+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problemas com Provedor de Internet Via Radio

    Caros Amigos

    Tenho um provedor de internet via radio, estou tendo alguns problemas:

    1 - Durante o dia a navegação fica muito boa, mas a noite fica muito ruim, muito lenta, e gostaria de saber o que pode estar acontecendo, porém é interresante que o mesmo numero de clientes que ficam on-line de manhã ficam a noite... Me disseram que poderia ser interferencia mas ja mudei os canais, liguei na operadora para ver se há queda de performance a noite me disseram que não, estou sem saber o porque acontece isso.

    2 - Tenho duas ADSL de 4mb cada, gostaria de saber porque não passam de 2mb? Explicando melhor, as adsl pode estar com 30 on ou 20 on o consumo de banda não passa de 2mb cada adsl, parece que há uma limitação.

    Vou descrever a estrutura montada: tenho duas adsl de 4mb, passam em um servidor (pc celeron 2.13, 1gb de ram), que sai para uma nanosatation5, que joga as nets numa torre que tem 2 RBs 433AH com dois cartões cada (EMP-8603 da Engenius) que são ligadas em Setorias Hyperlink de 14DBi 90º Horizontal.

    Gostaria que me ajudassem a resolver esses dois problemas...

    Desde já agradeço

  2. #2

    Padrão Re: Problemas com Provedor de Internet Via Radio

    Olá,

    Provavelmente o problema pode estar nas conexões ADSL, esta conexão naturalmente voce ja não consegue colocar muitas maquinas, o que deve estar matando sua rede deve ser a falta de Upload, monitara seu trafego direto no servidor e veja quanto esta passando de down e up..., utilize este site para uma referencia (Speed Test COPEL), teste com os cliente e sem eles...

    Ja tive problemas parecidos mas somente com trafego bem maior e Link Dedicado com as RBs. então descarto interferencia, pois ela não atua só a noite, tambem pode ser o cartão... como tenho raiva desses da engenius, é só o tempo mudar e perdia potencia, recomendo a colocar uma r52h.


    Anderson

  3. #3

    Padrão Re: Problemas com Provedor de Internet Via Radio

    ""liguei na operadora para ver se há queda de performance a noite me disseram que não,""


    Amigo...
    Experimentou dizer para o pessoal da operadora que você revende a adsl deles...derrepente eles te dão uma ajuda.

  4. #4
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: Problemas com Provedor de Internet Via Radio

    Com certeza ajudariam, liga lá novamente e avisa que vc revende o ADSL deles, quem sabe aumentam a quantidade de conexões..........rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
    Citação Postado originalmente por bilozani Ver Post
    ""liguei na operadora para ver se há queda de performance a noite me disseram que não,""


    Amigo...
    Experimentou dizer para o pessoal da operadora que você revende a adsl deles...derrepente eles te dão uma ajuda.

  5. #5

    Padrão Re: Problemas com Provedor de Internet Via Radio

    Hoggustavo faz como o amigo sitou acima e nao liga na operadora não pode dar B.O, seu problema parece mesmo falta de banda, e esses cartoes da engenius ele tem um porblema com a parte da potencia, sete a potencia como 13dbm pode ser isso que esta ocorendo tambem, ou troque mesmo pelos cartoes r52h que sao bem melhores. teste esse link sem clientes e com clientes.
    Falow

  6. #6

    Padrão Re: Problemas com Provedor de Internet Via Radio

    Só lembrando, pode ser que alguem se discorda uso cartoes R52hn em banda 2.4ghz seto ele somente em B e date rates fixo em 11Mbps, esta pendurado 40 clientes simultanios consumo de banda chega em horario de pico a 2.2Mbps em media. fica ae a dica.

  7. #7
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: Problemas com Provedor de Internet Via Radio

    Vou concordar que o problema seja interferência.
    Quanto maior o tráfego de dados sobre o canal, maior é a interferência.
    Então todo mundo chega em casa para usar a internet, então outros clientes de seus concorrentes estão todos online e usando a net a todo vapor, o tráfego de dados sobre o canal fica lotado, contribuindo ainda mais para a interferência, e ainda tem a sobreposição de canal para atrapalhar.

