+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Potencia dos Cartões é Falsa???

    Olá amigos, tenho várias torres usando RB433 com Cartões R52h e RouterOs Mk 3.30, e percebi que se colocar a potencia do Cartão em 9dbm por exemplo não altera nada no sinal dos Clientes, e se deixo em default fica a mesma coisa, por exemplo tenho um cliente com Sinal -45 em 17Dbm de potencia, se coloco em 9Dbm fica os mesmos -45, se deixo o cartão em Default (25dbm) fica a mesma coisa, será que esse lance de potência é falso????

  2. #2

    Padrão Re: Potencia dos Cartões é Falsa???

    Qual equipamento que vc possui no cliente!



  3. #3

    Padrão Re: Potencia dos Cartões é Falsa???

    E ai Grande everton, uso somente AP nos clientes, OIW com potencia setada em no máximo 100Mw

  4. #4

    Padrão Re: Potencia dos Cartões é Falsa???

    Aqui quando ajusto a potência apresenta diferença sim, se bem que isso vai depender muito da antena e o ganho... vou fazer esse teste aqui para ver qual diferença de sinal apresenta...



  5. #5

    Padrão Re: Potencia dos Cartões é Falsa???

    Então os painéis nesta torre que percebi este detalhe são aqueles WIRELINK 17dbi, do pessoal de Minas Gerais, e não dá diferença, eu uso o Mk3.30 pq já vi dizerem que é mais estável que outros, antes estava instalado o 4.13, mas não deu muita diferença, isto que é estranho não dá diferença no nível de sinal dos Clientes no MK, Muito estranho isto, e tem outra quando eu coloco em Default, o CCQ dos Clientes ficam mais alto, e o P Troughput também !


    Ahh outra coisa, eu percebi istou porque esse cartão apresentou alguns fatores estranhos, quando passa de 1Mb de tráfego o ping vai nas alturas, ai fui mudando de canal, mas sem muita solução ai abaixei a potencia no mínimo, mas dependendo do canal fica a mesma coisa, agora estou testando o canal 2447 para ver e aguardando o tráfego pra chegar se resolveu ou não. Detalhe deixei a potência em Default !
    Última edição por fwsolutions; 04-06-2011 às 12:08.

  6. #6

    Padrão Re: Potencia dos Cartões é Falsa???

    Amigo exite 2 tipos de sinais

    o Tx e o Rx

    se você baixou a potencia TX para 9 dbm só nos seus clientes pode ver o sinal baixo o sinal de RX
    na Rb não muda nada



  7. #7

    Padrão Re: Potencia dos Cartões é Falsa???

    Então amigo no mikrotik aparece em TX/RX o CCQ e sinal strengt -45 mesmo se baixo a potencia !

  8. #8

    Padrão Re: Potencia dos Cartões é Falsa???

    Citação Postado originalmente por fwsolutions Ver Post
    Então amigo no mikrotik aparece em TX/RX o CCQ e sinal strengt -45 mesmo se baixo a potencia !
    amigo, vc ainda nao entendeu

    o AP emite sinal forte ou fraco, vc ira sentir a diferenca no cliente
    o Cliente emite sinal forte ou ou Fraco, vc ira sentir a diferenca no AP.

    Como vc nao mudou a potencia nos clientes, o sinal que esta mostrando no AP vai continuar o mesmo.
    Como vc mudou a potencia no AP, ira alterar o sinal nos clientes.

    De qualquer forma, potencia demais gera ruido demais... o que deixa sua rede ruim, com muita perca de pacote
    e depende da faixa que esta trabalhando e da localidade, podera estar errado, contra lei, contra o regulamento de radiacao restrita



  9. #9
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.104
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Potencia dos Cartões é Falsa???

    o ideal seia então baixo no cliente e baixo no ap e isto

  10. #10

    Padrão Re: Potencia dos Cartões é Falsa???

    Ficou meio vaga a pergunta não tinha atentado para o detalhe do sinal AP, pelo menos quando faço alteração no cartão da torre de imediato há alteração nos clientes... Tenho os R52H...



  11. #11
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.104
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Potencia dos Cartões é Falsa???

    o everton voce pegou esta foto de alguem na internet ...de algum gala de novela por que a ultima voce estava serio pra caramba

  12. #12

    Padrão Re: Potencia dos Cartões é Falsa???

    KKKKKKK eu mereço, nesse dia eu tinha saboreado uma barra inteira de chocolate e estava de ótimo humor por isso sai galã de filme italiano na foto, mas de verdade sou uns 18% mais feio atualmente...



  13. #13

    Padrão Re: Potencia dos Cartões é Falsa???

    18% ou 18Db ?
    kikiki

  14. #14

    Padrão Re: Potencia dos Cartões é Falsa???

    Ja fiz varias experiencia e a melhor opção aqui pra mim foi deixar os cartoes em default e os aps nos clientes em 63 mw.



  15. #15

    Padrão Re: Potencia dos Cartões é Falsa???

    Citação Postado originalmente por RCINFONET Ver Post
    Ja fiz varias experiencia e a melhor opção aqui pra mim foi deixar os cartoes em default e os aps nos clientes em 63 mw.
    Eita peste
    Entao se o cartao é de 400 mw, vc deixa ele em 400?
    ou qual a potencia Default dele?

    ja pensou qual é o e.i.r.p?
    24 db do cartao + uns 20 dbi da antena/painel= 44 dbm e.i.rp
    quase 4x mais potencia do que o permitido para cidades com populacao acima de 500 mil habitantes
    e pelo menso uns 40% mais potencia do que o permitido para cidades com menos de 500 mil habitantes

  16. #16

    Padrão Re: Potencia dos Cartões é Falsa???

    Então galera, sabe o que achei estranho, tipo se eu coloco a potencia em 14dbm, alguns clientes ficam com ccq baixo e o p. Troughput cai bastante, agora se deixo em default, o ccq dos clientes fica acima de 90% e o P. Troughput fica em 7033, acredito ser porque a potencia do sinal chega maior nos clientes.

    Mas na realidade seria melhor usar em Default, eu sei que tem o detalhe da potência, mas será que em default o MK não administra automaticamente a potencia do cartão??



  17. #17

    Padrão Re: Potencia dos Cartões é Falsa???

    Na verdade é tudo uma questao de logica
    num tem uma regra exata
    a mesma potencia que eu uso aqui
    as vezes nao fica bom ai
    entao cada um tem que se adequando
    a seu relevo e a sua interferencia