Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Ajuda para fechar um enlace de 45Km para 5Mbps

    Ola pessoal, sou leigo no assunto ,estou precisando de ajuda, para fechar um link de 45Km, mas estou em duvida na escolha dos equipamentos a ser usado ,para isto tenho 02 torres de 70m cada ,para ser instalada , preciso de pelo menos 5Mbps, favor se alguem puder ajudar ficarei muito grato .
    As coodenadas dos pontos sao estas :

    Ponto A (cidade )
    LATITUDE : 10°39'17.56"S
    LONGITUDE: 68°29'48.82"O

    Ponto B (Campo)
    LATITUDE : 10°38'37.98"S
    LONGITUDE: 68° 5'20.69"O

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda para fechar um enlace de 45Km para 5Mbps

    ajuda ai pessoal !

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda para fechar um enlace de 45Km para 5Mbps

    olha cara, um link de 45km precisa ser bem avaliado, pois varios fatores podem interferir e levar a perda de eficiência do spectro. Posso trocar uma pequena experiência com você pois tenho 2 enlaces... 1 de cerca de 18km ponto a ponto com 2 equipamentos idênticos, e outro com este mesmo tipo de equipamento de apenas 500 metros. todos os 2 utilizando topo de prédios, 30 mtros++ altura, tenho um amigo que implementa ponto a ponto e tem um semelhante ao que vc pretende montar. No seu caso vejo que quer interligar a cidade com área Rural, mesmo Cenário dele Cidade para uma Fazenda da empresa, cerca de 50km distância, os equipamentos são ubiquiti. segue a lista, 2 Antena Rocket dish Rd-5g30 30dbi ,,,, 2 Rocket M5 Mimo 150mb 2x2
    dependendo da visada meu caro , o Throughput será superior ao minimo que precisa.

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda para fechar um enlace de 45Km para 5Mbps

    Caro amigo Tiago,muito obrigado pela resposta, quanto ao uso de MINI PCI CARD SR9 - UBNT, ROUTERBOARD RB 433 AH MIKROTIK e DIR 900MHZ YAGI 20 DBI GF1020 - PROELETRONIC, link direto ,ja que nao tenho visada direta , testei com mobile foi verificado que , a zona de Fresnel esta comprometida .


  5. #5

    Post Re: Ajuda para fechar um enlace de 45Km para 5Mbps

    Ola pessoal ,verifiquei o enlace de 45km, com radio mobile ,veja como ficou .

    sera que consigo fechar em 900mhz ?


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         radio mobile..jpg
Visualizações:	302
Tamanho: 	50,0 KB
ID:      	24864

  6. #6
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda para fechar um enlace de 45Km para 5Mbps

    ué amigo 900 mhz para que ?
    você tem visada entre os ponto A e B ....
    se tiver não pense 2 vezes vai de 5.8 ghz ....
    pois as antenas de 5.8 é focal assim ela tem um angulo bem fechado de sinal assim percorrera a trajetória muito bem !
    e com uma passagem de banda alta ...
    se for usar 900 mhz
    primeiro as antenas yagi é refletora o ganho delas é menor ..
    fica bom em 10 a 29 km de pendendo do projeto ...
    nessa distancia ficará muito inviável pois
    não adianta abaixar a potencia dos radio em 900 mhz (não ira funcionar com potencia baixa)
    se aumentar as operadoras de telefonia vão em cima de você dizendo que esta ultrapassando o eirp ....
    assim aconselho usar 2 rockt disk 30 dbi com rockt m5 ...
    que fará esse enlace de sobra ....
    em questão de torres 80 metros é muita coisa ...
    terá que colocar radome nessa antena pois o vento pode derrubar ...
    abraço

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda para fechar um enlace de 45Km para 5Mbps

    amigo o pior e que eu nao tenho visada conforme a imagem do radio mobile, para ter visada precisaria no ponto A de 102m e ponto B 82m.

  8. #8

    Post Re: Ajuda para fechar um enlace de 45Km para 5Mbps

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Link com repetidor.jpg
Visualizações:	118
Tamanho: 	56,8 KB
ID:      	24874Olha acabei de de preparar o plano B ,para resolver isso, colocando uma repetidora, para fechar o enlace com os equipamentos conforme vc informou,veja a figura google.
    Que vcs acham desta repetidora neste local ?

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda para fechar um enlace de 45Km para 5Mbps

    Se nao for pedir de mais dos amigos, seria possivel alguem fazer esta verificação do enlace em algum outro programa ,pois estou com receio do calculo que fiz com o radio mobile esta incorreto
    conforme as coodenadas pois deu uma altura elevada nos pontos A e B ,como deu valores muito alto ,pensei no plano B ,que seria uma repetidora (C) , nesta coodenada ,
    Latitude : 10°42'52.43"S Longitude : 68°25'1.19"O


    Ponto A (cidade )
    LATITUDE : 10°39'17.56"S
    LONGITUDE: 68°29'48.82"O



    Ponto B (Campo)
    LATITUDE : 10°38'37.98"S
    LONGITUDE: 68° 5'20.69"O

    OBRIGADO !

