+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Então, conhecimento não é problema, é solução.
    Se busca o conhecimento, e não custa caro. Está aí na nossa frente. É só perguntar para o Sr. Google.
    Problema mesmo é recursos para expansão. E expansão rápida, pois o mercado está a exigir isso.
    E sem boa rentabilidade provedor não vai ter como reinvestir.
    Essa expansão é tanto da capilaridade, assinantes quando da velocidade e qualidade do serviço ofertado.
    Só discordo em parte que risco aumente com a quantidade de clientes. Como chegou a essa conclusão?
    Se eu tiver clientes o suficiente para suportar(pagar) um link de 50mega, tendo e satisfazendo com um de 30mega e com lucro líquido de 20-30% com divulgação dá para superar possíveis desligamentos. O risco que vejo é mais de responsabilidade ex.: A rede parar num horário comercial ou algum problema com o fornecedor do link.

2. Eu estava divagando sobre os riscos, mas levando em conta os 35,00 do pnbl.
    Esta porcaria de plano fica na mente da gente. Para mim ainda está longe, pois o sul não foi incluido nesta primeira fase, mas já estou meditando nos efeitos.
    Quanto mais clientes entrarem pelo plano, e creio está será a realidade, maiores os problemas. A começar pela queda de receita.
    Só por isso. Pela parte técnica com aumento de receita fica mais fácil de transformar problemas em soluções.

3. Gostei do tópico, como estou iniciando vou só acompanhar, mas queria ponderar também a questao do plano de negócios, pois de toda forma estamos vendendo algo e temos um negócio.

O SEBRAE pode dar uma ajuda quanto a isso.

Realmente, acho que foi um pouco desviado o foco do tópico, mas acabou sendo um bom desvio, trata de problemas nao-técnicos que muitos nao ligam/nao conhecem.

Acho que um dos maiores problemas para os iniciantes é a relaçao link x plano que entrego para o cliente x quantos clientes posso conectar a um radio.

Clarificando o que foi dito acima:

Tenho um link de 4 Mbps. Quero vender planos de 250 Kbps, 500 Kbps, 1 Mbps, 2 Mbps, 4 Mbps dando garantia de 10%. Quantos clientes eu penduro por rádio?

Acho que a maior dificuldade para quem tem menos de 100 clientes (os iniciantes principalmente) é essa relaçao, pois eu mesmo fico meio que perdido.

Outra questao, que também foge do tema é: como isolar meus clientes na rede? Li a dica aqui, nao entendi, peguei meu livro do curso MTCS e li sobre ips e subredes e ainda nao tinha ficado claro, comprei um livro para CCNA, o inicial, e ai sim, esclareceu minha dúvida: basta colocar cada cliente em uma subrede onde ele fique isolado.

Exemplo: 192.168.1.0/32 ou 255.255.255.255

4. Amigos, lendo o tópico tive a idéia parecida...
    Tracei o perfil de meu provedor em um topico e pedi pra que a galera opinasse oq estaria errado em meu provedor e trocar experiências...
    Entrem lá e dêem uma olhada!
    Abraço

https://under-linux.org/f141/perfil-...48/#post561891

5. ou vc cria um range pra cada cliente /30

Tópicos Similares

1. Criação de provedor wireless
    Por sibilio no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 31-07-2007, 14:19
  2. Servidores de Provedor Wireless
    Por josedorea no fórum Redes
    Respostas: 3