+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida Rb433 cartão xr2

    Bom dia, sou novo no forum e ja andei pesquisando e alterando algumas coisas conforme o que achei no forum, mais estou com o seguinte problema, possuo duas RB433 com dois cartão xr2 em uma torre de 30metros no centro da cidade e o que acontece é o seguinte em uns certos horarios o trafego nos cartões cai, esta apssando ai 2mega por cartão e ai cai para 10k e tbm notei que o trougphut baixa muito ai começa as ligações dos clientes de lentidão e ai do nada volta ao normal... Tenho um link de 10 mega dedicado para em torno de 200 clientes possuo planos de 512kbps nos clientes, ja estou com o ack limitado em 80 com a potencia limitada em 18dbm todos os clientes liberado no acces list com -75..-120 ja troquei canais, ja revisei conectores, troquei cartões, RBS, todos setados no modo B em 11 mbps, se tiver alguem que ja passou por esse problema e puder me da uma luz agradeço....

  2. #2

    Padrão Re: Duvida Rb433 cartão xr2

    Bom dia amigo!
    Tente dar uma melhorada no sinal dos clientes... -75 é meio ruim já... o legal é trabalhar até -69.
    Onde vc opera tem muita interferência? Já deu um scan para ver os canais mais usados neste local e tentou trocar o seu?

  3. #3

    Padrão Re: Duvida Rb433 cartão xr2

    Esse é o meu grande problema, aonde trabalho tem uma grande interferencia, e os cartões estão setados em -75 mais os clientes conectam tudo com sinal bom.... tentei troca de canais mais não tive retorno de melhora....

  4. #4

    Padrão Re: Duvida Rb433 cartão xr2

    Aqui trabalho com dois pontos de acesso, em um deles com duas antenas uma vertical e outra horizontal, tinha um problema bem parecido e fiz o que imaginar e nada resolveu, meu problema era interferência gerada por mim mesmo, é só fazer um teste simples quando a lentidão começar, desligue um de seus cartões e teste, as antenas estão a mais de 2 metros uma da outra. Corrigi diminuindo a potência do cartão no mikrotik, nunca mais tive esse problema crônico, mas uma lentidão ou outra em ambientes poluídos é praticamente certo que vai ter usando 2.4ghz.

  5. #5

    Padrão Re: Duvida Rb433 cartão xr2

    Eu possuo 4 painéis, nessa torre todos na vertical,vou tentar colocar 2 na horizontal e 2 na vertical, pra ver, pois creio que posso eu mesmo estar causando interferencia.....

  6. #6

    Padrão Re: Duvida Rb433 cartão xr2

    Mesmo assim, usando em polaridades opostas, desligue os outros cartões quando for testar, teste com apenas 1 deles ligado de cada vez.

  7. #7

    Padrão Re: Duvida Rb433 cartão xr2

    Esse lance de interferência dá "pano pra manga" como dizia minha avó..rs.
    Mas o lurialonso mandou bem.. é isso mesmo... tem que estudar particularmente o seu ambiente.. testar e testar.. e veja.. mesmo depois que achar a solução, não se espante se dentro de pouco tempo encontrar problemas de novo.. 2.4 tá bem complicado...

  8. #8

    Padrão Re: Duvida Rb433 cartão xr2

    ok...desde ja agradeço pela colaboração de todos,mais estou testando aqui, e assim que resolver posto os resultados, pois afinal que não possue interferencia em 2.4....

  9. #9

    Padrão Re: Duvida Rb433 cartão xr2

    bom dia.. ainda não consegui resolver o meu problema e agora notei que ainda o trafego dos cartões cai derrepente esta em 2 mega e ai cai pra 10k, vou recorrer a macumba.... hehehehe

  10. #10

    Padrão Re: Duvida Rb433 cartão xr2

    Tá parecendo interferência mesmo, como você disse para e volta (tendo em vista que já testou cartão, cabos, energia ...). Para "atrapalhar" na sua torre é necessário que haja trafégo por parte de quem gera a interferência, eu mesmo já passei por esse tipo de problema também, tente ir trocando os canais, faça um scan e analise o melhor, mas não se esqueça que só é gerada interferência nos canais que tem muito tráfego, por isso é necessário perder um tempinho em testes. Uma coisa que na rede que gerencio não funciona é se eu colocar o preambulo em both ou short, para tudo só funciona em long, como você pode reparar é diferente do que nossos amigos aqui do fórum recomendam, por isso que temos que prestar atenção, cada caso é um caso, somente analisando no dia a dia para encontrar a melhor solução.