+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Afinal qual o melhor servidor de Cache para 100 clientes?

    Olá Pessoal,

    Seguinte, em breve estarei com um link dedicado e vou precisar montar um servidor cache para otimizar o link, a minha dúvida básica é:

    Qual é o melhor servidor de cache a ser utilizado?

    Minha rede tem atualmente 50 clientes e com a chegada do link dedicado será ampliada rapidamente para 100 clientes e num futuro próximo poderá chegar a mil clientes, mas vamos nos ater a realidade que é de 50 a 100 clientes, qual seria a melhor opção?

    Andei pesquisando bastante aqui e encontrei essas opções:

    Gratuito:
    Squid

    Pago:
    ThunderCache
    Speedr
    ConLinux

    Vi que alguns tem versões gratuitas mas com limitações e vai saber até quando serão gratuitas.

    Entre eles qual a melhor opção? Se conhecerem outros me indiquem por favor.

    Gostaria de algo mais simples porém funcional, que não fique "travando" hehe.

    Aguardo sugestões, obrigado.

    =)
    Última edição por GilsonBarbosa; 03-07-2011 às 03:09.

  2. #2

    Padrão Re: Final qual o melhor servidor de Cache para 100 clientes?

    Amigo, não sei se é exatamente oque vc está procurando mas, atualmente possuo 210 clientes e uso FreeBsd como servidor para Links, Proxy, Cache
    Solução: FreeBsd + Lusca
    Se quiser saber me envie PVT...Posso te indicar o consultor que fez esse servidor pra mim...Estou com ele a quase 1 ano sem o menor problema e posso lhe garantir que vc irá gostar do desempenho do cache dele...
    Em horarios de pico meu cache chega a me render 45 a 55% de economia de link!
    Ou seja, se o trafego está com 10mb na saida eu consulto o cache e só do cache tá saindo 4,5mb a 5mb...Muito bom mesmo...Qlqr coisa dá um toque em PVT que te passo o telefone dele ou e-mail...
    Abraço

  3. #3

    Padrão Re: Final qual o melhor servidor de Cache para 100 clientes?

    Eu uso e recomendo thundercache, com uma boa maquina vc simplesmente nao tera problema, e tera uma economia mtooo grande, principalmente ativando cache-full dai sim vc chega na porcentagem que o amigo acima disse pois e quase a mesma economia que eu tenho aqui!

    Mas lembre-se "maquina boa" com 4 hd, no minimo 4gb de preferencia e o recomendado eh de 8 gb, porque se for maquina ruim vai fazer eh piorar a rede!

  4. #4

    Padrão Re: Final qual o melhor servidor de Cache para 100 clientes?

    ola paulo, vc pode me passa ae o e-maul desse cara q montou o tahunder pra vc , e o telefone dele, abraçao valew

  5. #5

    Padrão Re: Final qual o melhor servidor de Cache para 100 clientes?

    Citação Postado originalmente por PauloMassa Ver Post
    Amigo, não sei se é exatamente oque vc está procurando mas, atualmente possuo 210 clientes e uso FreeBsd como servidor para Links, Proxy, Cache
    Solução: FreeBsd + Lusca
    Se quiser saber me envie PVT...Posso te indicar o consultor que fez esse servidor pra mim...Estou com ele a quase 1 ano sem o menor problema e posso lhe garantir que vc irá gostar do desempenho do cache dele...
    Em horarios de pico meu cache chega a me render 45 a 55% de economia de link!
    Ou seja, se o trafego está com 10mb na saida eu consulto o cache e só do cache tá saindo 4,5mb a 5mb...Muito bom mesmo...Qlqr coisa dá um toque em PVT que te passo o telefone dele ou e-mail...
    Abraço
    Olá amigo, me passe o contato dessa pessoa, pois eu estou precisando melhorar a minha rede, obrigado!!

  6. #6

    Padrão Re: Final qual o melhor servidor de Cache para 100 clientes?

    Citação Postado originalmente por alyssonbmx Ver Post
    ola paulo, vc pode me passa ae o e-maul desse cara q montou o tahunder pra vc , e o telefone dele, abraçao valew
    Enviado por PVT...
    Não publico aqui o contato pois acho anti-ético...Mas quem precisar pode me pedir em PVT que passo o cartão dele também!
    Abraçaoo

  7. #7

    Padrão Re: Final qual o melhor servidor de Cache para 100 clientes?

