Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: So faltava essa por parte da Oi.

    O que sempre falei aos concorrentes, o grande monstro é a Oi, ela sim pode causar grandes transtorno aos provedores. Como disse nosso amigo Osmano, em suas centrais tem links e 155Mega, e alguns até 1 Giga.

  2. #22

    Padrão Re: So faltava essa por parte da Oi.

    Estava em um curso em BH, e trocando ideias entre professores e alunos, ouve uma conversa que as (teles) percebendo o crescimento cada vez mais esta entrando e acabando com o mercado. Como nos ajudamos ela a percebe o mercado (local) rapidamente? Quando pedimos aumento de link e novas solicitações.. Então compre links de parceiros como Unotel, anid dentre outras associação, assim vamos retarda a expanção das teles.. (Minha Humilde opnião, não gostaria de levantar polemicas)... Abraços a todos...

  3. #23

    Padrão Re: So faltava essa por parte da Oi.

    Grande Josué, você deve estar em alta aí na sua cidade, pois anda sumido.

    Quanto a OI utilizar orelhões, isso é um negócio da China. Como disse, eles tem megas ou talvêz gigas a disposição nas suas centrais. Joga isso nos orelhões e coloca wi-fi, e vai ver o estrago que fazem conosco.
    Não vai ter bom provedor, bom suporte etc etc que resista. Cada orelhão se transformando num ponto de acesso de hotspot.

    Tem razão Maxi. Nunca compremos link localmente com grandes teles. Fomos buscar link GVT bem longe. E estamos agora fazendo força para entregar link da OI de volta.

  4. #24
    Tecnico em telecom Avatar de Thiagotelecom
    Ingresso
    May 2011
    Localização
    São Felix do Xingu
    Posts
    225

    Padrão Re: So faltava essa por parte da Oi.

    vantagem para nos provedores pois as grandes telecom's tem pessimo suporte ai onde entra o bom atendimento ao cliente.

  5. #25

    Padrão Re: So faltava essa por parte da Oi.

    Por aqui a OI tá agressiva, mas ....., a cada dia ganho novos clientes da OI, e já disse aqui e digo de novo, nao tenho medo da OI, nem de nunhuma operadora, o povo brasileiro tá evoluindo, "ficando escaldado" com esses CALL-CENTERS que só te enrolam, com internet a 39,90 mas uma conta telefonica ASTRONOMICA e por ai vai, só trabalhar direitinho e atender clientes bem que decola. Claro que sempre vai existir "trouxas" pra cair na conversa deles, mas tá diminuindo cada vez mais.

    Abraços.
    Jodrix.

  6. #26

    Padrão Re: So faltava essa por parte da Oi.

    O poder de mídia das teles é muito grande. Já perdi clientes para a OI, mesmo atualmente com o péssimo serviço deles. (digo atualmente, pois sei que vai mudar com a reformulação dos equipamentos).
    Com novas centrais já previstas para troca, a manutençao deles vai ficar praticamente em zero.
    A verdade é essa: com soluções cabeadas a manutençao diminui drasticamente. Se por ventura queimar um modem, eles não são acionados. O assinante vai numa loja e compra outro. Fora isso, o que vai haver de manutençao? Cabos arrebentados? Equipamento na central queimados? Isso quase não acontece. Por isso o índice de chamadas é muito pequeno. Atualmente aqui ainda está sendo grande porque alguns telefonam para eles e reclamam que está com conexão lenta. O 0800 não está nem aí. Quando trocarem os DSLANs previstos, nem isso mais deverá acontecer. O cabeamento tem alta confiabilidade, coisa que nós não conseguimos ainda no wi-fi. Queremos com o wi-fi atender clientes distantes.
    Se eles colocam wi-fi nos orelhões vão atender só clientes próximos e isso também irá manter suporte ao mínimo. Se o cliente for usar wireless do notebook ou comprar um rádio por conta própria, eles não terão o compromisso de ir na casa fazer manutençaõ.

    A manutenção é o 'câncer' do wi-fi na forma como nós o utilizamos.

    Eu estou ficando fora da realidade com os planos de 60,00 por 350kbps ( mesmo com burst de 1 mega). Eu tenho que anunciar o plano como sendo 350kbps, não posso anunciar 1 mega. Mas sei que o pessoal navega.
    Já a OI oferece 2 mega por 49,90. Mesmo que não dê 200kbps na maior parte do tempo, ninguém reclama muito. Aguentam.

