+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ping Alto nos Multipontos - Urgente!!!!

    Bom dia Pessoal, tudo bem?

    Em duas torres eu ainda trabalhava até semana passada com o AP 2000. Não tinha problema nenhum com eles. Então, resolvi comprar Rbs 433 e cartão R52h e trocar meus aps.

    1 dia após a mudança, percebemos em alguns clientes que em algum momento o ping chega a ficar em 3000ms por alguns minutos, começa a perder pacotes e ai depois o ping baixa e volta a normalidade. Isso tá acontecendo nas duas torres. Na primeira torre tenho 6 antenas setoriais 12dbi e na outra torre tenho duas antenas 17dbi.

    Informações do cartão:
    Ap bridge
    2.4bg
    Mesmos canais que usava antes em cada antena (diferentes um de outro)
    default forward Desmarcado
    WDS desmarcado
    Data rates: defaul
    Tx power: 17dbm
    rede em Toda em bridge. Autenticação do usuário é feita no servidor (PC)

    Já não sei o que fazer. tentei entender o que seria ACK e sua melhor configuração mas não entendi. O Sinal do cliente tá até legal, não mudou nada.

    Lembrando que nos APs 2000 não tinha problema nenhum, só foi colocar rb que a coisa pegou aqui para mim.

    Ai eu pergunto: Qual a melhor configuração para esses cartões que fazem multiponto e o cliente mais distante fica em 3km da torre?

    Alguém poderia me dar uma luz por onde começar?

    - Já diminuir o tx power e também aumentei, e nada.
    - já mudei de canal, e nada.


    Fico no aguardo

    Daniel

  2. #2

    Thumbs up Re: Ping Alto nos Multipontos - Urgente!!!!

    Bom, vamos lá...Vou tenta te ajudar em alguma coisa...
    ACK - Quanto menor o numero mais perto o cliente está, mas lembre-se: JAMAIS coloque na mesma interface (antena/cartão) cliente perto e longe...Se tiver feito isso posso afirmar pra vc que 80% do seu problema está ai! Faça um teste caso esteja assim: No horário que dá esse problema DESABILITE TODOS os clientes de perto e deixe só os de longe, dê um reboot na RB e veja o ping nesses clientes longe...Depois faça o inverso...Desabilite TODOS os clientes de longe e analise o ping dos clientes de perto!
    CARTÃO no modo B/G está errado! Você jamais pode utilizar o modo G pra OutDoor...Modo G trafega 54MBPS na sua rede...Não há necessidade disso há?Pior que isso é setar B+G porquê teu cartão vai tentar trabalhar na maior velocidade, ou seja, no G mas a maioria dos teus clientes não têm sinal suficiente pra isso.
    Tente também fazer um Scan de Frequência no horário que costuma ficar alto o ping e veja qual o canal que está menos saturado...
    Existem N fatores para causar os problemas que você está tendo...Mas vc precisa ter paciencia e analisar um por vez...
    Qlqr coisa posta ai os resultados....Abraço e boa sorte!

    Ps: analise também o CCQ dos clientes nesse horário...Lembrando que quanto mais próximo de 100 melhor...Cliente com CCQ baixo tem alguma coisa de errada, ou no equipamento dele, ou no alinhamento da antena, ou por algum outro motivo que vc precisa descobrir!
    Última edição por PauloMassa; 14-06-2011 às 01:51.

  3. #3

    Padrão Re: Ping Alto nos Multipontos - Urgente!!!!

    Se nada disso resolver, faça como eu: Jogue fora suas RBs e compre BULLETS2... =)

  4. #4

    Padrão Re: Ping Alto nos Multipontos - Urgente!!!!

    Paulo o problema do nosso amigo Wish tbm pode ser potencia saturação de antenas...
    mas com certeza e o modo G

    bom de qualquer mnaneira wish se precisar de suporte

    msn:[email protected]

  5. #5

    Padrão Re: Ping Alto nos Multipontos - Urgente!!!!

    Depois de verificado o que os colegas sugeriram ai, e o problema persistir, verifique nas pontas onde estão acontecendo os problemas, a possibilidade de haver maquinas contaminadas com programas que geram arp storm. Isso também pode ser um possível causa do problema.

    Sds.

    Carlos Mattos

  6. #6

    Padrão Re: Ping Alto nos Multipontos - Urgente!!!!

    ja tive este problema e foi resolvido ativando data rates para as torres não baixar o trafico alem da necessidade da red ,e scripte para controlar ack em nivel tolerado,,veja aqui mesmo que tem pronto como ajustar sua red,,.,..,tx muito baixo ou alto alem da necessidade tambem causa lentidão,.,.mais posta pra nos os resultados

  7. #7

    Padrão Re: Ping Alto nos Multipontos - Urgente!!!!

