Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Pequenos provedores competir com o PNBL

    Galera Venho aqui aqui esse topico...
    Para ver o que a Galera acha...Após dessa lambassa que o governo fez de fechar em uma semana, o que passou o ultimo ano do governo lula tentando fechar e nao conseguio,,,Fechando o plano nacional de banda larga com OI...

    no Qual ela promete oferecer internet banda larga de 1 mb por 35,00 com controle de trafego de 300 mb caindo pra 100 kbps a velocidade apos o consumo de tal banda ( me corrinjão se eu estiver errado )

    Pensando nisso vai a pergunta aos senhores magos e cientistas da nasa em mikrotik kkkkkkkk
    Seria possivel atravez de script...
    fazer um regra que...
    1 cliente com 1 mb de velocidade...no profile...na condicao que...ele atingisse trafego de 500 mb ( exemplo )
    a velocidade dele seria trocada automaticamente com eficiencia no mikrotik ?

    Estive pensando nisso...pois no brasil existe muitos provedores...pequenos,medios e grandes...mais por mais grande que sejão...nunca conseguiremos combater as Grandes teles...Pois varios e varios fatores.....

    Mais fica ae minha pergunta e preciso da opniao de voces...

    Um grande abracos

    dim

  2. #2

    Padrão Re: #### Desafio - Para pequenos provedor competir com o PNBL VEJA - Atravez de Script !!!!

    com usermanager é possivel fazer isso sim, na teoria pelo menos é possivel, pois ele guarda o trafego do usuario

  3. #3

    Padrão Re: #### Desafio - Para pequenos provedor competir com o PNBL VEJA - Atravez de Script !!!!

    sei...estou falando de algo que der pra usar profissionalmente ou testado

  4. #4

    Padrão Re: #### Desafio - Para pequenos provedor competir com o PNBL VEJA - Atravez de Script !!!!

    Não sei qual seu conceito de profissional (se é simples, estável, funcional etc).
    Usando radius não sei como disparar um evento no momento que a quota estourar, mas resolvido isso e usando ssh é possível mover o usuário de um address list para outro e enviar um e-mail com data e hora avisado o usário; cada address list tem um controle de tráfego específico, ou seja, está amarrado a um queue-tree.

  5. #5

    Padrão Re: #### Desafio - Para pequenos provedor competir com o PNBL VEJA - Atravez de Script !!!!

    legal galera...alguem ja fez um teste desse na pratica?
    seria possivel fazer isso apenas com scritps?
    dim

  6. #6

    Padrão Re: #### Desafio - Para pequenos provedor competir com o PNBL VEJA - Atravez de Script !!!!

    Citação Postado originalmente por dim47 Ver Post
    Galera Venho aqui aqui esse topico...
    Para ver o que a Galera acha...Após dessa lambassa que o governo fez de fechar em uma semana, o que passou o ultimo ano do governo lula tentando fechar e nao conseguio,,,Fechando o plano nacional de banda larga com OI...

    no Qual ela promete oferecer internet banda larga de 1 mb por 35,00 com controle de trafego de 300 mb caindo pra 100 kbps a velocidade apos o consumo de tal banda ( me corrinjão se eu estiver errado )

    Pensando nisso vai a pergunta aos senhores magos e cientistas da nasa em mikrotik kkkkkkkk
    Seria possivel atravez de script...
    fazer um regra que...
    1 cliente com 1 mb de velocidade...no profile...na condicao que...ele atingisse trafego de 500 mb ( exemplo )
    a velocidade dele seria trocada automaticamente com eficiencia no mikrotik ?

    Estive pensando nisso...pois no brasil existe muitos provedores...pequenos,medios e grandes...mais por mais grande que sejão...nunca conseguiremos combater as Grandes teles...Pois varios e varios fatores.....

    Mais fica ae minha pergunta e preciso da opniao de voces...

    Um grande abracos

    dim
    errado....

    SEGUE EM ANEXO O DOCUMENTO FINAL DA ANATEL REFERENTE AO PNBL
    Venda: Multiplos de 2 Megas
    Velocidade por cliente: 1 Mega
    Garantia: 20% então (200kbps)
    Data deste documento: 08/06/2011 (quentinho)

    8.1 A empresa Prestadora de Servicos de Telecomunicacoes devera fornecer um produto
    popular para acesso a internet aos seus assinantes a velocidade nominal de 1 Mbps, com
    garantia de 20% (vinte por cento) dessa velocidade de acordo com os criterios de avaliacao
    definidos na “ Metodologia para Analise de Qualidade de Acesso a Internet em Banda Larga
    Fixa” emitido pelo INMETRO, por meio do dimensionamento adequado dos recursos de
    hardware e software, pelo preco fixado no Anexo I –Condicoes Comerciais.

