+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema com Fonte de Aps

    Ola pessoal , caros amigos eu estava com o seguinte problema , as LAN dos meus equipamentos wireless queimam , aconteceu em varios clientes meus , falando com um engenheiro eletronico ele me explicou que as fontes dos aps mandam corrente alternanda para antena e a antena devolve é onde causa esse tipo de problema alem de outros , ele me falou que não é defeito é má qualidade , é só criar um Transformador isolador na fonte que resolve esse problema , gostaria de saber se tem alguem que possa nos fornecer um tuturial de como fazer isso, grato a todos

  2. #2

    Padrão Re: Problema com Fonte de Aps

    Ligar fonte de má qualidade com a queima de lan só seria verdade na porta com POE, eu na verdade acredito que isso só seja um problema em power-ver-datalines ou se usar o cabo de rede pra levar AC (Colocando a fonte chaveada junto ao radio).

    Diria que o grande problema das fontes baratas é ripple e spikes, mas é importante diferenciar que ripple não é AC e sim "elemento AC" como os teoricos gostam de chamar, num POE padrão o ripple instabiliza o VRM (Modulo regulador de tensão) dos equipamentos, indiretamente instabiliza o processamento, mas não tem como ripple queimar as portas lan (POE padrão, crimpagem correta, etc).

    Como porta lan tem o trafo/driver pra fazer o isolamento, teoricamente nem falta de aterramento causaria a queima, mas tem uma condição em que a falta de aterramento causa problemas: em indução em tempestades ou raios (Falo de indução via cabos porque não precisa ter raio direto na sua torre pra ter queima de portas).

    Mas enfim, diga que situações tem ocorrido a queima, com que equipamentos.
    Se tiver por exemplo power-over-datalines, ou se usar roteadores basicos tipo Engenius, Krazer, Kozumi, ou se é porta sem POE queimando em RB, se é Nano, Bullet, fontes 12V 1A POE, fontes Hayama, DVE, ou pior: notebook, e por aí vai.

  3. #3
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Problema com Fonte de Aps

    ja implantei centenas de aps acho que mas de 600 e so vi ate agora 2 pcb danificados so

  4. #4

    Padrão Re: Problema com Fonte de Aps

    bom dia amigo eu uso engenius , na maioria das x a fonte é chaveada , e quando queima na maioria das x é quando chove , a fonte é de 2 pino não tem terra , por isso a ideia de transformador isolador na fonte

  5. #5

    Padrão Re: Problema com Fonte de Aps

    o modelo da fonte é AC Power supply input 100-240 ~50/60hz e output 12v-0~1.25a

  6. #6

    Padrão Re: Problema com Fonte de Aps

    Ola amigo, também tive bastantes problemas parecidos, principalmente em clientes que a antena ficava um pouco mais longe da casa, e tanto fazia a instalação até ele, cabeada ou wireles.... solução minha, foi criar as fontes, com fontes ATX, meus problemas de queima de equipamentos, portas queimadas e travamentos acabaram.. fico show

    uso as fontes "caseira" para ligar minha RB, que fico muito show !

    vai a dica... abraço

  7. #7

    Padrão Re: Problema com Fonte de Aps

    instalei vários aps, nunca queimou nenhum, exceto nanostation 2 e 5 que queimam muito por causa de sobrecarga na rede elétrica, mesmo que você coloque aterramento, filtro de linha, estabilizador, ainda assim queimam. então o restante dos aps tranquilo, inclusive achei interessante um dia desses, um adaptador poe se fundiu após um tempestade à porta lan de um ap, metal com metal, achei que o ap tava morto, pra minha supresa só queimou 2 portas de 4, e ele continuou a funcionar, claro que a fonte morreu, mas o resto tudo ok.

  8. #8

    Padrão Re: Problema com Fonte de Aps

    É, toda vez que ví porta lan queimada também tinha cabo preteado por calor ou conector derretido, situação em que fonte nenhuma ou isolador nenhum aguentaria.

    Mas... tem a opção de colocar centelhadores nos cabos. As ultimas RB's que coloquei já soldei centelhador e varistor na saída da fonte, talvez as proximas coloque também nas RB's.

    Modulo isolador, o menor, de 300VA, já custa uns R$ 120 pelo que lembro, colocar um desse em cada cliente complica. Já cada centelhador custa entre R$ 0,70 e 1,80, dependendo da loja de componentes que comprar.

