+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Basicão ( começando um provedor internet sem fio )

    Olá sou novato aqui, (
    gostaria de montar um pequeno servidor , tenho internet adsl 2 mb.( vou aumentar futuramente)
    estou querendo montar com uma antena omni, com um cano de 6 metros em cima da minha casa,
    tem boa visada,
    vocês poderião me ajudar a escolha dos outros equipamentos, e que possivel com controle de banda 50 clientes , e sistema de login(usuario e senha para conectar)

    q equipamentos eu tenho que adquirir?
    e tem como legalizar depois ?

    aguardo grato

  2. #2

    Padrão Re: Basicão ( começando um provedor internet sem fio )

    Veio tem 1 milhão de coisas ai ainda pra vc conseguir montar isso....
    Tem:

    *LICENCIAMENTO ANATEL
    *EQUIPAMENTOS
    *CONFIGURAÇÕES
    *VISÃO GERAL

    e MTU mais..........

    se quiser posso te dar um auxilio PASSO A PASSO add eu ai no msn que te ajudo: [email protected]

    Abraços t++

  3. #3

    Padrão Re: Basicão ( começando um provedor internet sem fio )

    Seria legal os de boa vontade ajudarem; tem gente fantásticamente boa técnicamente aqui no Underlinux.

    BUT!!!! (Mas...) Sugiro dividir em três tópicos este BASICÃO, sem confundir os assuntos deles:
    a) Técnico
    b) Administrativo
    c) Legal

    cada um ajudaria no que entende mais.

    Agora vai aparecer com certeza aqueles caras negativos, que consideram todo mundo concorrente, ou vão tentar te desestimular, ou são
    alcaguetes para Anatel.

    Caracas!
    Se não quer ajudar, não prejudique, cada um tem o direito de empreender por sua conta e risco, deixa o pessoal tentar.

    No tópico [c) legal ] poderia se advertir sobre necessidades legais, por Ex: de estar sob o amparo de licença SCM, usar equipamentos homologados, e riscos de revenda de ADSL, mas dando dicas, sem sermões.
    Explique-se riscos didaticamente e não "policialmente".

    Boa sorte no empreendimento e na boa vontade de muitos "BONS" em todos sentidos, passarem as dicas, para muitos aprenderem.

    Gostou? Clique abaixo
    ▼☼

  4. #4
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Basicão ( começando um provedor internet sem fio )

    olha para quem quer começar acho que isto te ajuda menos que isso eu não faria


    da uma olhada :

    https://under-linux.org/f105/provedo...-e-com-149021/

  5. #5

    Padrão Re: Basicão ( começando um provedor internet sem fio )

    Citação Postado originalmente por DUHbnu Ver Post
    Seria legal os de boa vontade ajudarem; tem gente fantásticamente boa técnicamente aqui no Underlinux.

    BUT!!!! (Mas...) Sugiro dividir em três tópicos este BASICÃO, sem confundir os assuntos deles:
    a) Técnico
    b) Administrativo
    c) Legal

    cada um ajudaria no que entende mais.

    Agora vai aparecer com certeza aqueles caras negativos, que consideram todo mundo concorrente, ou vão tentar te desestimular, ou são
    alcaguetes para Anatel.

    Caracas!
    Se não quer ajudar, não prejudique, cada um tem o direito de empreender por sua conta e risco, deixa o pessoal tentar.

    No tópico [c) legal ] poderia se advertir sobre necessidades legais, por Ex: de estar sob o amparo de licença SCM, usar equipamentos homologados, e riscos de revenda de ADSL, mas dando dicas, sem sermões.
    Explique-se riscos didaticamente e não "policialmente".

    Boa sorte no empreendimento e na boa vontade de muitos "BONS" em todos sentidos, passarem as dicas, para muitos aprenderem.

    Gostou? Clique abaixo
    ▼☼
    Muito Bom companheiro, pena que nem todos pensem assim.

    Ai vai uma questão do profissionalismo e da impessoalidade.

    "O pior funcionário é aquele que tem medo de ser demitido" isso também vale para aquele empresário que tem medo de concorrência!

