+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Php utilizando Shell Exec.

    Bom dia amigos da Lista.

    Recentemente estou trabalhando em uma ferramenta de gerenciamento de redes com S.O. Linux.

    Então preciso que essa ferramenta execute alguns comandos do Linux, usado o sudo.

    Porem já dei permissão para o usuário apache no /etc/sudoers que é o que mais encontramos na net.

    No centOS 4.4 funciona redondo, porém em distro mais recentes como centOS 5.5 ou 5.6 por exemplo não consigo rodar os comandos de forma alguma.

    Alguém já passou por isso e que pode me dar uma dica.

    Forte Abraço

    Clístenis

  2. #2
    Sempre na luta Avatar de jacksonezidio
    Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    208
    Posts de Blog
    1

    Smile Re: Php utilizando Shell Exec.

    Já passei por isso com o CentOS 5.5.
    Estou com um projeto que é o desenvolvimento de uma interface em php para administração do Squid e regras de iptables, com CentOS 5.5 tive problemas então estou fazendo em cima do Debian 5 (onde funciona perfeitamente).

    No Debian você precisa alterar a diretiva safe_mode do php.ini.
    No /etc/sudoers você precisa configurar de modo que o usuário que roda o apache (www-data no CentOS e apache no Debian) não precise colocar senha ao usar o sudo.
    Como eu disse, estou fazendo no Debian, tentei no CentOS fazer tudo isso funcionar porém sem sucesso...
    Se conseguir posta pra gente!

    Abraço.

  3. #3
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: Php utilizando Shell Exec.

    Verifica se tem AppArmor ou SELinux ativo, desativa para testar. (Não sei se essas distros tem).
    No mais, tem uns php com patch pra desabilitar certas funções, suhosin patch acho que é o nome. Procura se está ativo no seu php, e como desativar se sim.

  4. #4
    Sempre na luta Avatar de jacksonezidio
    Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    208
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Php utilizando Shell Exec.

    O CentOS vem com o SELinux ativo assim como no RedHat.

  5. #5

    Padrão Re: Php utilizando Shell Exec.

    Amigo no Debian esta executando o exec normal??? O mais estranho e que tenho o sistema rodando 100% no Centos 4.4 porém fiz um upgrade para 5.5 e o exec parou geral. O meu software controla o iptables, squid, samba com pdc, dhcp, Sarg e gráficos com Bandwidthd.