    Na sua torre é uma coisa colocar proteções tipo isolador ou interface via fibra, mas em clientes é difícil convencer eles a pagar.
    Nos roteadores pra cliente pena que o trafo/driver das 4 lan geralmente ficam tudo junto, geralmente queima um queima todos, não dá pra usar adaptador poe (Tipo o que a TPLink manda nos roteadores 54x e 74x ultimamente).

  9. #9

    Padrão Re: Problema com Fonte de Aps

    Caro amigos , vou colocar uma seguinte situação , se vcs pegarem um multimetro para medir a contente Alternanda na faixa 10 ou 2 e colocar uma ponta no conector da antena e outra ponta no conector do cabo que liga a antena mais não na parte de dentro a de fora e o multimetro marcar maior que 0 , pode ter certeza que quando chover vai dar esse problema de queima da lan isso caso o valor for considerado chega até entortar o lobulo de irradiação é nesses cassos que eu preciso usar uma fonte com isolador não é para todos os clietes , só que eu queria saber o seguinte a fonte que vem normalmente é auto-transformador , gostaria de saber se tem como deixa-la como transformador isolador

  10. #10

    Padrão Re: Problema com Fonte de Aps

    desculpe meu erro de digitação , meu teclado esta horrivel

  11. #11

    Padrão Re: Problema com Fonte de Aps

    Não entendi, usando amperimetro (Aferição de corrente alternada) medir corrente circulando entre o GND da antena e o GND do radio, isso? Ou seria medir tensão alternada nesse local? (Escala V AC) Não entendi a lógica dessa aferição, só irá medir algo entre os 2 GND se a malha do cabo estiver danificada.

    Bom, as fontes chaveadas, desde a mais vagabunda, tem a saída bem isolada da entrada, se a fonte não tem aterramento a única ligação da entrada com a saída é o campo magnético do driver interno, e um foto-acoplador.

    Mas se quer mesmo usar trafo isolador, seria só comprar digamos 2 transformadores comerciais de no mínimo uns 20VA, tipo esse:
    Cinestec Componentes Eletr
    E ligar os 2 secundarios, fazendo assim:
    Mark 4 - Isolation
    Se não entender esquemas elétricos vejamos o que o Paint gera:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem.PNG
Visualizações:	780
Tamanho: 	73,1 KB
ID:      	24943
    (Não se baseie no trafo dos desenhos, falei pra escolher algum trafo de uns 20VA ou mais, mesmo uma fonte chaveada gastando só 7W (Em media), e tendo fator de potencia em torno de 0,8, melhor não arriscar e gastar uns R$ 2 ou 3 a mais por trafo e não usar modelos de 12V 1A)

    Isso é um trafo isolador? Sim, isolamento duplo.
    Um isolador irá acabar com seu problema de lan queimada? Não, não irá.
    Isso é melhor que os modulos comerciais prontos? Por essa diferença de preço é obvio que tem muita diferença, vide:
    Micro Office - MODULO ISOLADOR G3 300VA MICROSOL
    Com um preço 300% mais caro não tem como ser igual...

    Te aconselho umas lidas numas apostilas de eletronica (Tipo RapidShare AG, Cham, Switzerland ), pelo menos pra usar a nomenclatura corrente pra explicar a aferição de corrente entre gnd's. Ainda se fosse de tensão eu entenderia, DDP entre aterramentos é comum mesmo, alguns fabricantes usam estratégias tipo plug P4 com o positivo externo pra evitar problemas e tal (Porque o gnd nos conectores de RF sempre é ligado ao GND da fonte quando existe), mas ter DDP entre varias antenas (Por não estarem ligadas a estrutura metalica da torre, por exemplo) não criar problemas tipo queima de lan, e se você desrosquear o conector SMA de um roteador e medir tensão entre o SMA femea proveniente da antena e o SMA macho do roteador isso significa apenas que naquele dado momento há indução pelos cabos ou mesmo pelo elementro irradiante da antena fazendo você medir alguma coisa, geralmente só se mede grandes coisas nesse caso em fiação longa e proxima a local com geração de campos magnéticos fortes, tipo transformadores em postes, motores eletricos antigos, transmissores de RF de alta potencia...

    Bom, imagine o seguinte: Se você esticar um fio de 30m do lado de fora de casa, preso de forma que fique alto (Mais alto que as casas) e isolado do chão ou de peças metalicas, você em varios dias do ano irá medir alguma tensão no fio. Se você ligar isso num radio talvez tenha uma boa antena pra AM ou SW, pode até fazer um radio de galena (Que não usa pilhas ou bateria) devido a essa diferença de potencial entre uma peça metalica não-aterrada e o terra, mas isso não significa que irá queimar o radio que for ligado a esse fio, se queimair te garanto que será resultado da indução de alguma descarga proxima e ainda assim só queimará se o radio estiver sem aterramento (Com aterramento só queimará se tiver descarga direta no fio).

