+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão REDE DUAL BAND 2.4 E 5.8 NA MESMA LAN

    Caros Amigos Forumeiros...

    Preciso Muito da ajuda de vocês, estou com o seguinte problema.

    Estou colocando 5.8 em minha rede , todos os Pcs da rede já estão com um client usb 5.8 também , porém os clientes da minha rede não só possuem Computador , mas usam também Notebbok , PS3 , XBOX , CELULAR , TV DLNA e por ai vai...

    Tenho alguns Aps fazendo WDS em clientes que usam computador , Notebbok, Video Game , e TV com DLNA , onde o mesmo recebe o sinal da minha antena , e distribui para dentro da casa , dessa forma eles se conectam na internet pelo netbook , e jogam on line pelo Video Game , e ainda usam o celular sem problema , porém TUDO em 2.4.

    Vejam no anexo a imagem da minha rede

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Rede_ Mikrtoik.jpg
Visualizações:	715
Tamanho: 	36,9 KB
ID:      	24211

    Mikrotik RB433
    Cartão MiniPCI 8603 (o mesmo tanto pode operar em 2.4 como 5.8 , basta escolher)
    Antena HyperLINK 2.4 17 DBI , (Comprei 4 antenas 17 dbi HyperLink 5.4~5.8)

    Os clientes que usavam e apenas possuiam 1 computador em casa usavam um client USB de 10 metros da Aquarios em 2.4 , comprei clients de 5.8 para cada 1 sem problemas.

    Os Clientes que possuem mais de um computador em Casa , ou dispositivos como Celular e Video Game...Possuem um Ap Linksys ou aprouter em 2.4 recebendo o meu sinal e distribuindo para toda a casa....em 5.8 ainda não adotei nenhuma solução.
    Logo ainda não implantei 5.8

    Perguntas:

    Esses Video Games , Televisões não são compativeis com 5.8?

    Para Notebboks pensei em colocar um client 5.8 pequeno neles , mas e os video games e celulares , além de Tvs DLNA , como podem receber um sinal 5.8?

    Existe algum AP em 5.8 para colocar em WDS na minha rede? Qual modelos com qualidade vocês me indicam?

    Existe a possibilidade de um AP receber o Sinal em 5.8 e transmitir em 2.4 ou vice e versa? Como?

    Qual a melhor solução 5.8 para resolver essas questões

    Pessoal perdoem minha inexperiência com o 5.8 , mas procurei na Internet e a maioria usa 2.4 , sabemos que estamos poluidos de 2.4 no Brasil , principalmente aqui em São Paulo.

    Obrigado a Todos

  2. #2
    Avatar de felixhmakowski
    Ingresso
    Feb 2009
    Localização
    Pitanga, Parana, Brazil, Brazil
    Posts
    168

    Padrão Re: REDE DUAL BAND 2.4 E 5.8 NA MESMA LAN

    uma solução que uso aki é colocar no cliente um nanostation5 com um ap 2.4 pra fazer a transmisao interna para os noots e outros parelhos.