  7. #27
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: So faltava essa por parte da Oi.

    Sem querer ofender ninguém, mas eles não usam a qualidade deles, nem mesmo o poderio de megas,
    usa o poder psicológico, poder do marketing, manipulação em sí, onde eles pregam que o dele é melhor que o do outro!
    outra coisa que atrapalha bastante nosso mercado é a fama da internet a rádio, em geral, não há uma cidade no brasil que essa fama de internet a rádio não prestar não estar presente!

    no poder do marketing, simplesmente , você anuncia 10megas, mesmo que o cliente esteja a 1mbps e as páginas abram rápido o suficiente o cliente sai achando que tá as mil maravilhas!
    outra coisa, uma dslan é anos-luz do que qualquer rádio (que possamos comprar) , não tem como você fazer um enlace de 7~30ghz pra cada cliente, então..
    sem contar que uma dslan é um moden dedicado a cada moden, fazendo assim uma forma de PTP, se por um acaso a sua linha estiver ruim, as dos demais continuam do mesmo jeito, como sabemos um cliente "RUIM" na nossa rede, mata tudo!

    Ao meu ver, a oi está fazendo nós "Pequenos provedores" abrirem espaço pra ela,
    pense; a dois anos atrás a oi não queria e nem pensava em expandir sua rede ADSL, ela deixou que nós comprássemos links "COM PREÇOS SUPER ABUSIVOS" (Cheguei a pagar 18k por 4mbps) para financiar sua rede adsl!
    hoje ela aproveita a sua cartela de clientes (no qual já estão iludidos com o super-marketing) , pois quando chega a Velox em uma cidade vira aquele alvoroço ["NOSSA O PROVEDOR A RÀDIO VAI QUEBRAR, VELOX É QUE É BÂO DEMAS!! E ETC"] aí começa o tal da ligação pedindo pra aumentar a velocidade e diminuir mensalidade.. por fim você mantem alguns clientes , faz alguns novos, mas a Era em que você instalava 40kits em um mês ou até mais, ACABOU!
    pois se você for olhar pro lado racional, nós mesmos preferiríamos velox (que você paga R$80) no moden e faz uma self instalation do que comprar um kit de internet a rádio que depende se o POP ta bom ou ruim, se o link dele não dá problema e etc..

  8. #28

    Padrão Re: So faltava essa por parte da Oi.

    Citação Postado originalmente por jodrix Ver Post
    Por aqui a OI tá agressiva, mas ....., a cada dia ganho novos clientes da OI, e já disse aqui e digo de novo, nao tenho medo da OI, nem de nunhuma operadora, o povo brasileiro tá evoluindo, "ficando escaldado" com esses CALL-CENTERS que só te enrolam, com internet a 39,90 mas uma conta telefonica ASTRONOMICA e por ai vai, só trabalhar direitinho e atender clientes bem que decola. Claro que sempre vai existir "trouxas" pra cair na conversa deles, mas tá diminuindo cada vez mais.

    Abraços.
    Jodrix.
    Eu quando preciso de uma injeção de ânimo vou lá no Jodrix. Lá a gente vê um provedor bem estruturado, uma boa carteira de clientes corporativos que é o grande filé. Quando um provedor chega no porte dele daí da coragem de bater de frente com a OI.
    Este cliente que perdemos para a OI, só estou esperando fechar o segundo mês para ver o berro. Como o Jodrix disse, tem a questão da conta 'superfaturada' com despesas não esperadas.
    Jodrix, eu tenho os print do tráfego deste cliente. Quando eu for aí vou te mostrar. Lá em cima e ainda assim reclamando que a internet era lenta.

    Luiz, a OI está já na agenda para trocar equipamentos. E é isso que eu penso sobre DSLAN. Se estiver tudo certinho, a manutenção para eles é zero e a coisa anda. Aqui na central deles só tem um dslan em condições. Sei disso porque o responsável pela manutenção é meu amigo. Quem está neste dslan anda rindo sozinho pois a internet voa. Mas quem está nos outros dslan é um sufoco só. Então fico imaginando a hora que eles trocarem os dslan, todos assinantes vão ficar muito bem.
    Queremos fazer uns testes com micro-células em N para ver o resultado. Creio que assim poderemos competir melhor. O Jodrix já começou os testes. Ele está anos-luz na frente.

  9. #29
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: So faltava essa por parte da Oi.

