+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Mikrotik + Wavion

    Boa tarde a todos e um ótimo fim de semana para todos nós.

    Prezados amigos colaboradores,

    Tenho um Mikrotik Router Board modelo RB800 e uma Wavion WBS5800 Sector.
    O caso é o seguinte: Vou receber o link dedicado de um provedor a 10 Km do meu POP. Vou receber esse link pelo cartao XR5 que está instalado na minha RB. Depois vou enviar o link para a wavion pela porta ETH. Como minha torre ficara em local inóspito e de dificil acesso, todo o gerenciamento será feito remotamente. Para isso colocarei um notebook dentro do abrigo com o Winbox instalado e acessarei o notebook pela área de trabalho remota na sede da minha empresa. Pois bem, uma vez que precisarei acessar a interface de configuração tanto do Mikrotik quanto da Wavion, como farei para acessar a interface de configuração da wavion, se ela é feita pelo navegador usando o endereço de gatway? Lembrando que: Quem fará todo o gerenciamento de clientes da minha rede será a Wavion.

    Alguém pode me ajudar?
    Desde já agradeço a colaboração de todos!

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Mikrotik + Wavion

    ahmmm o gerenciamento sera feito pelo wavion como se o wavion e so uma bridge mas nada ....o gerenciamento tem que ser feito pelo servidor ou pela rb ,autenticação ,controle de banda etc .
    quanto a gerenciar de outro local recomendo voce criar um ponto a ponto entre a base e o local de transmissão assim voce consuegue gerenciar os equipamentos

  3. #3

    Padrão Re: Mikrotik + Wavion

    Certo, após ler sua resposta pude perceber que realmente a Wavion não faz o gerenciamento. Muito obrigado! De qualquer maneira, a minha necessidade de abrir tanto a interface de configuração da Wavion quanto a do MK permanecem! Alguma ideia?

  4. #4
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Mikrotik + Wavion

    a interface de configuração do wavion o ip e 192.168.1.1 quando vem desconfigurada e o mk voce tem que pegar o winbox

  5. #5

    Padrão Re: Mikrotik + Wavion

    Naldo, de antemão gostaria de agradecer sua prontidão e dedicação à minha dúvida!

    Creio que não estou me expressando direito por isso peço que você desenvolva a seguinte situação na sua mente:

    1º Vou receber o sinal dedicado por através de um Ponto a Ponto que farei a partir do rádio do provedor de ip dedicado e meu equipamento. O rádio que usarei para modular o sinal enviado a mim está instalado no meu mikrotik, no caso um cartão mini pci xr5 (da ubiquiti).

    2º Farei então o tratamento desse sinal usando o MK e atribuirei regras, controle de banda e etc...

    3º Enviarei o sinal para minha Wavion para que ela possa distribuí-lo (fazer o multiponto).

    Esse e o desenho básico da minha estrutura, até aqui tá fácil.

    Para direcionar o link do MK para a Wavion, fiz um bridge; recebo o sinal pela interface wlan1 e envio para a eth2. Na eth01 está o computador que gerencia o MK usando o winbox.

    O que quero fazer é o seguinte: poder acessar a interface de configuração do MK neste computador usando o Winbox e também acessar a interface de configuração da Wavion também neste computador. O caso é o seguinte, como acessarei tal interface se o computador não consegue enxergar o ip da Wavion? Que regra devo estabelecer de forma que o ip da wavion e do mikrotik sejam enxergados por este computador que ira fazer o gerenciamento dos dois? Existe alguma outra alternativa para que possa fazer tal tarefa?

    Peço atenção especial para este problema pois já tentei pensar de tudo mas minha mente limitou-se a isso.

    Mais uma vez agradeço a ajuda dos amigos colaboradores do fórum!

  6. #6
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Mikrotik + Wavion

    crie um sistema de autenticação na interface que esta o wavion tipo hotspot ou pppoe o mk faz isso brincando e para acessar os equipamentos se eu nã me engano e em ip bindings no mk ,da uma procurada no forum que tem resposta e so isso

  7. #7

    Padrão Re: Mikrotik + Wavion

    Bom dia!

    Naldo, entendi suas instruções. Vou procurar mais sobre e aplicar a solução indicada a mim por você.
    Assim que obter um resultado, posto um reply.

    Muito obrigado.

  8. #8

    Padrão Re: Mikrotik + Wavion

    Boa tarde. Segui tuas recomendações Naldo mas infelizmente sem sucesso. Devo estar fazendo algo de errado ou talvez não esteja expressando direito minha necessidade. Para isso desenhei um pequeno mapa da minha rede. Se puder analisar, ficarei muito grato!
    PS: Perdão pela demora no retorno.

    Mais uma vez, muito obrigado pela atenção.
    Abraços!
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wav.jpg
Visualizações:	114
Tamanho: 	26,4 KB
ID:      	26681

  9. #9
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Mikrotik + Wavion

    amigo todo provedor funciona assim e o seu tambem vai ser assim

    link dedicado seu link ip 200.178.x.x ok vai entrrar no servidor como saida para internet ------>seu servidor duas placas de rede uma para receber o link ... a outra sera a saida para seus clientes que tem que passar pelo servidor para autenticar e controlar a banda deles neste caso o wavion e ligado na saida de clientes pára que os clientes entrem nela e passem pelo servidor ok e so isso