    Vou sugerir denovo: Ao invez de trafo isolador, teste aterramento ou teste centelhadores, e não se preocupe com essa tensão entre gnd de antena e gnd de radio.
    (Onde tem equipamentos alimentados via baterias e paineis fotofoltaicos (Energia solar) tem lan queimada também...)

  12. #12

    Padrão Re: Problema com Fonte de Aps

    Amigo rubens muito obrigado por sua ajuda , a mais ou menos 2 meses fui fazer um curso em Porto Alegre sobre problemas na rede wireless e um dos assustos foi esse , vejo que vc entende muito do assunto não posso dizer que entendo o mesmo na parte de eletronica , mais na rede entendo muito bem o que acontece é o seguinte , em varias casas não possuem aterramento e nem todos aps é de 3 pinos a maioria é de 2 , vou citar o exempo do curso , vc já deve ter tomado algum choque em gabinetes de computador por não ter terra apropriado no local , se pegarmos uma placa pci wireless e ligar nela uma antena de grade com o cabo rgc58 de 8mtrs, o que vai acontecer esse choque que vc sente no gabinete vai para antena tambem, ai o que acontece , o micro desliga sozinho , trava , hora conecta hora não , e a pessoa acha que é problema no micro o cara vai lá manda formata , e o tecnico coidado de informatica sem saber o que ta fazendo , não ve defeito nenhum, só que a antena não esta conectado por isso o problema não aparece , ai o cara pega o micro de volta leva para sua casa liga conecta a antena e o problema começa de novo , eu fui um desses tecnicos , até que eu fiz esse curso que abordou esse tema e a unica solução é transformar a fonte do ap em uma fonte com isolador , tanto faz a fonte do micro que eu citei de exemplo ou a fonte do ap é o mesmo problema no caso da minha reptidora eu vou lá compro um modulo transformador isolador da microsol pago 120,00 e resolvo o problema , agora vai convencer o cliente é outra historia , por isso eu criei esse topico para saber se tem alguma forma mais barata de transformar nossa fonte autransformador para transformador isolador com um custo bem mais baixo é logico, grato a todos pela ajuda

  13. #13

    Padrão Re: Problema com Fonte de Aps

    As fontes ATX que tem o negativo posterior a ponte retificadora aterrada (Ligada na carcaça, na verdade) são as que dão choque. Mas tem que ver que isso só é um problema no momento que você toca na carcaça e no chão, você é que está fechando o circuito.

    Também tem as fontes que na chave 110/220 você alterna entre ponte de retificação de onda completa (110V) e meia onda (220V), nessas só numa posição da chave que a carcaça dá choque. E tem a maioria das fontes atuais, que tem só um par de capacitores ceramicos de 2 a 47nF entre cada via e a carcaça. Usando em 127V dependendo do estado desses capacitores e da distancia do neutro ao aterramento, você também pode levar um belo choque.
    (Meça a tensão do terra ao neutro dessas tomadas, é normal ter valores entre 20 e 30V, ou até 60V! (Claro que se colocar um resistor qualquer de baixo valor já dissipa essa diferença). A qualidade do aterramento também conta, eu raramente vejo aterramento, mas quando tem é aquele negócio de uma varreta de 1,2m em solo arrenoso...

    Bom, mesmo que a carcaça esteja com algum DDP com relação ao terra real, ainda não há motivo pra isso causar problema em adaptador PCI. Veja que muitas antenas tem o elemento irradiante em curto, nesse caso a DDP na carcaça invariavelmente vai pro pino central do conector SMA da placa PCI, dependendo do modo de construção da etapa de potencia de RF, divisor, pre-amplificador, isso vai mesmo impedir a placa de funcionar direito.

    Veja que são meia duzia de "Se". Se for fonte assim ou assado, se for neutro assim ou assado, se for antena tal, se for placa tal, e por aí vai, não dá pra negar que isolador (Alguns noobs chamam de aterramento eletronico) resolve esse e alguns outros probleminhas, mas não é a única solução. O slot PCI tem varias vias, quanto mais vias mais chances de mal-contato, dependendo da via que der mal contato pode ocorrer da etapa de RF não ser alimentada e o chipset sim, gerando aquela situação que a placa não capta nada. A fonte pode estar com a linha de +12V com baixa tensão ou com ripple demais, fazendo a etapa de RF funcionar esporadicamente, fazendo ora conectar ora não escanear nada...

