+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual o máximo (ideal) de clientes simultâneos que posso conectar em uma mini PCI r52h?

    Pessoal, gostaria de ajuda de vocês.
    Tenho um MK RB600A com 6 cartões Mini PCI R52h.
    Um dessas mini PCI que está em modo B chega em alguns momentos com 60 clientes conectados simultaneamente.
    Esse mini PCI R52h aguenta atender essa quantidade? Qual é o indicado para essa placa?
    Sabem de alguma que consiga um maior número de clientes simultâneos?

  2. #2

    Padrão Re: Qual o máximo (ideal) de clientes simultâneos que posso conectar em uma mini PCI r52h?

    Isso depende muito, como por exemplo:

    O consumo dessa interface;
    A localidade que está mandando as vezes tem muita poluição na polaridado isso acaba em clientes sendo afetados.
    Se tiver uns 35 clientes que vc sabe que iram utilizar seria o ideal

  3. #3
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Qual o máximo (ideal) de clientes simultâneos que posso conectar em uma mini PCI r52h?

    isso, depende muito de quanto libera para cada cliente hoje, nas antigas bandas de 100k/200k ou menor podia atender bastantes clientes online, mais hoje se fala em mega, ninguém mais bandinha.

  4. #4

    Padrão Re: Qual o máximo (ideal) de clientes simultâneos que posso conectar em uma mini PCI r52h?

    pior q é mesmo antes 200 k éra ótimo pra min, hj uso 10 mb e axo pouco, aqui onde moro os provedores wireless estão tendo q entrar no ritmo dos mb

  5. #5
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: Qual o máximo (ideal) de clientes simultâneos que posso conectar em uma mini PCI r52h?

    Caramba, 60 clientes onlines em um r52h, você quase não tem inteferência ai então.
    Aqui tenho um cartão deste e com 18 conectados já começa a latência, o total geral do cartão não chega nem a 1,5m, a maioria dos clientes é 150k 200k e alguns 300k, já larguei mão de 2.4, estou com 5.8 mimo.
    Caso queira vender mais velocidades, instale novos equipamentos da ubiquiti na torre em 5.8.
    e airgrid ou nanos station nos clientes.

  6. #6

    Padrão Re: Qual o máximo (ideal) de clientes simultâneos que posso conectar em uma mini PCI r52h?

    60 online? de quantos kbts e seus planos? aqui acima de 20 os ping vao para o espaço.

  7. #7
    Tecnico em telecom Avatar de Thiagotelecom
    Ingresso
    May 2011
    Localização
    São Felix do Xingu
    Posts
    225

    Padrão Re: Qual o máximo (ideal) de clientes simultâneos que posso conectar em uma mini PCI r52h?

    6 cartoes em uma RB600a? sem criticas somente duvidas!!!!

  8. #8

    Padrão Re: Qual o máximo (ideal) de clientes simultâneos que posso conectar em uma mini PCI r52h?

    Citação Postado originalmente por Danusio Ver Post
    Caramba, 60 clientes onlines em um r52h, você quase não tem inteferência ai então.
    Aqui tenho um cartão deste e com 18 conectados já começa a latência, o total geral do cartão não chega nem a 1,5m, a maioria dos clientes é 150k 200k e alguns 300k, já larguei mão de 2.4, estou com 5.8 mimo.
    Caso queira vender mais velocidades, instale novos equipamentos da ubiquiti na torre em 5.8.
    e airgrid ou nanos station nos clientes.
    Quase não tenho interferência mesmo, a torre está em uma serra e não tem ninguém nesse local além de nós. Sobre os 5.8 já utilizamos a um tempo. Nossa menor velocidade hoje e de 300k e acima disso só instalamos com airgrids 5.8.

  9. #9

    Padrão Re: Qual o máximo (ideal) de clientes simultâneos que posso conectar em uma mini PCI r52h?

    Mínimo de 300kbps e roda, até então, show. Criei o post para não deixar que o problema aconteça caso a número de clientes atrapalhe a comunicação.
    Obs.: já estou colocando outra setorial da OIW vertical e mais uma placa nesse RB600a.
    Não vou conectar mais clientes nesse AP "saturado", quero evitar problemas futuros.

  10. #10

    Padrão Re: Qual o máximo (ideal) de clientes simultâneos que posso conectar em uma mini PCI r52h?

    Citação Postado originalmente por Thiagotelecom Ver Post
    6 cartoes em uma RB600a? sem criticas somente duvidas!!!!
    Sim sim. Coloquei uma placa de expensão RB604.
    Olha ai o link: http://routerboard.com/RB604
    Além dessa tenho em mais 2 RB800. Vale a pena más tem que ter uma fonte bacana.

  11. #11
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: Qual o máximo (ideal) de clientes simultâneos que posso conectar em uma mini PCI r52h?

    Quem vai ser o limitador de clientes é a capacidade do cartao de comutar pacotes. O cartão em "B" teria uma capacidade de banda de 4 MB. Sendo assim, pela banda disponibilizada aos seus clientes, conseguira fazer a sua propria conta.

  12. #12

    Padrão Re: Qual o máximo (ideal) de clientes simultâneos que posso conectar em uma mini PCI r52h?

    Pq o rh52 em 2.4 trafega tao pouco? em "g" melhoraria o trafego? tenho aki na cidade muitos clientes, todos em 2.4, so os p2p em 5.8, to comecando a trabalhar com link de 512k, porem qual eh o maior problema, o acesso simultaneo ou trafego... pq trafegsa tao pouco?

  13. #13
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Qual o máximo (ideal) de clientes simultâneos que posso conectar em uma mini PCI r52h?

    na verdade os 2 prejudica,acesso simultaneo vai consumir o limite de manda de cada cartão, o trafego tambem, se estiver em 2.4 em "B" o link vai até 11mega, se estiver em "G" vai até 54mega.

  14. #14
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: Qual o máximo (ideal) de clientes simultâneos que posso conectar em uma mini PCI r52h?

    Acesso simultaneo = Processamento e Memória.
    Trafego = throughput = Limitado pela tecnologia usada.

  15. #15

    Padrão Re: Qual o máximo (ideal) de clientes simultâneos que posso conectar em uma mini PCI r52h?

    humm entendi, uso cartao rh52 vou comecar a usar ubiquiti xr2, pra aumentar o trafego e conexoes simultaneas, me informem um detalhe, to pensando em colocar um ap em uma omni, quanto trafega sera? e quantas conexoes guenta? sera q eh melhor q rh52... Se eu colocar em g sera q guenta mais trafego..

    Obrigado galera