+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Enlace 87,46KM

    Boa tarde a todos, acompanho sempre o UnderLinux mas esse é meu primeiro post, entãovamos la...

    Tenho um enlace hoje de 87km que esta fechado com RB's 433ah + XR5 + OIW 33DBI com -74, meus clientes almentaram e consequentimente almentei meu link o problema é que com esse almento o enlace não ta aguentando, no ultimo fim de semana trocamas as OIW por duas Pluton de 42DBI e ficou foi pior -85, então o que devo fazer para melhorar esse enlace??? Estou pensando em colcoar uma torre no meio mas o geografica aqui é meio complicada, preciso de uma soluçção paleativa de imediado até fazer um serviço definitivo.

    SEgue anexo uma imagem do Mobile para você avaliarem

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Ibitiara_Brotas.png
Visualizações:	264
Tamanho: 	142,6 KB
ID:      	24345

  2. #2
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace 87,46KM

    ola, te aconselho mesmo eh fazer um repetidor no meio, nao necessariamente em linha reta, mas se conseguir fazer triangulaçao ja fica bem bom, manda as cordenadas do seus pontos para podermos analizar e dar uma luz pra vc, abraços

  3. #3

    Padrão Re: Enlace 87,46KM

    Tenta fazer um teste com ubiquiti.

    Antena RD-5G34 --> RocketDish Antenna | Ubiquiti Networks, Inc.Rocket M5 --> Rocket M | Ubiquiti Networks, Inc.

  4. #4

    Padrão Re: Enlace 87,46KM

    amigo,
    1º sua distância é grande, e sua torre no ponto b pela imagem mim parece um pouco baixa.
    2º quando pensarmos em fazer este enlaces longos temos que pensar em pigtails pequenos e com cabos que tenham muito pouca perda tipo cellflex/heliax e uma configuração de rádio correta tipo: ack, frenquecia, tx-power, banda (20MHz, 40MHz), preamble, data-rates e muita paciencia no alinhamento das antenas, entre outros fatores.
    3º como o amigo farias mencionou seria uma boa opção a rocket disch de 34 e rocket m5, com paciencia para o alinhamento vc poderia conseguir uma boa quantidade de banda.

    mas faz alguns teste com os materiais que vc ja tem oiw33dbi e o xr5, se for possivel ativa o nstreme pra ver se tem alguma melhora, e vai a campo mermo... boa sorte

  5. #5

    Padrão Re: Enlace 87,46KM

    Amigão, a minha dica seria, se possível, aumentar suas torres. A meu ver, não tenho tanta experiencia em radiofrequencia, mas se ao aumentar de 33dbi pra 42 dbi você teve uma piora, isso se dá à zona de fresnel do seu enlace. O seu equipamento é bom, uma 433 + XR5 é uma boa pedida (apesar de eu ser fã de ubiquiti e evangelizador da tecnologia), não vejo nada a mais que possa ser feito que não seja aumentar suas torres pra aproveitar melhor suas pluton.

    Vamos ver o que a galera mais experiente do forum tem a dizer.

  6. #6

    Padrão Re: Enlace 87,46KM

    Bom dia Amigo, existem algumas soluções, primeiro: você volta ao que estava e colocar mais um ptp para a outra cidade, e unir na rb mesmo com eoip + bonding, vai duplicar a banda, ou pode ser feita também um nstreme dual, ou seja: mais um par de antena e você envia os dados com um par e recebe dados com outro, fica show de bola também, tem a possibilidade de colocar 2 pares de rocket m5 34dbi e resolver seu problema da mesma forma com bonding, é simples é pratico o primeiro passo e voltar ao melhor sinal.

    att.


