+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão ideias resfriamento do rack

    Amigos meu rack tem mtos equipamentos e esta aumentando a temperatura la dentro
    existe algum exaustor pra rack?
    o meu e de 19u
    la em cima existem 4 entrada para a instlaçao de tipo um cooler
    mas acho mto pouco...
    alg teria uma deia melhor?
    o local q o rack esta me impossibilita de colocar um arcondicionado

  2. #2

    Padrão Re: ideias resfriamento do rack

    Abra as laterais e instale uma central

    Enviado via XT1068 usando UnderLinux App

  3. #3

    Padrão Re: ideias resfriamento do rack

    O ambiente possui ar condicionado?

  4. #4

    Padrão Re: ideias resfriamento do rack

    Mas a temperatura interna está alta?
    Se dentro do rack não está nem 10°C mais quente que fora, então não é ventilação insuficiente.

    Se o rack tem isolamento muito bom, pode usar pastilha Peltier pra resfriamento pequeno, sem precisa esse trambolho grande e gastador de eletricidade que é o ar-condicionado.
    (A não ser que consiga um de 5500 BTU's e ligar com timer, digamos só das 9 as 19h)

  5. #5

  6. #6

  7. #7
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: ideias resfriamento do rack

    Existe coolers de 12 x 12 ou 15 x 15 até maiores ou menores que são utilizados para esse fim. Recomenda-se que use para exautão, é importante que o ar circule em seu ambiente interno.

  8. #8

    Padrão Re: ideias resfriamento do rack

    Esta pastilha termoelétrica é boa mas o consumo de energia é muito alta(4 pastilha são 4*5 Amperes(20 Amperes);( consumo por pastilha) * 24 Horas(se estiver no sensor de temperatura economiza um pouco = 480 Amperes(24 Horas) * 30 dias =14400 Amperes no mes * 12 Volts = 172800 Watts / 1000 = 172,8 Kw que o consumo de um ar inverter de 12.000 Btus em ambiente CPD.

    Para refrigerar o rack do amigo ou ranca as tampas e deixa o no sentido do fluxo de ar vindo do ar condicionado ou coloca uns coolers grandes de rolamento ,mas se tiver bandeja no rack ai não tem jeito tira as tampas.

  9. #9

    Padrão Re: ideias resfriamento do rack

    Pra mim o problema de ar-condicionado é resfriar o que não precisa.

    Servidor comum gera em calor uns 300 a 400 BTU's, alguns até informam na ficha técnica. Servidores decentes geram 200 a 300 BTU's em calor.

    E... uma pastilha Peltier de 60W tem capacidade de resfriamento de justamente uns 200 BTU's. (3,4 BTU's por Watt, seria essa a média, tanto pra cálculo de aquecimento de servidor como pra resfriamento por Peltier)

    Na prática a troca de calor depende da pasta térmica, dos dissipadores, dos fan's, mas é diferença de, quando muito, 10%. Fora que as pastilhas que tenho e que vejo a venda são de 65W, seria 224 BTU's, ainda que faça uma troca que perca 10%, ainda está no valor de um servidor eficiênte.


    Mas 200 BTU's realmente se troca com vento, não precisa resfriamento forçado. Só de puxar ar frio de fora, ou jogar o ar quente pra fora da sala, já vai ter troca que dê conta fácil de uns 500 BTU's de servidor.


    Peltier é ineficiente (BTU por watt consumido), mas ar-condicionado com compressor precisa ter tamanho enorme pra ser viável, não fabricam mais os modelos de 5500 BTU's então tem que partir pros de 7500, e... usar um produto que resfrie 7500 BTU's numa sala com servidor que aquece quando muito 400 BTu's é um desperdício enorme de energia.

    E servidor que PRECISA 20°C é coisa dos anos 90, data-center de alta temperatura já existe, opera na faixa dos 40 a 45°C, e data center comum não precisa ficar abaixo de 30°C, a troca de calor pelos dissipadores é eficiênte, geralmente se precisava ambiente a 20°C pros componentes toscamente ventilas ficar a 40°C mas hoje isso ocorre mesmo com o ambiente a 30°C,. Idem pra HDD, os componentes de proteção contra EMI e cia acabam fazendo uma troca interna de calor muito boa, com a carcaça a 40°C as partes internas estarão não muito além dos 45°C, e isso não dá uma vida útil de menos de 5 ou 6 anos (Gastar R$ 2 mil em eletricidade pro ar-condicionado por ano, pra diminuir essa temp. em 10°C, e aumentar a vida útil da peça pra 8 anos não tem utilidade já que nesses ambientes um hardware com 8 anos já está defasado faz 3 anos).

    Aqui um server ineficiênte de uns anos:
    http://www-01.ibm.com/common/ssi/cgi...97/ENUS113-153
    460 BTU's no uso mínimo.
    Em full vai realmente pra mais de 3000 BTu's, mas pra fazer isso chegar em full precisa muito uso, num uso comum em provedor isso fica quase em iddle, gerando em calor uns 500 BTU's.