    Cara procura no google thunder overnix (forum do thunder) lah tem explicando direitim, nem precisa contratar ninguem pra fzer!!!

    Se quizer pode procurar no youtube eh soh seguir o tutorial em video nao tem erro eh super simples!!!

    Se n conseguir olha no forum que vc aprende eh mto facil !!!O bom que se vc fzer qq problema vc msm resolve!!!

    Vlw!!!!
    Última edição por olivionet; 03-07-2011 às 16:59.

  8. #8

    Padrão Re: Final qual o melhor servidor de Cache para 100 clientes?

    Eu uso apenas Squid no Debian, com alguns ajuste finos e tenho quase que diariamente 2,5 Mbps de economia de banda. Sao uns 400 clientes mas simultaneos deve ser uns 100-140 apenas. Tenho um topico aqui criado de uma olhada (Desempenho de Cache do Squid). Em 20 dias, foram economizados nada menos que 100 GB de tráfego.

  9. #9

    Talking Re: Final qual o melhor servidor de Cache para 100 clientes?

    Bom, eu não posso falar muito sobre, mais posso descrever minha experiência. Tenho uma assistência técnica com varias outras assistências próximas usando minha rede via hotspot em um mikrotik, resolvi colocar um cache full na rede porque tenho maquina pra isso e eu gosto de desafios. tentei usar squid no Windows 7 64 bits porque a maquina tinha 12 gb de ram, o squid funcionou, porem faltou muito nele em questão de interface e pluguins para fazer cahe de um conteúdo maior além de Windows não ajudar, fiquei sabendo que no Linux roda redondo porem não manjo muito de linux. tentei o thunder varias vezes e simplesmente nem rodou, creio que o mesmo não tinha drivers para alguma coisa na minha maquina, tentei o speedr e consegui instalar. no meu caso a economia de link varia muito, ate porque muitas pessoas nesta rede acessão o mesmo conteúdo como firmware de tablets, firmware de apple, forums, sites de fabricantes para baixar drivers, Windows update e etc... no caso do speedr eu achei muito interessante a interface e a quantidade de coisa que ele faz cache porem ate a presente data o mesmo ainda não achou solução para o pluguin do youtube que esta desabilitado e não faz cache. no mais o cache full no mikrotik + speedr me ajudou muito a satisfazer melhor meus clientes, a instalação do cache e regras no mikrotik vieram tudo do goolge. eu fui restaurar um iphone 5 hoje em uma maquina ligada na minha rede que so tinha 2 megas liberado e recebi na faixa de 5 a 25 megas a firmware no meu itunes porque algum cliente já havia restaurado um iphone 5. o hit economizou uns 900 megas e meu tempo. eu vou acompanhar o tópico porque achei ele fazendo a mesma pergunta, afinal qual o melhor servidor de cache??

  10. #10

    Padrão Re: Final qual o melhor servidor de Cache para 100 clientes?

    Afinal quase 4 anos depois, qual o melhor servidor de cache para até 200 clientes e qual configuração mínima do servidor?

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GilsonBarbosa Ver Post
    Afinal quase 4 anos depois, qual o melhor servidor de cache para até 200 clientes e qual configuração mínima do servidor?


    kkk né !!!
    rodaram falaram um monte de coisa e no fim ninguém deu uma explicação de que tipo de servidor de cache (free) é bom

    eu acredito que seria simples a resposta exemplo Debian com squid ou freebsd com lusca etc...
    em fim mesmo que o tópico pareça morto se algum puder dar uma luz o resto a gente garimpa
    estou interessado no tópico somente por fins acadêmicos gosto de informatica e gostaria de aprender se eu tiver uma luz ja sei por onde me guiar obrigado a todos

  12. #12

    Padrão Re: Final qual o melhor servidor de Cache para 100 clientes?

    E ae @GilsonBarbosa ta vivo ainda? EHEHEHEHEHEHEHHE
    Vamos marcar de tomar uma gelada qualquer hora!
    Kara, se ainda quiser cache fala com o @GrayFox! O kara manja pra kct! RECOMENDO 100% o cache dele!