+ Responder ao Tópico

1. Olá, como estão?

Estou migrando os meus clientes 2.4 para 5.8 com AirGrid m5 HP, será então que estarei cometendo um erro!!!??

2. a Resposta pra você esta aqui
    UBIQUITI BRASIL TREINAMENTOS (11) 4032-5959
    eu tambem tinha essas Duvidas e consegui achar a solução
    Depois que fiz o Treinamento ontem dia 16/10/2011
    Vale apena cada Centavo amigo
    Faz o Treinamento que Duvido Você se arrepender
    vai por mim brother estou me colocando no Seu Lugar
    ok
    Abraços e Sucesso

Citação Postado originalmente por lucasmellon Ver Post
    Olá, como estão?

Estou migrando os meus clientes 2.4 para 5.8 com AirGrid m5 HP, será então que estarei cometendo um erro!!!??

3. opá amigo estou defendendo a AirGrid por que usamos aqui a + de um ano
    todas aterradas e com cabo Blindado respeitando a Distancia de 30 Metros de Cabo amigo
    não sei o que aconteceu com as Suas possivelmente e Macumba do teu concorrente ou má
    instalação não recebo nada da UBNT apenas gosto da Marca porque Imagino que sem essas Soluções Muitos Provedores já avião fexado as portas apenas por isso
    Reveja suas atitudes na hora da instalação se estão todas corretas
    e mesmo que estejão faça um curso de Eletronica
    e Procure de um Eletricista Profissional o que uma ESD Pode causar
    em um Equipamento sem Aterramento
    ok
    Abraços amigo!

Citação Postado originalmente por rjunior543 Ver Post
    Cara, eu sei lá o que você ganha pra defender a UBNT como se fosse a mãe, mas de qualquer forma, respeito sua opinião assim como também respeito o Zé Alves e seu treinamento (do caso dele, até entendo a defesa da UBNT com unhas e dentes), mas eu não sei da onde você tira a prepotencia de chamar o tópico e opinião de outros membros de "lixo".
    Meu gabarito e experiencia é extenso, e nem vou escrever aqui, mas eu comprei 92 airgrids e já perdi 33 até agora, e tenho total certeza que perderei as 93.
    No começo a empresa realmente respondia emails e se pronunciava nos SEUS PROPRIOS FORUNS, mas hoje não adianta procurar que no máximo vão sugerir que envie os equipamentos para RMA onde vão ANALIZAR cada caso. Eu cheguei a enviar acho que 5 para o RMA, mas só com custos do envio foram quase 400 reais e 60 dias entre fretes e troca, então não vou nem discutir a viabilidade do envio das 93 que tenho até porque uma das 5 que voltaram do RMA já apresentou o problema novamente, então o cilco seria eterno.
    Infelizmente, meu custo em torres e publicidade foi muito grande e baseado em UBNT, então hoje sou refém de seus produtos e acabei sendo obrigado a utilizar nanos e locos M5 pois são os que pifam menos, mas é questão de tempo até que os quase 60º de abertura dos equipamentos comessem a se tornar um tiro no meu próprio pé. Airgrid eu não mais quiz saber, tanto que das HP eu não tenho nenhuma e nem pretendo, pois já não foi o primeiro relato de problemas que ouvi que estão acontecendo com elas assim como foram com as primeiras airgrids.
    E não adianta culparem as instalações, o clima, o azar e nem nada que seja de origem externa a fabrica da UBNT, pois o problema já ficou obvio e é apenas um. A baixa qualidade dos componentes e projeto dos seus produtos.
    Infelizmente a UBNT para partir para uma pratica de preços agressiva, acabou adotando péssimos componentes em seus equipamentos e isso pra mim é burrice. Eu preferia pagar um pouco a mais por equipamentos que durem pelo menos o que duram os radinhos RLT que pagar menos (e olha que já não são tão baratos assim) por equipamentos descartaveis e de qualidade de fundo de quintal.

Atenciosamente.
    Riberto de Sousa Junior.

