Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão Re: So faltava essa por parte da Oi.

    o pior de tudo na krazer é que de 100% 95 é mentira, e 5 é verdade.
    mas o bom é que as cpes antigas estavam com suporte para aprouter. as novas que são todas em n não

  2. #42
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: So faltava essa por parte da Oi.

    Danusio, diz ser 45º mas bobiar chega uns 70º !

    mas estou em busca de um Painel e não CPE,
    nesse caso o painel tem que ser 38~42º para que fique dentro das normas do 45º

    *fiz uma busca no google:
    5.8GHz 45 Degree 16 dBi Sector Panel Antenna

    achei uma lá, mas coisa boa mesmo não achei!
    Última edição por luizbe; 03-08-2011 às 23:02.

  3. #43

    Padrão Re: So faltava essa por parte da Oi.

    Amigos, estamos usando as microcelulas, tb tinha minhas duvidas, tb tive problemas com a krazer no passado, mas ate agora tudo funcionando, tivemos alguns problemas com chaves wap2 mas ja foi contornado, sempre que precisei o Erick me atendeu, sempre atencioso e disposto a ajudar, embora o firmware do N seja totalmente diferente do que a gente conhece, estamos avançando.

    Sobre a qualidade e quantidade de clientes ainda é cedo pra falar enfim tudo é novo e complicado, mas tem que ser feito, quem nao fizer tá morto.

    Um erro comum amigo luizbe é confundir N com M, ou seja vc nao precisa de uma antena de dupla polaridade para se ter N, tem até artigos academicos, alimentando essa confussão , vamos clarear.

    Tecnologia N (palavras do Erik)
    No N temos os drafts que foram as previas antes da tão sonhada regulamentação que nunca chega, então, hoje estamos em draft 4, que é o famoso tira de canhão nuclear, hehe, ele chega até 4x4 que da 600mbps.

    O que ocorre não é a polarização e sim o canal utilizado.

    Há diversos sistemas de rede N, podendo ser?

    1T1R
    1T2R
    2T2R
    2T3R
    3T3R
    3T4R
    4T4R

    T = Transmissor
    R = Receptor

    Cada transmissor pode mandar 150mbps.
    Cada transmissor pode receber 150mbps.

    Isso em 40mhz usando dois canais paralelos.

    No sistema 1T1R são usados até 40mhz que são dois canais transmitindo ao mesmo tempo, não na mesma frequencia, vamos dizer 1 canal em 2412 e outro em 2442.

    O controle dos canais são chamados Alto ou Baixo, isso quer dizer que ou usa um canal acima do primeiro transmissor ou abaixo.

    Então quem manda é o primeiro canal escolhido.

    A polarização das antenas quem manda é o cliente ou o fabricante do produto.

    Más vale lembrar que:

    1T1R = Apenas 1 antena
    1T2R = Pode ser apenas 1 antena ou duas antenas.
    2T2R = Duas Antenas obrigatório
    2T3T pra cima = obrigatório 3 antenas ou mais

    Tecnologia M (M.I.M.O)

    tecnologia MIMO (Multiple Input, Multiple Output - múltiplas entradas, múltiplas saídas) é uma tecnologia de rede sem fio que usa múltiplos transmissores e receptores para transferir uma quantidade maior de dados ao mesmo tempo. A tecnologia MIMO tira proveito de um fenômeno de ondas de rádio chamado multi-caminhos onde as informações transmitidas são refletidas em paredes, tetos e em outros objetos, atingindo a antena receptora múltiplas vezes em diferentes ângulos e em momentos ligeiramente distintos.

    A tecnologia MIMO intensifica o comportamento multi-caminhos através do uso de múltiplos transmissores e receptores "inteligentes" com uma dimensão “espacial” adicionada para aumentar consideravelmente o desempenho e o alcance. O recurso MIMO permite que múltiplas antenas enviem e recebam múltiplos fluxos espaciais, ao mesmo tempo. Com isso, as antenas podem transmitir e receber simultaneamente.

