Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão O que é melhor para ser usado RB1100 ou Mikrotik em um computador.

    Olá, gostaria de saber dos amigos do Under, o que é melhor para se usar como servidor de um provedor de internet de até 500 clientes, uma RB1100 ou um Mikrotik instalado em um computador, os clientes serão controlado com autenticação HotSpot, e possivelmente será feito um Cache para trabalhar junto.

  2. #2

    Padrão Re: O que é melhor para ser usado RB1100 ou Mikrotik em um computador.

    Como voce disse que é para 500 clientes, recomendo voce pegar um servidor de pequeno porte da dell ( PowerEdge Txxxx ), voce tera uma otima maquina ( Custo X Beneficio X Confiabilidade ), e rodar este cache em paralelo.
    Voce pode ter certeza, que não ira gerar nenhum tipo de manutenção (hardware) por pelo menos 2 anos.

  3. #3
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: O que é melhor para ser usado RB1100 ou Mikrotik em um computador.

    nunca uma rb sera melhor que um servidor

  4. #4

    Padrão Re: O que é melhor para ser usado RB1100 ou Mikrotik em um computador.

    Bom, vou falar por mim, sempre trabalhei com servidores e rodando Mikrotik sem problema algum...a algum tempo troquei todos meus servidores por RB 1100 e tb esta rodando perfeito, lembrando que eu rodo em média 300 clientes Simultaneos isso em autenticação HotSpot em cada RB 1100 , na minha experiencia com a mudança valeu a pena, pois o desempenho continuou o mesmo e sem falar que o consumo de energia é menor e tem menos Hardware pra dar defeito...eu aconselho usar Rb1100 no lugar do servidor, ainda mais sendo somente 500 clientes, espero ter ajudado...

    Ahhh esqueci de falar que hj meu Roteador é uma RB 1100 tb com BGP e passando 100 MB de banda.

    Abraço.
    Última edição por edsaboia; 05-05-2011 às 12:13.

  5. #5

    Padrão Re: O que é melhor para ser usado RB1100 ou Mikrotik em um computador.

    Olha vou contra um conceito que vi estabelecido por aqui que pc/server de marca é melhor. Computador/Servidor Dell, IBM ou HP não é mais barato e não é garantia de menos manutenção em relação a um PC/Servidor montado.
    O que não podemos comparar é desempenho entre uma configuração simples ou porca e uma configuração de alto desempenho e alta disponibilidade.
    Aqui uso uma simples phitronics com processador via integrado para o concentrador tem dado conta com folga.
    Para cache recomendo no mínimo outro pc com mais capacidade de processamento e memória e 1 disco só para cache.
    Como o colega citou a vantagem da RB1100 é a redução de custo de manutenção(luz).
    Última edição por bjaraujo; 05-05-2011 às 12:23.

  6. #6

    Padrão Re: O que é melhor para ser usado RB1100 ou Mikrotik em um computador.

    Meu conselho é não centralizar tudo em apenas uma RB ou PC, a melhor forma é usar pppoe nas RBs dos POPs, rede toda roteada, servidor cache com thunder, e por ai vai....

  7. #7

    Padrão Re: O que é melhor para ser usado RB1100 ou Mikrotik em um computador.

    Acompanhando!!!

  8. #8

    Padrão Re: O que é melhor para ser usado RB1100 ou Mikrotik em um computador.

    Citação Postado originalmente por edsaboia Ver Post
    Bom, vou falar por mim, sempre trabalhei com servidores e rodando Mikrotik sem problema algum...a algum tempo troquei todos meus servidores por RB 1100 e tb esta rodando perfeito, lembrando que eu rodo em média 300 clientes Simultaneos isso em autenticação HotSpot em cada RB 1100 , na minha experiencia com a mudança valeu a pena, pois o desempenho continuou o mesmo e sem falar que o consumo de energia é menor e tem menos Hardware pra dar defeito...eu aconselho usar Rb1100 no lugar do servidor, ainda mais sendo somente 500 clientes, espero ter ajudado...

    Ahhh esqueci de falar que hj meu Roteador é uma RB 1100 tb com BGP e passando 100 MB de banda.