    1929,
    que dá pra tentar dar uma remada dá.. mas enquanto eles estão andando sussegados você ta num sufoco danado!
    eu abri um pop M5 aqui com rocket+base , vou ser sincero pelos testes que eu fiz no minimo uns 60 clientes a 1mb ela segura! com poucos clientes, 4,6,7 mbps é tranquilo!
    o grande lance é achar link barato, você precisa ter preços atrativos, usar um cache de videos e deixar o pau quebrar, aí você começa a ter um fôlego.

    Mas nas minhas humildes contas aqui, para quem tem >500 users com pagamento de R$40 médios já não compensa correr atrás de muita coisa não, é ir mamando da vaca o que ela dá.. e depois deixar passar.
    a não ser que você queira ganhar 2 , 3 salários de lucro, aí você pode ficar nessa mesmo.

    e cá pra nós, uma lan house com 20 pcs + algumas coisinhas deve dar quase 6 salários de lucro-livre e a dor de cabeça seria e é , bem menor.

  10. #30

    Padrão Re: So faltava essa por parte da Oi.

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    1929,
    que dá pra tentar dar uma remada dá.. mas enquanto eles estão andando sussegados você ta num sufoco danado!
    eu abri um pop M5 aqui com rocket+base , vou ser sincero pelos testes que eu fiz no minimo uns 60 clientes a 1mb ela segura! com poucos clientes, 4,6,7 mbps é tranquilo!
    o grande lance é achar link barato, você precisa ter preços atrativos, usar um cache de videos e deixar o pau quebrar, aí você começa a ter um fôlego.

    Mas nas minhas humildes contas aqui, para quem tem >500 users com pagamento de R$40 médios já não compensa correr atrás de muita coisa não, é ir mamando da vaca o que ela dá.. e depois deixar passar.
    a não ser que você queira ganhar 2 , 3 salários de lucro, aí você pode ficar nessa mesmo.

    e cá pra nós, uma lan house com 20 pcs + algumas coisinhas deve dar quase 6 salários de lucro-livre e a dor de cabeça seria e é , bem menor.
    Também estamos indo para essa solução, e até agora estou achando muito bom.

  11. #31

    Padrão Re: So faltava essa por parte da Oi.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Grande Josué, você deve estar em alta aí na sua cidade, pois anda sumido.
    Em alta até que não cara. Mais trabalho tem demais, não dá tempo para nada. Mais estamos indo!

  12. #32

    Padrão Re: So faltava essa por parte da Oi.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu quando preciso de uma injeção de ânimo vou lá no Jodrix. Lá a gente vê um provedor bem estruturado, uma boa carteira de clientes corporativos que é o grande filé. Quando um provedor chega no porte dele daí da coragem de bater de frente com a OI.
    Este cliente que perdemos para a OI, só estou esperando fechar o segundo mês para ver o berro. Como o Jodrix disse, tem a questão da conta 'superfaturada' com despesas não esperadas.
    Jodrix, eu tenho os print do tráfego deste cliente. Quando eu for aí vou te mostrar. Lá em cima e ainda assim reclamando que a internet era lenta.

    Luiz, a OI está já na agenda para trocar equipamentos. E é isso que eu penso sobre DSLAN. Se estiver tudo certinho, a manutenção para eles é zero e a coisa anda. Aqui na central deles só tem um dslan em condições. Sei disso porque o responsável pela manutenção é meu amigo. Quem está neste dslan anda rindo sozinho pois a internet voa. Mas quem está nos outros dslan é um sufoco só. Então fico imaginando a hora que eles trocarem os dslan, todos assinantes vão ficar muito bem.
    Queremos fazer uns testes com micro-células em N para ver o resultado. Creio que assim poderemos competir melhor. O Jodrix já começou os testes. Ele está anos-luz na frente.
    Mestre 1929, to te esperando sim, sempre é bom trocar idéias com pessoas inteligentes e com a mente aberta que nem vc.

    Um provedor é igual uma planta, primeiro vc semeia a semente, rega bem e espera nascer, depois tem que frouxar bem a terra e arrancar as ervas daninhas ("interferencias" me lembrei do Gilvan), adubar bem (link) e o mais importante cuidar bem dos seus frutos "clientes".

