Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão re: Servidor para Cache de 1000 Clientes

    Citação Postado originalmente por misterbogus Ver Post
    zoei
    essa placa é uma arima
    to pensando em comprar uma dessas e usar com 4 opteron quad core totalizando 16 núcleos com uns 16gb de memória com um raid bacana.

    mas uma pergunta
    isso seria uma configuração robusta para rodar um cache?
    é tudo peça na categoria "SERVIDOR"
    Olha colega, eu sou um sortudo e na minha primeira experiencia tive sucesso e por isso, por outro lado não adquiri muita vivencia na area de cache, mas pelo pouco que aprendi, não adianta muito colocar uma super maquina com dezenas de nucleos se o que mais engargala o cache é a placa de rede e a leitura e escrita do servidor.
    eu montei um cache com uma intel classic DG34NB com 4 GB de Ram (dois de 2GB)
    um hd pequeno dedicado ao sistema e um hd de 1 tera NCQ para cache e mais um tambem de 1 tera para cache só de youtube e a placa de rede é a onboard mesmo (uma 10/100/1000), com um core 2 quad e uso o supercache da tmsoft e estou muito feliz com o arranjo.
    misterbogus, no seu lugar, economisaria este capital desta tal placa hiper ultra, e invista em uma controladora raid para fazer raid 0, se voçê fizer isso, vai no minimo dobrar a velocidade de leitura e escrita e isso sim lhe dara uma grande performance.
    Olha que minha configuração de hardware ja ta até obsoleta, com o mesmo capital, hoje vc compra uma muito melhor.

  2. #42

    Padrão re: Servidor para Cache de 1000 Clientes

    faleu pela dica

    eu cometei isso no início, do conjunto de controladora e discos.
    realmente o que importa é isso mesmo, discos com bom desempenho, e uma controladora boa.

  3. #43

    Padrão re: Servidor para Cache de 1000 Clientes

    Estou vendo por aqui um HD SCSI para compra porém não estou achando nenhum modelo que passe dos 200Mb/s encontrei um seagate de 15mil rpm que dá 171MB/s foi o máximo que encontrei, embora tem um amigo que disse que existe uns hds da IBM que tem mais taxa porém não estou encontrando, tenho a controladora da Adaptec e to duvidando que essa controladora suporte os 171MB/s do seagate... e agora quem poderá me ajudar?

    Estão empurrando para mim um HD sata 3 com promessa de 6GB/s será que isso procede? qual placa mãe aguentaria esse tranco?

    Olhando no datashet do HD sata3 descobri que a interface é de 6GB/s mas na vdd só trafega
    Taxa de transferência (buffer para disco) 126 MB/s (máx.)
    • Interface SATA 600 de 6 Gb/s
    Última edição por evertonsoares; 17-06-2011 às 13:38.

  4. #44

    Padrão re: Servidor para Cache de 1000 Clientes

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Estou vendo por aqui um HD SCSI para compra porém não estou achando nenhum modelo que passe dos 200Mb/s encontrei um seagate de 15mil rpm que dá 171MB/s foi o máximo que encontrei, embora tem um amigo que disse que existe uns hds da IBM que tem mais taxa porém não estou encontrando, tenho a controladora da Adaptec e to duvidando que essa controladora suporte os 171MB/s do seagate... e agora quem poderá me ajudar?

    Estão empurrando para mim um HD sata 3 com promessa de 6GB/s será que isso procede? qual placa mãe aguentaria esse tranco?

    Olhando no datashet do HD sata3 descobri que a interface é de 6GB/s mas na vdd só trafega
    Taxa de transferência (buffer para disco) 126 MB/s (máx.)
    • Interface SATA 600 de 6 Gb/s

    Everson, esquece esse Scsi, já tá "fora de linha". A onda que veio no lugar do Scsi é o SAS (Serial Attached SCSI), que é a grosso modo um Scsi-Sata, que necessita uma controladora própria, etc, e a controladora suporta hds satas normais. A principal diferença entre sata e sas sao os comandos que a controladora envia e o hd processa. O SAS aceita um conjunto maior de comandos que o Sata, dai a performance maior.
    Talvez compense 2 Sas de 146 GB em Raid 0 pela controladora, embora nem assim chegue nessa taxa de transferencia que eles dizem, mas com sorte fica um pouco acima desse SCSI.
    Esse Scsi se chegar nessa taxa seria uma alternativa, se estiver barato.

  5. #45

    Padrão re: Servidor para Cache de 1000 Clientes

    bem
    pode não chegar
    mas que um SAS tem maior taxa que um sata isso sim.

  6. #46

    Padrão re: Servidor para Cache de 1000 Clientes

    Sem sombra de dúvidas, realmente o SAS é uma boa pedida. Ah, lembrei outra desvantagem do SCSI: ele usa o barramento pci para transferencia de dados, certo? O pci tem transferencia máxima teórica de 133 MB/s, e isso ele tem que dividir entre todos os periféricos pcis. Uma controladora Sas vai utilizar o barramento Pci-Ex e terá uma taxa teórica muito maior, logo é bem mais vantagem um SAS do que um Scsi.