    Mas voltando ao Foco, existem 2 caminhos básicos para se começar:

    -Ou você faz o serviço de forma amadora, sem liscença da Anatel, sem link dedicado, com equipamentos mal instalados, sem um sistema de controle de usuários e etc até conseguir receita para que possa pagar essas "atualizações".
    -Ou você começa investindo bem, se legalizando, pagando um bom curso de mikrotik oficial ANTES DE COMEÇAR, pegando investimento em banco, armando sua estrategia de vendas, tipos de equipamentos e etc.

    A um tempo atrás havia visto pela internet um .Pdf com um "resumo" de como ser um provedor dessa segunda opção que lhe dei, informando o caminho todo para tirar a autorização da anatel, os melhores equipamentos e etc. Caso eu encontre novamente lhe repasso.

  6. #6
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão Re: Basicão ( começando um provedor internet sem fio )

    é simples como vc falou de pegar uma omni, tenta pegar tambem um RB 433 UAH e cartão XR2, este equipamento ja vai atender vc, quanto as configurações eu aconcelho vc a usar PPPoE já do inicio, caso precise de ajuda pode perguntar.
    Lista:
    1 Omni HOMOLOGADO
    1 Cartão mini PCI XR5 Homologado (com nota fiscal de preferencia)
    1 RB MK 433 UAH
    1 Fonte para a sua RB
    1 HUB 8 Porta ou swich
    1 No-Break pode ser pequeno para o inicio ligar a sua RB+HUB+Modem ADSL
    e muita vontade de trabalhar.

  7. #7
    Avatar de Jaiso
    Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    Pernambuco
    Posts
    79
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Basicão ( começando um provedor internet sem fio )

    Ola caro amigo equipamentos Bons e Baratos para um bom Começo

    Antenas :

    Painel Setorial Wirelink de 17 dbi slote com pouca interferencia e ja e homologado pela ANATEL


    Radios :

    Bullet HP 2 600MW nao use Toda a Potencia 200 ja ta bom !!!

    Servidor Para Controlar e Gerenciar seus Clientes :

    MK RB 450g Ou vai logo de RB 1100 Fantastico pra mim e mais profissional usar rbs de que PC MK e sao bastante robusta

    Servidor Cache

    MK AUTH para vc que sta começando seria um otima idea nele tem Squid, Thunder, e o Proprio MK AUTH para gerenciar um motao de coisa Clientes,Financeiro e etc..


    Fica com DEUS ate +

  8. #8

    Padrão Re: Basicão ( começando um provedor internet sem fio )

    Citação Postado originalmente por DUHbnu Ver Post

    Agora vai aparecer com certeza aqueles caras negativos, que consideram todo mundo concorrente, ou vão tentar te desestimular, ou são
    alcaguetes para Anatel.

    O cara claramente é mais um gatonet que quer ganhar dinheiro em cima de um link adsl sem nem mesmo abrir empresa, que dirá tirar licença para emitir sinal de radio-frequência. Ele vai atrapalhar empresas legalizadas e estará totalmente fora da lei.
    Não se trata de ter medo de concorrência. Mas simplesmente não dá pra apoiar esse tipo de coisa. Se vc acha que deve apoiar, vai fundo. Mas não venha criticar os que são contra com esse papo furado de medo de concorrência. Eu sou contra porque é ilegal e ponto.
    E não estou prejudicando ninguém por expor minha opinião, só estou deixando clara a minha posição e fazendo um alerta.

  9. #9
    Analista de Suporte em TI Avatar de paullsoftware
    Ingresso
    Apr 2011
    Localização
    Cabo de Santo Agostinho / Pernambuco
    Posts
    530

    Padrão Re: Basicão ( começando um provedor internet sem fio )

    Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    O cara claramente é mais um gatonet que quer ganhar dinheiro em cima de um link adsl sem nem mesmo abrir empresa, que dirá tirar licença para emitir sinal de radio-frequência. Ele vai atrapalhar empresas legalizadas e estará totalmente fora da lei.
    Não se trata de ter medo de concorrência. Mas simplesmente não dá pra apoiar esse tipo de coisa. Se vc acha que deve apoiar, vai fundo. Mas não venha criticar os que são contra com esse papo furado de medo de concorrência. Eu sou contra porque é ilegal e ponto.
    E não estou prejudicando ninguém por expor minha opinião, só estou deixando clara a minha posição e fazendo um alerta.
    ao invés de perder tempo criticando, faça como os demais ajude ou faça de contas que não viu o tópico blz? O pessoal lá em cima já falou sobre os riscos, não precisa abrir discursão e sair do foco...

