+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Licenças para um Provedor

    Boa tarde Pessoal,

    Tenho algumas dúvidas quanto a um provedor de internet a Rádio (Wireless), sem que não posso pegar uma ADSL residencial e sair distribuindo caso possam me ajudar ficaria grato.

    Ai vão minhas dúvidas:
    Qual tipo de licença perante a Anatel é necessário, se outra também qual?
    Em questão de custo destas licenças valores e qual a frequencia de pagamentos.

    Deixo também uma dúvida quanto a um equipamento bom para um provedor para agüentar em média uns 200 usuários.

    Atenciosamente.

  2. #2

  3. #3

  4. #4
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: Licenças para um Provedor

    Bom amigo, primeiramente dar uma lida nos links indicados para você ter uma noção.
    Se sua cidade tiver menos de 50mil habitantes a ANATEL fez uma licença de R$400,00 para pequenos provedores e R$ 1.200,00 para grandes provedores.
    Você precisa tirar a SCM que custa R$ 400,00 ou R$9.000,00 para cidade acima de 50mil habitantes
    Ter 1 linha 0800 para atendimento do cliente.
    Ter 1 técnico elétrico
    Empresa registrada no municipio com cnpj e insc. estadual
    Contador

    Equipamentos da torre todos homologado pela anatel e o comprimento da saida de potência.

    Equipamentos bom são os da ubiquiti, 4 painel setorial de 90º com rocket m5 você terá a quantidade de cliente que deseja instalar.

    Bom para isso você vai precisa de um consultor para fazer tudo isso para você em relação de tirar a scm.

    Caso tenha interesse posso lhe indicar um.

  5. #5

    Padrão Re: Licenças para um Provedor

    tem que tirar a scm custa 9000R$ pago em 3 vezes de 3000R$ de 6 em 6 meses. O ideal é voce procurar um engenheiro ou uma empresa especializada conheco a comppleta ele anunciam no mercado livre sao muito bons eles que tiraram nossa licenca. A media é de 3 a 6 meses para tirar a licenca, ou o melhor é voce ser sva voce faz parceria com outro provedor licenciado ai os boletos dos clientes ficam no nome da empresa dele, e a sua empresa fica como se fosse de manutençao da rede, é o que a maioria dos provedores faz

  6. #6
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Licenças para um Provedor

    Bom, vc tera q ter sua empresa registrada com a ipcao de SCM, registrar sua empresa no CREA, ter um engelheiro eletrico ou eletronico ou tecninologo em telecominicacoes com registro no CREA sao a primeiras exigencias pela anatel, fazer os projetos principais e envias os documentos que eles pedem, apos tudo certo eles altorizam a empresa como prestadora de SCM, pedois de tudo isto e lencencia a estacao. ja os custos seram contador, engelheiro, e licenca q custa 9000 reais que eles fazem em 3 x de 3000 de seis em seis meses, e depois as taxa de licenca do ponto q custa 1350 reais, e mais uma taxa anual de 40% dos 1350 q e de fiscalizacao. Bom se precisar de orientacao e ajuda para vc tirar estas licencas entra em contato comigo q ajudo vc, eu tirei tudo socinho levei um tempo mas com a experiencia q tive hj sai mais rapido rsrs, licensa compartilhada ou seja SVA, assim tudo fica no controle da dentedora da SCM e o que vc gasta e melhor tirar a sua, por que a maioria da sva usam link ADSL isto so queima o filme da prestadora melhor e um link dedicado sem contar que sva e fria por que os tecnicos da anatel nao aceitam e se eles fazeram um levantamento para ver a origem do seu link ja era para vc por que isto nao exite para eles (esperiencia propria) e assim ele vao sobre denuncia e se o denunciante reabir a denucnia ai eles limpam tudo. Fica ai minha ajuda tendo emterece ajudo vc, meu contato e [email protected] email e msn

    Para equipamentos eu uso base statio com rocket M5, e uso paineis polaricao de horizontal com caixa hermetica nos clientes e na basestation uso clientes com nanom5 nanolo m5.
    para servidor uso um linux para controle de banda e acesso com ipXmac, mas pode usar um rb 1100 que faz tudo, para cache uso thandercache com tproxy na entrada do meu link.

    duvida pode me add no msn q ajudo vc
    Última edição por demattos; 28-07-2011 às 10:42.

