+ Responder ao Tópico

1. Que bom que gostou, Lisandro. É uma solução simples e barata, porque esse painel custa aproximadamente 300 reais. Vale cada centavo investido.

2. sei q isso é gambiarra,mas vamos lá
    olá amigos,tb estou com uma duvida paracida.estou querendo usar algumas antenas zirok 5,8ghz q sobraram dos meus links.
    gostaria de saber se posso usar somente uma saida do rocket p esta antena(não vou usar o airmax)
    ap rocket m5+zirok(comum 5,8ghz)
    cliente rocket m5+zirok(comum 5,8ghz)

3. se vai usar uma unica polarizacao, vai de setorial com a polaridade desejada + bullet.
    resolvido e sai mais barato

4. Ola Brunocemeru...
    Infelizmente nas duas saidas tem que ter antenas ligadas pois são dois transmissor nos Rocket se vc ligar ele sem antena podera danificar o transmissor.... Melhor seria vc usar bullet5 com essas Zirok, com cabo LMR400 de 20cm ou ligar o bullet direto no dipolo dela...

Abraço t++++

5. A preocupação do Stevens é a mesma minha.

Se o rádio tem duas saídas e vai ser utilizado numa aplicação PMP, não faz sentido utilizar dupla polarização na base, a não ser que nos clientes também utilize dupla polarização.
    Ou então que use dupla na base e tenha clientes polarizados horizontal e vertical dentro do setor.
    Mas ainda assim acho que estaria havendo desperdício.

Na minha cabeça, e estou para experimentar isso, o ideal seria utilizar na base duas antenas com a mesma polarização. E nos clientes uma só polarização igual a base.
    Não penso em utilizar dois painéis de 90º pois isso demandaria 8 painéis na torre, o que seria anti economico e terrivel no visual.

Já procurei uma solução com polarização horizontal mas não encontrei. Então estou pensando em utilizar duas omini Hyperlink de 10dbi na base e nos clientes rádios N polarizados verticalmente.
    Tem outro detalhe, o MIMO para dar um aumento significativo de banda seria interessante utilizar em 40mhz.
    Agora pergunto, o que vai sobrar de canal se utilizar 40mhz? Em 2.4 quase nada. Em 5.8 já tem mais opção.
    Então em 2.4 se der certo a transmissão com duas antenas mesma polarização, vai ser mais justificado ainda o uso de omini. Assim um só cartão ocupando um só canal, o espectro vai agradecer.
    Citei 2.4 pois já testei o 5.8 para clientes e não fui muito bem. Muita arborização.
    Um dia desses li uma frase que resume tudo: 900mhz fura duas árvores, 2.4 fura uma árvore e 5.8 só com visada total.

Tópicos Similares

1. Respostas: 5
    Último Post: 29-04-2013, 14:04
  2. Respostas: 27
    Último Post: 31-10-2012, 07:45
  3. Respostas: 8
    Último Post: 21-06-2012, 21:30
  4. Respostas: 8
    Último Post: 21-11-2010, 20:32
  5. Mikrotik RB443 com duas Antenas Atheros
    Por mariouzae no fórum Redes
    Respostas: 4