    Abraço.
    Uma coisa eu descordo, Servidores de marca tem sim uma grande diferença, hoje tenho 5 servidores de grande porte IBM x Dell, e tenho alguns servidores que eu mesmo montei com a escolha de hardware.
    Nestes 2 anos, posso lhe dizer que a única coisa que tive que fazer neles, foi abrir e "bater um ar" para tirar a poeira.
    Já nas maquinas que montei, já tive que trocar fonte, memórias, coolers e etc...
    Sem contar que nestes Servidores, podemos escolher alguns itens para redundância do mesmo....hotplug...podemos remover uma ( fonte, scsi..etc) com ele em pleno funcionamento.
    Se voce irá usar este concentrador na sua central, eu iria de um servidor Dell de pequeno porte, o Custo x Beneficio futuramente voce irá ver que compensa.
    Não quero divergir com ninguém neste meu relato, só estou apenas contando uma experiência própria....abraços.

  9. #9

    Padrão Re: O que é melhor para ser usado RB1100 ou Mikrotik em um computador.

    Olha, aqui pra mim a rb 1100 nao deu conta, e minha rede é toda roteada!, eu uso so para roteador mesmo, e mandando a porta 80 para o thunder, tenho 140 megas, ate tentei usar a rb1100 quando chegou a 100 megas as 11 da manha ja estava em 95% o processador... eu uso o dell power edge r210 e esta agora em 20% no maximo

    Olha eu ate respeito os amigos de maquina montada, mas falar que phitronics e igual a Dell, me desculpe amigo estas bem equivocado, eu ja tive muitos pcs montadas e tinhas as "manutencoes", depois que troquei pra Dell eu nao sei mas como se chama isso, manutencao é o nome:????

    Faca cache separada please, 500 clientes agora, mas depois cresce e nao da mais, fora o cache do mirkotik e uma merda....

  10. #10

    Padrão Re: O que é melhor para ser usado RB1100 ou Mikrotik em um computador.

    Servidor sem duvidas.

  11. #11

    Padrão Re: O que é melhor para ser usado RB1100 ou Mikrotik em um computador.

    Citação Postado originalmente por mardemm Ver Post
    Olha, aqui pra mim a rb 1100 nao deu conta, e minha rede é toda roteada!, eu uso so para roteador mesmo, e mandando a porta 80 para o thunder, tenho 140 megas, ate tentei usar a rb1100 quando chegou a 100 megas as 11 da manha ja estava em 95% o processador... eu uso o dell power edge r210 e esta agora em 20% no maximo

    Olha eu ate respeito os amigos de maquina montada, mas falar que phitronics e igual a Dell, me desculpe amigo estas bem equivocado, eu ja tive muitos pcs montadas e tinhas as "manutencoes", depois que troquei pra Dell eu nao sei mas como se chama isso, manutencao é o nome:????

    Faca cache separada please, 500 clientes agora, mas depois cresce e nao da mais, fora o cache do mirkotik e uma merda....
    Provavelmente você não leu o post com atenção ou interpretou muito mal.
    Quanto a quem teve problemas só posso supor que houve descuido na seleção de componentes e/ou na montagem dos mesmos. Fiquei mais de dois anos com uma configuração "quase porca" aqui como proxy e o único problema que tinha era quando a interrupção de energia era superior à capacidade do nobreak e precisava verificar o sistema de arquivos por conta do tempo da última verificação que era superior a 5 meses.
    A redundância num servidor montado é possível tanto dos discos quando da fonte e ainda o suporte a hotplug dos disco scsi ou sas.
    Uma dica: montar um PC ou um Servidor não é só parafusar componentes e conectar cabos; a seleção dos componentes, inclua aí o gabinete e fonte, o cuidado no manuseio, a atenção ao fluxo de ar e refrigeração é muito importante.

  12. #12

    Padrão Re: O que é melhor para ser usado RB1100 ou Mikrotik em um computador.

    DELL faz isso pra mim, pra que vou perder tempo com isso, vou é vender e cuidar da qualidade da internet, ou seja focar em pesquisas para melhorar o sinal, o meu data center a Dell cuida...

    Por isso a maioria das internet a radio e queimada, ficam focando muito tempo em coisas inuteis em vez de investirem em banda e novas tecnologias para ter uma internet no minimo confiavel....

    Falei....

  13. #13

    Padrão Re: O que é melhor para ser usado RB1100 ou Mikrotik em um computador.

    Citação Postado originalmente por mardemm Ver Post
    DELL faz isso pra mim, pra que vou perder tempo com isso, vou é vender e cuidar da qualidade da internet, ou seja focar em pesquisas para melhorar o sinal, o meu data center a Dell cuida...

    Por isso a maioria das internet a radio e queimada, ficam focando muito tempo em coisas inuteis em vez de investirem em banda e novas tecnologias para ter uma internet no minimo confiavel....

