Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão experiência ruim em enlace 1km

    Amigos bom dia. Vim aqui expressar o quão chateado estou com um enlace que eu fiz de 1km que só está me dando dor de cabeça, e já posso dizer a vocês que o erro está sendo meu por não ter conhecimento suficiente hehe

    Visada limpa, 1km de distância, estou usando 2 cartões R52Hn e 2 RB's 433AH, com fonte de 18v 3.5a cada uma. Este enlace é o principal e nele deverá passar em média 40mbps mas não estou conseguindo.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enlace.jpg
Visualizações:	209
Tamanho: 	53,4 KB
ID:      	24694

    Agora eu tive que setar 5GHz-A em 20MHz, pois se eu setar 5GHz-A/N em 20MHz mesmo, o sinal cai pra uns 95%, e quanto conecta pra cima de 100Mb o ping estoura e perco conexão com a outra RB, continua conectado, mas não acesso mais a outra RB. Em HT selecionei os 4, estou usando 2 antenas Fly 29Dbi Dupla Polarização. O Data Rates está em Advanced.

    Quando eu seto em 20/40MHz HT (Bellow e Above) então nem se fala, a mesma coisa fica uma porcaria. Os cartões já troquei, fonte, RB, cabo com conectores sempre novos, estou usando RGC213 de 1,5m.
    Tentei configurar em MPLS/VPLS, funcionou, mas continua igual, quando os Mbs sobem não tenho mais acesso ao outro lado.

    Estou desesperado pois parte deste enlace todo o link do servidor meu.

    Espero alguem que me dê uma luz.

    Obrigado!

  2. #2

    Padrão Re: experiência ruim em enlace 1km

    Já tentou diminuir a pontência?

  3. #3

    Padrão Re: experiência ruim em enlace 1km

    Olha amigo, pra te falar bem a verdade tentei poucas vezes, mas quando mudo Tx power para 17 o sinal ia de -39 para -45. Não tentei muito mas vou tentar. Vc acha que as antenas são mto grandes para essa distância ?


    Obrigado!

  4. #4

    Padrão Re: experiência ruim em enlace 1km

    olhei agora, deixei em 14dbm dum lado e 15dbm do outro, ficou -50 e -49. Em 20MHz se ficar conectado em 104Mbps TX/RX blz funciona, ping varia de <1ms =1ms e =2ms agora se passar de 104Mb para de pingar. O que será que pode estar acontecendo? :/

  5. #5

    Padrão Re: experiência ruim em enlace 1km

    Com certeza, essa antena você faz enlace de 30km. O sinal tá chegando muito forte o que pode está atrapalhando no desempenho do link.

  6. #6

    Padrão Re: experiência ruim em enlace 1km

    Se você só precisa de 40Mega limite a velocidade no tráfego e faça o teste.

  7. #7

    Padrão Re: experiência ruim em enlace 1km

    Sem sombra de dúvida é muita potência. Agora, você também conseguiria fechar esse enlace aí blz com 2 nanobridge.

  8. #8
    Avatar de Alpha
    Ingresso
    Jan 2011
    Localização
    Santa Maria RS Brasil
    Posts
    7

    Padrão Re: experiência ruim em enlace 1km

    Muito ganho de antena, para pouca distancia, se puder mudar as antenas mude para HG5822D da hyperlink, são excelentes e não muito caras ou com duas nanoloco m5 tbem ja resolveria muito bem a distancia de 1km.

  9. #9

    Padrão Re: experiência ruim em enlace 1km

    certo, vou tentar tudo isso que me indicaram. é que eu tenho outro enlace de 35km que está fazendo a mesma coisa, está com sinal -59 até -63. Quando eu coloco em banda N o sinal fica péssimo, quando seto 40mhz então nem se fala nao cosigo fazer mais nada tenho que ir até a outra ponta pra mudar. Mesmas antenas mesmos cartões fontes e Rbs. Eu axei que fosse algo que eu estivesse fazendo errado. Vou tentar trocar as antenas e os pigs, baixar a potencia do cartão e posto resultados. Obrigado

  10. #10

    Padrão Re: experiência ruim em enlace 1km

    mano
    sabe o que é isso ai ?