  3. #3

    Padrão Re: REDE DUAL BAND 2.4 E 5.8 NA MESMA LAN

    Cara do céu você é Loco de trabalhar com essa estrutura e querer ainda continuar com ela. Nao sei quantos Clientes você tem, mas nao devem ser muitos, Porque aki de uns dias da problema em um canal ai voce troca de canal, la vai você em todos os clientes com wds trocar o canal deles. Além da poluiçao que isso gera, uma antena que deveria ser apenas cliente está jogando sinal pra tudo quanto lado. Uma dica: Deixa os clientes que estao Funcionando Certinho como estao, Da um Up na sua estrutura, instala paineis 5.8 ghz nas suas torres, uma boa dica sao as Base station com rocket M5, que suportam uma boa quantidade de clientes com o Airmaz ativo(da uma lida sobre isso). E apos a sua estrutura de torres ja terem os 5.8, as novas instalaçoes você faz com um nano 5 MIMO, que podera vender pro cliente final ate 3 Mb tranquilinho. E se esse precisar usar um celular, Xbox, Notebook, vende um Rotiador pra ele com a Frequencia de 2.4 Ghz, a instalaçao vai custar em torno de 200 reais, mais o Rotiador. faz em comodato, so vende o Rotiador. Assim você estara oferecendo mais qualidade e consequentemente bem menos Problemas na sua rede. Otra coisa importante é que se você tiver os Paineis 5.8 na torre, é muito importante que o link ate a torre seja em 5.8, de preferencia um equipamento que lhe ofereça uma alta taxa de transferencia (como o rocket Disk com um Rocket M5).
    A Minha opinião é essa. Isso de instala com plaquinha, usb, adaptador, etc ja eras, deixa isso pra traz quando nao havia concorencia e nem tanta interferencias.

  4. #4

    Padrão Re: REDE DUAL BAND 2.4 E 5.8 NA MESMA LAN

    Amigo felixhmakowski , Tem muita gente que indica o NanoStation5 e outros o Nano Loco , qual é o melhor , e qual a diferença entre ambos?

    Amigo GilneiD ,

    Tenho 75 clientes por enquanto.

    Acho que esqueci de comentar que a rede inteira ainda esta TOTALMENTE em 2.4 ,Comprei as antenas setoriais para o provedor em 5.8 , e comprei alguns clients 5.8 em alguns clientes deixei em alguns clientes mas ainda não esta habilitado , TODOS ainda permanecem em 2.4.

    Sobre as Antenas , ouvir dizer muito bem das antenas em disco , mas segundo pesquisas que fiz aqui mesmo no UNDER-LINUX , muitos preferem ainda as setoriais do que as de disco.
    Devido a polarização e outros quesitos.
    Poderia me dizer sua experiência sobre as antena de disco?

    Uma outra duvida que surgiu quando li seu comentario é:
    Como funcionaria um cliente usando Nanostation 5 Mimo , e um roteador para integrar equipamentos 2.4 e 5.8 dentro de Casa?

    Muito Obrigado pela ajuda Galera

    Até +

  5. #5

    Padrão Re: REDE DUAL BAND 2.4 E 5.8 NA MESMA LAN

    Amigo, as antenas disco você vai utilizar para um Ponto a Ponto, ou seja de uma torre a autra, caso você tenha mais que uma, aki ja conseguimos fazer enlace de mais de 70 Km com ótima qualidade. A Unica diferença entre o nano loco e o Nano normal é o ganho da antena, ou seja para clientes proximos, você pode usar tranquilamente un nano Loco, Ja acima de 5 Km ja recomendo Usar o nano loco M5 16 Dbi. Para você ter um bom aproveitamento de um nao MIMO você precisa que o a sua setorial tenha integrado um Rocket m5, a UBNT tem as Base station, com o airmax ativado você tera uma taxa de transferencia mais elevada, podendo dar mais qualidade a conexao dos seu clientes. Quanto a integraçao entre um rotiador e uma nano, é algo muito simples, a nano é com cabo de rede, o Rotiador tem portas para conector Rj 45 é so plugar e configurar ambos da maneira que desejar. Da uma lida Cara, o seu conhecimento nao pode se restringir apenas em buscas aki no Under. Procure por manuais, faça algum curso sobre rotiamento, protocolos tcp/ip, firewal, etc.
    Esqueci de Falar, Se você ainda nao tem uma Scm é bom ir providenciando, vender internet sem licença da Anatel é crime, e sujeito de multa e lacramento do seu provedor. Otra coisa importante é substituir o seu link adsl de baixa garantia por um link dedicado.
    vlw espero que agradeça pelas informaçoes.
    Última edição por GilneiD; 03-07-2011 às 19:39.