    Falei....
    Se seu problema era facilidade na compra de uma máquina pronta era só colocar isso como uma vantagem.
    Agora associar o cuidado na montagem de um servidor com a má qualidade de alguns provedores e associar uma marca externa como sinônimo de bom provedor é uma estupidez.
    Última edição por bjaraujo; 06-05-2011 às 11:38.

  14. #14

    Padrão Re: O que é melhor para ser usado RB1100 ou Mikrotik em um computador.

    É meu ponto de vista pelo que vejo a mais de 10 anos de experiencia no ramo, ate porque ja fui assim, mas me perdoe se ofendi alguem...

  15. #15

    Padrão Re: O que é melhor para ser usado RB1100 ou Mikrotik em um computador.

    Galéra a grande dúvida do nosso amigo é oq é melhor...Servidor com MK ou RB 1100 , vejo aqui muita gente citando particularidades de suas redes, vou ver se consigo explicar de uma forma clara...vamos lá...

    Toda essa questao depende muito do tipo de topologia de rede a pessoa vai montar....no meu caso minha rede é toda roteada e dividi meus clientes em várias RB 1100...deixo no máximo 300 Clientes Simultaneo em cada uma .... hj minha rede esta com 2.200 clientes e rodando tudo perfeito, agora se eu pegar todo esses clientes e concentrar tudo numa Rb 1100 é lógico q o processamento vai explodir...na questao do servidor, é claro que vai suportar mais clientes, pois é questao de Hardware nao tem como comparar, na minha opniao como eu disse no inicio depende muito de como a pessoa quer fazer em sua rede...se quiser colocar um numero grande de clientes por concentrador claro que o uso do servidor é o mais indicado, no meu caso preferi RB 1100 por ser melhor de organizar em um Rack e por nao querer concentrar todos clientes em um unico Hardware...

    espero ter ajudado...

    Abraço.

  16. #16

    Padrão Re: O que é melhor para ser usado RB1100 ou Mikrotik em um computador.

    Citação Postado originalmente por edsaboia Ver Post
    Galéra a grande dúvida do nosso amigo é oq é melhor...Servidor com MK ou RB 1100 , vejo aqui muita gente citando particularidades de suas redes, vou ver se consigo explicar de uma forma clara...vamos lá...

    Toda essa questao depende muito do tipo de topologia de rede a pessoa vai montar....no meu caso minha rede é toda roteada e dividi meus clientes em várias RB 1100...deixo no máximo 300 Clientes Simultaneo em cada uma .... hj minha rede esta com 2.200 clientes e rodando tudo perfeito, agora se eu pegar todo esses clientes e concentrar tudo numa Rb 1100 é lógico q o processamento vai explodir...na questao do servidor, é claro que vai suportar mais clientes, pois é questao de Hardware nao tem como comparar, na minha opniao como eu disse no inicio depende muito de como a pessoa quer fazer em sua rede...se quiser colocar um numero grande de clientes por concentrador claro que o uso do servidor é o mais indicado, no meu caso preferi RB 1100 por ser melhor de organizar em um Rack e por nao querer concentrar todos clientes em um unico Hardware...

    espero ter ajudado...

    Abraço.
    Obrigado meu amigo essa duvida que eu tava querendo tirar mesmo..

    e obrigado a todos q de alguma forma deu sua opinião, é assim que aprendemos cada vez mais, com a ajuda de todos aki sempre vamos cada dia q passa aprender mais um pouco..

    Shalom a todos.

  17. #17
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: O que é melhor para ser usado RB1100 ou Mikrotik em um computador.

    dell pode ser muito bom mas eu consuigo montar uma maquina com a mesma qualidade pela metade do preço

  18. #18

    Padrão Re: O que é melhor para ser usado RB1100 ou Mikrotik em um computador.

    ok.. metade do preço mas tambem com a metade da estabilidade !!



    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    dell pode ser muito bom mas eu consuigo montar uma maquina com a mesma qualidade pela metade do preço

  19. #19

    Padrão Re: O que é melhor para ser usado RB1100 ou Mikrotik em um computador.

    Eu acredito que a Marca Dell tenha seu valor. Mas como o mercado está hoje, não é nada difícil de montar uma maquina que de segurança e estabilidade tanto quanto os da Dell.

  20. #20

    Padrão Re: O que é melhor para ser usado RB1100 ou Mikrotik em um computador.

    zarttron, sei disso.. mas se for utilizar os mesmo componentes (placa mae para servidor da intel por ex.. processador xeon, memoria de qualidade, controladora raid, etc) fica mais caro !!

    um r210 por ex.. configuracao basica com 2gb de ram e proc xeon sai por volta dos 2.200~2500 reais..