    é cabo mano
    certeza
    pode trocar os cabos dos dois lados

    se nao for isso é polarizaçao das antenas

    pode pá que é isso

  11. #11

    Padrão Re: experiência ruim em enlace 1km

    Citação Postado originalmente por emiliano Ver Post
    mano
    sabe o que é isso ai ?

    é cabo mano
    certeza
    pode trocar os cabos dos dois lados

    se nao for isso é polarizaçao das antenas

    pode pá que é isso
    maano, blz. cara eu tbm tinha essas dúvidas, aí resolvi trocar, são cabos novos que coloquei rgc213 com conectores mto bons paguei 29 conto cada um, testei com o multímetro, são bonzinhos os cabos eu mesmo que fiz me dediquei, mas continuou igual ;/

    cara eu fiz o seguinte, uma antena está com o conector vertical pra baixo e o horizontal pra direita, do outro lado o conector vertical está pra cima e o horizontal pra esquerda. Mas isso axo que nao faz diferença faz? pois de um lado tinha que apontar ela pra baixo e o suporte da regulagem só funcionava desse jeito mesmo. Eu tenho a dúvida das antenas mto grandes. Vou tentar por 4 da hyperlink de 22dbi pra ver como que fica. Diminuir a potência dos cartões, e concerteza trocar os cabos novamente pra ter a certeza mesmo.

    Vou seguir estas dicas

    obrigado mesmo a todos e se alguem tiver uma opiniao posta aí

  12. #12

    Padrão Re: experiência ruim em enlace 1km

    caracax

    eu acho que potencia dos cartoes nao é nao

    agora eu nao curto muito os hn

    se voce tiver como fazer um teste com o r52h 350 mw
    e colocar o mesmo em modo turbo , acho que seria uma soluçao

    ai tenho mais duas soluçoes
    trocar de canal
    e
    trocar os cartoes por xr5

    abraçao
    liga nois

  13. #13

    Padrão Re: experiência ruim em enlace 1km

    Citação Postado originalmente por emiliano Ver Post
    caracax

    eu acho que potencia dos cartoes nao é nao

    agora eu nao curto muito os hn

    se voce tiver como fazer um teste com o r52h 350 mw
    e colocar o mesmo em modo turbo , acho que seria uma soluçao

    ai tenho mais duas soluçoes
    trocar de canal
    e
    trocar os cartoes por xr5

    abraçao
    liga nois

    ae maninho, blz?

    velho, posso tentar sim, na verdade com o XR5 modo turbo ficava shoow *0*
    só que, na verdade mesmo conectando em 108Mb ele não vai transferir os 108 certo, tava passando 24mb por ai sinal 100% tentando ir pra 101% hehe
    tinha pensando em por 2 XR5 modo turbo, mas aki esse negocio de canal tá sério mesmo tao todos ocupados, o unico que eu conseguia aqui era o 5765 por mérito de ter setado antes de outro, os otros nenhum ficava estável, ai modo turbo fica ruim certo.

    Entao, no r52hn eu tive setei como japan 3 liberou uns canal bem loco como 5465 e por ai vai entao coloquei em canal bem diferente dos otros, mas mesmo assim o final fica ruin ;/ que poha nao sei oq houve,

    vou tentar outros cartoes pra ver, tenho um enlace de 35km dando -60 e tbm fica ruin se eu coloco em banda n. Esses cartão fala sério cara nunca consegui usar direito. Vou encomendar um par de SR71-15 pra mim testar neste enlace. Vamos ver no que dá, posto resultados.

    Mas eu precisaria resolver mesmo esse "bagulho" do enlace de 1km q é o meu principal q passa pra todos usuários e futuramente vai vir a banda e fora por ele :O (por ser mais barato hehe)

    Entao na verdade 40Mb vai ser pouco. Irei precisar de uns 20Mb de Rx e uns 60Mb que sai (tenho um servidor asterisk tbm aqui pendurando 180 users de telefone) entao a qualidade tem q ser boa né veio, e tbm é uma meta que eu preciso bater hehe

    Sempre vejo os mano passando mta banda nos enlaces dele, pq eu nao consigo fazer aqui ;/

    Então por ser uma questao de orgulho tbm hehehe não q seja necessario, mas o dia que preciar transferir algo pela rede que nao dê gargalo, sempre é bom que sobre do que falte.