    Citação Postado originalmente por PauloMassa Ver Post
    Se nada disso resolver, faça como eu: Jogue fora suas RBs e compre BULLETS2... =)

    Grande Paulo, blz cara?

    Gostei da dica dos Bullets... mais simples para mim!!!
    Vem cá, pq mudar para Bullets? Quais benefícios que vem e o que eu posso perder de rendimento em comparado com as minhas rbs?

    Resolveriam mesmo o nosso problema?

  8. #8

    Padrão Re: Ping Alto nos Multipontos - Urgente!!!!

    Ola não sei se resolveria teu problema mas muito problemas são resolvidos com bullet...
    Eu aki faz muito tempo que abandonei as rbs e cartão... todos meus pop são com bullet... muito bom. não tem mais o problema de pigtail pois ele vai direto na antena, trafego dele e bem melhor, facil instalação e configuração, pelo menos pra mim foi a melhor solução em 2.4 que encontrei ate agora....

  9. #9

    Padrão Re: Ping Alto nos Multipontos - Urgente!!!!

    Citação Postado originalmente por dmwish Ver Post
    Grande Paulo, blz cara?

    Gostei da dica dos Bullets... mais simples para mim!!!
    Vem cá, pq mudar para Bullets? Quais benefícios que vem e o que eu posso perder de rendimento em comparado com as minhas rbs?

    Resolveriam mesmo o nosso problema?

    Pois bem amigo, seguinte, se tu compra um carro com câmbio manual tu tem que ficar sempre mudando de marcha não é?
    Agora se tu compra um carro hidramático já não tem necessidade de trocar de marcha....porque o câmbio dele já vem configurado pra mudar as marchas na hora certa...Ou seja, tu colocando um bullet ele se encarrega de tratar os ACK e CCQ dos clientes...nao to falando q tu pode pendurar a grade no cliente de qlqr forma q ele vai navegar...Mas vc fazendo bem a ponta do cliente na torre vai ficar show! Agora, não se iluda como eu fiz achando que se colocasse Bullet2 HP ou Bullet M2 com AirMax desativado seria melhor e mais robusto...Porque a interferência aumenta consideravelmente ao ponto do teu POP parar de transmitir...Ai sim é dor de kbça! Tinha dois bullets M2 na minha rede e tive que trocar pelos bullets2 100mW normalzin mesmo...ehhehe...estranho né? um custa o dobro do preço do outro, mas foi oque resolveu meu problema...Só um detalhe...Coloque entre a energia e a fonte do bullet2 um TIMER analógico configurado pra desligar todo dia às 5:00hs da manhã e religar as 5:15 pra dar uma geladinha no bichinho...hehehhe...aqui tá tudo assim e não tenho dor de kbça!
    Boa sorte

  10. #10

    Padrão Re: Ping Alto nos Multipontos - Urgente!!!!

    Caro colega, se quiser posso lhe dá uma ajuda real, se tiver telefone da tim envia um e-mail pra mim com teu numero que te ligo e tento lhe ajudar da melhor forma possível.

  11. #11

    Padrão Re: Ping Alto nos Multipontos - Urgente!!!!

    Citação Postado originalmente por Inforway_pb Ver Post
    Caro colega, se quiser posso lhe dá uma ajuda real, se tiver telefone da tim envia um e-mail pra mim com teu numero que te ligo e tento lhe ajudar da melhor forma possível.

    Poxa, valew mesmo!!!
    [email protected] (email e msn)

    Fico no aguardo

    Danilo

  12. #12

    Padrão Re: Ping Alto nos Multipontos - Urgente!!!!

    Olá Pessoal, boa noite.

    Bem, para informar a todos, resolvi o meu problema.

    Eu fui analisar a instalação dos MKs na torre e verifiquei que eles estavam sendo alimentados por um cabo de rede de 30 metros, utilizando POE. Então, levei energia lá para o alto da torre e liguei a RB direto na fonte dela. Resolvido. O ping baixou.

    Só que, as vezes o ping fica alto, mas é por pouco tempo. Como eu uso uma fonte 18V 3,5A, pensei em trocar para uma fonte 24v 5a para ver se normaliza 100%. mas hoje já posso navegar blz na net.

    O que vocês acham, trocar a fonte ajudará mesmo? Tem fonte melhor que essa de 24v 5a?

    Ats

    Danilo Marcel

  13. #13

    Padrão Re: Ping Alto nos Multipontos - Urgente!!!!

    no meu caso resolvi este de energia em uma torre de 36 mt colocando bateria de carro 60 amp ligado por poe alimentando 4 rb 433,e mantendo as configuração acima e não tenho problema de ping