    Com o recurso MIMO as antenas funcionam com mais eficiência, pois elas podem combinar fluxos de dados que chegam de diferentes caminhos e em momentos diferentes para efetivamente aumentar a potência de captura de sinal do receptor. As antenas inteligentes usam tecnologia de diversidade espacial, que coloca antenas excedentes em bom uso. Se houver mais antenas que fluxos espaciais, por exemplo em uma configuração 2x3 (duas antenas transmitindo e três recebendo), então a terceira antena pode adicionar diversidade de receptor e aumentar a faixa de alcance.

    Resumindo
    Tecnologia N utiliza um espectro maior (40mhz)para dar mais trougthput.
    Tecnologia M Utiliza a diversidade de varias antenas para dar mais troughtput.
    tecnologia Hibrida N M deixo por conta da imaginação de vcs.

    Amigo Luizbe aqui tem antena MIMO 45º
    Computech - Loja Online - 51 3230-0900 - Antena Xwave 5817DP - Direcional Dupla GHz -.

    Excelente topico... recomendo lerem todo.
    https://under-linux.org/f105/5-ghz-u...ocorro-147398/

    Abraços
    Jodrix
    Última edição por jodrix; 04-08-2011 às 01:53.

  4. #44
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: So faltava essa por parte da Oi.

    Jodrix,
    Obrigado por levar nossa conversa de forma "Complementar", são poucos que postam com clareza sem se exaltarem nos posts.

    Bom, entendi no que você diz do N, mas,
    sou eu que sou meio leigo nisso mas os NanosM fazem 40mhz!
    outra coisa, você disse do N 3T3R, como seria feito esse POP?
    Qual equipamento? e no cliente?

    Pergunto á você, pois parece estar mais avançado nesse assunto.
    Caso você possa responder, vou ler de bom grado

  5. #45

    Padrão Re: So faltava essa por parte da Oi.

    Amigo Luiz, como te falei tudo é novo e confuso, mas pelo que eu entendi um NanosM 40mhz! utiliza tecnologia M e N, na verdade a tecnologia N ja existia, no MK o famoso Turbo que agora passou a ser NV2 e a Ubiquiti lancou seu protocolo Airmax a unica diferença passa a ser a modulação agora TDMA contra OFDM.

    Quanto ao POP 3T3R (agora vc me pegou...) acredito que teria no minimo que ter 3 antenas ou mais até 6 no total , até o momento nao conheco nenhum equipamento deste tipo.

    As microcelulas da krazer que tenho são 2T1R ou seja 2 transmitindo e 1 recebendo ou ao contrario quando necessitar . Agora vem a parte interessante desta tecnologia nos, clientes as antenas sao 1T1R ou seja apenas 1 antena.

    Como falei, estou estudando, nao tenho muita noção dessas combinações entre os drafts, isso é o pouco sei.

    Abraços
    Jodrix
    Última edição por jodrix; 04-08-2011 às 01:56.

  6. #46

    Padrão Re: So faltava essa por parte da Oi.

    Fiquei matutando e lembrei .... O prefixo M dos produtos ubiquiti vem de AirMax e não de M.I.MO isso ja foi discutido aqui no forum e levantado pelo Mestre 1929 so nao achei o Post, prova disso é o Bullet M que só trasmite em uma unica antena, portanto o Bullet nao é M.I.M.O, acho que é é N (Airmax 40 Mhz), embora tenha produtos como o proprio Nano M que são M.I.M.O. e N.

    Nao sei se foi jogada de marketing da UBIQUITI, mas que deixa as coisas um pouco confusas, deixa.

    Outra coisa que queria deixar claro é que toda tecnologia tem seus prós e contras, cabe a nós saber contorna-los.

    Estou estudando a possibilidade de usar o MK com R52HN 2x2 M.I.M.O uma vez que teria uma integração melhor no Routerbox.
    Última edição por jodrix; 04-08-2011 às 02:02.