+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Medir banda Full entre ptp

    Seguinte,

    tenho uma rede com 60km wireless toda com mk.

    sempre utilizei terminal service entre os pontos e os usuário do ponto A acessava os arquivos do servidor do ponto B.

    Agora todos estão reclamando que a rede está lenta e realmente está só que não vi nada de diferente na qualidade dos Ptp.
    Estou querendo ter certeza o quanto de banda tenho na minha rede.
    Antes eu testava pelo Bandwidth é isso mesmo?

    Porque estou colocando both e ele fica alternando entre 3 a 4mb em tcp e 5 a 6mb em udp.

    Queria ter certeza para saber se isso é realmente o full...em alguns pontos tenho no registration 36mbps/36Mbps e em outros pontos 48mpbs/48Mbps em outro 54Mbps/54mbps

    isso só dá 4mb full?

    com esse valor como o TS consome pouco não era para ficar tão lento assim.

  2. #2

    Padrão Re: Medir banda Full entre ptp

    Amigo, o Bandwitch teste irá te dar a banda muito aproximada da real, porém no seu caso outros fatores devem ser verificados para que haja essa " lentidão", tem que analisar toda sua estrutura, desde o cabo ethernet até o pigtail, cabo RGC, alinhamento das antenas e etc.

    Você também tem que levar em consideração a poluição que ocorre em alguns momentos, pelomenos por aqui onde moro o 5.8Ghz apresenta algumas interferências em certos pontos da cidade.

    Também tem que verificar o Data Rater que está setado nos cartões, deixar em Default até que voce chegue a um nivel Bom de alinhamento e disponibilidade do Canal, e após isso você pode fazer testes "Forçando" o cartão, marcando apenas as velocidades que voce quer que ele module e conecte. sempre fazendo ping e bandwitch teste.

    Não esquecer também de ver como está a visada e a instalação da antena, dependendo do local e altura que ela está pode obstruir a chamada zona de fresnel.

    Não querendo puxar muito saco da UBNT, mas dependendo do caso e do quanto você pode puxar o escorpião do bolso, um par de rocket dish (Se bem instalada e planejada como disse) irão te reduzir os trabalhos...

  3. #3

    Padrão Re: Medir banda Full entre ptp

    Esqueci de dizer... Quanto ao tipo de protocolo que você utiliza no bandwitch test, quando seleciona UDP geralmente ele mostra uma taxa maior devido ao desconsiderável processamento (Não existe controle de erros, retransmissão e etc. Já no TCP você tem mais processamento e exige mais do hardware, também é o mais utilizado no dia dia das conexões... Vale lembrar que no mikrotik, quando seleciona TCP o processamento vai a 100% e ele "não consegue" mostrar a real.. por isso utilize sempre o modo UDP, e tire um pouco do que está mostrando para dar a diferença aproximada em TCP.

  4. #4

    Padrão Re: Medir banda Full entre ptp

    Então, em um ponto está assim:

    sinal: -53dBm
    overal TX ccq: 100%
    TX RX CCQ: 100%
    p throughput 32000kpbs
    tx/rx no registration 54Mbps/54Mbps

    esse ptp tem 0km de distância e só tenho 9km e só dá 4mb full.

  5. #5

    Padrão Re: Medir banda Full entre ptp

    Parceirão, para o pessoal poder te ajudar melhor, tenta desenhar a sua topologia de backhaul, pois realmente fiquei meio confuso agora:

    "Seguinte,

    tenho uma rede com 60km wireless toda com mk."

    Depois você diz:

    "esse ptp tem 0km de distância e só tenho 9km e só dá 4mb full."

    Afinal, é um PTP unico de 60km usando MK ou um backhaul que se extende em 60km com várias repetições MK...

    Porque se for com várias repetições, voce tme que analisar de par em par, para descobrir onde está matando.

  6. #6

    Padrão Re: Medir banda Full entre ptp

    sim...desculpe, tenho algumas repetições. Vou fazer uma topologia da rede onde tenho os ptps e sinal, qualidade de cada ptp.
    Mas por esse ptp que passei de 9km já dá para ter uma idéia. Fiz o teste somente nesse ptp e deu os 4mb.
    Última edição por lfernandosg; 08-06-2011 às 11:15.