Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de stevens144
    Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Campo Grande MS
    Posts
    314
    Posts de Blog
    3

    Question Rocket M5 Com duas antenas distintas

    Fala galera! Alguem já colocou um rocket m5 com duas antenas setoriais distintas? Pois veja bem. O rocket é feito pra trabalhar com antena de dupla polaridade usando MIMO, até ai td bem, porem em uma rede em que a maioria dos clientes vao estar em AirgridM5, ou seja, q nao trabalha com MIMO, dai nao vejo necessidade de utilizar o rocketM5 com antena setorial de dupla polaridade.

    A minha ideia seria usar ele com duas antenas setoriais, pelo que li no site da UBNT eles dizem q tem q ter um bom isolamento, mas pelo que entendi deve ser uma certa distancia entre as setoriais.

    Alguem ja usou eles assim, ou ainda usa?
    Pois achei disperdicio um equipamento desse numa rede só de AirgridsM5

  2. #2

    Padrão Re: Rocket M5 Com duas antenas distintas

    Essas duas antenas estariam operando como? Tipo 2 setoriais uma apontando pra cada lado?
    Porque se for assim creio que funcione sim...Mas precisa ver se ele consegue funcionar TX/RX nas duas polaridades pois com o AirMax ligado se nao me engano ele utiliza TX em uma polaridade e RX em outra

  3. #3

    Padrão Re: Rocket M5 Com duas antenas distintas

    Bom, nunca vi esse tipo de aplicação, usando 2 antenas em 1 mesmo rocket... o bom seria ativar o airmax em todos eles, pois um dos objetivos do Protocolo Airmax, segundo a própria Ubiquiti é aumentar o numero de CPEs conectadas a mesma Torre, reduzir latência e melhorar a performaçe.
    Você tem que selecionar para trabalhar em 20Mhz já que as grid não operam em MIMO 40Mhz.
    Vou acompanhar o tópico caso alguem já tenha feito esse tipo de cenário com 2 antenas no mesmo rocket dividindo 20Mhz para cada uma.

  4. #4

    Padrão Re: Rocket M5 Com duas antenas distintas

    Bom dia,

    Não usei. Também não aconselho. No Padrão MIMO dois ou mais transceptores no mesmo AP trabalham em conjunto. Logo suas antenas devem estar apontadas na mesma direção para que produza o resultado desejado. Diferente disso é gambiarra.

  5. #5

    Padrão Re: Rocket M5 Com duas antenas distintas

    Pra PTP da certo usar duas antenas de disco ou grade na mesma direção uma em H outra V... agora para distribuição vc so vai ter problemas de interferencia com o mimo ativo a menos que use ele sem mimo... mimo 2x2 usa TX em uma polaridade e RX em outra...

  6. #6

    Padrão Re: Rocket M5 Com duas antenas distintas

    Uma boa solução para usar airgrid com mimo e usar para distribuição painel hyperlink 5.8 19dbi 120º com bullet hp M5... fica uma boa solução com um otimo trafego...

  7. #7
    Avatar de stevens144
    Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Campo Grande MS
    Posts
    314
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Rocket M5 Com duas antenas distintas

    o problema é achar painel 5.8 homologado pra rodar junto com o bulletm5

  8. #8

    Padrão Re: Rocket M5 Com duas antenas distintas

    Painel Hyperlink ou OIW tem 5.8 homologado....

  9. #9

    Padrão Re:

    Além das marcas que o Lisandro citou há também a Ideal Antenas. Os equipamentos são de primeira linha, analisando acabamento, funcionalidade e resistência. Tenho na minha rede dois painéis de 11dbi, horizontais e HOMOLOGADOS, e posso te afirmar o seguinte: não troco por NENHUM OIW ou Hyperlink.

    A abertura vertical deles é EXCELENTE (23° no modelo de 11dbi), o ângulo de abertura horizontal de 90° condiz com o datasheet do fabricante e a isolação é eficiente (não capta sinal de tudo quanto é lado). Além de serem pequenos, leves e esteticamente bonitos. Uso e recomendo.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IDEAL 11dbi 5.8 1.JPG
Visualizações:	312
Tamanho: 	28,9 KB
ID:      	23540Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IDEAL 11dbi 5.8 2.JPG
Visualizações:	344
Tamanho: 	32,6 KB
ID:      	23538

  10. #10

    Padrão Re: Rocket M5 Com duas antenas distintas

    Show de Bola Jadir!!!

    Não tinha visto estes ainda.... Otima Solução tambem...
    Fica ai a dica do nosso amigo tambem...

  11. #11

    Padrão Re:

    Que bom que gostou, Lisandro. É uma solução simples e barata, porque esse painel custa aproximadamente 300 reais. Vale cada centavo investido.