    Entao vou fazer varios testes, nao prometo pra loguissimo pois tenho meus usuarios pendurados ali e telefone sacomé os cara ligam só pra ensarna mesmo, ficam pendurado no telefone só pra ver se funciona mesmo pq se fosse questao de necessidade, ta loco.


    Valeu a todos!
    Última edição por len0n16; 17-07-2011 às 21:51. Razão: erei o nome do cartão hehe

  14. #14

    Padrão Re: experiência ruim em enlace 1km

    mano
    agora que to entendendo o que voce quer fazer
    voce quer passar mais de 100 mega de banda
    pelo mikrotik ?

    kkk

    num da certo nao parceiro
    no trougput mosta la 54 mega por exemplo
    mais ali é só de intranet ( que é da tua rede interna )

    no mikrotik voce consegue passar no maximo 24 mega full

    escolha outro equipamento
    nunca usei o rocket
    mais procure saber dele

    abraçao]


    se nao for isso que estou pensando me de um toque
    obrigado

  15. #15

    Padrão Re: experiência ruim em enlace 1km

    Citação Postado originalmente por emiliano Ver Post
    mano
    agora que to entendendo o que voce quer fazer
    voce quer passar mais de 100 mega de banda
    pelo mikrotik ?

    kkk

    num da certo nao parceiro
    no trougput mosta la 54 mega por exemplo
    mais ali é só de intranet ( que é da tua rede interna )

    no mikrotik voce consegue passar no maximo 24 mega full

    escolha outro equipamento
    nunca usei o rocket
    mais procure saber dele

    abraçao]


    se nao for isso que estou pensando me de um toque
    obrigado

    Opa cara, hehee
    na verdade não velho, eu precisava passar não necessariamente 40mb full e uns 55Mb half, pois eu irei receber o link de 20MB por esse enlace, depois irá voltar para os clientes, e tenho outro servidor asterisk que vai a voz para meus clientes usando ata linksys.

    Na verdade eu vi uns cara passando mais de 60Mb com uma 433AH não sei se dá, mas talvez eu possa colocar mais uma 433ah em cada ponta para passar mais banda, por isso precisava de uma dica dos mais experientes.


    Muito obrigado!

  16. #16

    Padrão Re: experiência ruim em enlace 1km

    entao coloca outra 433 separada pra dividir a quantidade de trafego
    porque 433 estourando é 24 mega

    se eu tiver falando besteira alguem me corrige

    obrigado

  17. #17
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: experiência ruim em enlace 1km

    Tenho um enlace em 1,2km com rb433ah e cartão mini-pci cm10h configurado em 20mghz teste pelo btest da propria placa e deu 55mbps e em modo turbo deu 75mbps claro testando um de cada vez tx e rx.
    Tenho outro enalce de 5km com nanobridge 25dbi passou 80mbps full com airmax habilitado.

  18. #18

    Padrão Re: experiência ruim em enlace 1km

    Citação Postado originalmente por Danusio Ver Post
    Tenho um enlace em 1,2km com rb433ah e cartão mini-pci cm10h configurado em 20mghz teste pelo btest da propria placa e deu 55mbps e em modo turbo deu 75mbps claro testando um de cada vez tx e rx.
    Tenho outro enalce de 5km com nanobridge 25dbi passou 80mbps full com airmax habilitado.

    Opa cara! vc fez o teste em tcp ?? e passou tudo isso!?

    Posta aí as configs que vc fez pra dá uma luz pra gente.


    Valeu!

  19. #19
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: experiência ruim em enlace 1km

    Bom, tenho um tutorial em pdf aqui que explica melhor como fazer passo-a-passo, não está sendo possível anexar o arquivo pdf no forum, só está aceitando, png, jpg e gif, passe seu email que lhe envio o arquivo.
    Utilizei wds com nstreme ativado, no momento estou usando na banda 10mhz e está passando 20mbps em tcp.

    Pode também pegar o arquivo no seguinte link http://www.michigan.com.br/downloads...S-Mikrotik.pdf

  20. #20

    Padrão Re: experiência ruim em enlace 1km

    Se for usar cartão N é melhor desativar o WDS; se precisar de uma bridge camada 2 use MPLS/VPLS sem WDS.