar reinicialize utilizando os botões à esquerda (System > Reboot) ou digitando sys reboot , em seguida, Y para reiniciar.

    https://under-linux.org/albums/telas...eupgradepg.jpg




    Fazendo a conexão sem fio



    Agora que seu SXT têm o sistema operacional melhor e mais recente firmware e seu tempo para conectá-los sem fio.

    Com uma janela aberta WinBox para cada dispositivo:
    • Clique no botão Wireless no canto superior esquerdo
    • Você notará interface "wlan1" é acinzentado ou esmaecido - isso significa que está atualmente desativada.
    • Clique direito sobre o "wlan1" interface e clique em Enable no menu drop down ou clicar no botão de seleção azul na barra de menu. Você deverá ver a mudança de interface para habilitado.

    Nós vamos fazer a nossa esquerda SXT "AccessPoint" e o direito SXT nosso "cliente".

    Observação: há um casal configurações que você pode querer mudar para algo diferente, uma vez que você tem de tudo ligado. Por exemplo, você pode querer mudar o SSID para "MyAwesomeBackhaul ".... não é necessário para conseguir as coisas ligadas assim, se esta for a primeira vez .... não muda nada se eu não mencioná-lo (você pode Boink seu link e ser frustrada e joga seu copo de café e que não seria legal).

    Faça o seguinte sobre a SXT que você decidiu ser o ponto de acesso. No nosso caso é a SXT da Esquerda:



    AccessPoint Configuração


    • Duplo clique na wlan1.
    • Clique no Wireless guia no topo
    • Clique no Mode menu suspenso e alterá-lo para o "Bridge"
    • Clique na Band menu suspenso e mude para "5Ghz-only-N"
    • Clique no Wireless Protocol menu suspenso e mude para "NV2"
    • Clique no HT guia no topo
    • Selecione todas as 4 opções de cadeia HT
    • Pressione o botão Apply no canto superior direito.




    Configuração do Cliente




    Você já deve ter o WinBox aberto e conectado ao cliente ou ao "direito SXT". (Se você pulou à frente .... a imagem no início mostra uma SXT à esquerda e outro à direita.)

    Agora, sem fazer quaisquer alterações de configuração, você deve ser capaz de ver o AP ao fazer uma varredura. Vamos avançar um fazer isso e use o botão connect de modo que temos certeza de corresponder ao SSID's.
    • Duplo clique na wlan1
    • Clique no botão Scan no botão à direita.
    • O AP deve aparecer, se não algo não está certo .... Supondo que ele faz, clique no SSID mostrado na lista e clique no botão Connect Button seguida Close

    https://under-linux.org/albums/telas...clientscan.jpg


    Ao utilizar o Scan e Connect método acima, você configurou o SSID no lado do cliente para coincidir com a AP exatamente. Existem várias coisas ainda a ser alterado antes que eles realmente se conectar embora.

    Você deve estar de volta ao separador wireless:
    • Clique no mode menu suspenso e alterá-lo para "Station Bridge"
    • Clique na Band menu suspenso e mude para "5Ghz-only-N"
    • Clique no Wireless Protocol suspenso e alterá-lo para "Any " (qualquer)

    https://under-linux.org/albums/telas...irelesstab.jpg

    • Clique no HT guia no topo
    • Selecione todas as 4 opções de cadeia HT

    https://under-linux.org/albums/telas...lienthttab.jpg


    Pressione o botão Apply botão no canto superior direito.

    Você deverá ver um "R" ao lado da interface WLAN na janela Wireless Tables agora. Isso significa que o cliente está registrado e conectado!

    https://under-linux.org/albums/telas...-clientreg.jpg


    Créditos: Jtech
    Texto retirado e traduzido do link:
    How to Connect two Mikrotik SXT-5D's In Bridge Mode - Part I - Blogs - WISPForum.Net


    CONTINUA PARTE: II
    Última edição por ricardowireless; 01-06-2011 às 17:42.

  2. #2

    Padrão Re: Tutorial Mikrotik SXT-5D's em modo Bridge - Parte I (traduzido)

    Amigo, 4 vezes seguida tentei aqui configurar essas SXTs igualzinho aos seus tutoriais e assim que termino elas começam criar um tipo de lupe, as Ethernet geram trafego de 1M até 5M, toda rede minha cai e eu tenho que desativar elas pela porta do Switch gerenciável.

    Fiz tudinho mesmo o que diz na sua explicação, tentei trabalhar com ela normal só em banda (A) como uma RB padrão e da o mesmo problema...
    Oque pode está acontecendo com elas, já mudei diversos canais e países?

    OBS: Eu acho que essa SXT não são tão boas assim como falam!
    Última edição por Original; 11-09-2011 às 23:03.

