Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão IPv6 em pilha dupla + controle de banda no PPPoE

    Olá pessoal,

    Alguém saberia dizer ou já está usando o Mikrotik fazendo pilha dupla, ou seja, rodando IPv4 e IPv6 no mesmo servidor? O controle de banda no PPPoE com IPv6 já funciona como no IPv4? Parece que só a versão 5.x que está funcionando mas gostaria de confirmar.

    Tenho alguns mikrotiks fazendo a autenticação PPPoE via radius com mysql e hoje funcionam perfeitamente com IPv4 e estava querendo iniciar os testes com IPv6 mas sem afetar os clientes IPv4, por isso a idéia da pilha dupla. Sei que no IPv6 não existe suporte ao NAT, meu backbone precisa suportar IPv6 para que eu possa solicitar um bloco ao RegistroBR e que provavelmente será um /32. O grande problema são os milhares de clientes que temos usando roteadores em casa e que não suportam IPv6 e fazem NAT. Por isso que estou querendo começar os testes com ele.

    []´s à todos

  2. #2

    Padrão Re: IPv6 em pilha dupla + controle de banda no PPPoE


  3. #3

    Padrão Re: IPv6 em pilha dupla + controle de banda no PPPoE

    Citação Postado originalmente por gondim Ver Post
    Olá pessoal,

    Alguém saberia dizer ou já está usando o Mikrotik fazendo pilha dupla, ou seja, rodando IPv4 e IPv6 no mesmo servidor? O controle de banda no PPPoE com IPv6 já funciona como no IPv4? Parece que só a versão 5.x que está funcionando mas gostaria de confirmar.

    Tenho alguns mikrotiks fazendo a autenticação PPPoE via radius com mysql e hoje funcionam perfeitamente com IPv4 e estava querendo iniciar os testes com IPv6 mas sem afetar os clientes IPv4, por isso a idéia da pilha dupla. Sei que no IPv6 não existe suporte ao NAT, meu backbone precisa suportar IPv6 para que eu possa solicitar um bloco ao RegistroBR e que provavelmente será um /32. O grande problema são os milhares de clientes que temos usando roteadores em casa e que não suportam IPv6 e fazem NAT. Por isso que estou querendo começar os testes com ele.

    []´s à todos
    É perfeitamente possivel fazer nat ipv6

    nat de ipv6 para ipv6
    ou nat de ipv6 ára ipv4

  4. #4

    Padrão Re: IPv6 em pilha dupla + controle de banda no PPPoE

    Amigo, quantos mais rapido fizermos testes e começarmos a conheçer o IPv6 será melhor para nosso dia-a-dia e para nossos provedores , fazendo assim nosso papel na trasição do IPv4 para o IPv6, com certeza estamos num momento historico na Rede mundial.

    Eu infelizmente não pude comparecer em um curso do registro.br na semana que vem, mais espero estar participando do proximo com certeza.

    Abraços

  5. #5

    Padrão Re: IPv6 em pilha dupla + controle de banda no PPPoE

    aqui ja esta rodando "dual-stacked" ha algum tempo .. com a versao 5.x ja estou fazendo as queues e outro serviços destinados a clientes finais (ipv6 para clientes antes ficava sem limite de velocidade por falta desta parte no mk..)

  6. #6

    Padrão Re: IPv6 em pilha dupla + controle de banda no PPPoE

    Vou começar a testar serviços IPv6 essa semana para usuarios finais. Espero ter bom desempenho e resultado.

    Abraços

  7. #7

    Padrão Re: IPv6 em pilha dupla + controle de banda no PPPoE

    Alexandre, como você conseguiu fazer o dual-stack?
    E uma pergunta... no cliente, digamos que ele o equipamento dele aceite IPv6, que seja uma rb750. Como fazer o roteamento dos ips do /64 que foi entregue na conexão? E como fazer o controle desse pool de IPv6?
    Se puder ajudar, enriquecerá muito o fórum.

  8. #8

    Padrão Re: IPv6 em pilha dupla + controle de banda no PPPoE

    do mesmo modo que faz com ipv4.. é feito com ipv6.. so ativar o suporte e configurar..

    nao tem segredo nao..