    Ary
    Link10

  7. #7

    Padrão Re: Enlace 87,46KM

    [QUOTE=Josailton;560630]amigo,
    1º sua distância é grande, e sua torre no ponto b pela imagem mim parece um pouco baixa.
    2º quando pensarmos em fazer este enlaces longos temos que pensar em pigtails pequenos e com cabos que tenham muito pouca perda tipo cellflex/heliax e uma configuração de rádio correta tipo: ack, frenquecia, tx-power, banda (20MHz, 40MHz), preamble, data-rates e muita paciencia no alinhamento das antenas, entre outros fatores.
    3º como o amigo farias mencionou seria uma boa opção a rocket disch de 34 e rocket m5, com paciencia para o alinhamento vc poderia conseguir uma boa quantidade de banda.

    Olá amigo,

    Também concordo com as informações acima e também apostaria em usar a técnologia MIMO. Caso não resolva, uma outra altenativa seria colocar uma torre na metade do caminho.

    Boa sorte ae

  8. #8

    Padrão Re: Enlace 87,46KM

    bom dia a todos

    caro colega, se voce precisa de mais largura de banda o essencial é que seu link nao passe de -61, entao a solucao é uma antena de 38 a 40 db, mas, o que ocorre, se voce fizer isto seu custo vai la pra cima, porque sua torre tem de ser meio bruta e isto nao é barato, entao uma solucao muito boa é fazer um ponto intermediario, é como o colega acima disse, nao precisa ser no alinhamento, podes fazer uma triangulacao legal de facil acesso, as veses este ponto nem precisa de torre alta, e use uma antenas de boa qualidade, é certo que esta solucao sera a melhor opcao.

  9. #9

    Padrão Re: Enlace 87,46KM

    Bem amigos vamos por part:
    1º Coordenadas das duas torres montadas

    Torre A -- Ibitiara
    12º 40' 12,3"S
    042º 11' 17,5"O

    Torre B -- Brotas
    12º 00' 08,9"S
    042º 36' 51,6"O

    2º O Ideal realmente é colocar uma torrer no meio, o problema é tempo para fazer isso, tenho que atender duas prefeituras o mais rapido possivel e da forma que ta não dá.

    3º Ubiquiti Rocket M faz mais que XR5 + OIW? Na teoria como?? Lembrando que nunca trabalhei com ubiquiti (tiran nanostation)

    4º De imediato o que sairia melhor o Rocket M ou colocar nstreme dual???

    5º Vou brincar hoje a noite no google heart e amanha sabado vou para o campo ver se consigo logo um ponto para colcoar essa torre no meio... e no domingo vou dar uma encurtada nos cabos que infelizmente são RGC213 ainda.

    Aguardo mais opniões amigos, todas seram bem vindas

  10. #10

    Padrão Re: Enlace 87,46KM

    amigo primeiramente mim diz quanto de banda vc pretende passar ai..
    mas ja que vc pretende adicionar mais um ponto, seria interessante vc feixar com as rocket dish + rocket m5, ai vc teria com certeza muita banda passando...
    vô usar os dados geograficos que vc postou pra ver como fica.. depois posto aqui

  11. #11

    Padrão Re: Enlace 87,46KM

    Cara no minino 30MB full uns 50 seria o ideal

  12. #12

    Padrão Re: Enlace 87,46KM

    Tua visada tá comprometida na barriga do fresnel..
    Provavelmente uma dupla polarização ai tá comprometendo a banda UP do teu link, e por isso consequentemente teus clientes estão reclamando...
    Requisiçoes não chegam a eles com ping legal...
    Reveja suas torres como os amigos acima citaram...Ja resolveria 99% do teu problema!
    Abraço!

  13. #13

    Padrão Re: Enlace 87,46KM

    Boa noite Redslack

    tenho um ptp de 40km trafegando 52mega full com ping de 35ms e estou
    usando rocket dish 30dbi+roketM5, é bem complicado de acertar o enlace mais
    sao equipamentos muito bom.
    mais é como o amigo acima disse se tem interferencia vc vai ter que gastar com
    uma repetiçao no meio.
    se tiver alguma duvida nas rocket me da um toque

  14. #14

    Padrão Re: Enlace 87,46KM

    Meu camaradas, pelo visto vai ser meio dificil colocar um ponto no meio, mas não desistir ainda. Agora antes de compra alguma outro equipamento, você acham que mudando a torre B de local vou ter algum ganho significativo?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Novo Ponto.png
Visualizações:	222
Tamanho: 	110,5 KB
ID:      	24371

    Vejam ai e me dizem por favor...