    Amigo Victorbd, o topico do Naldo é show de bola pra quem ta começando vai fundo e boa sorte no seu empreendimento

  10. #10

    Padrão Re: Basicão ( começando um provedor internet sem fio )

    Citação Postado originalmente por paullsoftware Ver Post
    ao invés de perder tempo criticando, faça como os demais ajude ou faça de contas que não viu o tópico blz? O pessoal lá em cima já falou sobre os riscos, não precisa abrir discursão e sair do foco...
    Desculpe mas não saí do foco, pois inclusive citei o post do outro colega. Além do mais esse forum é livre e posso dar minha opinião sobre o que foi comentado. Siga seu próprio conselho, se não gostou, ignore o post.

  11. #11

    Thumbs up Re: Basicão ( começando um provedor internet sem fio )

    Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    Desculpe mas não saí do foco, pois inclusive citei o post do outro colega. Além do mais esse forum é livre e posso dar minha opinião sobre o que foi comentado. Siga seu próprio conselho, se não gostou, ignore o post.
    Tem cara que é chato de nascença; já vem nascendo rasgando até a mãe.

    Cara tem tantos problemas no mundo para resolver; ao invés de aporrinhar os outros Sr. Fiscal baluarte da moral e bons costumes, olhe ao redor ai na tua cidade.
    Pergunta para todos (pode ser através de uma análise 360° sigilosa) o que as pessoas de teu convivio acham de ti.
    Terias coragem para isso?
    Se não tens o que fazer, vai ajudar quem tem fome, quem não tem casa, quem é discriminado, pessoas que podem precisar realmente de apoio; faça serviços voluntários, fiscalize teu prefeito, escolas ai da cidade, veja se as crianças tem uma boa merenda, se as aulas são dadas com qualidade. Assim podes melhorar o mundo onde te inseres no dia a dia.
    NÃOooo! é mais fácil ser um Dom Quixote atraz do teclado e encher o SACO dos outros, é da vida, o que tem para CONTRIBUIR, mas isso não é contribuição, é chateação.

    Assuma então o item [
    c) Legal ] e faça como foi proposto a exposição e análise de toda Legislação, tudo que é necessário para legalizar a SCM diretamente ou com parceiros, questões legais de aluguel dos links, aspectos legais da concorrência desleal, enfim questões de direito, relevantes [ BUT ... ] mas de forma profissional; não continue assim, um ser que julga os outros por antecipação.
    ESTA SENDO PEDIDA A NOSSA AJUDA, O CARA AINDA NÃO FEZ NADA!
    SÓ POR PEDIR AJUDA,
    JÁ È ACUSADO DE GATONET.

    NEM SE EXPLICA O PORQUE.
    Na dúvida vai na porrada, a teoria do não sei porque estou batendo, mas o cara sabe porque esta apanhando.


    Se isso não é preconceito (PRÉ CONCEITO) o que é?
    Estas ações eram tipicas de nazistas e fascistas!
    Além de erradas, sairam de moda.
    Presunção de inocência e direito de defesa são cláusulas pétreas da Constituição Brasileira.

    NÃO É O TEU CASO?
    MUDE O FOCO!
    ENTÃO AJUDE, NÃO ATRAPALHE
    !
    COM CERTEZA, VOCÊ TEM CONHECIMENTOS COM QUE PODERIA CONTRIBUIR!
    NÃO O FAZER, É SER MESQUINHO!
    Última edição por DUHbnu; 30-06-2011 às 19:31.

  12. #12

    Padrão Re: Basicão ( começando um provedor internet sem fio )

    Obrigadoo as pessoas que poderão me ajudar, as que naum gostarão do meu pedido de ajuda nem precizava de responder naum,
    mais obrigado msm,
    quero ajuda para podeer abrir um negocio dentro da lei,
    se puderem me dizer oque tenho que fazer agradeço

  13. #13
    Analista de Suporte em TI Avatar de paullsoftware
    Ingresso
    Apr 2011
    Localização
    Cabo de Santo Agostinho / Pernambuco
    Posts
    530

    Padrão Re: Basicão ( começando um provedor internet sem fio )

    Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    Desculpe mas não saí do foco, pois inclusive citei o post do outro colega.
    Foi mesmo? vamos deixar queto neh??