  7. #47

    Padrão re: Servidor para Cache de 1000 Clientes

    um exemplo de que as controladoras SAS não utilizam somente pci-express
    DUAL CHANNEL 64BIT 133MHZ PCI-X SAS HOST BUS ADAPTER | eBay

  8. #48

    Padrão re: Servidor para Cache de 1000 Clientes

    Citação Postado originalmente por misterbogus Ver Post
    um exemplo de que as controladoras SAS não utilizam somente pci-express
    DUAL CHANNEL 64BIT 133MHZ PCI-X SAS HOST BUS ADAPTER | eBay
    Realmente, mas essa é um pci de 64 bits, bem melhor que os pcis comuns de 32 bits, pois esses operam a 33 MHz e transferem 133 MB/s, mas divididos entre todos os sistemas, o que inclui rede, som, controladora ide, etc, etc. Essa que o colega postou é uma melhoria em relaçao ao pci comum, o problema que placa-mae com pci de 64 bits, só para servidor mesmo.

  9. #49

    Padrão re: Servidor para Cache de 1000 Clientes

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Estou vendo por aqui um HD SCSI para compra porém não estou achando nenhum modelo que passe dos 200Mb/s encontrei um seagate de 15mil rpm que dá 171MB/s foi o máximo que encontrei, embora tem um amigo que disse que existe uns hds da IBM que tem mais taxa porém não estou encontrando, tenho a controladora da Adaptec e to duvidando que essa controladora suporte os 171MB/s do seagate... e agora quem poderá me ajudar?

    Estão empurrando para mim um HD sata 3 com promessa de 6GB/s será que isso procede? qual placa mãe aguentaria esse tranco?

    Olhando no datashet do HD sata3 descobri que a interface é de 6GB/s mas na vdd só trafega
    Taxa de transferência (buffer para disco) 126 MB/s (máx.)
    • Interface SATA 600 de 6 Gb/s


    everton
    eu comprei a alguns anos estes tais hds ibm numa loja BHphotovideo em Nova York este hd eram especiais para ilha de edição de video, o tel é 0800.891.5877 se seu ingles estiver ruim não tem estress, esles atendem em portugues.
    da uma olhada nestes Internal Drives e liga para os caras, vc fala o que precisa e eles dão uma consultoria para vc comprar o que realmente necessita.
    só uma curiosidade para a galera, quando comprei o hd ibm, levei um susto com o tamanho da caixa do treco. ele vem com manual, guia de instalação rapido e um monte de tranqueiras, eles realmente dao capricho.
    pode comprar sem medo, um amigo comprou uma camera de sete mil dolares e eles entregaram na porta dele.
    Última edição por crisvilela; 17-06-2011 às 23:27.

  10. #50

    Padrão re: Servidor para Cache de 1000 Clientes

    Obrigado pela dica, inclusive tem bastante produtos de informatica que utilizo por aqui.... vou contactar para informar....

    Agora observando mais sobre as controladoras SAS ai veio a dúvida, pra linux tudo bem sei que consigo instalar normalmente, mas alguém já tentou instalar mikrotik? será que vai reconhecer o disco instalado nessa controladora?

    Essa daqui: http://produto.mercadolivre.com.br/M...347786-b21-_JM seria uma aquisição boa para iniciar?
    Última edição por evertonsoares; 18-06-2011 às 21:19.

  11. #51

    Padrão re: Servidor para Cache de 1000 Clientes

    boa referência

    nesse site mostra lá

    Supported Hardware - MikroTik Wiki

    pelo que vi não são muitas

    Storage controllers (SAS/SCSI/RAID)

    Post only tests since RouterOS v5beta5
    HP Smart Array E200i x86 v5rc1 No
    3ware 3w-9xxx x86 v5rc8 Yes
    Areca arcmsr x86 v5rc8 Yes
    Megaraid Megaraid (some Dell servers) x86 v5rc8 Yes

  12. #52

    Padrão re: Servidor para Cache de 1000 Clientes

    Bom, pensando nesse problema comprei 2 HDs 1 TB WD Caviar Black e para testar a diferença, 2 HDs 1.5 TB Seagate. O problema reside agora em fazer o Linux reconhecer o arranjo raid 0. Na controladora onboard da placa-mae está ok, mas no Linux reconhece os dois discos por separado. Consegui criar o raid 0 por software, mas nao consigo gravar o grub ou o lilo no boot. Alguém sabe como fazer? Debian 6.0.2 64 bits.

    Grato pela atençao.

  13. #53

    Padrão re: Servidor para Cache de 1000 Clientes

    faça o raid pela bios.

