+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão btest usar udp ou tcp?

    Ola amigos, vejo sempre nos print de ptps ou videos do youtube os testes sendo feito em udp, minha pergunta é, qula o correto, qual vou levar em consideração na hora de passar meu link de dados? Sempre tive essa duvida, pois em teste udp sempre da muito bom, em tcp nao tao bom, ai nao sei em qual levar consideração, tipo em teste udp da 50mbps/20mbps, isso significa que posso pelo menos passar um link de 30mbps com qualidade? mas see em tpc nao passo 20mbps / 10 mbps

  2. #2

    Padrão Re: btest usar udp ou tcp?

    Amigo

    O teste em UDP é o mais recomendado, note que ao fazer o teste em TCP você verá o processamento do mikrotik chegando ao topo, isso se deve ao fato do protocolo TCP ser mais pesado (E mais usado em nossa realidade). Você tem controle de erro,s retransmissão e etc.
    Já no UDP não tem nada disso, é aquele protocolo "mandou vai embora". Com isso faça o teste em UDP, e tire um pouco da banda que ele te mostra e voce terá noção de quanto passaria em TCP.

    Espero ter ajudado.

  3. #3

    Padrão Re: btest usar udp ou tcp?

    ou seja
    como em udp não tem correção de erros
    o amigo que tá com a dúvida pode "sentir" melhor a qualidade do enlace.

  4. #4

    Padrão Re: btest usar udp ou tcp?

    Hum, me surgiu essa duvida, pois em encances que tenho , tenho media de 80mbp / 60mbps com rocket m5, porem em tcp fica media de 25/25mbps, ai tenho medo de passar um link de 30mbps de link. ai fico com pé atras, entao vcx dizem que o udp, tiro uns 20% e posso confiar?


    Valeu amigos

  5. #5

    Padrão Re: btest usar udp ou tcp?

    eu tiraria até mais

    vamos comparar uma coisa básica de como funciona os protocolos
    - udp
    >> enviou o pacote>>> recebeu (se chegou bem ou não, o destinatário cagou..)

    - tcp
    >> enviou o pacote >>>> recebeu <<<<responde para o quem enviou se o pacote chegou certo, caso tenha chegado com erro, >>>>> o emissor envia de novo <<<< o destinatário responde que tá ok>>>> o emissor envia o próximo.

    tirando o fato de com pacote ele também envia uma tabela de verificação para o destinatário consultar para ver se está correto ou não.

    ai vc tira quantos %%%%.

    o processo que citei pode ser maior, e mais complexo, mas só quis montar uma lógica.

  6. #6

    Padrão Re: btest usar udp ou tcp?

    entendi show , obrigado!
    Citação Postado originalmente por misterbogus Ver Post
    eu tiraria até mais

    vamos comparar uma coisa básica de como funciona os protocolos
    - udp
    >> enviou o pacote>>> recebeu (se chegou bem ou não, o destinatário cagou..)

    - tcp
    >> enviou o pacote >>>> recebeu <<<<responde para o quem enviou se o pacote chegou certo, caso tenha chegado com erro, >>>>> o emissor envia de novo <<<< o destinatário responde que tá ok>>>> o emissor envia o próximo.

    tirando o fato de com pacote ele também envia uma tabela de verificação para o destinatário consultar para ver se está correto ou não.

    ai vc tira quantos %%%%.

    o processo que citei pode ser maior, e mais complexo, mas só quis montar uma lógica.

  7. #7

    Padrão Re: btest usar udp ou tcp?

    É isso ai, um outro teste que você pode fazer para ter ainda mais exatidão no que falmos é fazer a troca de 1 arquivo Zipado de um notebook até outro na ponta desligando firewall e etc.

    Vale a pena.

  8. #8

    Padrão Re: btest usar udp ou tcp?

    a transferência do arquivo zipado é também o que a oi faz no site de ftp dela
    arquivos.oi.com.br

  9. #9

    Padrão Re: btest usar udp ou tcp?

    Olá Pessoal,

    Existem muitas maneiras diferentes de testes de desempenho. Aqui está um guia sobre como usar JPerf para maximizar seus testes de ligação.

    IMPORTANTE: NÃO USE o teste de velocidade de desempenho para medição interna. É altamente imprecisos. Além disso, o BTEST Mikrotik GENERIC não relata muito bem devido à um único STREAM de transferência de dados. Ele pode varia para até 40% menos.

    Agora, eu sugiro que você faça o download gratuito do programe JPerf:

    http://xjperf.googlecode.com/files/jperf-2.0.2.zip


    1. configuração do lado do servidor:

    Por favor, configure como na imagem (claro que substituindo o seu endereço IP Uma vez que a configuração inicial é feito, clique em Executar Iperf.:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Jperf-Server-settings.jpg
Visualizações:	491
Tamanho: 	55,9 KB
ID:      	24082


    2. Client Side configuração:

    Mais uma vez configurado como na imagem. Após terminar de configurar, clique em Executar iperf e seu teste começará.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         jperf-client-screenshot.jpg
Visualizações:	422
Tamanho: 	58,2 KB
ID:      	24081


    Os resultados são exibidos na tela do lado do servidor JPerf.

    Também teste desta forma é quase tão exacta como a utilização de carroça(dentro de 10%).

    Obrigado.


    "Exemplo retirado do fórum da UBIQUITI referente ao teste de conexão com equipamentos da linha AIRMAX"