Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda wireless muitas duvidas.

    Bom Dia !
    Gostaria de uma ajuda de todos do forum,atualmente tenho 90% da minha rede em cabo,tenho uma ommini e comprei a pouco tempo setorias da OIW de 14 dbi com uma rb 433 com cartao R52h ainda não migrei ou seja as setorias ainda não estao sendo usada,pois o meu foco foi todo na rede cabeada,so que agora estou precisando usar wireless pois aqui no rio tem muita melicia,mesmo eu sendo legalizado corro o risco de cabear levar tiro etc. então queria colocar wireless para os cliente que tem essas melicias pois assim ficaria super tranquilo para trabalhar,ai que vem as duvidas, eu ofereço 5 planos 200 kbps 500kbps 1 mega 2 mega e 3 mega,conseguiria eu atender novos clientes com essas velocidades no 2.4 com as minhas setorias ? a que distancia ? se não qual a melhor solução pois andei pesquisando 5.8 e as ubiquiti,minha duvida e qual melhor material pra atender meus novos clientes e com distancias inicial não superior de 3 a 4 Km tendo clientes tbm perto a 300 metros ou seja ira ser variavel as distancia mais inicial não superio do que 3 a 4 KM inicial.pessoa ajuda de todos qual materia para eu compra tanto para mandar o sinal tanto para receber nos clientes,onde compra essas informações todas os pro e os contra.favor de suas opniões.

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda wireless muitas duvidas.

    Acho que para os planos que você vende trabalhar 2,4 só vai te dar problemas, mesmo porque já deu o que tinha que dar o 2,4, se está começando coloque toda sua rede em 5,8 você vai ter mais velocidade em menos dor de cabeça.
    Última edição por marcelbentes; 25-07-2011 às 14:55.

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda wireless muitas duvidas.

    sim trabalhar em 5.8 mais com qual equipamentos ? tipo aqui tem bastante obstaculo, quanto for maior a frequencia pior para ser trabalha sem visada não e ?

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda wireless muitas duvidas.

    Realmente para as velocidades que você vende aos clientes se trabalhar com 2,4 vai ter dor de cabeça, já os equipamentos eu aqui utilizo ubiquiti e até o momento não tive dor de cabeça, se você quiser utilizar 2,4 mesmo assim você teria que especificar quantos clientes você vai colocar em cada cartão, distância, se a maioria tem visada ou não, essas coisas.

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda wireless muitas duvidas.

    desde ja agradeço sua colaboração marcel,mais a maioria tem visada sim,em quantidade estou começndo do zero em termo de wireless pois meus clientes são de rede cabeada. estou analizando em colocar equipamentos ubiquiti mais ai que esta a minha duvida qual serio ganho com eles em qualidade e quantidade em relação as minhas setorias.

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda wireless muitas duvidas.

    Mauricio, você mencionou que comprou "setorias da OIW de 14 dbi com uma rb 433 com cartao R52h". Naturalmente você deve ter comprado um cartão para cada antena, certo? Pois bem, cada rádio (cartão) em 2.4Ghz passa no máximo 4 Mbps, então com esses planos é só calcular quantos clientes vc poderá colocar em cada antena. Claro que vc sabe bem que nem todo mundo navega ao mesmo tempo e nem consome a banda toda. Então pela sua experiência faça um cálculo do consumo médio de seus clientes e veja se vai dar pro gasto.
    Se não for suficiente, veja se consegue trocar as antenas por OIW 5.8Ghz, pois os cartões R52H trabalham nas 2 frequências, 2.4 ou 5.8.
    Última edição por katraka; 25-07-2011 às 19:51.

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda wireless muitas duvidas.

    sim ja pensei nessa soulução tbm,mais ai que vem a duvida,esta pensando em colocar novas antenas em outro POP meu ai ficaria um POP na 2.4 que são as setorias,e colocaria novas antenas no outro POP que fica mais ou menos 2 a 3 KM ai pergunto eu fecharia essa area minha bem ? se sim a duvida trabalhar com 5.8 puro ou em N ubiquiti ? gostaria de uma solução bom bonito e barata mais que ela possa atender mais clientes futuramente.

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda wireless muitas duvidas.

    A melhor opção no seu caso é como ja dito anteriormente pelos colegas: 5.8.
    Sugiro a vc utilizar o bulletm5 mais setorial de 17db/120°.
    tenho 23 clientes em um esquema assim no horario de pico no consumo total de 6Mb.
    Foi a melhor solução que consegui.

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda wireless muitas duvidas.

    sim mais essa setorial de 17db e da ubiquiti ? ou de antenas normal tipo OIW ?

  10. #10

    Padrão Re: Ajuda wireless muitas duvidas.

    Amigo a antena pode utilizar a que você achar melhor ou a que você já tem, no caso da ubiquiti estamos falando do radio/ap/roteador não da antena.

