Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda! PtP a 52Km com Rocket M5 + Rocket Disck 34dbi

    Olá pessoal!, fiz esse enlance consegui um bom sinal, como na imagem! Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sinal Rocket.jpg
Visualizações:	324
Tamanho: 	25,1 KB
ID:      	23977
    estou usando o canal 5745 e a MCS esta em 7 de um lado e 10 do outro, o meu problema é que durante o dia o sinal do canal 0 é de -79 e o canal 1 -62 e agora a noite, fica como na figura. Uma pergunta é pq o sinal entre o canal 0 e 1 esta diferente? Outra coisa é possue algo que influencia a queda de sinal a noite?

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda! PtP a 52Km com Rocket M5 + Rocket Disck 34dbi

    Amigo, o nome disso é Adverisdade de Espaço, acontece emalgumas regiões que tem matas, rios, florestas e grandes lagos e mares, a solução é fazer uma enlace com proteção contra adversidade

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda! PtP a 52Km com Rocket M5 + Rocket Disck 34dbi

    Cara os canais de 0 e 1 devem ser realmente diferente pois eh assim que o airmax funciona!

    Esta usando 20 ou 40 mhz ? Em 20 mhz tem uma melhor estabilidade porem compromete a banda! Mas em alguns casos como foi o meu eh a solucao! Principalmente em grandes distancias menor onda se propaga melhor no espectro!

    Nao consegui abrir a img pra ver seu ccq mas isso eh um criterio mto importante, mais importante que o sinal que mostra ai, pois o CCQ eh praticamente a qualidade que o enlace tem de transmissao e recepcao!

    Porque isso deve ser interferencia pois fisicamente um canal tem uma limitacao de qtdade de trafego, e o trafego de noite eh mais intenso principalmente em provedor entao alguem pode estar usado o msm canal e te atrapalhando, tente muda o canal que deve melhorar!

    Alem disso procure no forum que tem umas config que melhora mto o enlace!

    Abraco!!
    Última edição por olivionet; 24-06-2011 às 07:18.

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda! PtP a 52Km com Rocket M5 + Rocket Disck 34dbi

    Citação Postado originalmente por Rador Ver Post
    Amigo, o nome disso é Adverisdade de Espaço, acontece emalgumas regiões que tem matas, rios, florestas e grandes lagos e mares, a solução é fazer uma enlace com proteção contra adversidade
    Como faz este tipo de enlace Rador??

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda! PtP a 52Km com Rocket M5 + Rocket Disck 34dbi

    Citação Postado originalmente por Rador Ver Post
    Amigo, o nome disso é Adverisdade de Espaço, acontece emalgumas regiões que tem matas, rios, florestas e grandes lagos e mares, a solução é fazer uma enlace com proteção contra adversidade
    Ao meu ver, isso só acontece se fosse durante o dia todo, pois o mar, rios, mata e etc não cresce nem aumenta durante a noite.

    Mas em wireless tudo eh possível.. rsss

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda! PtP a 52Km com Rocket M5 + Rocket Disck 34dbi

    Boa tarde
    Amigo Kenio,




    Como nosso amigo Rador disse, diversidade espacial pode ser um dos problemas que vc tenha, mas existe mais variavéis como: fading, multipercuso, interferências, dessembilização do receptor, DFS, desalinhamento da antenas ....


    A diversidade espacial engloba uma série de fatores que em conjunto ou isolados podem contribuir para oscilações rápidas ou lentas no link durante o dia.
    O melhor a fazer é certificar das opções que estão ao seu alcance de alterar e fazer monitoramento do link em diferentes momentos verificando oscilações de sinal e CCQ. Também revise as configurações e faça atualizações de firmware se necessário. Pq se for diversidade espacial pode ir pensando em trocar de equipamento, pois os Rockets não tem opção para instalar 2 antenas com suporte a diversidade.


    Se pude ajudar fica ai a dica.

    Se ajudei click na estrelinha!!

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda! PtP a 52Km com Rocket M5 + Rocket Disck 34dbi

    Notem que eu reparei nessa mesma mudança em um enlace meu de 14km com um par de Rocket M5+Dish de 30
    Durante o dia o sinal fica em -62db e qdo a noite cai o sinal sobe bruscamente para -58db
    Detalhe que é visada sem obstruçao, mas parece que a mudança é contrária a do amigo, ja que a minha o sinal SOBE a noite...Sempre pensei porque pudesse ser, talvez mais alguem que tenha notado isso possa explicar pra gnt!

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda! PtP a 52Km com Rocket M5 + Rocket Disck 34dbi

    Marco, será que eu posso usar uns cartoes xr5 com as antenas rocket Disck???

    Citação Postado originalmente por shark82 Ver Post
    Boa tarde
    Amigo Kenio,




    Como nosso amigo Rador disse, diversidade espacial pode ser um dos problemas que vc tenha, mas existe mais variavéis como: fading, multipercuso, interferências, dessembilização do receptor, DFS, desalinhamento da antenas ....