    8.2 Para utilizar o produto TELEBRAS PNBL a empresa Prestadora de Servicos de
    Telecomunicacoes devera registar junto a TELEBRÁS um minimo de 5 (cinco) assinantes do
    seu produto popular para acesso a internet para cada 2 Mbps contratados.

    http://www.telebras.com.br/wordpress...0050_final.pdf

    o lance de 1mega por R$ 35,00 mas com limite de dados (Franquia), foi um acordo com as teles e somente é valido para elas.
    Por enquanto, para nos... o que esta valendo é esse documento da Telebras.

  7. #7

    Padrão Re: #### Desafio - Para pequenos provedor competir com o PNBL VEJA - Atravez de Script !!!!

    Amigos, é perfeitamente possivel sim, fazer um script que verifica o total utilizado pelo usuario e muda a velocidade

    Olha o dados do usermanager:
    Código :
     subscriber=ProvedorVox name="498" password="498" caller-id="00:01:36:10:7F:49" 
           rate-limit="150K/150K 200K/200K 160K/160K 20/20 8 0/0" uptime-used=6d23h45m22s download-used=1260243069 
           upload-used=121963879 last-seen=feb/04/2002 23:08:19 credit-count=0 credit-left=0s credit-duration=0s 
           credit-price=0 credit-time-added=0s

  8. #8

    Padrão Re: #### Desafio - Para pequenos provedor competir com o PNBL VEJA - Atravez de Script !!!!

    pô alac clarea ai esse script que está muito enrolado!@!

  9. #9

    Padrão Re: #### Desafio - Para pequenos provedor competir com o PNBL VEJA - Atravez de Script !!!!

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    errado....
    [...]
    o lance de 1mega por R$ 35,00 mas com limite de dados (Franquia), foi um acordo com as teles e somente é valido para elas.
    Por enquanto, para nos... o que esta valendo é esse documento da Telebras.
    A ideia é aplicar o mesmo esquema das grandes com o link atual, ou seja, não Telebras.

  10. #10

    Padrão Re: #### Desafio - Para pequenos provedor competir com o PNBL VEJA - Atravez de Script !!!!

    Citação Postado originalmente por bjaraujo Ver Post
    A ideia é aplicar o mesmo esquema das grandes com o link atual, ou seja, não Telebras.
    entao, se preparem, pois podera acontecer o mesmo com vcs:

    http://www.gamevicio.com.br/i/notici...dor/index.html

  11. #11

    Padrão Re: Pequenos provedores competir com o PNBL

    Esta queda de braço entre Justiça e Telebrás eu quero ver.
    Se a Telemar ficou impedida judicialmente de aplicar redução de velocidade, como o acordo da Telebrás com as teles poderá ser cumprido?

    Isso é o que dá querer fazer um Plano 'nas coxas'.
    Eu digo desde o início, este pessoal não sabe tecnicamente o que está fazendo.
    E isso se repete em todos os âmbitos da administração federal. O judiciário está entupido de ações contra a União por causa de decisões incoerentes por parte da União. Esta dos 300mega vai ser mais uma

  12. #12

    Padrão Re: Pequenos provedores competir com o PNBL

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Esta queda de braço entre Justiça e Telebrás eu quero ver.
    Se a Telemar ficou impedida judicialmente de aplicar redução de velocidade, como o acordo da Telebrás com as teles poderá ser cumprido?

    Isso é o que dá querer fazer um Plano 'nas coxas'.
    Eu digo desde o início, este pessoal não sabe tecnicamente o que está fazendo.
    E isso se repete em todos os âmbitos da administração federal. O judiciário está entupido de ações contra a União por causa de decisões incoerentes por parte da União. Esta dos 300mega vai ser mais uma
    entao, eu levantei essa questao na lista da Anid
    Dei uma pesquisada na net e so vi controversias
    em alguns locais dizem que realmente é possivel, desde que esteja claro o suficiente para o cliente.
    em outros, diz que é clausulas abusivas, uma vez que deixa o cliente em desvantagem.

    mas afinal, é possivel ou nao usar franquia?
    precisamos saber disso antes de nos aventurar com planos com franquia.