  7. #7

    Padrão Re: Licenças para um Provedor

    Andei vendo lá no site da anatel, li a documentação e lá diz que eu não preciso de CNPJ para ter a SCM, fiquei meio em dúvida e liguei pra eles, realmente não preciso de CNPJ segundo a atendente, porém é dificil acreditar nesses atendentes de Call Center mal preparado, podem me confirmar se isso procede?
    Pelo menos vi na documentação da Anatel que não é necessário CNPJ.

  8. #8
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Licenças para um Provedor

    amigo magraopb, acho q sim eles pedem que a empresa tenha como ramo de atividade de SCM e pedem tambem documentes referente a saude financeira da empresa como impostos e INSS, receita federal, pedem alvara da preveitura tambem tendo o ramo de atividade scm, dados de negativa municipal e tambm crea da empresa com um engelheiro responsavem, acho que so tem estas informacoes empresas com cnpj, caso contrario nao teria sentido estes documento, para sva nao precisa por que a empresa com licenca e quem vai registrar o seu ponto para distribuicao ai vc normalmente fica de responsavel neste ponto, mas nao vale apena como te disse eles seram donos de todos os seus clientes e assim a anatel e criteriosa na fiscalizacao destes pontos antes de ele irem na sua empresa eles vao nos clientes e perguntam que empresa e se um dizer diferente ele levantam toda a documentacao
    Última edição por demattos; 28-07-2011 às 18:09.

  9. #9
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: Licenças para um Provedor

    Tem coisa errada ai, pois a empresa tem que declarar impostos, como vai emitir nfe?.
    E sobre a fiscalização eles pedem a nota fiscal dos equipamentos compros que tenha homologação e a nfe vai está em nome de pessoa física!.

    Quando tirei minha scm pediu tudo isso que o amigo diz acima. E se tiver sócio, tem que mandar até as documentações dele.

  10. #10

    Padrão Re: Licenças para um Provedor

    Olha so neste link que tem no site da Anatel
    http://www.anatel.gov.br/Portal/docu...s_386_2004.pdf

    Primeira página "CAPÍTULO III" diz....

    "Art. 3º O presente Regulamento aplica-se às pessoas físicas e jurídicas que obtenham:"


    o que dizem sobre isso?

  11. #11
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Licenças para um Provedor

    Olha e estranho, mas pelo que entendi sao das pessoas q fazem parte do contrato social da empresa, no casso pessoa fisica ou outra empresa, no caso dos socios, mas de tirar licenca, mas ali fala necessariamente de transferencia de licenca

    posso estar errado me corrija e for o caso

  12. #12
    Engenheiro Eletricista Avatar de EngenheiroAlvaro
    Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    249
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Licenças para um Provedor

    Citação Postado originalmente por Danusio Ver Post
    Bom amigo, primeiramente dar uma lida nos links indicados para você ter uma noção.
    Se sua cidade tiver menos de 50mil habitantes a ANATEL fez uma licença de R$400,00 para pequenos provedores e R$ 1.200,00 para grandes provedores.
    Você precisa tirar a SCM que custa R$ 400,00 ou R$9.000,00 para cidade acima de 50mil habitantes
    Ter 1 linha 0800 para atendimento do cliente.
    Ter 1 técnico elétrico
    Empresa registrada no municipio com cnpj e insc. estadual
    Contador

    Equipamentos da torre todos homologado pela anatel e o comprimento da saida de potência.

    Equipamentos bom são os da ubiquiti, 4 painel setorial de 90º com rocket m5 você terá a quantidade de cliente que deseja instalar.

    Bom para isso você vai precisa de um consultor para fazer tudo isso para você em relação de tirar a scm.

    Caso tenha interesse posso lhe indicar um.
    Caro Danusio.

    Sobre a questão da Autorização Municipal ou Estadual, ainda esta em discussão na ANATEL. Hoje, apenas a Autorização Nacional esta em vigor.

  13. #13

    Padrão Re: Licenças para um Provedor

    Fica meio confuso com todas estas regras mas como nós brasileiros sempre pagamos a mais em tudo quanto é birosca, certamente teremos que desembolsar o máximo creio eu hahaha.

  14. #14

    Padrão Re: Licenças para um Provedor

    boa Noite, Amigo eu tenho interesse se tiver como vc me passar o contato do consultor eu fico muito agradecido

  15. #15

    Padrão Re: Licenças para um Provedor

    tem interesse em que?