Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Rede em bridge ou Rede Roteada

    vlwtrober, fabricio e jailton vou fazer alguns estudo nestes materiais depois posto o resultado.

  2. #22

    Padrão Re: Rede em bridge ou Rede Roteada

    bom dia pessoal, montei um pequeno esquema aqui de uma rede em OSPF, pra quem gostaria de montar a rede roteada, e coisa simples e sem muita frescura mas que funciona, e ai também gostaria que os amigos ai do fórum ajudassem incrementando mais coisas que se pode fazer em OSPF, meu tempo e bem curto então fiz bem simples mesmo. outra coisa que gostaria de dizer e que não coloquei esta configuração pra rodar, apenas digitei, então se não rodar pessoal vamos corrigir ela pode ter um erro de digitação blz?

    OSPF
    Router ID: e a identificação que os roteadores vão utilizar para se comunicar um com o outro, uma espécie de SSID.
    E muito importante lembrar que este não pode se repetir na rede, pois ira geral conflitos.
    Aconselho a utilizar o ip de uma das interfaces do roteador,
    EX 172.24.0.1
    Network: rede com quem o roteador deve se comunicar, lembrando que não e o ip e sim a rede que deve ser sempre um /30.
    Ex 172.24.0.0/30
    172.24.0.16/30
    Exemplo de uma rede
    Ponto 1
    *IP - Address
    Eth1 – 172.24.0.1/30
    Eth2 – 172.24.0.18/30
    Eth3: 200.200.200.2(saida para internet)
    *Routing – OSPF
    -Intances –(edite a default)
    Router ID: 172.24.0.1
    Redistribute conetec routes: tipo 1
    Redistribute static routes: tipo 1
    -Networks
    Networks: 172.24.0.0/30
    172.24.0.16/30
    *IP- Router
    Dst Address 0.0.0.0/0
    Gateway: 200.200.200.1
    Ponto 2
    *IP – Address
    Eth1: 172.24.0.2/30
    Eth2: 172.24.0.5/30
    *Routing – OSPF
    -Intances –(edite a default)
    Router ID: 172.24.0.2
    Redistribute conetec routes: tipo 1
    Redistribute static routes: tipo 1
    -Networks
    Networks: 172.24.0.0/30
    172.24.0.4/30
    Ponto 3
    *IP - Address
    Eth1 – 172.24.0.6/30
    Eth2 – 172.24.0.9/30
    *Routing – OSPF
    -Intances –(edite a default)
    Router ID: 172.24.0.6
    Redistribute conetec routes: tipo 1
    Redistribute static routes: tipo 1
    -Networks
    Networks: 172.24.0.4/30
    172.24.0.8/30
    Ponto 4
    *IP - Address
    Eth1 – 172.24.0.10/30
    Eth2 – 172.24.0.13/30
    *Routing – OSPF
    -Intances –(edite a default)
    Router ID: 172.24.0.10
    Redistribute conetec routes: tipo 1
    Redistribute static routes: tipo 1
    -Networks
    Networks: 172.24.0.8/30
    172.24.0.12/30
    Ponto 5
    *IP - Address
    Eth1 – 172.24.0.14/30
    Eth2 – 172.24.0.17/30
    *Routing – OSPF
    -Intances –(edite a default)
    Router ID: 172.24.0.14
    Redistribute conetec routes: tipo 1
    Redistribute static routes: tipo 1
    -Networks
    Networks: 172.24.0.12/30
    172.24.0.16/30
    Bom pessoal se configurado os router desta forma deve estar funcionando uma rede em OSPF, pra testar e simples crie outra classe de ip em um dos roteadores crie um nat, e tente navegar, uma vez que navegue tire o cabo de rede que liga um roteador ao outro pr aver se o trafigo desvia pela outra rota, blz
    Mais um detalhe e preciso mudar o cost, ou seja custo, para que uma rota fique como principal, vejamos como fazer isso
    Pra visualizar o cost, va ate:
    Routing – OSPF – Routes
    Agora vamos alterar o cost para que o trafego siga sempre o mesmo caminho e so use o outro caminho caso o principal não esteja ativo
    Routing – OSPF – interface – abra a interface e so alterre o cost, procure não usar números altos,
    Pra ficar bem simples vamos criar um cost mais alto somente entre o ponto 1 e o ponto 5, onde fecha o anel.
    Então ficaria assim
    Ponto 1 para o ponto 5: 50
    Ponto 5 para o ponto 1: 50
    Com isso acredito que ira funcionar legal.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Exemplo OSPF.pdf  

  3. #23

    Padrão Re: Rede em bridge ou Rede Roteada

    blz vou testar e posto o resultado.