    Esses tempos fui numa palestra da Medley (fabricantes de medicamentos genericos) que encomendou uma pesquisa na América Latína para saber como se perde um cliente, os resutados seguem abaixo:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         pq-perde-cliente.jpg
Visualizações:	442
Tamanho: 	82,3 KB
ID:      	25323Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         pq-perde-cliente2.jpg
Visualizações:	135
Tamanho: 	63,9 KB
ID:      	25324Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         pq-perde-cliente3.jpg
Visualizações:	135
Tamanho: 	67,6 KB
ID:      	25325Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         pq-perde-cliente4.jpg
Visualizações:	141
Tamanho: 	69,9 KB
ID:      	25322

    Para quem quiser ver a Palestra na integra com Marcos Ferreira segue o link:

    http://dnanet.dna.com.br/crfrs/dados/Marcos.pdf

    Vale a Pena.

    Abraços Jodrix
    Última edição por jodrix; 03-08-2011 às 02:03.

  13. #33
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: So faltava essa por parte da Oi.

    Jodrix,
    Em partes concordo com você, mas,
    quando o barco afundar, não quero olhar pra minha continha no banco e pensar, só sobrou os "metais e materiais das torres" mas o que eu vou fazer com isso se ninguém quer comprar?

    eu notei que de uns tempos pra cá os anuncios de vendas de provedores aqui no forum aumentaram bastante, percebeu tambem?

    e eu vejo atualmente um alvoroço dos grandes Wisp's da minha região, tudo já abrindo campo em outros estados principalmente no Pará e Amazonas, região onde o lucro por pessoa deve ser bem maior.

    Existe uma linha lógica, mas acredito que hoje em local onde há forte concorrência de Teles, é inviável investir tudo que tem em um único negocio (ISP),
    desculpe mas é minha HUMILDE OPINIÃO!

  14. #34

    Padrão Re: So faltava essa por parte da Oi.

    Jodrix, te procurei no MSN, mas pouco antes das 2 da madruga o sono me venceu.

    Muito interessante esta apresentação. Já copiei e vou usar estes argumentos aqui.

    Apesar de que tem clientes e momentos que o bom seria delicadamente dispensar alguns clientes.
    Mas o último quadro, onde mostra que é mais caro captar um novo cliente do que recuperar um insatisfeito, é que me segura.
    Tem uma aqui que já condenamos a placa de rede dela, mas ela não se convence. Já pensei até em dar uma placa para ela. Mas fico imaginando que assim vou perder o controle total dela. Tudo que acontecer vou acabar tendo que bancar.
    Outra simplesmente pediu para parar porque era lento. Só que o filho dela abria um Ares da vida e uma lista enorme de downloads. Daí não andava a navegação, cada download na lista ficava acusando 5 a 10kbps, só que somando isso , o consumo estava lá em cima. Explicamos mas não adiantou. Tenho até prints do tráfego gerado. Acima de 1 mega. Não adiantou. Foi para a OI.
    E ainda me disse com um enorme sorriso, que o plano dela com a OI era de 49,90. Só quero ver daqui a dois meses.

    Ainda bem que 95% dos assinantes dão alegria.
    Última edição por 1929; 03-08-2011 às 08:52.

  15. #35

    Padrão Re: So faltava essa por parte da Oi.

    Amigo luizbe repeito tua opinião, mas acho que ja passamos por fatos bem piores, por exemplo quando lancaram ADSL a unica coisa que existia era uma conexao discada de 56 k que na maioria das vezes so dava 33k os provedores acharam que iam falir, depois outro fato foi o 3G, todos decretavam o fim dos provedores, afinal era a internet movel, o sonho de qualquer internauta, analisando esses 2 fatos, pq vc acha que nao decolou? principalmente o 3G? Na minha opinião foi somente 3 fatores:
    * Mau atendimento
    *Desrespeito ao consumidor
    *Contas abusivas

    Dá uma olhada no slide 3 o preço da insatisfação.
    4% dos clientes reclamam,
    65% a 90% jamais voltam a comprar na mesma empresa", ou seja, as operadoras estão pecando e pagando os pecados justamente no mais importante, "atendimento .

    Sabe, quando iniciamos o provedor, 3 anos atras, foi justamente quando começaram os rumores do 3G, todos me chamaram de louco, e em algum momento até eu mesmo duvidei, hoje estamos com + 1000 clientes e formando uma rede que no futuro podera chegar a 3000 ou mais.

