+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Burst abre novamente quando outro cliente conecta...

    Olá amigo, reparei em algo interessante, tenho 600 clientes simultaneamente, utilizo HotSpot com burst. o problema é que toda vez que um cliente conecta todos os queues são libera para o burst novamente.

    Exemplo do meu controle de banda "5000k/5000k 10000k/10000k 2000k/2000k 90 8 5000k/5000k"

    Quando este cliente já estourou o burst e continua fazendo download, e um novo cliente conecta, imediatamente o burst de todos os outros clientes são liberados, é como se tivesse selecionado todos os queues e clicar em desativar e ativar.


    Até tirei um print


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura_de_tela-8.jpg
Visualizações:	164
Tamanho: 	70,8 KB
ID:      	24403


    Todos os clientes que conectaram o burst do queues abre novamente, o problema é quando é horário de pico tem vários cliente se conectando, e todo mundo utiliza internet somente na banda do burst.

    Algum amigo já passou por isso? e saberia me dizer como resolver esse problema?


    Obrigado amigos, T+
    Última edição por j34nsch; 11-07-2011 às 18:07.

  2. #2

    Padrão Re: Burst abre novamente quando outro cliente conecta...

    Amigo, caso nao saiba
    o burst tem tempo de renovacao... ou seja, o cliente receber a banda maxima por X tempo, ai fica com a banda normal por Y tempo... e depois volta a receber a banda maxima por X tempo.

    De qualquer forma, te aconselho a rever sua configuracao de burst, de forma com que aumente o tempo de limitacao (o tempo na qual o cliente fica com banda normal).


    O Calculo de burst é bem simples.
    Alguns dados ja teremos logo no inicio:
    Max Limit é a Velocidade normal que o cliente tera, velocidade sem o Burst;
    Burst Limit sera a Velocidade que vc pretende oferecer no Tempo do Burst;
    Burst Time é o tempo total (Tempo do Burst + Tempo sem o Burst)
    Burst Threshold, esse é mais complicado para obter, temos que calcular ele, basicamente a formula é:

    Burst Threshold= (Burst limit * Tempo com burst) / Burst Time.

    OBS: eu geralmente calculo com Tempo de Burst e Tempo sem Burst altos.
    pois se colocar valores baixos a banda do cliente vai ficar igual montanha russa, sobe (Burst) e desce (normal).

    Vamos aos calculos...
    Vamos supor que o cliente tenha contratado 300k, mas vc quer dar 600k de Burst (Burst Limit) durante 30s para ele.
    E quer que ele fique 1 min (60s) sem o Burst.
    Nesse momento vc ja tera os seguintes dados:
    Max Limit: 300k
    Burst Limit: 600k
    Burst Time: (30s + 60)= 90s

    Vamos calcular o Burst Threshold
    Burst Threshold= (Burst limit * Tempo com burst) / Burst Time.
    Burst Threshold= (600k * 30) / 90.
    Burst Threshold= 200k

    Obs: arredonde Burst Threshold para cima e multiplo de 8.

    Qualquer duvida, entre em contato comigo.

  3. #3

    Padrão Re: Burst abre novamente quando outro cliente conecta...

    Andrio, acho que não é bem isso que nosso amigo se refere. Eu já vi isso em algumas ocasiões mesmo. Quando alguém conecta via hotspot, ele cria a queue dinâmica. Toda vez que vc mexe em alguma queue (dinâmica ou estática), ele zera os dados de todas as queues, e no caso, todos recebem direito à burst novamente, como se tivessem a queue desabilitada e reabilitada. Não sei o que fazer também pra resolver isso.

  4. #4

    Padrão Re: Burst abre novamente quando outro cliente conecta...

    Citação Postado originalmente por RockBells Ver Post
    Andrio, acho que não é bem isso que nosso amigo se refere. Eu já vi isso em algumas ocasiões mesmo. Quando alguém conecta via hotspot, ele cria a queue dinâmica. Toda vez que vc mexe em alguma queue (dinâmica ou estática), ele zera os dados de todas as queues, e no caso, todos recebem direito à burst novamente, como se tivessem a queue desabilitada e reabilitada. Não sei o que fazer também pra resolver isso.

    Obrigado amigo pela colaboração, é isso mesmo que ocorre...

  5. #5

    Padrão Re: Burst abre novamente quando outro cliente conecta...

    bem parecido a quando entra algum cliente e some todo o monitoramento de rate no simple queue e logo volta a mostrar.
    isso ai acontece rapidamente e volta ao
    O que acontece é que voces tem tempo muito pequeno de burst e limitacao.
    experimenta aumentar o tempo total para 120s

    Citação Postado originalmente por RockBells Ver Post
    Andrio, acho que não é bem isso que nosso amigo se refere. Eu já vi isso em algumas ocasiões mesmo. Quando alguém conecta via hotspot, ele cria a queue dinâmica. Toda vez que vc mexe em alguma queue (dinâmica ou estática), ele zera os dados de todas as queues, e no caso, todos recebem direito à burst novamente, como se tivessem a queue desabilitada e reabilitada. Não sei o que fazer também pra resolver isso.

  6. #6

    Padrão Re: Burst abre novamente quando outro cliente conecta...