    A diversidade espacial engloba uma série de fatores que em conjunto ou isolados podem contribuir para oscilações rápidas ou lentas no link durante o dia.
    O melhor a fazer é certificar das opções que estão ao seu alcance de alterar e fazer monitoramento do link em diferentes momentos verificando oscilações de sinal e CCQ. Também revise as configurações e faça atualizações de firmware se necessário. Pq se for diversidade espacial pode ir pensando em trocar de equipamento, pois os Rockets não tem opção para instalar 2 antenas com suporte a diversidade.


    Se pude ajudar fica ai a dica.

    Se ajudei click na estrelinha!!

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda! PtP a 52Km com Rocket M5 + Rocket Disck 34dbi

    Pessoal! na Rocket que esta na Torre do Provedor, da TX 40Mb e RX 12Mb, será que eu posso inverter os canais na antena para que o RX se torne 40Mb e TX 12???

  10. #10

    Padrão Re: Ajuda! PtP a 52Km com Rocket M5 + Rocket Disck 34dbi

    Kenio,

    Funciona sim com os XR5, só observe a polaridade na qual estára ligando o cabo na antena, para ser igual dos 2 lados, isso se já estiver esgotado as possibilidades de testes com o Rockets. Mas tente nos rockets mudança de canais, desabilitar o airmax, desabilitar o DFS, ajustar o ACK manual com 10% a mais, verificar a rigidez do suporte e torre, alinhamento, analise de spectrum ... Como disse a variaveis são muitas.

    Outra coisa para testes, esses radios se comportam bem em frequencias de 5.2GHz, teste.

    Se precisar de ajudar add meu msn ai.

  11. #11

    Padrão Re: Ajuda! PtP a 52Km com Rocket M5 + Rocket Disck 34dbi

    Amigo, caso eu não esteja muuuito enganado os TX e RX realmente são diferentes...Por ex:
    No rádio que está em AP ele vai trafegar com 60mb no TX e 20mb no RX
    No rádio que está em Station ele vai trafegar com 20mb no TX e 60mb no RX
    Agora, porque isso?
    Porque os protocolos existentes na maioria dos rádios já são pré-configurados para se comportar de tal forma, ou seja, a ponta que está MANDANDO o link tem que ter 3/4 da capacidade TOTAL do enlace para MANDAR O LINK (DOWN), os outros 1/4 ficam para RECEBER da ponta STATION.
    E a ponta B que está RECEBENDO o link fica com 3/4 pra RECEBER o link e 1/4 pra MANDAR o link, fazendo uma analogia básica entendendo que um link de internet hoje tem trafego de 3/4 de DOWN para 1/4 de UP.
    Nao sei se consegui explicar mas qlqr coisa perguntaê q eu tento explicar melhor....

  12. #12

    Padrão Re: Ajuda! PtP a 52Km com Rocket M5 + Rocket Disck 34dbi

    Entendi! No meu caso o AP WDS esta na torre de onde sai o link e a Estação esta na torre do meu provedor. Entao como vc disse, tenho de inverter né?

    Citação Postado originalmente por PauloMassa Ver Post
    Amigo, caso eu não esteja muuuito enganado os TX e RX realmente são diferentes...Por ex:
    No rádio que está em AP ele vai trafegar com 60mb no TX e 20mb no RX
    No rádio que está em Station ele vai trafegar com 20mb no TX e 60mb no RX
    Agora, porque isso?
    Porque os protocolos existentes na maioria dos rádios já são pré-configurados para se comportar de tal forma, ou seja, a ponta que está MANDANDO o link tem que ter 3/4 da capacidade TOTAL do enlace para MANDAR O LINK (DOWN), os outros 1/4 ficam para RECEBER da ponta STATION.
    E a ponta B que está RECEBENDO o link fica com 3/4 pra RECEBER o link e 1/4 pra MANDAR o link, fazendo uma analogia básica entendendo que um link de internet hoje tem trafego de 3/4 de DOWN para 1/4 de UP.
    Nao sei se consegui explicar mas qlqr coisa perguntaê q eu tento explicar melhor....

  13. #13

    Padrão Re: Ajuda! PtP a 52Km com Rocket M5 + Rocket Disck 34dbi

    Citação Postado originalmente por keniocesar Ver Post
    Entendi! No meu caso o AP WDS esta na torre de onde sai o link e a Estação esta na torre do meu provedor. Entao como vc disse, tenho de inverter né?
    Não! Se o AP-WDS está no ponto onde está o LINK e o STATION está no teu provedor onde tem que RECEBER o link está certo jah!
    Se vc inverter e colocar Station no link e AP no provedor teu link vai passar mais UP doque DOWN

