+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Thundercache + Mikrotik

    Pessoal bom dia,

    Instalei o Thundercache para utilizar para fazer cache na minha rede, minha topologia hj 'e a seguinte:

    1 RB 433 com 2 cartoes 1 XR5 e 1 XR2, o XR5 'e onde chega meu enlace, minha internet, e o XR2 onde mando para meus clientes, configurado hotspot, nat masquerade,dhcp server, e uma bridge interligando o Xr2 e as ethernets......

    Como a RB tem 3 ether, o q eu pensei em fazer:

    XR5 - 189.45.xxx.xxx/29
    XR2 - 192.168.0.0/24
    ether1 - colocar o thundercache com o ip 192.168.0.2 e fazer um nat redirecionando toda solicitacao da porta 80 para a porta 8080 ou 3128;
    ether2 - um nano bridge 5.8 que atende outra cidade;
    ether3 - um enlace de 5.8 M5 - que atende meu 2 pop;

    A minha duvida 'e a seguinte:

    Preciso de 2 placas de rede no thundercache ou com uma somente eu resolvo meu problema, caso eu precise de 2 placas precisarei mudar alguma coisa na disposi'cao dos equipamentos;

  2. #2

    Padrão Re: Thundercache + Mikrotik

    O thunder so precisa de uma precisa de uma placa!!
    Ps. sua estrutura é meio fraca, pois vc tem 2 pops mais uma cidade, o certo seria vc montar um servidor separado dessa rb433, que é uma das mais fracas da mikrotik, e deixar ela so pra atender clientes!! Agora se vc tiver uns 30~40 clientes, roda de boa...

  3. #3

    Padrão Re: Thundercache + Mikrotik

    Apenas 1 placa.

    E coloque no minimo 1 HD para instalar o sistema, e 2 ou mais HDs em raid-0 para cache

  4. #4

    Padrão Re: Thundercache + Mikrotik

    não acho Rb fraca agora o pessoal que atender acima de 500 clientes com uma RB433 ai é força mais eu garanto 100 clientes roda tranquilo numa RB 433

  5. #5
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: Thundercache + Mikrotik

    É amigo, boa sorte com o thunder, não tive uma boa experiência, tive foi perda de cliente, tinha horas que o site do orkut ficava só tentando entrar e não ia, cliente apertava f5 umas 4 vezes e quando resolvia ir, atualmente só estou usando o Lusca-squid, não me deu dor de cabeça, estou aguardando os testes final com SPEEDR, já vi muita gente elogiando este webcache

  6. #6

    Padrão Re: Thundercache + Mikrotik

    Aqui usei muito tempo o MKauth sem estar em paralelo apenas para controlar o financeiro, faz um mês que começamos a integrar e já estamos quase desistindo, o PPPoE vira e mexe conecta dá ip mas não navega, e trabalhar hotspot usando senha é coisa do capeta mesmo colocando cookie de 360dias, estamos quase voltando a estaca zero depois de mais de 50% da rede ja migrada, inclusive que agora virou uma tremenda zona!

  7. #7

    Padrão Re: Thundercache + Mikrotik

    O cache também não foi lá aquelas coisas, para os videos é necessário muita coincidência dois ou mais clientes ter interesse em assistir o mesmo vídeo, só recomendo para quem esta começando uma nova rede, para quem ja esta rodando é muito arriscado apostar nele.

  8. #8

    Padrão Re: Thundercache + Mikrotik

    bom a final afovor ou não do thundercache?? qual maquinas vc's usaram
    ???

  9. #9
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: Thundercache + Mikrotik

    Da minha parte não recomendo, com 130 onlines tive problemas com alguns sites demorando abrir, estou usando atualmente apenas webcache do squid, sem fazer cache de videos.

    Tenho um servidor X3200 da ibm 4gb de ram processador xeon 2ghz, é uma máquina boa para uma quantidade pequena de clientes online.

    Tem relatos de redes grandes utilizando o thunder, mas creio que deve ter tido algum problema ai, estes problemas não aconteceu só comigo, tem muitos relatos ai com problemas no thunder.

  10. #10

    Padrão Re: Thundercache + Mikrotik

    valeu pela dica danusio!!

  11. #11

    Padrão Re: Thundercache + Mikrotik

    iniciei esse topico, mais fiz a instalação e configuração para teste por uma semana, e concluir que nao atendeu bem em muitos pontos, cache, navegação!!!!

    iniciei esse topico falando de uma rb433, mais na minha estrutura que tenho funcionando utilizo 2 servidores, core 2 quad 64bits,4gb, 2 hds de 2 teras, um servidor mk e outro para cache, fiz alguns testes com Mkauth, e o thunder e ambos não me agradaram, vou fazer mais uns testes com o speedbr, mais ate la vou continuar usando o luscas e o sarg!!!!

  12. #12
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: Thundercache + Mikrotik

    Blz, depois conta para nós a experiência com SPEEDR, se for bom mesmo vou instalar aqui.

  13. #13

    Padrão servidor pc ap Thundercache + Mikrotik

    ola pessoal tudo bem, gostari de uma força de alguem que posso me ajudar, estou com uma RB 433 ah e dois cartão pci de 350mw, no entanto comprei um pc IBM p4 3.0 com 80gb de hd para fazer cache-full, amigos é o seguinte não entendo muito, outra coisa queria instalar o mikrotik no cartão flash e usar o hd para cache-full, em aguns sites o pessoal vende este cartão com o mikrotik instalado, sem a licença, acabei não gostando da ideia, i ai pessoal o que vcs podem fazer por mim, ficarei muito grato si alguem poder me ajudar, muito obrigado a todos att wagner !

  14. #14

    Padrão Re: Thundercache + Mikrotik

    ola pessoal tudo bem, gostari de uma força de alguem que posso me ajudar, estou com uma RB 433 ah e dois cartão pci de 350mw, no entanto comprei um pc IBM p4 3.0 com 80gb de hd para fazer cache-full, amigos é o seguinte não entendo muito, outra coisa queria instalar o mikrotik no cartão flash e usar o hd para cache-full, em aguns sites o pessoal vende este cartão com o mikrotik instalado, sem a licença, acabei não gostando da ideia, i ai pessoal o que vcs podem fazer por mim, ficarei muito grato si alguem poder me ajudar, muito obrigado a todos att wagner !

  15. #15

    Smile pc ap + Thundercache + Mikrotik

    ola pessoal tudo bem, gostari de uma força de alguem que posso me ajudar, estou com uma RB 433 ah e dois cartão pci de 350mw, no entanto comprei um pc IBM p4 3.0 com 80gb de hd para fazer cache-full, amigos é o seguinte não entendo muito, outra coisa queria instalar o mikrotik no cartão flash e usar o hd para cache-full, em aguns sites o pessoal vende este cartão com o mikrotik instalado, sem a licença, acabei não gostando da ideia, i ai pessoal o que vcs podem fazer por mim, ficarei muito grato si alguem poder me ajudar, muito obrigado a todos att wagner !