4. Citação Postado originalmente por lucasmellon Ver Post
    Olá, como estão?

Amigo, isso é bem relativo, pois apesar dos equipamentos UBNT terem um desempenho fantástico, sua qualidade de produção e projeto tem se mostrado vergonhosa. As airgrids em especial são um fiasco, mas atualizaram sua primeira versão para a versão "HP", mas eu pesaria dois fatores antes da compra dessa versão, que é o fato de ainda serem relativamente novas no mercado uma vez que as primeiras versões aqui na minha rede apresentam problemas sempre com cerca de um ano de uso, e o segundo fato é que já começam a aparecer alguns relatos de panes nas novas HP, então eu esperaria (e estou esperando) pelo menos até que o produto tenha mais "maturidade" no uso cotidiano antes de comprar airgrids.

Sobre outros produtos, como nano e nanoloco, eles também dão mais panes que o esperado principalmente nas portas LAN. Aqui eu parti para a instalação de todos exclusivamente com cabos blindados e os problemas de queima de portas diminuiram muito, então se for comprar, utilize cabos desse tipo. Infelizmente isso encarece consideravelmente a instalação, mas na minha opinião, compensa mais que perder o equipamento ou tempo com trocas (sem falar da raiva).

Mas resumindo e sendo muito sincero, se fosse para eu começar hoje do zero minha migração para 5.8 em especial com o uso de algum protocolo "TDMA" proprietario, eu iria de RB Mikrotik com NV2 e apenas as antenas basestation da UBNT para fechar as torres, e nos clientes eu iria de SXT também da mikrotik. Aliás o unico problema das SXT assim como os nanos, é na minha opinião a abertura exagerada, pois em grande numero, seus proprios clientes passam a ser fonte de problemas. Dizem por aí que em inicio de 2012 a mikrotik vai lançar uma versão MIMO acoplada com antena de grade e 9º de abertura semelhante as airgrids, e eu mesmo tenho um investimento pesado em UBNT, se sair mesmo essa versão eu pretendo gradativamente começar a migrar minhas bases novamente para mikrotik.

Agora cabe a você pesar os prós e contras.

5. Sou engenheiro ton.
    Mas falando dos problemas especificos das airgrids, o problema delas é no oscilador ("gerador de rf"), e se as suas não pifaram ainda, e forem das primeiras versões, sinto lhe informar que vão pifar cedo ou tarde independente da instalção que fizer pois o componente é reconhecidamente de baixa qualidade.
    Como eu já disse antes, as HP eu não tenho nem uma, e tudo que ouço ou leio, me faz crer que o problema foi solucionado (pelo menos parcialmente), mas como diz o ditado, "cachorro mordido de cobra tem medo até de linguiça", e eu não compro mais airgrid até que pelo menos elas tenham mais tempo de uso em campo.
    Sobre o aterramento, ele não tem influencia nenhuma no caso especifico da perda de senssibilidade das airgrids, mas realmente a ESD pode ser muito danosa para as pobres portas LAN da UBNT (outro problema conhecido em toda sua linha) e neste caso, um bom aterramento e utilização de cabos blindados reduzem muito a ocorrencia. Aqui eu não faço aterramento pelo simples fato que mais de 90% das casas do Brasil ainda não tem rede aterrada, e aterrar não é simplesmente enfiar uma barrinha de metal na terra, portanto o aterramento correto feito em cada cliente para a instalação é economicamente inviavel (se você faz isso, sinto informar, mas está se enganando), mas o simples uso de cabos blindados que adotei na empresa quando as primeiras LAN começaram a queimar, já reduziu drasticamente o numero de queimas, portanto, para quem pretende começar agora a utilizar Airmax, eu de cara já digo para levar em conta nos custos o valor do cabeamento blindado (que não é barato).

Atenciosamente.
    Riberto de Sousa Junior.

Tópicos Similares

1. Configuração de duas antenas AirGrid M5 - HP
    Por miltonneto no fórum Redes
    Respostas: 7
    Último Post: 09-11-2015, 13:27
  2. Respostas: 4
    Último Post: 31-01-2014, 09:26
  3. Respostas: 0
    Último Post: 23-08-2012, 10:36
  4. Airgrid - Antena Descartável 2