  10. #10
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: Ajuda para fechar um enlace de 45Km para 5Mbps

    Posso fazer no LinkPlanner da motorola, mas preciso das coordenadas em outro formato.
    Bom pelo google earth adicione um marcador no ponto A e B depois click com o botão direito sobre o marcador e vá em Rotá para cá, ai ele vai te dar as coordenadas em outro formato, posta aqui que faço para ti.

  11. #11

    Padrão Re: Ajuda para fechar um enlace de 45Km para 5Mbps

    rapaz o ideal é colocar uma repetidora pois o fresnel vai ficar muito comprometido ai vai ser perda de pacote, enlace caindo, mais se quiser arriscar o melhor equipamento é 2 rocket com rb e cartao xr5, eu fechei um enlace de mais ou menos essa distancia, com esses equipamentos passou 35 megas.

  12. #12

    Padrão Re: Ajuda para fechar um enlace de 45Km para 5Mbps

    como falei no inicio, é arriscado ser "FaiL" interligar diretamente ponto A + B nas condições que seu cenário lhe oferece, avaliando seu novo plano de criar um ponto C para retransmitir, sobe a porcentagem de melhorar qualidade deste enlace, tanto na Qualidade, confiabilidade e velocidade,. Se o (ponto da repetidora) até a (fazenda) possuir visada legal, instale as dish para ligar estes 2 pontos, e do ponto da repetidora para Xapuri use nano m5 , Vai gastar mais, porém terá qualidade.
    Última edição por tiagotms; 21-07-2011 às 11:27.

  13. #13

    Padrão Re: Ajuda para fechar um enlace de 45Km para 5Mbps

    Ola boa tarde Danusio ,obrigado pela resposta ,conforme vc falou ai esta as coodenadas
    do ponto
    A "XAPIRI" lat=-10.6548770571, lon=-68.4968947172

    B "FAZENDA lat=-10.6438819845, lon=-68.0890801272

    Ponto da repetidora

    C : lat=-10.7145638256, lon=-68.4169967608
    Grato !

  14. #14

    Padrão Re: Ajuda para fechar um enlace de 45Km para 5Mbps

    Bom Dia......ideal amigo é vc montar uma repetidora mesmo....sua zona de fresnel está comprometida....mesmo com rocket e dish pode dar problemas devido sua visada.....

    Rafael Amaral
    Consultor de Vendas
    TEC-Wi - Distribuidor Wireless
    (+55)(19) 3829-4947
    (+55)(19) 78077286
    ID: 89*15162 Nextel
    Web Site: http://www.tec-wi.com.br
    E-mail / MSN : [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    Skype: vendas3.tec-wi

  15. #15

    Padrão Re: Ajuda para fechar um enlace de 45Km para 5Mbps

    Amigo, fiz a simulação em outro soft e sua visada eh totalmente comprometida, tem q por uma repetidora ae nao tem como...
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Enlace.jpg
Visualizações:	106
Tamanho: 	39,5 KB
ID:      	24960

  16. #16

    Padrão Re: Ajuda para fechar um enlace de 45Km para 5Mbps

    45 km e fasio
    tenho uma de 60 km vizada com 2 anteas zirok 90 nivel sinal de 48/48 pasagem de banda real de 8 mega rb 433 e cartoa xr5

  17. #17

    Padrão Re: Ajuda para fechar um enlace de 45Km para 5Mbps

    Ola amigo Braw ,muito obrigado pela resposta ,pelo teu grafico ta dificil mesmo , fresnel comprometido,mas esses dias fui ao local, e vi umas torres de aproximadamente 100m, sera que é suficiente, se eu usar estas torres sera que vai fechar ?

    Caro amigo Magnorob, teu enlace tinha visada total ou parcial ?

  18. #18

    Padrão Re: Ajuda para fechar um enlace de 45Km para 5Mbps

    olhe se nao quiser colocar repetidora no meio, acho melhor partir pra uma solução de 900Mhz ou entao outros radios que trabalhe com Nlos pq infelizmente o fresnel continua compromedito... pode ate ser q vc feche em 5,8 mas nao da pra garantir q fique bom...

    Obs. este ja esta com torres de 100mts como mencionou

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Enlace1.jpg
Visualizações:	107
Tamanho: 	41,9 KB
ID:      	25051

  19. #19

    Padrão Re: Ajuda para fechar um enlace de 45Km para 5Mbps

    Obrigado amigo pela dica,vou tentar link direto, se nao conseguir, montarei uma repetidora.
    Assim que fechar o enlace, postarei os precedimentos da montagem, para ajudar ao demais amigos.

    Obrigado a todos que me ajudaram com dicas e experiencias para este tópico.

  20. #20

    Padrão Re: Ajuda para fechar um enlace de 45Km para 5Mbps

    enlace ja fizemos de 85 Km passando 35 Mb com rocket Disk 34 e rocket MIMO 5, porem passado 2 meses nao estava mais dando os 35 MB, o maximo trocando todos os canais possiveis foi 7 Mb, entao em grande distancia com certeza vai de Rocket disk 34 e Mikrotik com cartao N, o MK aguenta bem mais processamento do que os rocket.
    vlw