+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RB 493ah

    Boa noite amigos do under


    queria saber dos mais feras no mikrotik se tem como configurar uma rb 493ah com port-isolater

    queria configurar nesse modo as portas 1-2-3-4-5-6-7-8 uma não ter acesso a outra mais todas elas ter acesso a porta 9

    se tem fazer isso


    topologia servidor myauth > RB493Ah > cabos ligados na rua nos switchs nos postes

  2. #2
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: RB 493ah

    Pergunta interessante amigo.
    Já fiz algo parecido, mas não do jeito que vc quer.
    Já utilizei 2 mini-pci para comunicar com a porta 1,2,3,4 e 1 mini-pci para comunicar apenas coma porta 5, então a porta 5 não comunicafa com a 1,2,3,4 i vice-versa, mas a 1,2,3,4 comunica entre si.
    Mas fazer todas acessar 1 porta especifica e não se comunicarem entre si não achei respostas. Mas creio que é possível.
    essa questão é voltada mais para VLANs, tem que fazer uma pesquina na net tem muito tutorial sobre isso.

  3. #3

    Padrão Re: RB 493ah

    creio eu que é só criar uma Bridge entre todas as portas e a 1!!

  4. #4
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: RB 493ah

    Se criar uma bridge entre todas as portas, todas vão comunicar entre si.
    como o amigo acima está querendo que as portas não comunique entre-si, basta não configurar ela em bridge que ai já não comunica, agora todas acessar somente 1 ai já é usando nat em uma porta para distribuir para as outras, via bridge não vejo esta possibilidade.

    Alias a finalidade deste port-isolater é apenas para os computadores não comunicarem entre-si?
    Ou é apenas par uma rede não interferi na outra?

  5. #5

    Padrão Re: RB 493ah

    só vejo isso ele criando uma especie de dhcp pra cada porta, fora isso acho que não tem outra solução!!

  6. #6
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: RB 493ah

    Apoiado, dhcp e nat para cada porta ai sim funciona do jeito que ele quer?

  7. #7

    Padrão Re: RB 493ah

    minha intenção e para uma rede não ver a outra se se tiver problema numa rede não afetar a outra
    ja aconteceu de fezar loop na rede ai afeta ela toda se eu isolar ela so afeta um setor

    o que eu quero e fazer o que se faz com switch gerenciavel

  8. #8
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: RB 493ah

    Bom, as portas do mikrotik são todas gerenciavel, para uma rede não acessar a outra basta não fazer bridge entre elas, que por si elas já não faz comunicação entre elas.
    o que você terá que fazer é uma rota dhcp para cada porta e fazer a nat para cada porta também em firewall nat. Desta forma nenhuma rede se comunica com as outras, faça um teste e posta aqui pra nós.

  9. #9

    Padrão Re: RB 493ah

    já foi citado as duas opções acima mais se ele fizesse o teste e depois postasse tudo bem mais nem tenta!!