+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Cool WDS + MIKROTIK

    Galera!! sou novo aki Under, tenho aprendido muitas coisas nos foruns ai só tem gente boa!! To com uma dúvida basica para fazer um WDS, ainda não vi nos foruns em q olhei a solução, é o seguinte.. Tenho uma rb-433, quero fazer um wds para um local no qual meu sinal tá encoberto por causa de um prédio, nesse prédio coloquei uma antena setorial de 25dbi pra receber o sinal mais um AP Router (configurado como bridge e cliente) -- liguei via cabo utp normal de porta para outra porta em outro AP (config. como ap+router e um painel de 17 dbi), a dúvida que estou tendo é a seguinte.... se preciso ter esses dois AP configurados um para receber o sinal, e outro para enviar, ou se usaria todas as configurações diretamentes em um AP (q em minha ignorancia kkk acho não daria certo, pois não teria onde eu colocar meu painel que repetiria o sinal, pois a wireless já estaria ocupada com a antena setorial)
    Fico grato a ajuda da galera ai, pois estamos no incio e esse é só um dos problemas.. vamos resolvendo um a um.. kkkkkk

  2. #2

    Padrão Re: WDS + MIKROTIK

    Bom, pelo que entendi voce quer a seguinte topologia (Me corrija se estiver errado)

    No seu provedor um AP enviando sinal para o prédio de recepção >>>>>Predio de repeticão como STATION recebendo sinal >>>> Cabo UTP ligando outro roteador e passando o tráfego >>>>> outro roteador em modo AP enviando sinal para o destino.

    Bom, isso vai depender de onde está seu cliente. Aconselho usar antenas direcionais disco, e montar um ponto de repetição usando apenas uma RB 433 com 2 cartões um para receber e outro para enviar para o cliente.

  3. #3

    Padrão Re: WDS + MIKROTIK

    Hugo mais ou menos isso mesmo, só q com algumas considerações, vou tentar desenhar a topologia.

    rb433 + cartão-)))))))))-antena grade 25 + AP rec. sinal ------ AP WDS + painel setorial ))))))))) 8 clientes

    ))))))) Sinal wireless
    ------- cabo UTP - normal não é crossover e tá de porta pra porta não tá na porta wan

    A distância da torre para a antena é de 3km no máximo e livre - o 1o AP tá como bridge e cliente, e o 2o como bridge e AP + WDS. todos com ip na mesma rede. (essa é ideia). ai surge a dúvida isso vai solucionar o meu problema com esses clientes que estão nessa aréa de sombra, e vou controlar eles atraves da rb433...

    valeu a atenção ai!!!!

  4. #4

    Padrão Re: WDS + MIKROTIK

    amigo porque vc nao usa uma rb 433 no predio, esses aps comuns nao sao indicados para trabalhar como ap, mas senao tiver jeito faz um wds entre o primeiro ponto e o predio e colocar o outro radio como ap bridge.

  5. #5

    Cool Re: WDS + MIKROTIK

    Po vlw a ideia da rb433, mas como a grana agora ta meio apertada, vou fazer as configurações dessa forma
    1o ponto com bridge - WDS + AP
    2o como bridge - AP
    todos com ip na mesma rede e ligados por cabo UTP (os dois APs).

    Final de semana posto o resultado... vlw..

  6. #6

    Padrão Re: WDS + MIKROTIK

    Pessoal a forma como consegui deixar funcionando foi a primeira mesmo...
    configurei o 1 AP como bridge e cliente (com ip fixo na mesma faixa do mk), e conectei via cabo com o 2 AP config. como bridge e ap + wds (ip tb na mesma faixa), teve algumas quedas mas ai já é outra história, tb to com o mk caindo varias vezes.. mas a questão do wds tá funcionando legal, valeu a ajuda ai galera..

  7. #7

    Padrão Re: WDS + MIKROTIK

    quando de banda vc conseguiu no cliente final depios do WDS para o servidor MK? eu fiz isso na minha rede e ficou horrivel ping de 100 200 e banda de 2mb 1.5mb....