    Então faça o teste, de dia monitore o ack de cada cliente, faça o memos monitoramento a noite e veja o ack, veras que o ack deles vão está acima do normal, que é ocasionado por interferência.
    E se você tiver vendendo planos de 300k acima em 2.4, ai você vai ter muitos problemas mesmo.

    o que você pode fazer e monitorar os tráfegos de cada canal com a ferramenta snooper do mikrotik.
    Selecione o canal que tiver menos tráfego e testa ai.

  8. #8

    Padrão Re: Problemas com Provedor de Internet Via Radio

    Obrigado pelas orientações, mas vi uma vez em um post, um cara dizendo o seguinte:

    "Resolvido o problema , vou dividir esta solução com vcs , já que muitos devem passar por isso ,
    o Problema é a largura da banda B de perto funciona normal mais de uma certa distancia não chega a 2 mb no link ,
    ai eu fiz o seguinte uso o mikrotik e no cartão configurei para usar a banda B+G e configurei o Rate para 11mbs e no cliente fiz a mesma coisa tanto no ap e em usb e placa pci , então eu consigo trabalhar na Largura da banda G como se fosse o B e passando a largura normal. Mais atenção se for passar um link fixo em 2mb dessa forma não passa só na banda G mesmo. se ajudei alguem não deixe de agradecer "

    Será que da certo?

  9. #9

    Padrão Re: Problemas com Provedor de Internet Via Radio

    Pessoal, ainda naum consegui arrumar o problemas, conversei com um rapaz que tem certificação Mikrotik e ele disse que o problemas estava em meu hotspot que estava configurado errado, dai pedi para que ele arrumasse para mim, ele fez o seguinte:

    - Apagou o hotspot
    - Colocou umas regras no firewall
    - Configurou o QoS
    - E colocou a configuração baseada em IP/Mac

    Mas ainda a navegação esta comprometida, esta configuração IP/Mac é melhor que hotspot?

  10. #10

    Padrão Re: Problemas com Provedor de Internet Via Radio

    Quando nao se tem link bom...não exite milagre!

  11. #11
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: Problemas com Provedor de Internet Via Radio

    Amigo, tenho aqui link dedicado e uma adsl 4 megas epnas para testes, de dia a adsl das 10:00 até as 21:00 dar no máximo 1,5mbps, nunca chega nem a 3mbps, cedo e após as 21:00 começa a alcançar até 3,5mbps, e o link dedicado não altera nada, sempre estável, banda de 100% garantida.
    Adsl tem garantia de banda apenas de 10%, então faça o teste, quando a internet estiver ruim, desconecte todo mundo e conecte apenas na sua máquina e teste a velocidade da internet no site
    velocidade.ctbc.com.br e posta aqui quanto está dando a sua dsl, que ai tiramos as conclusões.

  12. #12
    Avatar de tecnologic
    Ingresso
    Jan 2011
    Localização
    Vera Cruz -RS
    Posts
    76

    Padrão Re: Problemas com Provedor de Internet Via Radio

    amigo cartão muito improvavel jah viu o sinal dos seus clientes normalmente a noite é mais usado se um cliente com ccq esta baixo e durante a noite usa muito isso detona legal o sistema e prejudica toda a sua rede

  13. #13

    Padrão Re: Problemas com Provedor de Internet Via Radio

    Meus Amigos, aqui na minha região só somos atendidos pela CTBC, naum temos opção para escolher outra operadora.

    Vcs sabem quanto ta girando o valor do mega de um link dedicado?

    Obrigado

  14. #14
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: Problemas com Provedor de Internet Via Radio

    aqui na minha região o valor de 1mega, varia de R$700,00 a R$1.200,00 entre as operadoras, quanto mais se contratar o preço é reduzido.

  15. #15

    Padrão Re: Problemas com Provedor de Internet Via Radio

    Verificando os topicos vi sua necessidade de link dedicado, caso houver interesse temos links dedicados full duplex a otimos preços caso se interessar me add no msn [email protected] hoje ja atendemos algumas empresas na sua região inclusive um provedor em Morro Agudo e a prefeitura de la tbm