+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace de 3.5 KM com Problemas

    Olá amigo, estou com um problema e não consigo diagnostica-lo.

    Tenho um pequeno provedor de internet, esta rodando um servidor pc mikrotik fazendo todo o gerenciamento, uma RB 433Ah com cartão XR52 em modo bridge e uma antena omni aquarios de 15 dbi, a estação tem o nome de estação1 e esta rodando com o servidor local, esta rodando muito bem, porem tenho outra estação que montei a 3,5km de distancia, e fiz o seguinte.

    Coloquei um switch na saida do meu servidor pc mikrotik, do switch vai um cabo de rede para a RB da estação01 , e outro cabo vai para um NANO M5, a estação 02 esta recebendo o sinal com outro M5, e os equipamento utilizados para transmitir o sinal é o msm que esta na estação 01 RB+XR52+ omni, porem é alimentando pelo servidor da estação 01 que está a 3,6 km de distancia!

    O problema é o seguinte, qnd tem mais ou meno uns 15 simultaneos na estação 02 o sistema começa a ficar mto lento, porem não afeta os clientes das estação01! qnd do um ping para o servidor conectado na omini da estação02 o ping fica mto alto coisa de 2000ms com variação! mas qnd eu coloco o cabo de rede que sai do nano M5 o ping esta em 3ms estavel.

    Quais testes posso fazer para descobrir da onde vem essa variação?

    Será que é o enlace?

    Obrigado

  2. #2

    Padrão re: Enlace de 3.5 KM com Problemas

    Essa distancia ai deveria ser moleza para cubrir, nao conheço equipamento da Mikrotik, suspeito que pode ser algum problema com cabo. Tente revisar o cabeamento em primeiro lugar. Esperemos o pessoal que trabalha com Mikrotik dar um parecer.

  3. #3

    Padrão re: Enlace de 3.5 KM com Problemas

    Cara pelo que entendo esse problema ta parecendo muito com problema de interferencia da tua omni para os clientes verifica as configurações do ter cartão e vé se não tem nem um canal igual com outro sinal no ambiente, pode acontecer tbm de um cliente esta derrubando sua rede


    estou disponivel para ver suas configurações so mim adcionar no Msn :victorblo@hot...

    vlw abraço..

  4. #4

    Padrão re: Enlace de 3.5 KM com Problemas

    Então amigo, ja fiz td os teste e cabeamento, estou usando cabo de rede furukawa e conectores amp, ja passei o testador em tds eles e verifiquei se tem oxidação, e está tudo em ordem!
    valew pela tentantiva, toda ideia é valida!

  5. #5

    Padrão re: Enlace de 3.5 KM com Problemas

    Citação Postado originalmente por viktor Ver Post
    Cara pelo que entendo esse problema ta parecendo muito com problema de interferencia da tua omni para os clientes verifica as configurações do ter cartão e vé se não tem nem um canal igual com outro sinal no ambiente, pode acontecer tbm de um cliente esta derrubando sua rede


    estou disponivel para ver suas configurações so mim adcionar no Msn :victorblo@hot...

    vlw abraço..

    Blz amigo, vo ti add para conversarmos melhor!!

  6. #6

    Lightbulb re: Enlace de 3.5 KM com Problemas

    ola amigo acredito que seria por causa da largura de banda q esta passando aii..

    então quando aumenta seus cliente lá ele não da conta de passar tudo TX/RX da estação01 para a estação02...

    da uma olhada ai pra ver como esta seu trafego ...
    mais se tiver como descrever melhor seus equipamentos para agente intender melhor sua REDE!!


    mais primeiro posta os seus ekipamentos e marca.. para analisarmos melhor..

    e sobre o canal q vc esta ultilizando na area de cobertura da estação02 ?


    abraços

  7. #7

    Padrão re: Enlace de 3.5 KM com Problemas

    Citação Postado originalmente por Handrigo Ver Post
    ola amigo acredito que seria por causa da largura de banda q esta passando aii..

    então quando aumenta seus cliente lá ele não da conta de passar tudo TX/RX da estação01 para a estação02...

    da uma olhada ai pra ver como esta seu trafego ...
    mais se tiver como descrever melhor seus equipamentos para agente intender melhor sua REDE!!


    mais primeiro posta os seus ekipamentos e marca.. para analisarmos melhor..

    e sobre o canal q vc esta ultilizando na area de cobertura da estação02 ?


    abraços
    Então amigo, qnd esta com alta latencia, o teste que cheguei a fazer é fazer o teste de ping direto do nano da estação 02 e o ping fica ok entre 01 e 02, mas qnd pingo da antena omini ai o ping esta em 2000 e 3000ms, vo descrever melhor os equipamentos.

    na estação 01 tem

    1 omini 15dbi aquarios
    1 RB433ah XR52
    1 servidor MK3.03
    2 link de 4 Megas
    1 nano M5 (transmite para a estação 02)

    Estação 02

    1 omini 15dbi aquarios
    1 RB433ah XR52
    1 nanostation 5 (que recebe o link da estação 01)

    OBS: a estação 01 chega a ter uns 40 clientes simultaneos e roda mto bem, sem nenhum problema, ja a estação 02 qnd chega a 20 cliente simultaneos ja começa o problema!!

    att

  8. #8

    Padrão re: Enlace de 3.5 KM com Problemas

    observa se tua RB tem alguma configuração de limite de banda de entrada apra a eth que entra o sinal do internet, manda a resposta da solução que vc encontoru abraço..