  11. #11

    Padrão Re: Ajuda wireless muitas duvidas.

    Amigo a antena pode utilizar a que você achar melhor ou a que você já tem (as setoriais em quase todos os casos são melhores que as omni), no caso da ubiquiti estamos falando do radio/ap/roteador não da antena.

  12. #12

    Padrão Re: Ajuda wireless muitas duvidas.

    então amigo essa a duvida quero colocar algo que eu possa atender meus cliente cada um dele pelo menos na velocidade de 1 Mb,qual equipamento preciso, ta na 5.8 normal eu consigo atender ? se sim quantos clientes ? qual melhor usar os equipamentos da ubiquiti ? essas são as minhas duvidas entende qual equipamento melhor para eu usar para atender meu novos clientes.com quanto de dinheiro vc acha que monto um POP para atender esses cliente ? falo em antena para trasmiti para meus clientes.pois o resto ja tenho.

  13. #13

    Padrão Re: Ajuda wireless muitas duvidas.

    Já que o restante do equipamento você já tem as melhores antenas que já utilizei e ainda utilizo são da hyperlink muito boas. E no caso de quantos clientes o amigo acima já explicou quanto mais ou menos um cartão aguenta em 5,8 baseado nessa informação você pode mensurar qual a carga da sua rede, mas de qualquer forma isso vai depender da sua rede, o perfil dos seus clientes, quantos vão estar conectados ao mesmo tempo, só em produção você vai poder saber exatamente quanto o seu equipamento aguenta, mas em todo caso 5,8 é a melhor solução para o seu caso, uma rede bem configurada também ajuda muito, e não ter clientes com o sinal muito baixo (isso atrapalha muito a rede) as vezes é melhor perder cliente com sinal muito baixo do que deixar toda sua rede ruim.
    Última edição por marcelbentes; 26-07-2011 às 12:36.

  14. #14

    Padrão Re: Ajuda wireless muitas duvidas.

    entendi qual antena usa nos clientes ?

  15. #15

    Padrão Re: Ajuda wireless muitas duvidas.

    Depende da distância que o cliente está, para os clientes mais distantes utilizo antenas aquario de grade 25dbi em alguns uso de 20dbi nos bem proximos utilizo antenas com 14/17dbi.

  16. #16

    Padrão Re: Ajuda wireless muitas duvidas.

    tudo bem mais se for o caso de eu troca ou fazer um outro POP teria que ser 5.8 para atender meus futuros clientes com velocidade minima de 1 Mb,ai qual seria os equipamentos melhores,5.8 normal ou usar ubiquiti ? ubiquiti 2.4 e não consigo fornece 1 Mb consigo ? se não teria quer ser 5.8 ai qual equipamento usarei tanto no pop quanto nos clientes.

  17. #17

    Padrão Re: Ajuda wireless muitas duvidas.

    Mas ubiquiti tem tanto em 2,4 como em 5,8 você é que vai escolher o que achar melhor, se usar mikrotik com uma routerboard 433ah com 4 cartões r52h em 5,8 você também vai estar bem servido, põe um painel hyperlink de 14 ou 17dbi em cada cartão que você estará com uma boa estrutura para começar. Além do que você tem muito mais opções de configuração e ajuste com o mikrotik, já com ubiquiti as coisas são mais simples de configurar (pelo menos pra mim). Tanto com ubiquiti como com mikrotik você vai ter uma boa estrutura para começar, mas como já disse para as velocidades que você trabalha com os clientes é melhor que sua rede seja toda 5,8.
    Última edição por marcelbentes; 26-07-2011 às 20:50.

  18. #18

    Padrão Re: Ajuda wireless muitas duvidas.

    Funcionou para mim:

    Pop:
    1 bulletM5 + 1 hiperlynk 5.8 17dbi/120°
    e nos clientes nano5 (sempre atualizado).

    O único problema que tenho aqui é com algum felino que ocupa a mesma frequencia e etc... ai é só sair dele e roda show de bola !!!!

  19. #19

    Padrão Re: Ajuda wireless muitas duvidas.

    ta na sua opnião se vc fosse monta montaria 5.8 com rb ou usaria as ubiquiti e qual usaria ?

  20. #20

    Padrão Re: Ajuda wireless muitas duvidas.

    Ok.

    Atendo um bairro aqui na seguinte forma:
    1 MK (x86) (mikrotik com placa mae ao inves de RB) com uma placa de rede com 4eth (RB44G/pesquise imagens e vai ver caso não conheça).
    em cada eth um bulletM5 + 1 setorial.
    Eu uso o mk porque eu faço a autenticação em cada mk diferente. O gerenciamento é um pouco enjoado neste modo mais a qualidade da conexão compensa isso !!!

    (é tudo 5.8)