+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Iniciando um provedor

    Olá, preciso de uma ajuda para montar um provedor de Internet simples em um bairro e atender 16Clientes de inicio mas no futoro uma expansão para 192Clientes. No momento não possuímos nenhum cliente, mas a nossa meta é dentro de 5Meses estar com 80 Clientes ativos. Vi alguns vídeos e sei alguns equipamentos que preciso comprar, mas não tenho certeza sobre outros.



    SOBRE A ROUTERBOARD:
    A RouterBoard escolhida foi Mikrotik RB4011, para receber um link de Banda Larga de 1Giga da TIM ou um de 800MB de outro provedor e vender planos de: 50MB / 70MB / 100MB / 150MB / 200MB.
    Porém não sei até quantos clientes com essas variadas bandas consigo atender usando essa mikrotik rb4011 ou se é possivel atender.



    SOBRE A OLT:
    A OLT eu ainda não sei qual utilizar, pensei em pegar uma mini da hioso com 4PON, mas o custo ainda continua sendo alto, alguem teria alguma para indicar?


    SOBRE O LANÇAMENTO DE FIBRA:
    a ideia inicial é instalar uma CTO em uma esquina estrategia a mais o menos 100M (Incluso reservas tecnicas) do pop utilizando cabo DROP convencional para diminuir o custo, porem qual seria o limite maximo de fibra que pode ser lançado da CTO até o cliente? fiquei muito na duvida pois em alguns post algumas pessoas falam que no maximo 200M e em outros vejo pessoas que passou 3km de drop.


    Sou novo no ramo mas graças a Deus já consegui o local para instalar o POP e os seguintes equipamentos : nobreak, rack de 24U, 2maquinas para usar de servidor, régua de tomada, SWITCH 24Portas Giga TPLINK, e 1Caixa de CABO UTP CAT6 (para casos de clientes próximos que aceitar usar UTP por um período por um custo mais baixo para compensar).
    Caso alguém tiver algum equipamento para indicar também me ajudaria muito.

  2. #2

    Padrão Re: Iniciando um provedor

    bom dia!

    a) SOBRE A ROUTERBOARD: vai de RB5009UPr+S+IN atende muito bem 300 clientes com seus planos pretendidos;

    b) SOBRE A OLT: vai de GPON com 8 portas pon no mínimo ( com 12 mil vc compra fácil uma )

    c) SOBRE O LANÇAMENTO DE FIBRA: o drop é frágil demais, esse é o único problema... quanto a distância, topologia não há diferença pra os outros cabos... mas devido ser frágil logo logo vai te dar dor de cabeça;