+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida !, tem como eu montar um servidor DNS sem registrar um dominio ?

    Ola pessoal tudo bem ?
    estou começando agora na configuração de servidores no linux , não sei muita coisa , decidi começar a aprender como funciona servidores de Domínio no linux. Agora vi vários artigos aqui mesmo no forum todos eles ótimos, mais tem uma coisa que eu não entendi , a questão é (Eu tenho que resgistrar um domínio pra montar um servidor DNS na minha rede local??, porque tenho algum conhecimento em Windows server 2008, e la a gente cria o domínio e simplesmente coloca as estações de trabalho da nossa rede nesse dominio), agora de acordo com os artigos q eu vi ate hoje nao entendi muito bem se tem como fazer algo semelhante no Linux , voçes poderiam me dar umas dicas ?

  2. #2
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: Dúvida !, tem como eu montar um servidor DNS sem registrar um dominio ?

    Só instalar e configurar... o domínio será 'local', só será resolvido para os hosts que colocarem esse servidor como servidor dns para si.

  3. #3

    Padrão Re: Dúvida !, tem como eu montar um servidor DNS sem registrar um dominio ?

    mais entao , eu so preciso iniciar o Bind e configurar nos hosts da minha rede, eu queria uma dica , tem alguma vantagen de eu criar um servidor dns local ?? ,, tipo no windows server eu sei que tem e no linux vc poderia me dizer ??

  4. #4
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: Dúvida !, tem como eu montar um servidor DNS sem registrar um dominio ?

    Citação Postado originalmente por jeankbn Ver Post
    mais entao , eu so preciso iniciar o Bind e configurar nos hosts da minha rede, eu queria uma dica , tem alguma vantagen de eu criar um servidor dns local ?? ,, tipo no windows server eu sei que tem e no linux vc poderia me dizer ??
    Bem, aqui eu uso pra cache no momento...
    Pensa as vantagens que você tem no Windows Server, se for só do DNS, são as mesmas.

  5. #5

    Padrão Re: Dúvida !, tem como eu montar um servidor DNS sem registrar um dominio ?

    Obrigado Osmano !, vou tentar fazer a configuracao dele aq e ver se consigo por ele pra funcionar..
    qualquer coisa posto uma duvida aq.

  6. #6

    Padrão Re: Dúvida !, tem como eu montar um servidor DNS sem registrar um dominio ?

    olha , to editando o arquivo named.conf e pelo q eu entendi ele inicia o servico sozinho, ou entao eu inicio ele pela linah de comando , agora digamos q eu queira criar o dominio teste.com e colocar dez hosts da minha rede nesse dominio eu crio esse dominio em qual arquivo ?? no named.conf ???

  7. #7

    Padrão Re: Dúvida !, tem como eu montar um servidor DNS sem registrar um dominio ?

    crie as zonas no /var/named e adiciona no /etc/named.conf

  8. #8
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Dúvida !, tem como eu montar um servidor DNS sem registrar um dominio ?

    Osmano, você usa um server dns para servir seus clientes em seu provedor então... então me diz qual a vantagem que encontrou em usa-lo local e não o famoso google 8.8.8.8? realmente o tempo de resposta melhorou sendo muito mais rápido? compensa o investimento em um bom servidor para esta função? fico aqui no aguardo pois queria dar um gás a mais nesta questão aqui em minha rede. abraço.