  9. #9

    Padrão Re: IPv6 em pilha dupla + controle de banda no PPPoE

    Sim, mas aí eu paro no seguinte problema:
    no PPPoE Server, eu atribuo um pool de IP's v4. E o que eu atribuo de IP's pra fazer um v6? Onde eu informo os /64 que darei ao cliente?

    E no caso de cliente final, qual equipo você está usando aí?

    Desde já, agradeço a sua atenção, e coloco-me à disposição em ajudar no que puder.

  10. #10

    Padrão Re: IPv6 em pilha dupla + controle de banda no PPPoE

    MikroTik RouterOS • View topic - PPPoE & IPv6

    "Address pools does not support IPv6, yet."

  11. #11

    Padrão Re: IPv6 em pilha dupla + controle de banda no PPPoE

    Hmmm, então, eu terei que dar IPv6 via Radius? Alocar eles no radius e fornecer de acordo com a conexão dos clientes?

  12. #12

    Padrão Re: IPv6 em pilha dupla + controle de banda no PPPoE

    pode fazer um script no exec-program-wait para retornar um paremetro Framed-IPV6-Address (aco que o parametro eh este) .. para q ele retorne ao cliente um endereço ipv6 !!

  13. #13

    Padrão Re: IPv6 em pilha dupla + controle de banda no PPPoE

    no caso aqui,, eu designo /64 para os clientes (fora do pppoe) !!

  14. #14

    Padrão Re: IPv6 em pilha dupla + controle de banda no PPPoE

    Então, você não dá IPv6 dinamicamente? Só estático? Eu descobri via radius como fazer, mas também estático para cada usuário.

  15. #15

    Padrão Re: IPv6 em pilha dupla + controle de banda no PPPoE

    dinamicamente so se "amarrar" no radius.. fazer o script randomizar um pool e talz..

  16. #16

    Padrão Re: IPv6 em pilha dupla + controle de banda no PPPoE

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    dinamicamente so se "amarrar" no radius.. fazer o script randomizar um pool e talz..
    Com a versão mais nova do MK router os já é possível fazer isso pelo pppoe?

  17. #17

    Padrão Re: IPv6 em pilha dupla + controle de banda no PPPoE

    Com a nova versão é possível trabalhar com pool de ip's sem depender do radius para isso.

    Se ajudei, estrelinha pra mim!

  18. #18

    Padrão Re: IPv6 em pilha dupla + controle de banda no PPPoE

    sempre foi possivel usar pools no mikrotik sem radius..

    a questao de usar o radius para distribuição de ips eh quando voce tem N servidores pppoe nao rede e nao quer definir 1 ou N blocos de ips para cada servidor...

    o problema do radius distribuir ips, com MYSQL, eh um problema cronico, as vezes (ou muitas vezes) ele nao libera o ip na tabela (mesmo o cliente desconectando), sendo necessario manutenção e limpeza na tabela de pools

    em ipv6 o mikrotik divulga um BLOCO com a rota para o cliente, o router precisa ter suporte a ipv6 para fazer a distribuição interna no cliente... nas ultimas versoes, acredito que mudaram isso, eh possivel distribuir um "unico" ipv6 para o cliente, assim como eh feito em ipv4 . nao tive tempo de testar aqui ainda..

  19. #19

    Padrão Re: IPv6 em pilha dupla + controle de banda no PPPoE

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    sempre foi possivel usar pools no mikrotik sem radius..

    a questao de usar o radius para distribuição de ips eh quando voce tem N servidores pppoe nao rede e nao quer definir 1 ou N blocos de ips para cada servidor...

    o problema do radius distribuir ips, com MYSQL, eh um problema cronico, as vezes (ou muitas vezes) ele nao libera o ip na tabela (mesmo o cliente desconectando), sendo necessario manutenção e limpeza na tabela de pools

    em ipv6 o mikrotik divulga um BLOCO com a rota para o cliente, o router precisa ter suporte a ipv6 para fazer a distribuição interna no cliente... nas ultimas versoes, acredito que mudaram isso, eh possivel distribuir um "unico" ipv6 para o cliente, assim como eh feito em ipv4 . nao tive tempo de testar aqui ainda..
    Estou testando aqui e até agora só consegui colocar um /63 no pool e distribuir /64 para os clientes. Como testo o controle de banda ipv6+ipv4?

  20. #20

    Padrão Re: IPv6 em pilha dupla + controle de banda no PPPoE

    Como você está fazendo a distribuição?