  4. #24

    Padrão Re: Rede em bridge ou Rede Roteada

    Citação Postado originalmente por iriojuliano Ver Post
    -Pessoal, com relação a rede roteada ou em Bridge eu opto pela roteada, pois se tem melhor controle do que esta acontecendo na rede, e também digo pra usar ospf, que ele nos possibilita criar anéis ou link de contingencia como também e chamado.
    -outra situação e usar um banco de dados e um concentrador a cada pop, ou centralizar os clientes de 2 ou 3 pop em um concentrador,
    -modo de autenticação PPPoE, no meu ver e melhor.
    -como mudar uma rede em bridge pra roteada, realmente fácil não e mas também não e tao difícil, primeiro escolha um final da sua rede, desenhe tudo quebre os ips, tudo em /30
    muita força de vontade e coragem.
    caso tenham duvidas mais detalhadas post ai que vamos respondendo. grande abraço e boa sorte

    só mais um dizer rede em bridge ate vai quando e pequena depois que fica grande, e um monstro tentando te dar um bote

    Se você fizer autenticação ou roteamento no POP, a Anatel vai considerar isso como uma Base. Aí você terá que registrar esse POP como base, senão terá problemas. Ou estou errado? Acho que nosso colega FabricioViana pode nos esclarecer melhor isso.

  5. #25

    Padrão Re: Rede em bridge ou Rede Roteada

    Citação Postado originalmente por iriojuliano Ver Post
    bom dia pessoal,
    Bom dia

    Citação Postado originalmente por iriojuliano Ver Post
    ...montei um pequeno esquema aqui de uma rede em OSPF, pra quem gostaria de montar a rede roteada, e coisa simples e sem muita frescura mas que funciona...
    Colega, aquilo que você chama de "muita frescura" é a diferença para sua rede funcionar na prática.

    Citação Postado originalmente por iriojuliano Ver Post
    outra coisa que gostaria de dizer e que não coloquei esta configuração pra rodar, apenas digitei, então se não rodar pessoal vamos corrigir ela pode ter um erro de digitação blz?
    O exemplo[1] citado na referência, foi testado, e não tem erros.

    Citação Postado originalmente por iriojuliano Ver Post
    ...também gostaria que os amigos ai do fórum ajudassem incrementando mais coisas que se pode fazer em OSPF, meu tempo e bem curto então fiz bem simples mesmo.
    Colaboro informando um tópico[1] já existente, com exemplo detalhado de implamentação de OSPF, com redundância circular. Adicionalmente às sugestões e contribuições desse tópico, recomendo a leitura de outro tópico[2], onde já estão descritas melhorias para que não tenha problemas com OSPF.

    Leia e aproveite o aprendizado com sofrimento[2] alheio protagonizado.

    [1] https://under-linux.org/f343/ospf-dando-erro-156851/#post618154
    [2] https://under-linux.org/f343/ospf-quando-cai-nao-volta-rotas-159445/#post640420

    Saudações,

    Trober

  6. #26

    Padrão Re: Rede em bridge ou Rede Roteada

    Citação Postado originalmente por jorgeprg Ver Post
    Se você fizer autenticação ou roteamento no POP, a Anatel vai considerar isso como uma Base. Aí você terá que registrar esse POP como base, senão terá problemas. Ou estou errado? Acho que nosso colega FabricioViana pode nos esclarecer melhor isso.

    cara ate onde eu sei você precisa registrar como base onde sua rede e ligada a rede de outra empresa. ou seja onde esta o seu link