    (Além do provedor faço manutenção na loja (Mistura perfeita), em toda "formatação" incluo limpeza interna, que significa troca de pasta termica, um limpa-contatos em todo slot, abrir a fonte pra tirar toda a poeira e ver o estado dos componentes... e por isso digo que é absurdamente comum fonte ruim, geralmente ripple por culpa de capacitor da saída com esr alta, mas também componentes da entrada danificados, como diodo ou cap. ceramico chamuscados, pros componentes chegarem nesse estado precisam passar por muito stress, e não só eles mas também os mosfets mais adiante, mas isso não é pra esse tópico)

    Quanto a "transformar" fonte, você está falando de "fonte autotransformador" mas isso é algo difícil de adivinhar o que seja. Passei o link das apostilas justamente pra ler e padronizar a nomenclatura das partes.
    As fontes de roteadores, switches, acces-point e demais equipamentos pequenos de telecom, já tem muitos anos que são todas chaveadas, não tem "transformador" nelas (Chaveamento usa driver, não deixa de ser um transformador mas é melhor tratar assim pra não confundir). Então fonte com transformador são aquelas maiores, pesadas. Digamos uma fonte com transformador de 12V 1A, ela terá a largura de 2 fontes chaveadas 12V 1A da DVE de largura, e 1,3 fontes DVE de altura, o peso também será umas 6x maior que fonte chaveada. Tem como confundir fonte chaveada com fonte de transformador?

    Dito isso, vou repetir: Fonte chaveada comum, de roteador ou AP (Título do post), já são isoladas. O campo magnético do driver só atua quando a parte quente funciona, ele não "passa" nada pro gnd da saída. E o opto-acoplador ou circuito integrador comparador, também não "passam" nada de alguma fase na entrada pro GND da saída.
    Tem como re-isolar o que já está isolado, mas seria retrabalho.
    (Se você medir alguma tensão CA (Escala V AC nos multimetros) entre o neutro da tomada e a malha de algum cabo proveniente da antena, ou entre algum desses e o gnd do AP, repito que isso não é nada demais, carga estática ou indução devido ao cabo de RF passar perto de fiação elétrica, nada grave e nada que queime lan's a princípio)

    Veja que 2 ou 3 varetas de cobre de 1,2m não são aterramento suficiente pra ligar algum aparelho de alto consumo, mas é suficiente pra descarga de estática em caso de antena alta.
    Veja também que aterrar antena alta pode transformar essa antena num ponto de troca de tensão terra>ar (Alta tensão sempre sai pelos objetos com pontas), a antena vira um para-raios. E isso sim é comum queimar porta lan!

    Tem também a remota possibilidade de queimar o phy (Trafo/driver onde a lan cria um terra virtual e isola o jack RJ45 do circuíto) pode indução de campo magnético proximo, como o phy é um indutor (Algo entre 100 e 200 espiras de fio 60 AWG?) a função dele é justamente transformar campo magnético em tensão. Isso acontece mesmo em equipamento desligado (Digo que é de possibilidade remota e não impossível porque já tive um queimado nessas condições, depois de 3 meses no alto da torre, esperando link, "na hora de ligar ele não ligou", o phy estava aberto (Nano, aparelho mais comum de sofrer com isso pelo visto).

  14. #14

    Padrão Re: Problema com Fonte de Aps

    Caro amigo rubens , muito obrigado por sua ajuda esta sendo muito util para mim, uma duvida , se eu desligar o terra que liga na carcaça da fonte , da algum problema , isso eu to falando onde não tem aterramento , so aquelas tomada de 2 pinos

  15. #15

    Padrão Re: Problema com Fonte de Aps

    Amigo rubens , o link que vc passou das apostila não to conseguindo baixar tem outro