  15. #15

    Padrão Re: Enlace 87,46KM

    Citação Postado originalmente por redslack Ver Post
    Meu camaradas, pelo visto vai ser meio dificil colocar um ponto no meio, mas não desistir ainda. Agora antes de compra alguma outro equipamento, você acham que mudando a torre B de local vou ter algum ganho significativo?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Novo Ponto.png
Visualizações:	222
Tamanho: 	110,5 KB
ID:      	24371

    Vejam ai e me dizem por favor...
    Depende do lugar...hehehhe

  16. #16

    Padrão Re: Enlace 87,46KM

    Citação Postado originalmente por PauloMassa Ver Post
    Depende do lugar...hehehhe
    Caro Paulo Massa,

    De acordo a nova tela do amigo Redslack melhora e muito tanto as ondas de Fresnel, o RX relativo também melhora saido do vermelho.

    Na sua opinião valeria a pena colocarmos a torre neste novo local até conseguirmos localizar uma coordenada para colocarmos uma torre central para diminuirmos a distância de 87km.


    vlw

  17. #17

    Padrão Re: Enlace 87,46KM

    Voce percebeu que nesta distância a circunferência do globo terrestre já começa a influenciar...
    Ainda existe obstrução no fresnel, mas já está melhor né...
    Dependendo da quantidade de banda que precisa passar talvez ja te ajude...
    Boa sorte

  18. #18

    Padrão Re: Enlace 87,46KM

    É amigos fim de semana nada bom, além da vitória do Mengão, mas vamos la para acabar com essa discursão aqui.
    SITUAÇÃO I
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Ibitiara-Meio I.png
Visualizações:	189
Tamanho: 	109,7 KB
ID:      	24390Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Meio I-Novo Router.png
Visualizações:	183
Tamanho: 	110,9 KB
ID:      	24391
    IBITIARA > TORRE MEIO I > BROTAS (NOVO LOCAL)

    CITUAÇÃO II
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Ibitiara-Meio II.png
Visualizações:	211
Tamanho: 	106,0 KB
ID:      	24392Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Meio II-Novo Router.png
Visualizações:	180
Tamanho: 	107,9 KB
ID:      	24393
    IBITIARA > TORRE MEIO II > BROTAS (NOVO LOCAL)

    Então essa semana temos que ir a campo e resolver logo isso, aqui a região é meio complicada, então o que os amigos achar melhor, a SITUAÇÃO I ou SITUAÇÃO II??

    Preciso que esse enlace passa no minimo uns 30MB Full, 50 é sonho

  19. #19

    Padrão Re: Enlace 87,46KM

    Citação Postado originalmente por redslack Ver Post
    É amigos fim de semana nada bom, além da vitória do Mengão, mas vamos la para acabar com essa discursão aqui.
    SITUAÇÃO I
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Ibitiara-Meio I.png
Visualizações:	189
Tamanho: 	109,7 KB
ID:      	24390Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Meio I-Novo Router.png
Visualizações:	183
Tamanho: 	110,9 KB
ID:      	24391
    IBITIARA > TORRE MEIO I > BROTAS (NOVO LOCAL)

    CITUAÇÃO II
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Ibitiara-Meio II.png
Visualizações:	211
Tamanho: 	106,0 KB
ID:      	24392Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Meio II-Novo Router.png
Visualizações:	180
Tamanho: 	107,9 KB
ID:      	24393
    IBITIARA > TORRE MEIO II > BROTAS (NOVO LOCAL)

    Então essa semana temos que ir a campo e resolver logo isso, aqui a região é meio complicada, então o que os amigos achar melhor, a SITUAÇÃO I ou SITUAÇÃO II??

    Preciso que esse enlace passa no minimo uns 30MB Full, 50 é sonho
    Amigo, pelos graficos a situação 1 é a mais indicada...
    Boa sorte