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    bem parecido a quando entra algum cliente e some todo o monitoramento de rate no simple queue e logo volta a mostrar.
    isso ai acontece rapidamente e volta ao
    O que acontece é que voces tem tempo muito pequeno de burst e limitacao.
    experimenta aumentar o tempo total para 120s



    Olá amigo, obrigado pela sua atenção, amigo me corrija se eu estiver errado mais pelo que entendi no wiki burst-limit = Banda liberada durante a rajada


    burst-time(TIME) = Essa informação tem que ter muita atenção para configurar, pois essa informação é a taxa de dados usada para calcular a media dos times no mikrotik, e não o tempo de duração do burst ou o tempo total para reabir novamente o burst.


    threshold (NUMBER) = é o valor da linha de corte da média, ou seja, se a media ficar abaixo desse valor é navegado com velocidade em burst-limit, a media acima desse valor a navegação sera na velocidade de Max-limit


    Um grande detalhe é referente ao tempo, nisso a mikrotik confundo nossa cabeça, rsrsr, para ficar mais fácil de entender eu gosto de utilizar a palavra seção, a media ela é calculada em 16 seções. ou sejá se vc colocar no time 16 segundos, cada segundo vai ser equivalente uma seção, porem se configurar 32 segundos, cada seção vai durar 2 segundos assim por diante.


    Seguindo o exemplo na imagem do wiki da mikrotik montei uma tabela com os valores do meu plano de 5mb/s para max-limit, 10mb/s para burst-limit, 2.5mb/s de threshold e burst time de 80s

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura_de_tela-9.jpg
Visualizações:	163
Tamanho: 	70,5 KB
ID:      	24622

    e pelo calculo que fiz o cliente navegando normalmente não deveria reabrir o brust, pois a media fica acima do threshold, observe...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura_de_tela-10.jpg
Visualizações:	142
Tamanho: 	71,8 KB
ID:      	24623

    eu acho que os cálculos estão corretos, pois em bancada, somente eu testando na rb, funciona bem, de madrugada que tem pouco cliente ligando, as configurações também funciona perfeitamente, só tenho problema é quando um novo cliente se conecta.

  7. #7

    Padrão Re: Burst abre novamente quando outro cliente conecta...

    com essa configuracao, o cliente ficara 20s com Velocidade Maxima (Burst)
    e o restante dos 80s, ou seja, 60s ele ficara com velocidade limitada (velocidade normal).
    depois desse tempo se renova novamente.

    Agora vamos supor que nos 25s o cliente esteja navegando com a velocidade limitada (velocidade normal), que no seu caso seria 5mbps
    se entrar um cliente, durante uns 3-5s o cliente ira atingir a velocidade maxima, que logo em seguida começara a ser reduzida ate ser totalmente limitada, ate chegar a velocidade normal de 5mbps
    pelo menos foi o que observei ao monitorar aqui.
    Citação Postado originalmente por j34nsch Ver Post
    Olá amigo, obrigado pela sua atenção, amigo me corrija se eu estiver errado mais pelo que entendi no wiki burst-limit = Banda liberada durante a rajada


    burst-time(TIME) = Essa informação tem que ter muita atenção para configurar, pois essa informação é a taxa de dados usada para calcular a media dos times no mikrotik, e não o tempo de duração do burst ou o tempo total para reabir novamente o burst.


    threshold (NUMBER) = é o valor da linha de corte da média, ou seja, se a media ficar abaixo desse valor é navegado com velocidade em burst-limit, a media acima desse valor a navegação sera na velocidade de Max-limit


    Um grande detalhe é referente ao tempo, nisso a mikrotik confundo nossa cabeça, rsrsr, para ficar mais fácil de entender eu gosto de utilizar a palavra seção, a media ela é calculada em 16 seções. ou sejá se vc colocar no time 16 segundos, cada segundo vai ser equivalente uma seção, porem se configurar 32 segundos, cada seção vai durar 2 segundos assim por diante.


    Seguindo o exemplo na imagem do wiki da mikrotik montei uma tabela com os valores do meu plano de 5mb/s para max-limit, 10mb/s para burst-limit, 2.5mb/s de threshold e burst time de 80s

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura_de_tela-9.jpg
Visualizações:	163
Tamanho: 	70,5 KB
ID:      	24622

    e pelo calculo que fiz o cliente navegando normalmente não deveria reabrir o brust, pois a media fica acima do threshold, observe...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura_de_tela-10.jpg
Visualizações:	142
Tamanho: 	71,8 KB
ID:      	24623

    eu acho que os cálculos estão corretos, pois em bancada, somente eu testando na rb, funciona bem, de madrugada que tem pouco cliente ligando, as configurações também funciona perfeitamente, só tenho problema é quando um novo cliente se conecta.

  8. #8

    Padrão Re: Burst abre novamente quando outro cliente conecta...

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    com essa configuracao, o cliente ficara 20s com Velocidade Maxima (Burst)
    e o restante dos 80s, ou seja, 60s ele ficara com velocidade limitada (velocidade normal).
    depois desse tempo se renova novamente.

    Agora vamos supor que nos 25s o cliente esteja navegando com a velocidade limitada (velocidade normal), que no seu caso seria 5mbps
    se entrar um cliente, durante uns 3-5s o cliente ira atingir a velocidade maxima, que logo em seguida começara a ser reduzida ate ser totalmente limitada, ate chegar a velocidade normal de 5mbps
    pelo menos foi o que observei ao monitorar aqui.
    Então amigo, o que eu pude observar em teste em bancada, ele não tem o tempo de renovação, se eu colocar uma iso de 600 megas para baixar, ele liberou a rajada, e ficou o restante do tempo fazendo download a velocidade do max-limit, não ouve uma nova liberação.

    outra informação que reparei, no servidor em produção quando um novo cliente conecta os demais clientes ficam com burst de 20 segundos, se tiver uma nova conexão e depois de 25 segundos tiver outra nova conexão, os queues ficaram no exemplo 20 segundo de 10mb/s, 5 segundos de 5mb/s e novamente vai reabrir os 10mb/s durante mais 20 segundos.

    isso cauda um grande problema, pois em horário de pico tenho mais de 5 conexão nova por minuto, ou seja todo mundo fica navegando apenas na rajada do burst.