  16. #16

    Padrão Re: Problema com Fonte de Aps

    Citação Postado originalmente por fagtinti Ver Post
    Caro amigo rubens , muito obrigado por sua ajuda esta sendo muito util para mim, uma duvida , se eu desligar o terra que liga na carcaça da fonte , da algum problema , isso eu to falando onde não tem aterramento , so aquelas tomada de 2 pinos
    Mas desligar que terra? Se está falando de fonte ATX, a carcaça da fonte está ligada pelos parafusos que prendem a placa em varios pontos, teria que tirar a fonte do gabinete ou colocar isoladores. Mas os fios pretos, negativo, estão ligados na carcaça, e na placa-mãe, HD e CD o negativo está ligado na carcaça, mesmo isolando a lata da fonte ela continuará unida a carcaça do resto do gabinete (Parasusos da placa-mãe, do CD/DVD, do HD...). Se falar de apenas desligar aquele fio verde/amarelo que sai da entrada AC (Jack onde se pluga o cabo que vai pra tomada), não faz diferença se não tiver aterramento, alias dá na mesma que tirar o pino terra do plug que vai na tomada.
    (Falo desse fio: http://i52.tinypic.com/xl9k4n.jpg (O upload de imagens do forum não está funcionando?))
    Fora esse fio não vejo outro "terra" pra desligar.
    Teria como isolar a fonte da carcaça, colocando isolador em todos os 2 a 4 parafusos, isolador pra transistor SOT32 resolve. Mas teria também que colocar esses isoladores em todos os 6 ou mais parafusos da placa-mãe, do HD, do CD/DVD, e teria que isolar a carcaça dos conectores da placa-mãe (USB, Video, Serial, Audio, PS2, aqueles que ficam na traseira), enfim, uma trabalheira enorme.

    Agora, se alguem deixa os 3 pinos no plug tomada antiga (Padrão ridículo americano, gambiarra mal projetada) e pluga em tomada normal, que se usava no brasil (Essa: http://i53.tinypic.com/14kjy35.png ) é natural que a carcaça dê choque, mas é mais facil arrancar o pino terra no plug do que internamente na fonte.
    Se o pino já está devidamente arrancado, tanto faz o que fizer dentro da fonte irá dar choque dependendo da topologia da fonte.
    Nas fontes mais simples hoje geralmente tem só os capacitores ceramicos que falei, de 2,2 a 470nF pelo visto, que ligam de alguma forma a carcaça, seriam isso:
    http://i51.tinypic.com/svrlnr.png
    Seria só remover (Não tem como te dizer o valor exato, ou mandar foto em alguma fonte, porque cada fonte tem eles em posição e com valores diferentes, é só seguir as trilhas pra acha-los, podem estar antes da ponte retificadora ou depois. Eu poderia pegar as fontes na sucata e ir fotografando, mas entendo que esse tipo de mordomia emburrece ao invez de ensinar).

    Em fontes de AP não tem como desligar terra porque eles tem só 2 vias de entrada mesmo, fase e fase ou fase e neutro, as fontes que tem terra (Mais da metade hoje) geralmente não dão choque porque tem componentes melhores (E não projeto capado) e em mais quantidade na parte quente, por isso é rarríssimo fonte de notebook ou de roteadores/AP's dar choque, quando isso acontece pode ter certeza que a fonte está com um pé na cova. Geralmente o negativo do plug está ligado ao terra, mas se você quebrar o pino na tomada ele vai estar bastante isolado da rede AC, só será um problema se a antena estiver aterrada, a ligação da fonte com o terra será via antena!
    (A antena presa a uma haste metalica grande parafusada em parede com umidade, pode acabar tendo uma resistencia baixa para com o terra real, e se ela está presa em aste metalica completamente isolada do terra ela pode se carregar eletricamente devido as cargas atmosféricas no ar. Em cliente, com antena baixa (Até uns 10m) nenhuma das duas situações é um problema, mesmo que você meça alguma tensão entre o negativo de uma fonte e a antena aterrada, ou entre esse negativo e uma antena isolada)
    (Pra ter idéia da capacidade de carga em parede, além de você levar um choque se tocar numa fase e na parede, já liguei fonte chaveada de 10W entre uma fase e uma janela metalica (Apenas assentada sobre tijolos e cimento, com reboco, sem aterramento), então dá pra imaginar que um cano de aço parafusado numa parede está bem mais ligado ao terra do que parece)

    Quanto ao Rapidshare... um provedor que não sabe usar a web...
    Bom, ao abrir o link depois de uns segundos numa tela de cadastro, sem clicar em nada abre a lista de arquivos, é só colocar o mouse sobre alguma descrição, ir até o botão verde e abrir noutra aba, janela, ou clicar pra abrir na mesma janela. Seria isso:
    http://i54.tinypic.com/24edtns.png
    Depois é só seguir o tutorial:
    Aprenda a baixar arquivos no novo RapidShare
    (Essa pasta é do tempo que o Rapidshare não tinha temporizador pra arquivos pequenos, se alguem quiser algo no 4shared, que brasileiro tanto gosta, tem isso:
    apostila eletronica - 4shared.com download free
    e
    curso eletronica - 4shared.com download free
    Pra iniciantes recomendo da Editora Lutecia (O "ilustrado")