+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Sub-Rede com DHCP Lease + Hotspot

    Boa Noite pessoal ... este é um dos primeiros posts que começo a escrever afim de solucionar alguns problemas que me surgiram ...

    Sou um jovem de 19 anos empreendedor no ramos das telecomunicações, mais precisamente em redes sem fio a mais de 2 anos...

    Começei em um galpão com um rtl8180 radinho de 400mW da Airlive com uma Omni de 15dBi Aqu.. com 1,5Mb para uns 30-40 users (sem cache) logo depois começou a expandir a rede então busquei novas soluçoes e até encontrei o BrasilFW funcionou até bem mas o mode travava e o hotspot as vezes não autenticavam os users ...

    Ai arrumei um Mikrotik 2.97 crackeado e comprei um R52h e funcionou bem sem sistema de autenticação dos users até que entrou agua na OMNI e bagunçou tudo ....

    O tempo passou e os usuários já eram clientes ... e como trabalhava para terceiros começou a atrapalhar e então tive que fazer um plano de retirada da empresa.. mais ai tinha o problema que a OMNI e a adsl ficavam lá no Supermercado ou galpão de 7 Mts ...

    Sai de lá e fiz todo um projeto de uma rede nova ...

    Como moro no interior precisava de Link Melhor mais potente...

    Pulando uma parte ...

    Não estou querendo me mostrar ou aparecer... longe disso.. só não quero parecer o "vizinho que descobriu a OMNI" rsrs

    Hj tenho minha própria empresa, com estação licenciada, um funcionário, uso Hotspot e uma RB433ah só como concentradora ... possuimos 5 POP'S ... tenho um link de 20mb da GVT com previsão para Link Dedicado até o fim do ano ...

    Nosso link vem de 40Km por Focais de 33Dbi OIW + Bullet M5 com uma repetição com 30Km e aqui a Rb faz a discagem e manda para os Bullets e Swites que vão até os concentradores com Bullet M2 e M5 com painéis de 17 da OIW tbm...

    Apanhei muito até conseguir a configuração ideal ... utilizo o Speedr + MkAuth ...

    Só que ultimamente subiu o numero de usuários ... cerca de 180-200 e uso barramento 24 ou /24 e além de ter a questão da comunicação entre os users (Já usei regras, bloqueiam parcialmente) os ips estão acabando...

    Gostaria de ajuda dos Under's para uma nova configuração em uma RB493ah com hotspot ativo e sub-redes..

    Me perdi bastante pois cadastro meus Usuários em Ip-DHCP Server-Leases assim o ip é definido ou amarrado junto ao MAC devido á autenticação do hotspot...

    Então gostaria de pedir ajuda pois quero continuar a usar os dois Servidores (Autenticação e Cache) com sub-redes e Leases, pois assim o sistema gera o DHCP automatico de forma que ele sempre estará amarrado ao MAC... utilizo tbm ARP..

    Agradeço quem puder mem ajudar...

    Boa Noite


    TOPOLOGIA


    LINK--MODEM--- BulletM5__OIW33dBi ))) 33km (((OiW33dBi__BulletM5--BulletM5__Aquário29dBi ))) 12KM ((( Aquário29dBi__BulletM5------ RB493ah

    RB493ah______ MKAUTH
    RB493ah______Speedr
    RB493ah_________________Swith______ POP 1 Bulletm2_OIW17dBi (setorial)
    |______ POP 2 4x Bulletm2_OIW17dBi (setorial) (45mt) (Distante 5 KM da Estação Principal)
    |______ POP 3 4x Bulletm2_OIW14dBi (setorial) (10mt) (Distante 30KM da Estação)
    |______ POP 4 4x Bulletm2_OIW14dBi (setorial) (60mt) (Distante 15KM da Estação)
    |______ POP 5 4x Bulletm2_OIW17dBi (setorial) (18mt) (Distante 7KM da Estação) (daqui 15 dias)

  2. #2

    Padrão Re: Sub-Rede com DHCP Lease + Hotspot

    amigo vc poderia dividir esses clientes nas duas rbs, e pra não amarrar esses clientes na lease e na arp e ainda no hotspot faz o seguinte, cria o hotspot numa faixa tipo 10.50.10.0/24 depois vc vai em addresses e cria uma outra faixa na mesma interface tipo 1.1.1.0/24 autera o poll e o dhcp pra essa faixa, assim no hotspot vc ira cadastra o cliente com a faixa 10.50.10.2 e o dhcp q iria chegar nele seria o 1.1.1.250, assim vc não teria conflito de ips em sua rede, e outra feixa a netmask no dhcp pra evitar q os clientes se encherguem coloca /32, qualquer coisa estamos por aqui..

  3. #3

    Padrão Re: Sub-Rede com DHCP Lease + Hotspot

    Citação Postado originalmente por Josailton Ver Post
    amigo vc poderia dividir esses clientes nas duas rbs, e pra não amarrar esses clientes na lease e na arp e ainda no hotspot faz o seguinte, cria o hotspot numa faixa tipo 10.50.10.0/24 depois vc vai em addresses e cria uma outra faixa na mesma interface tipo 1.1.1.0/24 autera o poll e o dhcp pra essa faixa, assim no hotspot vc ira cadastra o cliente com a faixa 10.50.10.2 e o dhcp q iria chegar nele seria o 1.1.1.250, assim vc não teria conflito de ips em sua rede, e outra feixa a netmask no dhcp pra evitar q os clientes se encherguem coloca /32, qualquer coisa estamos por aqui..

    Agradeço a ajuda..

    Mas no caso irei substituir a RB433ah pela 493ah para comandar tudo ...

    No caso eu quero sim cadastrar todos os clientes no Leases com o MAC e IP ...

    E no caso dos bullets de transmissão qual faixa usaria para todos eles?? será nescessário criar uma faixa para o acesso a eles?