+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Arrow MikrotiK - QoS - Individual

    Olá parceiros e amigos, Vou contar uma situação.
    Montei um otimo QOS para meu sistema, todo baseado em Qos espalhados aqui pelo under mesmo.
    Enfim me deparei com um problema. O Qos no mk ele é geral ex: se vc prioriza a porta 1863 "msn" e poe o limite de 10mbps logo
    todo e qualquer cliente vai trafegar dados nessa velocidade que criamos.
    a minha busca é por um Qos que seja individual ou de grupo pelo menos.
    se o amigo quiser relatar uma solução sinta-se avonta para ajudar a mim e com certeza a outros
    que possuem a mesma problematica que eu...

  2. #2

    Padrão Re: MikrotiK - QoS - Individual

    A ideia é basicamente a seguinte:

    - Criar um QoS com prioridade e garantia de tráfego para pacotes específicos;
    - Criar um QoS "após" o primeiro para controlar o tráfego de cada cliente;

    A maneira mais simples é usando duas RBs uma para o primeiro QoS (poder ser a mesma do balanceamento, se houver) e outra para o tráfego individual; se não me engano alguém postou aqui uma forma de fazer usando apenas uma RB, grosso modo é assim:
    - Você cria um queue-tree e suas filhas para priorização marcando em prerouting e atuando em input (mangle);
    - Cria outra queue-tree marcando em forward ou postrouting e atuando em global-out.

  3. #3

    Padrão Re: MikrotiK - QoS - Individual

    Citação Postado originalmente por bjaraujo Ver Post
    A ideia é basicamente a seguinte:

    - Criar um QoS com prioridade e garantia de tráfego para pacotes específicos;
    - Criar um QoS "após" o primeiro para controlar o tráfego de cada cliente;

    A maneira mais simples é usando duas RBs uma para o primeiro QoS (poder ser a mesma do balanceamento, se houver) e outra para o tráfego individual; se não me engano alguém postou aqui uma forma de fazer usando apenas uma RB, grosso modo é assim:
    - Você cria um queue-tree e suas filhas para priorização marcando em prerouting e atuando em input (mangle);
    - Cria outra queue-tree marcando em forward ou postrouting e atuando em global-out.


    Procurei essa solução aqui no under mas não achei. se alguem tiver uma outra dica ou o link que o parceiro mencionou acima...fico grato

  4. #4

    Padrão Re: MikrotiK - QoS - Individual

    DIA!

    Não use o forum como única fonte de pesquisa pois você pode perder muita informação.
    Procure no site da Mikrotik nos MUN`s, onde tem um vasto material sobre QOS, HTB.

    Mas primeiro você tem de entender o conceito de QOS, saiba o que é para que serve, como utiliza-lo de acordo com a sua topologia, pesquisar, estudar e por fim colocar em prática e claro colocar aqui no forum para dividir com a galera.

    Abraços

  5. #5

    Padrão Re: MikrotiK - QoS - Individual

    Amigo, axo que o PCQ faz isso que vc propos. Aqui eu uso no cache o PCQ, onde é liberado individualmente 1mbps para cada cliente, e se quiser pode colocar um limite tipo 4mbps pro grupo de usuarios, ai cada um vai baixando em 1mbps normal, porem quando ultradapassar os 4mbps de consumo do grupo, a banda de 4mbps começa a ser dividida igualmente a todos, com um limite maximo de 1mbps pra cada. Da uma olhada nesse topico. Espero ter ajudado. Abraço.....

    PCQ - Traduzido e comentado por M4D3

  6. #6

    Padrão Re: MikrotiK - QoS - Individual

    Ainda não achei uma solução definitiva para esse problema.
    o maximo que consegui foi por todas as filas de alguns grupos com prioridade
    mas o qos que imagino é individual

  7. #7

    Padrão Re: MikrotiK - QoS - Individual

    BOm dia!

    Cara busca material no 4shared que tu vai encontrar Qos com HTP e as explicações.
    Você econtrará materiai do MAIA que é muito fera procura que tu acha pois ja damos as dicas.