  12. #12

    Padrão Re:

    sei q isso é gambiarra,mas vamos lá
    olá amigos,tb estou com uma duvida paracida.estou querendo usar algumas antenas zirok 5,8ghz q sobraram dos meus links.
    gostaria de saber se posso usar somente uma saida do rocket p esta antena(não vou usar o airmax)
    ap rocket m5+zirok(comum 5,8ghz)
    cliente rocket m5+zirok(comum 5,8ghz)

  13. #13

    Padrão Re: Rocket M5 Com duas antenas distintas

    se vai usar uma unica polarizacao, vai de setorial com a polaridade desejada + bullet.
    resolvido e sai mais barato

  14. #14

    Padrão Re: Rocket M5 Com duas antenas distintas

    Ola Brunocemeru...
    Infelizmente nas duas saidas tem que ter antenas ligadas pois são dois transmissor nos Rocket se vc ligar ele sem antena podera danificar o transmissor.... Melhor seria vc usar bullet5 com essas Zirok, com cabo LMR400 de 20cm ou ligar o bullet direto no dipolo dela...

    Abraço t++++


  15. #15

    Padrão Re: Rocket M5 Com duas antenas distintas

    A preocupação do Stevens é a mesma minha.

    Se o rádio tem duas saídas e vai ser utilizado numa aplicação PMP, não faz sentido utilizar dupla polarização na base, a não ser que nos clientes também utilize dupla polarização.
    Ou então que use dupla na base e tenha clientes polarizados horizontal e vertical dentro do setor.
    Mas ainda assim acho que estaria havendo desperdício.

    Na minha cabeça, e estou para experimentar isso, o ideal seria utilizar na base duas antenas com a mesma polarização. E nos clientes uma só polarização igual a base.
    Não penso em utilizar dois painéis de 90º pois isso demandaria 8 painéis na torre, o que seria anti economico e terrivel no visual.

    Já procurei uma solução com polarização horizontal mas não encontrei. Então estou pensando em utilizar duas omini Hyperlink de 10dbi na base e nos clientes rádios N polarizados verticalmente.
    Tem outro detalhe, o MIMO para dar um aumento significativo de banda seria interessante utilizar em 40mhz.
    Agora pergunto, o que vai sobrar de canal se utilizar 40mhz? Em 2.4 quase nada. Em 5.8 já tem mais opção.
    Então em 2.4 se der certo a transmissão com duas antenas mesma polarização, vai ser mais justificado ainda o uso de omini. Assim um só cartão ocupando um só canal, o espectro vai agradecer.
    Citei 2.4 pois já testei o 5.8 para clientes e não fui muito bem. Muita arborização.
    Um dia desses li uma frase que resume tudo: 900mhz fura duas árvores, 2.4 fura uma árvore e 5.8 só com visada total.

  16. #16

    Padrão Re: Rocket M5 Com duas antenas distintas

    ""900mhz fura duas árvores, 2.4 fura uma árvore e 5.8 só com visada total""

    Falou Tudo ai.... coretissimo isso....

  17. #17

    Padrão Re: Rocket M5 Com duas antenas distintas

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Nova Imagem (1).jpg
Visualizações:	381
Tamanho: 	37,8 KB
ID:      	30358Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Nova Imagem (3).jpg
Visualizações:	337
Tamanho: 	41,6 KB
ID:      	30359Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Nova Imagem.jpg
Visualizações:	451
Tamanho: 	40,5 KB
ID:      	30360

    Ola pessoal tenho um ponto a ponto de 10 km com visada total lado A airgrid m5 27 dbi e lado B rocket m5 mais uma antena aquario disco de 25 dbi, estou pensando em melhorar isso, estou pensando em tirar a rocket e colocar uma bulet m5, o que vcs me sujerem, ou colocar outra antena na polaridade vertical da rocket ou tirar tudo e colocar outra airgrid

  18. #18

    Padrão Re: Rocket M5 Com duas antenas distintas

    O melhor mesmo amigo seria tirar tudo e colocar dois nanobridge M5 25dbi... ai ficaria show mesmo....

  19. #19

    Padrão Re: Rocket M5 Com duas antenas distintas

    QUAL FOI A DISTANCIA QUE VC UTILIZOU NANOBRIDGE no caso se eu colocace so um nanobridge, tirando a rocket sera que nao ficava bom, ou tinha mesmo era que trocar os dois

  20. #20

    Padrão Re: Rocket M5 Com duas antenas distintas

    teria que trocar os dois pois airgrid e 1x1 e nanobridge e 2x2... tenho um ptp de 12km com nanobridge sinal de -60 ccq 100% ack 32 show de bola trafego medido com MK deu 38mb..