+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace 200 MBpbs - 6 Ghz - Banda A

    Caros amigos.

    Estou para investir em meu primeiro enlace de frequência licenciada e gostaria de uma opinião dos mais experientes.
    Preciso fechar 100Mega full nas condições expostas em anexo.
    Minha maior dúvida...foi me indicado antenas de 180 cm ...porem pesam 208Kg, segundo o revendedor. Por questão de ser muito peso para a torre suportar, gostaria de saber se fecharia esse enlace com antenas comba ou andrew de 120cm.

    Material indicado pelo fornecedor:
    02-TERMINAL RADIOMAX FULL OUTDOOR - 200 MBpbs - 6 Ghz - Banda A - PRIME , -48VDC, GIGABIT ETHERNET
    02-Antena Alta Performance integrada, Pol. Simples, 06GHz 1,8m - Padrao REMEC- ML-PG18064SC3

    Se algum revendedor quiser me indicar outro produto ou cotação desse mesmo fique a vontade. Mandar por MP
    Obs: O projeto é para ser em frequência licenciada.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enlace.png
Visualizações:	772
Tamanho: 	66,8 KB
ID:      	24021
    Obrigado a todos.
    Última edição por bilozani; 24-06-2011 às 23:21.

  2. #2

    Padrão Re: Enlace 200 MBpbs - 6 Ghz - Banda A

    60 km pra 100 mb e sinal acima de -70 com enlace 1+0 como está!!. Penso o seguinte, já que está investindo no primeiro enlace licenciado, faça bem feito, pra ficar seguro procure um sinal até -50 com proteção 1+1, desta forma, você vai passar seus 100 mb necessários agora e se precisar mais pra frente só compra licença do rádio. Do jeito que você está querendo fazer, quando chover vai ter problemas, esses rádios licenciados são muito bons, mas, nao fazem milagres. Como lhe disse antes, procure um sinal entre -44 e -50, quanto ao tamanho das antenas, o software vai lhe dizer, se vai ser de 1.8 ou de 2.4. Boa Sorte.

  3. #3

    Padrão Re: Enlace 200 MBpbs - 6 Ghz - Banda A

    precisa ter 1.80 mesmo.. eu tenho um de 50km com 1.20 .. passando 170mb em 7.5gz.. fechei com -44 !!

    mas 64km.. 1.80 mesmo.. mas voce pode colocar uma de 1.20 de um lado e 1.80 do outro.. veja se fecha o link..

  4. #4
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace 200 MBpbs - 6 Ghz - Banda A

    olha enlace com rádio licenciados tem que ser tudo calculado nos mínimos detalhes ....
    olha você disse sobre trocar as antenas .isso você terá que ver se o ODU se encaixa a essa antena .... mas um conselho vai de 1.80 m mesmo como o Alexandre disse acima ....
    pois isso lhe trará estabilidade e performance em seu link ...

  5. #5

    Padrão Re: Enlace 200 MBpbs - 6 Ghz - Banda A

    Srs, isto é bastante relativo, o nivel de sinal tambem depende do rádio que você está usando, tem rádios que tem mais potencia do que outros e com isso tambem ajuda no nivel final do sinal, outra coisa, de uma antena 1.2 para 1.8, a diferença é somente de 3 Db de potencia, com isso, uma antena de 1.2 da Andrew tem uma ganho de 37.7 enquanto uma de 1.8 tem 40.4 Dbi e como o enlace dele tem 10 km a mais do que o de Alexandre o ideal seria de 1.8 acima mesmo, porém, como lhe disse anteriormente, só o software através de um bom calculo vai dizer qual o melhor conjunto (radio e antena) vai trazer o melhor nivel de sinal, algo entre -40 e -50.

  6. #6

    Padrão Re: Enlace 200 MBpbs - 6 Ghz - Banda A

    vai de 1,80 d pois vc tera melhor estabilidade de sinal durante chuvas pesadas vc tem que mecher na antena ate baixar o sinal o maximo posivel nela pois 3 a 2 db nesses radios fazem muita diferença numa tempestadade para seu link não cair

  7. #7

    Padrão Re: Enlace 200 MBpbs - 6 Ghz - Banda A

    bom dia

    tenho uma opção para oferecer.
    O rádio é nacional faturamento direto do fabricante.
    R$ 17 mil o par de rádio + vlr das antenas que vão depender do calculo(relação entre, pot radio, pot. antena, nivel de recepção rádio)
    Fico a disposição.

  8. #8
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace 200 MBpbs - 6 Ghz - Banda A

    Citação Postado originalmente por bilozani Ver Post
    Caros amigos.

    Estou para investir em meu primeiro enlace de frequência licenciada e gostaria de uma opinião dos mais experientes.
    Preciso fechar 100Mega full nas condições expostas em anexo.
    Minha maior dúvida...foi me indicado antenas de 180 cm ...porem pesam 208Kg, segundo o revendedor. Por questão de ser muito peso para a torre suportar, gostaria de saber se fecharia esse enlace com antenas comba ou andrew de 120cm.

