+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Roteamento Mikrotik

    Boa noite, tenho uma rb1100 com duas redes diferentes na eth2 tenho IP 192.168.0.0/24 na eth3 tenho 192.168.2.0/24, precisava que determinado ip da rede 192.168.0.0 tivesse acesso a rede IP 192.168.2.0

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Roteamento Mikrotik

    use ospf que vai fazer isto .

  3. #3

    Padrão Re: Roteamento Mikrotik

    Como as redes são diretamente conectadas, não precisa criar rotas nem usar um protocolo de roteamento dinâmico. Elas já deveriam se comunicar se o mikrotik tiver IP em cada interface nessas redes, e se não houver regras de firewall bloqueando.

  4. #4

    Padrão Re: Roteamento Mikrotik

    Se essa RB for o gateway dos hosts pertencentes a estas 2 redes eles já deveriam se comunicar diretamente mesmo estando em redes distintas, o host não sabe o caminho mais a RB sabe, então deveria ter acesso direto, mas como disse desde que ela seja o gateway desses hosts

  5. #5

    Padrão Re: Roteamento Mikrotik

    è que depende o que voce vai acessar na outra rede tem que fazer a "regra de retorno" , tipo ta acessando com 192.168.0.0/24 para a rede 192.168.2.0/24 pra sair pela mk não precisa fazer nada porem na volta teria que ter a regra dizendo 192.168.0.0/24 gateway por exemplo 192.168.2.1 é isso...

  6. #6

    Padrão Re: Roteamento Mikrotik

    Jonas mais como disse pra ele antes, se essas redes forem diretamente conectadas a RB e a mesma for o gateway dos hosts de ambas redes, não tem necessidade de fazer essa "regra de retorno", pois a RB tem acesso direto as 2 redes, pois são rotas conectadas, só não pode ter um NAT "mascarade" nas interfaces de ambas redes, somente da interface da internet.