  13. #13

    Padrão Re: Pequenos provedores competir com o PNBL

    Já que não podemos, em meio a essa confusão, aplicar quotas. Façamos o seguinte: Cliente navega normalmente até estourar a quota, estourada a quota o cliente passa navegar normalmente porém com prioridade e tráfego compartilhado mais baixo para download.

  14. #14

    Padrão Re: Pequenos provedores competir com o PNBL

    Citação Postado originalmente por bjaraujo Ver Post
    Já que não podemos, em meio a essa confusão, aplicar quotas. Façamos o seguinte: Cliente navega normalmente até estourar a quota, estourada a quota o cliente passa navegar normalmente porém com prioridade e tráfego compartilhado mais baixo para download.
    Traffic shapping nao é permitido por lei, disso eu sei...

  15. #15

    Padrão Re: Pequenos provedores competir com o PNBL

    Olá galera...muito obrigado a todos que estao participando e contribuindo...acredito que essa questão que levantei...nao é apenas uma duvida minha mais muitos pequenos provedores...
    na verdade nos não sabemos o futuro que nos espera...
    o que agente poder de ter em recusos na na mão..vai ser uma carta a mais nas nossas mangas...concordão?
    a unica coisa que temos certesa é ,
    que cada dia que passa ta ficando mais dificio se manter no mercado...pois diferenca de extrutura,capital, facilidade de financiamento e de costar larga no governo entre as teles e nós pequenos provedor e muito muito muito grande...

    Mais Emfim magos do Underlinux...o que precisamos saber...e a formula magica de mais esse recurso no mikrotik...
    é possivel ou impossivel ?

    Teoricamente com um recuso desse rodando redondo...acredito que agente poderia encaixar 2 ou 3 x mais clientes num link de 1 mb full

    abracos
    dim

  16. #16

    Padrão Re: Pequenos provedores competir com o PNBL

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Traffic shapping nao é permitido por lei, disso eu sei...
    Quando o controle mantem a garantia mínima de tráfego (10 ou 20%) ainda é considerado shapping ou pode ser considerado, como é o objetivo[1], QoS?

    _____
    1- O objetivo aqui é manter a rede com navegação fluida.

  17. #17

    Padrão Re: Pequenos provedores competir com o PNBL

    Usa a desculpa furada das operadoras grandes, e chama de QoS.... : )

  18. #18
    whinsgton
    Visitante

    Padrão Re: Pequenos provedores competir com o PNBL

    sinto dizer que esse plano de PNBL é mas uma maneira de quebrar nós pequenos provedores, eu já fico com um pé atraz porque pouco se faz pra nós pequenos provedores acomeçar com o altissimo preço da licença de SCM até hoje não sai dos papeis e de discurção.

  19. #19

    Padrão Re: Pequenos provedores competir com o PNBL

    O QoS é um recurso para organizar as prioridades de uma rede.
    Dentro de uma empresa por ex. é fundamental.

    Já no nosso uso, fica a dúvida sobre a legalidade ou não.
    Agora uma dúvida. Se colocarmos 5 usuários por mega, não vai fechar as contas do financeiro.
    Ou estes 5 é o mínimo exigido para cada mega contratado? Podendo chegar a 10 ou mais.
    Quanto mais usuários cadastrados, maior é a chance de atingirmos o alvo de manter uma boa velocidade para todos. Pelo que observo na minha rede, 50% online é o máximo que já vi.
    E ainda temos que torcer para que destes, bem poucos fiquem direto no download.
    Se não houver um controle destes downloads, a banda poderá ficar comprometida.
    A verdade é que entre os consumidores está se espalhando a idéia de que comprando 1 mega, tem que dar 1mega sempre. Isto é uma piada. Só link dedicado faz isso.
    Um dia desses em uma lista comentaram que no Tio San, o mega estaria por 8 dolares. Se tivessemos um preço destes, daí concordo que poderíamos contratar 100megas para 100 assinantes, 200 megas para 200 assinantes.
    Mas com link por 200,00 não tem como garantir 1 mega por 35,00 . Só exige quem não sabe fazer contas. Ou então é politiqueiro

  20. #20

    Padrão Re: Pequenos provedores competir com o PNBL

    É possível limitar sim, mas tô pensando aqui há alguns minutos se isso vai contribuir em algo para minha empresa e meus clientes, tendo em vista que o que me diferencia é exatamente a transparência que trabalho com eles. O lucro sem dúvida seria muito maior mas será que as perdas a médio e longo prazo não seriam maiores?