    Material indicado pelo fornecedor:
    02-TERMINAL RADIOMAX FULL OUTDOOR - 200 MBpbs - 6 Ghz - Banda A - PRIME , -48VDC, GIGABIT ETHERNET
    02-Antena Alta Performance integrada, Pol. Simples, 06GHz 1,8m - Padrao REMEC- ML-PG18064SC3

    Se algum revendedor quiser me indicar outro produto ou cotação desse mesmo fique a vontade. Mandar por MP
    Obs: O projeto é para ser em frequência licenciada.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enlace.png
Visualizações:	772
Tamanho: 	66,8 KB
ID:      	24021
    Obrigado a todos.
    Caro Bilozani, boa tarde.
    Trabalho com projetos de Longa distância e sinceramente, não confio apenas em um gráfico do radio mobile.
    Pra esse tipo de enlacem precisa ser calculado por software mais profissional que o RM.
    Acredito que terás problemas sérios se não tiver um projeto correto pra esse ptp.
    Com antenas de 90cm voce consegue passar até 120mbps full sem precisar de antenas maiores.
    Basta alinhar 100% e usar os radios corretos e bem configurados.
    Abraço.

  9. #9

    Padrão Re: Enlace 200 MBpbs - 6 Ghz - Banda A

    Prezado Bilozani,

    Peço que me encaminhe por e-mail([email protected]) as coordenadas e alturas de torres que calculo com soft profissional o enlace.
    Se poderes me passar teus contatos telefônicos também para que possamos discutir melhor a tua solução.
    Como falei tenho os rádios nacionais ganhadores do PNBL - Telebras como melhor opção para atende-lo.
    Fico no aguardo do seu contato.

    Julio

  10. #10

    Padrão Re: Enlace 200 MBpbs - 6 Ghz - Banda A

    preste bem atenção nesse negocio de "faço link com antenas de 90cm"

    qual a distancia ? qual sensibilidade desse radio.. etc etc sao informações necessarias para poder fazer..

    porque, linkar com antena de 0.9cm link... mas se vai modular 256qam .. vai ser outra história !!!

    ainda mais se o radio nao tiver ACM, ai tu ta ferrado e mal pago !

    projeto de enlace nao eh no "rumo" igual foi citado ai nao.. cuidado !!

  11. #11
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace 200 MBpbs - 6 Ghz - Banda A

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    preste bem atenção nesse negocio de "faço link com antenas de 90cm"

    qual a distancia ? qual sensibilidade desse radio.. etc etc sao informações necessarias para poder fazer..
    porque, linkar com antena de 0.9cm link... mas se vai modular 256qam .. vai ser outra história !!!

    ainda mais se o radio nao tiver ACM, ai tu ta ferrado e mal pago !

    projeto de enlace nao eh no "rumo" igual foi citado ai nao.. cuidado !!
    Alexandre, boa Noite.
    Respeito muito teu trabalho, e alias posso dizer que sou um fã seu amigo. Muitas vezes lí seus tópicos e comentários quando comecei a estudar e trabalhar aqui no fórum,
    Agora não entendi teu comentário....acredito que foi desnecessário.

    No caso dele, é possivel sim fechar o enlace, porém é claro, tem que ser analisado ponto a ponto. apenas comentei que é possivel.
    Talvez tu não conheças meu trabalho como consultor, projetando links, e fechando estes com perfeição pra diversos provedores. talvez podias te informar mais sobre isso.
    Falar muitos falam, fazer poucos fazem.
    Entendi que estas alertando o colega, e creio que este deva sim ter um projeto sério pra este Link. por isso entrei no post. por que se fosse pra falar qualquer coisa, eu ficava quieto .

    Trabalho sério amigo,ok.
    Abraço.

  12. #12

    Padrão Re: Enlace 200 MBpbs - 6 Ghz - Banda A

    veja bem, 64km com antenas de 0.9m pra passar 100mb .. nao vai..

    faça as contas.. ele nunca vai modular mais do que 32qam .. o sinal vai ficar 'marginal', fazendo com que o ACM tenha que trabalhar quase que o tempo todo..

    com isso pode dizer que o link vai ficar instavel ... ja vi esse filme cara.. muito perto inclusive :P

  13. #13

    Padrão Re: Enlace 200 MBpbs - 6 Ghz - Banda A

    Boa noite a todos

    Concordo com vc Alexandre. pessoal enfrentei ums problemas com um enlace desses e pedi ajuda ao alexandre por msn
    acreditem as dicas dele vale ouro aqui quando chovia o enlace caia mesmo alinhado em -44 graças as dicas dele pode chover que estamos com nosso link de 154mb online as vezes modula pra 100mb em tempestades.