  6. #6

    Padrão Re: REDE DUAL BAND 2.4 E 5.8 NA MESMA LAN

    Olá Amigo GilneiD

    Nunca Trabalhei , com a UBIQUITI , ouvi dizer muito bem dela.
    Por nunca ter me interessado , realmente Nunca Havia visto uma imagem do produto das Nanos para ver se havia outro plug além do PoE (que sinceramente nunca gostei de usar PoE), para conectar ao Roteador 2.4.

    Sobre as pesquisas que faço obviamente , não faço apenas no Under-Linux , tem um monte de sites ai fora que sempre dou uma lida......
    Tudo o que vou ler lá fora , e tenho alguma duvida , venho perguntar aqui.....
    Lógico que não sabemos de tudo , mas fazer cursos sobre redes , creio que não haja necessidade ,não boto a mão para fazer algo que não sei ,mas tenho conhecimento para realizar o que faço , já que faço isso ha mais de 4 anos ,

    Sobre a velocidade de internet , bom , é algo que faço a cada semestre de acordo com o crescimento de usuarios , Com exceção dos 4 Modems Adsl de 4 Megas , e o Gateway da Cisco , toda a minha rede esta com MK , estou fazendo um balanceamento aqui com 450G , em 2 anos nunca ninguém desistiu da internet , ou me ligou para falar que esta lento ou esta com problemas , só quando o prédio da telefonica pegou fogo....rs dificil mas acontece
    A galera aqui adora jogar em rede , PSN e Live também.

    Com suas indicações que vc passou aqui, e que já me passaram isso , pretendo adquirir um Link dedicado , mas não agora , já que o LP esta uma facada , e o balanceamento no MK , esta atendendo muito mais em Custo x Beneficio do que uma LP.
    Vou fazer um teste com o que vc postou sobre a UBIQUITI , vou comprar algumas Bridges e Rockets para testar...se funcionar , vou migrar todo o ambiente de 2.4 para 5.8 com a UBIQUITI.

    Sobre a Licença SCM , é algo que estou tentando tirar um certo tempo , esperei a Dilma junto com o PNBL , baratear um pouco mais as licenças , fato que ainda não aconteceu....

    Sabe me dizer quanto esta custando atualmente?

    Gilnei , Muito , muito obrigado pelas informações...

  7. #7

    Padrão Re: REDE DUAL BAND 2.4 E 5.8 NA MESMA LAN

    Gilnei , você sabe mais ou menos o Valor da Licença?

  8. #8

    Padrão Re: REDE DUAL BAND 2.4 E 5.8 NA MESMA LAN

    Bom, faz mais de 2 anos que tiramos a nossa, e se nao me engano estava entorno de R$ 8.000,00. mas isso depende da sua localidade, etc. Tem mais algumas taxas que você para periodicamente tipo a cada 3 meses, mas me parece q baixou bastante esse valor, você tem q dar uma pesquisada, procurar um engenheiro eletrico, que tudo fica mais facil. O problema nem é tanto pelo valor, mas mais pela correria, e aprovaçao de seu projeto, estrutura, etc.
    Força ai, e boa sorte!

  9. #9

    Padrão Re: REDE DUAL BAND 2.4 E 5.8 NA MESMA LAN

    Bom se alguém precisar de um engenheiro eletricista estamos a disposição. Inclusive sou engenheiro eletricista com ênfase em telecomunicações, isso significa que o meu curso inteiro de engenharia foi focado em telecomunicações.

    Um abraço,
    Areno.

    Citação Postado originalmente por GilneiD Ver Post
    Bom, faz mais de 2 anos que tiramos a nossa, e se nao me engano estava entorno de R$ 8.000,00. mas isso depende da sua localidade, etc. Tem mais algumas taxas que você para periodicamente tipo a cada 3 meses, mas me parece q baixou bastante esse valor, você tem q dar uma pesquisada, procurar um engenheiro eletrico, que tudo fica mais facil. O problema nem é tanto pelo valor, mas mais pela correria, e aprovaçao de seu projeto, estrutura, etc.
    Força ai, e boa sorte!