  14. #54

    Padrão re: Servidor para Cache de 1000 Clientes

    Sim, fiz o Raid pelo Bios, e tanto o Debian, quanto o Ubuntu reconhece os dois discos separados.

  15. #55

    Padrão re: Servidor para Cache de 1000 Clientes

    Amigos Pra quem usa cache


    é melhor liberar uma banda a mais tipo uma queue Tree com cache full
    ou almentar a velocidade do cliente ?

  16. #56

    Question re: Servidor para Cache de 1000 Clientes

    Citação Postado originalmente por SLIPPERY Ver Post
    Acho que a questão é matemática, tá certo que uma super maquina com super processador e muita, muita, muita memória enche os olhos.
    1° Qual o tamanho do seu link? P fazer trafego de 10 mbit/s no server n precisa muita coisa.
    2° Quantas requisições? Tem muita gente que gosta de colocar ferrari p andar no barro.
    Mas eu vou contar minha experiência. Eu uso uma placa Asus m4n68t-m, 4 giga de memoria, 1 hd de 80 gb p sistema, 1 hd de 80gb p squid e um hd de 1 tera p thunder 3. 460 clientes e um link de 16 mbit/s processamento em torno de 60 % e nao para. Sugestão: Pense bem no que vc vai fazer p n ficar com hardware sobrando.
    Amigo estou montando uma maquina para servir ums 200 clientes sendo que ja comprei Placa Mae Asus M4a88td-m/usb3,Phenon x2 555 Black Edition 3.2, fonte 350w +80% de eficiencia, 8 Giga Corsair 1600 (ainda posso por + 8G), agora estou para comprar os Hds, penso em 1 SSD Corsair de 60 para o sistema, 120 para Orkut e outros sites e um HD de 1 TB sata III para o pesado. Voce acredita que ficara razoavelmente bom? A parte do sistema ainda terei que contratar alguem para poder implementar.
    Desde ja agradeço pela atenção.

  17. #57
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: Servidor para Cache de 1000 Clientes

    boa escolha os hds ssd pena ainda não ter de 1 terra e ainda ser muito caro,tem gente que fala que eles dão problema ser for usado para muita leitura e escrita que e o caso do cache sera .....

  18. #58

    Padrão re: Servidor para Cache de 1000 Clientes

    Acho que para o Sistema deverias colocar um HD Sata normal, de pouca capacidade se for o caso e deixar esse SSD para cache mesmo.
    Essa tua placa não deve ter o soquete AM3+, mas pode ser que receba nos novos Bulldozer, posso averiguar isso, porque seria um upgrade interessante no futuro.
    Também a respeito da tua placa, você pode tentar desbloquear os outros dois núcleos do teu processador fazendo ele virar um Phenon II X4 B55 BE obviamente

    De resto uma boa máquina. De curiosidade, qual é a tua fonte?

  19. #59

    Padrão re: Servidor para Cache de 1000 Clientes

    Velhinho entao posso colocar Seagete sataIII 500 Sistema, SSD 120 e 64 Gb para sites. Para videos devo colocar um outro hd ou posso usar um dos citados para fazer esse trabalho?
    Minha placa é apenas AM3, possui 6 sata III, 2 usb 3.0 e suporta 16 de Ram, minha fonte é uma A350 certificada 80 plus. Voce ja desbloqueou nucleo de algum AMD?

    Obrigado pela Atenção

    Link da Fonte:Fonte Cougar 350w Real A350 - Certificada 80 Plus - R$ 105,00 en MercadoLibre

  20. #60

    Padrão re: Servidor para Cache de 1000 Clientes

    Acho um desperdício de SSD ele usado para o sistema, faz mais sentido (já que o comprastes) que o uses para cache, afinal, ele é mais rápido.

    Tua fonte é uma das que os colegas do CDH especializados em fontes recomendam para orçamentos que exigem baixa potência e qualidade, parabéns pela escolha, muito acertada pelo visto.

    Quanto ao desbloqueio sim e não, o meu Athlon II X3 445 tem o core Deneb e por isso, suporta o desbloqueio, mas embora fique estável, aparecem artefatos na tela, suspeito eu, decorrentes do cache L3 defeituoso, ou seja, o meu processador só é um X3 porque realmente saiu defeituoso, e não por demanda de mercado. Por outro lado, é sabido que um grande número de Phenon II X2 são desbloqueados com sucesso, já que são os mesmos X4 só que por demanda de mercado, são bloqueados em fábrica. Na pior das hipóteses ele pode ficar instável sofrendo o desbloqueio ou liberar ao menos mais um núcleo, é questão de tentar, e eu tentaria.

    Algumas placas Asus, mesmo sendo AM3 podem suportar o Bulldozer com uma atualização de BIOS, e pode ser o teu caso.

    Eu comprei uma Gigabyte GA-870-UD3 Rev. 3.1 já com suporte para o Bulldozer, porque pretendo implementá-lo como meu servidor de cache, justamente após ter lido esse tópico.

    Já está com o conjunto montado?