  14. #14

    Padrão Re: Ajuda! PtP a 52Km com Rocket M5 + Rocket Disck 34dbi

    Citação Postado originalmente por PauloMassa Ver Post
    Amigo, caso eu não esteja muuuito enganado os TX e RX realmente são diferentes...Por ex:
    No rádio que está em AP ele vai trafegar com 60mb no TX e 20mb no RX
    No rádio que está em Station ele vai trafegar com 20mb no TX e 60mb no RX
    Agora, porque isso?
    Porque os protocolos existentes na maioria dos rádios já são pré-configurados para se comportar de tal forma, ou seja, a ponta que está MANDANDO o link [AP-WDS] tem que ter 3/4 da capacidade TOTAL do enlace para MANDAR O LINK (DOWN), os outros 1/4 ficam para RECEBER da ponta STATION.
    E a ponta B que está RECEBENDO o link [WDS-STATION] fica com 3/4 pra RECEBER o link e 1/4 pra MANDAR o link, fazendo uma analogia básica entendendo que um link de internet hoje tem trafego de 3/4 de DOWN para 1/4 de UP.
    Nao sei se consegui explicar mas qlqr coisa perguntaê q eu tento explicar melhor....
    Fiz um ajuste na mensagem, veja se consegue entender agora...Qlqr coisa pode me adicionar no MSN também que conversamos

  15. #15

    Padrão Re: Ajuda! PtP a 52Km com Rocket M5 + Rocket Disck 34dbi

    Vlw pessoal pela ajuda, vim dar um esclarecimento do que consegui, um ajuste mais fino e vou repassar para todos! Olha a primeira coisa que fiz foi subir na torre e olhar o nível da antena, e estava muito fora, (por isso não se deve ficar acreditando muito em funcionário, o meu dizia que estava nivelada). Agora outra coisa foi configurar a noite, pois eu tenho uma queda brusca no sinal e na velocidade de transmissão nesse período. O melhor canal foi o 5745 com potencia de 24 dBm e abas e o MSC na torre do provedor ficou em 11 e em 10 na torre da fazenda. Com essas configurações estou tendo o trafico de 40Mb de Rx e 45Mb de Tx (isso aqui na minha torre). Mas não estou contente, pois tenho 50Mb de link compros. Quero fazer um teste! Substituir a Rocket na fazenda por uma RB com um XR5, agora minha pergunta, o sistema pode melhorar assim???

  16. #16

    Padrão Re: Ajuda! PtP a 52Km com Rocket M5 + Rocket Disck 34dbi

    Depende, qual o nivel de sinal que com estas alterações vc conseguiu agora? O XR5 é muito bom, tem muita potencia, talvez você consiga melhorar o sinal de sinal mas nao a qualidade nem a largura do enlace, pois, usando XR5 o máximo que consegui trafegar com sinal de -49 foi 26 mb.

  17. #17

    Padrão Re: Ajuda! PtP a 52Km com Rocket M5 + Rocket Disck 34dbi

    Tenho aki -62 durante o dia com 42Mb e -69 a noite com 34Mb

    Citação Postado originalmente por Rador Ver Post
    Depende, qual o nivel de sinal que com estas alterações vc conseguiu agora? O XR5 é muito bom, tem muita potencia, talvez você consiga melhorar o sinal de sinal mas nao a qualidade nem a largura do enlace, pois, usando XR5 o máximo que consegui trafegar com sinal de -49 foi 26 mb.

  18. #18

    Padrão Re: Ajuda! PtP a 52Km com Rocket M5 + Rocket Disck 34dbi

    Esse nivel de sinal não é o ideal para um ponto a ponto, nem de dia nem a noite. Nao tem como aumentar as antenas? Você precisa melhorar este ganho, pois, quando este enlace começar a trafegar grandes cargas de mb ele pode começar a perder pacotes ou até aumentar a atenuação do mesmo, causando enorme lentidão.

  19. #19

    Padrão Re: Ajuda! PtP a 52Km com Rocket M5 + Rocket Disck 34dbi

    Olha Rador! Tenho na fazenda (de onde saem o sinal), uma antena Rocket Disk 34dbi e aki no me provedor tenho a de 30 dbi, essa aqui é de a menor pelo fato que essa torre esta em cima de um predio e acho a base onde ela se encontra bem fragil, por isso tenho um enorme medo de por a outra antena de 34 aqui tbm!

    Citação Postado originalmente por Rador Ver Post
    Esse nivel de sinal não é o ideal para um ponto a ponto, nem de dia nem a noite. Nao tem como aumentar as antenas? Você precisa melhorar este ganho, pois, quando este enlace começar a trafegar grandes cargas de mb ele pode começar a perder pacotes ou até aumentar a atenuação do mesmo, causando enorme lentidão.

  20. #20

    Padrão Re: Ajuda! PtP a 52Km com Rocket M5 + Rocket Disck 34dbi

    Tenho um enlace mais ou menos assim vou tentr usar r52n-m com as dish de 30 dbi !Alinhar um enlace e administra-lo com mikrotik eh mto melhor do qur com rocket !!!