  14. #14

    Padrão Re: Basicão ( começando um provedor internet sem fio )

    Citação Postado originalmente por paullsoftware Ver Post
    Foi mesmo? vamos deixar queto neh??


    trolagem do cão... hehehe

  15. #15

    Padrão Re: Basicão ( começando um provedor internet sem fio )

    Citação Postado originalmente por Victorbd Ver Post
    Olá sou novato aqui, (
    gostaria de montar um pequeno servidor , tenho internet adsl 2 mb.( vou aumentar futuramente)
    estou querendo montar com uma antena omni, com um cano de 6 metros em cima da minha casa,
    tem boa visada,
    vocês poderião me ajudar a escolha dos outros equipamentos, e que possivel com controle de banda 50 clientes , e sistema de login(usuario e senha para conectar)

    q equipamentos eu tenho que adquirir?
    e tem como legalizar depois ?

    aguardo grato

    eita

    tem como legalizar depois sim respondendo a ultima questão

    e quanto aos equipamentos... pra começar com seu link adsl de 2 megas...

    compra uma rb 750 que e bem baratim... uma bullet 2... antena omni aquario de 12 db e para clientes vc pode usar cpe nano loco que ja atende 30 clientes com velocidade de 350k cada um... vc pode cobrar 50 reais a mensalidade... assim vc terá uma receita de 1500 mes

    ja da pra brincar, quando vc tiver dois provedores assim ai vc escolhe se quer legalizar ou naum
    aki neste forum a anatel e pratocinador oficial dos legalizados... smc... hehehe

    pesquise aki pois tem muita informação e to disposto a tirar suas duvidas quanto a configuração de uma rb mikrotik

  16. #16

    Padrão Re: Basicão ( começando um provedor internet sem fio )

    Citação Postado originalmente por r0n3n1x Ver Post
    ......aki neste forum a anatel e pratocinador oficial dos legalizados... smc... hehehe
    kkkkkkkkkkkkkkkk , o cara tira SCM e se "transforma" eu heim................ kkkkkkkkkkkk

  17. #17

    Padrão Re: Basicão ( começando um provedor internet sem fio )

    Citação Postado originalmente por Victorbd Ver Post
    quero ajuda para podeer abrir um negocio dentro da lei,
    se puderem me dizer oque tenho que fazer agradeço
    Falaram tanto mas ninguem ajudou nesse quesito. E quem mais falou foi quem menos ajudou.
    Victor, em primeiro lugar procura um contador e abra uma empresa (pode ser individual) de provedor de acesso as redes de telecomunicações. Ele vai te dizer tudo que vc precisa em termos de documentação e legalização junto à prefeitura e estado, e dessa forma vc poderá emitir nota fiscal de serviços e pagar impostos (que bom, né, rsrsrs). Mas pelo menos vc já terá CNPJ, o que vai lhe ajudar com o resto. Só que ainda não vai ter autorização para emitir sinal de rádio-frequência.
    Você pode até arriscar e começar a funcionar sem licença da Anatel (muitos fazem isso), mas dependendo da sua região vc pode estar correndo um grande risco de ser multado (não é pouco) e ter seu equipamento apreendido. Então assim que possível procure uma empresa idônea que tenha SCM e faça uma parceria pra ser SVA e licenciar sua estação (torre).
    Veja também que link adsl não é o ideal para distribuir internet, então se sua rede estiver funfando legal, vc deve procurar uma empresa que te forneça um link dedicado pra melhorar a qualidade do seu serviço.

  18. #18

    Padrão Re: Basicão ( começando um provedor internet sem fio )

    Não aconselho usar omni pra começar mesmo tendo em vista seu preço baixo o motivo não tem tanta força quanto os paineis e dependendo da altura é mais dificil de conectar proximo a ela uma
    das opçoes custo beneficio seria bullet 2 100mw e 3 paineis 21dbi 120 graus wirelink os bullets em bridge e uma rb 450g interligando os mesmos você teria uma qualidade superior no sinal que a omni e o desempenho será bem melhor usando rb 450g no controle do que vc amarrar no proprio bullet e sobre a legalização vai de boa trabalhando juntando os trocados que vc legaliza sim com certeza um abraço a todos e espero ter ajudado.