    Sempre, nos provedores se mantivemos com as migalhas que "sobram" das grandes operadoras, a gente sabe administrar o pouco que sobra, acho que o cenario é favoravel, o governo está para liberar concessão de TV, pelo que tenho lido em breve vamos poder oferecer tb TV+NET e ainda ha possibilidade de oferecer VOD tambem, vejo no futuro os provedores oferecendo NET+TV+VOD+FONE(VOIP) tudo num plano só, esse é o futuro

    Claro que para isso tem que investir em tecnologia, backhaul de ultima geração (200mb), POPS em N "puro" um bom cache, software gateway profissional ( aqui estamos implantando Routerbox) e por ai vai...tudo isto custa caro e TEM que ser feito.

    Abraços.
    Jodrix

  16. #36
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: So faltava essa por parte da Oi.

    Jodrix, perdoe a minha ignorância mas eu preciso te perguntar;
    Quantos usuarios você vai colocar em cada painel "N" ? pois se você quer passar NET+FONE + TV você vai precisar de uma banda passante alta e bem estável,
    sem querer pedir a receita do bolo, mas se você ver viabilidade nisso, por favor me mostre.

    Obrigado

  17. #37

    Padrão Re: So faltava essa por parte da Oi.

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    Jodrix, perdoe a minha ignorância mas eu preciso te perguntar;
    Quantos usuarios você vai colocar em cada painel "N" ? pois se você quer passar NET+FONE + TV você vai precisar de uma banda passante alta e bem estável,
    sem querer pedir a receita do bolo, mas se você ver viabilidade nisso, por favor me mostre.
    Se puder me mostrar ficaria grato...

  18. #38

    Padrão Re: So faltava essa por parte da Oi.

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    Jodrix, perdoe a minha ignorância mas eu preciso te perguntar;
    Quantos usuarios você vai colocar em cada painel "N" ? pois se você quer passar NET+FONE + TV você vai precisar de uma banda passante alta e bem estável,
    sem querer pedir a receita do bolo, mas se você ver viabilidade nisso, por favor me mostre.

    Obrigado
    Amigo luizbe
    Abaixo estao algumas propostas por aqui ja comecamos implantar....bem interessante.

    https://under-linux.org/f274/microce...cional-144802/

    http://mum.mikrotik.com/presentation...9-brumanet.ppt

    Aqui estamos implementando micrcelulas em N "puro" de 45º para atingir no máximo 500 m com 40 clientes por setor. pra ter uma ideia em uma microcelula vc conseguira atender em torno de 320 clientes a 1 mb isso falando em 5.8 ainda dá pra atender + 320 em 2.4 com velocidades menores. ou seja no mínimo 600 clientes por POP . Vale resaltar que estou usando a proporcao de 1 para 1 ou seja se vc tem 100 clientes estao os 100 conectados mas sabemos que podemos usar a proporcao de 2 /1 dai nossos microsetores comportaria 1200 clientes a 1 MB .

    Quanto ao IPTV + NET + FONE creio que com de 1 a 2 mb seja o suficiente, aqui ja testei iptv e passei em uma banda de 300 k(claro que com resolucao baixa), voip com 64 k já é o suficiente se usar algaritmos de compressao de voz o consumo cai pela metade disso e com qualidade, ou seja com 2 mb dá pra fazer chover.

    Lembrando que da tecnologia N estamos usando apenas 2T2R nas bases e 1T1R nos clientes, ainda daria para usar 3T3R e ai vc consegue passar num unico setor quase 200MB. Acho que vai faltar é NET mesmo.

    Vale lembrar ainda que N "puro" tem prioridade sobre as demais tecnologias A B G, mal comparando... anda na preferencial.

    Abraços.
    Jodrix
    Última edição por jodrix; 03-08-2011 às 15:51.

  19. #39
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: So faltava essa por parte da Oi.

    Jodrix, eu não confio muito nos Krazers, mas,
    onde eu conseguiria um painel setorial de 45º que fosse dual para colocar um rocket ou um cartão N?

  20. #40
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: So faltava essa por parte da Oi.

    O Nano Station m5 da ubiquiti tem 45º
    Mas então Jodrix, você já está com essas microcélulas funcionando?
    Estou querendo usar elas também, mas preciso de um relato praticado por alguém.
    Agora a cada 500m ter uma pop, é muito investimento, muito aluguel para pagar e manutenção em época de chuva, danifica muitos equipamentos.
    Tem que ser pelo menos de 2,5km a 3km para compensar.