  3. #3

    Thumbs up Re: Tutorial Mikrotik SXT-5D's em modo Bridge - Parte I (traduzido)

    Citação Postado originalmente por Original Ver Post
    Amigo, 4 vezes seguida tentei aqui configurar essas SXTs igualzinho aos seus tutoriais e assim que termino elas começam criar um tipo de lupe, as Ethernet geram trafego de 1M até 5M, toda rede minha cai e eu tenho que desativar elas pela porta do Switch gerenciável.

    Fiz tudinho mesmo o que diz na sua explicação, tentei trabalhar com ela normal só em banda (A) como uma RB padrão e da o mesmo problema...
    Oque pode está acontecendo com elas, já mudei diversos canais e países?

    OBS: Eu acho que essa SXT não são tão boas assim como falam!
    Da ''ZERO PRA ELE'' amigo esse 'lupe' e no momento que uma coneta na outra, nesta hora voce solta uma do swift e deixa a outra, atraves dessa que esta conectada voce acessa a que esta solta.

  4. #4

    Padrão Re: Tutorial Mikrotik SXT-5D's em modo Bridge - Parte I (traduzido)

    Pois é "ZERO MESMO" quando não se presta atenção!

    Aqui Diz: Toda rede minha cai e eu tenho que desativar elas pela porta do Switch gerenciável.


    Isso siguinifica que elas já estão em seus determinados lugares!
    Todo Burro sabe que configurando elas na bancada vai dar lupe se deixar o cabo conectado ao mesmo concentrador.

    mais obrigado pela sua ajuda!

  5. #5

    Padrão Re: Tutorial Mikrotik SXT-5D's em modo Bridge - Parte I (traduzido)

    Então amigo esse tutorial foi traduzido de um outro como mostra na fonte, vou montar outro aqui partir do zero e mostro os resultados... ok

  6. #6

    Padrão Re: Tutorial Mikrotik SXT-5D's em modo Bridge - Parte I (traduzido)

    mesmo com pouca distancia (maximo 1km) nao obtive muito sucesso com um ptp com esse equipamento, isto usando a versao 5xx, fiz a regreçao do OS para a versao 4.17 (estavel), e ficou uma beleza. ainda esse final de mes estarei testando outro com uma distancia acima de 5km, e posto os resultados.

  7. #7

    Padrão Re: Tutorial Mikrotik SXT-5D's em modo Bridge - Parte I (traduzido)

    Citação Postado originalmente por kfdigital Ver Post
    mesmo com pouca distancia (maximo 1km) nao obtive muito sucesso com um ptp com esse equipamento, isto usando a versao 5xx, fiz a regreçao do OS para a versao 4.17 (estavel), e ficou uma beleza. ainda esse final de mes estarei testando outro com uma distancia acima de 5km, e posto os resultados.

    Então Kfdigital, fez o enlace de 5 km com os sxt?

  8. #8

    Padrão Re: Tutorial Mikrotik SXT-5D's em modo Bridge - Parte I (traduzido)

    sim fiz, consegui sinal -78, pois eu so tinha alinhado um lado, o outro nao alinhei ate hoje,(tem que subir na torre para da o ultimo ajuste) pois eu consegui passa a quantidade mbt que eu queria, em torno de 5mbt. só nao ativei o nv2 ainda nao sei bota esse bixo pra funcionar, depois faço um teste em bancada com dois pra ver como ele se comporta.

  9. #9

    Padrão Re: Tutorial Mikrotik SXT-5D's em modo Bridge - Parte I (traduzido)

    Ola, estou querendo fazer um ptp aqui na minha rede de mas ou menoss 2km, oq vc me indicam: Essa stx ou uma nano ? Da banda que passa nelas qual é a melhor?

  10. #10
    Avatar de rhauderalves
    Ingresso
    Feb 2012
    Localização
    Rio Verde -GO
    Posts
    43

    Padrão Re: Tutorial Mikrotik SXT-5D's em modo Bridge - Parte I (traduzido)

    olá pessoal, estou com 2 sxt e configurei elas para um PTP de 2.5 km em minha cidade useio o protocolo NV2, uma como bridge e outra em station wds, funcionou durante 2 dias fiz o teste de banda e o resultado foi de 56mb/42mb passou o que nescessitava, mas agora esta com 12mb/4mb, e com um problema de desconectar de minuto em minuto, tentei configurar no modo bridge-bridge com o NV2 desativado mas continua a desconectar, alguem ja teve esse problema, tem uma solução. se tiver ficarei muito grato pois estou tentando segurar esse PTP com AirGrid e não consegui mais de 10mb de banda.