+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como configurar Cartoes R52N com NV2 em Mikrotik 5.4???

    Depois de muito pesquisar e nao encontrar oq procurava, resolvi abrir esse topico para que os amigos possam me ajudar... Preciso configurar um PTP de 3km para passar 30mb full, os equipamentos sao os seguintes: 02 RB 433AH, 02 MiniPci R52N, 02 Antenas OIW Dupla Polarização... fiz alguns testes de bancada com umas configs que peguei no forum porem nao obtive sucesso, sempre que ativava o NV2 eu conseguia banda de 35mb full mas o ping subia muito, media de 30ms e picos de 200ms... desativando o NV2 o pinga caia pra 1ms porem passava somente 20mb full... nao usei o nstreme e nein 40mhz, fiz em 5GhzN only, canal de 20Mhz e wireless protocol: NV2, ativando todas opções em HT... enfim creio que as configs que fiz nao estao corretas pois ja vi varios relatos no forum de pessosa que conseguem ate 50mb full em distancias enormes com pigs aceitaveis... gostaria de uma ajuda pra poder configurar esse enlace, principalmente essa parte do NV2 e as opções de HT desses cartoes N pq sinceramente nao entedo nda dessa parte...

  2. #2

    Padrão Re: Como configurar Cartoes R52N com NV2 em Mikrotik 5.4???

    Olá!

    Acho que gastou demais para o que precisa, para esse PTP de 3KM e 30M usaria duas ''nanobridgeM5'', gastaria ums R$ 500.00 nas duas, e passaria bem mais de 30M, o dobro ou mais...

    Para essa distância com nanobridge qualquer ping acima de 1ms, já pode ser considerado ''problema''.

  3. #3

    Padrão Re: Como configurar Cartoes R52N com NV2 em Mikrotik 5.4???

    Amigo o problema do Nanobridge e outros da familia UBNT eh o processamento, esse enlace eh para buscar o link do meu provedor... atualmente tenho em media 300 clientes online que estarão utilizando esse link, mais ou menos 4000 pps com previsao de 6000 ate o fim do ano... ja ouvi relatos de rocket abrindo o bico com menos do que isso, nao posso correr esse risco, mas tb nao tenho grana no momento pra dispor em Radwin e cia... vlw

  4. #4

    Padrão Re: Como configurar Cartoes R52N com NV2 em Mikrotik 5.4???

    Processamento ??

    Coloca a nanobridge ((em bridge)), ela ficará transparente, e como o nome diz, será só uma ponte entre um ponto e outro.

    Colega, acho que você precisa pesquisar mais um pouco, o conceito de hardware ao menos nesse ponto está errado, tenho duas nanobridge a 9KM uma da outra, no horário de pico passam até 22M, e não é nem com ela...rsss

    Reveja isso ai...

  5. #5

    Padrão Re: Como configurar Cartoes R52N com NV2 em Mikrotik 5.4???

    passar banda realmente passam, depende da distancia passa ate os 100mb que promete, o prob eh conexoes simultaneas, pps... nesse momento por ex tenho 11 mb de trafego no meu servidor com 2600 pps e esse eh o horario mais tranquilo do dia... e pesquisar ja pesquisei bastante e os produtos UBNT estao longe de conseguir os 15000 pps que prometem... nao estou dizendo q sao ruins, de forma alguma ate pq isso eh foi o centro de muita discução aqui no forum, quero dizer que baseado em relatos de pessoas com cenarios semelhantes ao meu nao tiverem resultados satisfatorio... funciona muito bem para alguns casos, porem para outros nao... mas continuo no aguardo de alguem pra me auxiliar nas configs desse cartoes N... abraço

  6. #6

    Padrão Re: Como configurar Cartoes R52N com NV2 em Mikrotik 5.4???

    Braw, faz o sequinte, desativa o firewall da RB no ip>firewall>connection>tracking> disable, testa um canal di preferencia com o superchannel ativado nas versão 4.1 pra frente ele é liberado, consiga ai um sinal de -59db, em 20mhz, ai vc ativa o modo turbo 40mhz no cartão, e aplica o nv2, OBs. conferi bem esse alinhamento. que seu problema si resolve. T_+

  7. #7

    Padrão Re: Como configurar Cartoes R52N com NV2 em Mikrotik 5.4???

    ate entao estou nos testes de bancada, e aperentemente consegui estabilizar com 45mb full e ping com media de 6ms... consegui isso depois de criar um tunelamento VPLS, a banda aumento e o ping abaixou... vamos ver como vai ser comportar em campo...
    caso alguem precise
    Transparently Bridge two Networks using MPLS - MikroTik Wiki

    Thanks for Rodrigoferro, peguei em um post dele...

  8. #8

    Padrão Re: Como configurar Cartoes R52N com NV2 em Mikrotik 5.4???

    soh pra constar, coloquei o enlace em atividade e esta rodando perfeitamente com MPLS e 50 mb full, processamento das 433AH nao passam do 40%...

  9. #9

    Padrão Re: Como configurar Cartoes R52N com NV2 em Mikrotik 5.4???

    vc utiliza autenticação ppoe server?

  10. #10

    Padrão Re: Como configurar Cartoes R52N com NV2 em Mikrotik 5.4???

    esse enlace viz pra buscar meu link, mas nos clientes uso pppoe sim...

  11. #11

    Padrão Re: Como configurar Cartoes R52N com NV2 em Mikrotik 5.4???

    Olá a todos.

    alguem poderia informar se ja usou o cartao r52hn utilizando as duas saidas do cartao, usando o superchanel? se alguma ja fez, da uma ajuda.

    Grato desde jà.

    Zloocovick

  12. #12
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: Como configurar Cartoes R52N com NV2 em Mikrotik 5.4???

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    soh pra constar, coloquei o enlace em atividade e esta rodando perfeitamente com MPLS e 50 mb full, processamento das 433AH nao passam do 40%...
    Braw, acredito que só esteja passando 50MB full pois vc deve ter contratado isso, mas com o hardware que está usando conseguiria passar mais? Por exemplo uns 100MB full?

  13. #13

    Padrão Re: Como configurar Cartoes R52N com NV2 em Mikrotik 5.4???

    ate passa, mas creio q a RB abriria o bico, acho que o processador iria trabalhar em alta o tempo todo oq faria perder rendimento... 100 mb full acho muita coisa para essa RB, teria q ser a RB 800...

  14. #14

    Padrão Re: Como configurar Cartoes R52N com NV2 em Mikrotik 5.4???

    opa amigo blz

    então como está o ping do seu enlace agora ? continua nos 6ms ?

    pois criei um hoje mesmo, no mesmo esquema túnel vpls / mpls ativei o modo turbo com cartão r52hn e ativei o nv2, porém ping ficou em 7ms com uns picos de vez em quando. quero tentar estabilizar este meu enlace, pois vou conectar vários pontos que tenho espalhados na região com o sistema asterisk para mim me comunicar, mas não posso aceitar mais de 2ms por enlace. somando no final sobe pra mais de 20ms depois do 3 enlace e não funciona direito.


    obrigado!!

  15. #15

    Padrão Re: Como configurar Cartoes R52N com NV2 em Mikrotik 5.4???

    hj o ping esta entre 2 e 5, media de 3ms bem estavel... fiz sem modo Turbo, fiz em 20Mhz pra nao correr risco de mais interferencia...