+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Monitoramento Nobreak DC - Ajuda

    Galera, todos aqui no fórum já conhecem o nobreak DC da TPNet.

    E todos sabem da importância de saber quando falta luz em um site de telecomunicações nosso.

    Estou desenvolvendo o monitoramento desse nobreak, que é um recurso tão esperado por todos.

    E neles incluem saber:

    • Tensão da rede eletrica.
    • Tensão da Bateria
    • Temperatura Ambiente
    • Resetar Nobreak
    • Configura alertas (p/disparar emails)
    Fiz um artigo, gostaria da opinião de todos

    Construção Monitoramento Nobreak DC – Arduino


    Fiz um vídeo também sobre o assunto:


    E peço a todos que votem e deem opinião na enquete, pois é importante saber o que cada um pensa.

  2. #2

    Padrão Re: Monitoramento Nobreak DC - Ajuda

    Galera, falta de luz é um problema!!

  3. #3

    Padrão Re: Monitoramento Nobreak DC - Ajuda

    Acho importante manter o aferimento da temperatura, e digo mais, interessantissimo seria a tensão de flutuação variar conforme a temperatura (Não conheço esse nobreak pra saber se o hardware permite isso), aproveitar ao maximo a capacidade da bateria mas ao mesmo tempo não sacrificar muito a vida útil dela.

    Outra função que acho interessante é o ajuste via web da tensão de flutuação e da tensão de corte (Low-voltage). Explico o motivo: Tenho trocentos amperes em baterias paralelas, se num dado momento sei antecipadamente de falta de luz (Aqui no interior tem muita manutenção e adequação planejada, informados com 5 a 7 dias de antecedência) aumento uma hora antes do fim da energia a flutuação de 13,5V pra digamos 14,2V, como em 1 hora a tensão não subirá tanto a bateria não sofrerá nada com isso, esses 0,7V podem significar algumas horas em sistemas de grande armazenagem. Mas, se a previsão de volta da energia for longa, a ponto de as baterias "quase" não suportarem, eu poderia baixar a tensão de corte de 10,8V pra digamos 9,5V (Aí apenas 0,7V a "menos" no corte não significariam tanto uptime quanto os 0,7V a mais na carga). Talvez automatizar isso num botão "Emergência" (Sei que é complicado a maioria dos usuarios ficar fazendo contas de consumo e tensões).

  4. #4

    Padrão Re: Monitoramento Nobreak DC - Ajuda

    Amigo, muito bem feita as suas observações. Infelizmente o nobreak não contempla a tensão de flutuação conforme a temperatura. Quando fizemos o nobreak sabiamos desse item, porém entendemos não adiciona-lo ao produto pois traria mais complexidade tecnologica e portanto maior custo ao produto final.

    Sua sugestão de que se possa via web ajustar a tensão de flutuação é valida e muito bem colocada pois seria interessante que se pude-se ajustar isso..

    Quanto a tensão de corte, não sei se seria aplicável, pois o nobreak tem uma conversão DC-DC, ele fornece 15V mesmo quando a bateria está se esgotando, e quando chega a 7V ele desliga.

    Dessa forma protegemos o equipamento de ficar ligando e desligando quando está no fim da bateria, sabemos que com isso perdemos um pouco em eficiência (Diminuindo a autonomia).

  5. #5

    Padrão Re: Monitoramento Nobreak DC - Ajuda

    Boa solução,

    em meu tcc fiz algo semelhante mas com SMS.

  6. #6

    Padrão Re: Monitoramento Nobreak DC - Ajuda

    No caso esse nobreak, poderá também reiniciar os equipamentos que estiverem conectados nele.

    Me refiro a esse nobreak em especial:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SANY1363.jpg
Visualizações:	176
Tamanho: 	47,8 KB
ID:      	24733

  7. #7

    Padrão Re: Monitoramento Nobreak DC - Ajuda

    Galera tirei uns prints da tela de monitoramento do Nobreak DC:


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Tela Nobreak DC.jpg
Visualizações:	197
Tamanho: 	34,6 KB
ID:      	24836

    Peço a todos que votem na enquete:

    Como você gostaria de Monitorar Vários Nobreaks (poll 5232544) | Polldaddy.com

  8. #8

    Padrão Re: Monitoramento Nobreak DC - Ajuda

    Amigao muito bom o seu empenho, estou na espera, concerteza vou testar!

  9. #9

    Padrão Re: Monitoramento Nobreak DC - Ajuda

    Você já conhece o Nobreak? O que acha desse monitoramento.

  10. #10

    Padrão Re: Monitoramento Nobreak DC - Ajuda

    pow shou de bola ,agora te pergunta sera que da para usar ele numa rede cabeada,alimentando uns dez swites

  11. #11

    Padrão Re: Monitoramento Nobreak DC - Ajuda

    Ele tem 100 Watts, acho que alimenta uns 10 sim numa boa.