+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de pagoto
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    Manaus, Amazonas, Brazil
    Posts
    74

    Padrão Roteamento Impressora Windows - > Ubuntu -> Windows.

    Salve meus amigos,
    estou com um problema que nao sei se tem solução! é o seguinte.

    Conforme alguns amigos aqui ajudaram instalei Ubuntu Server 11.04 e VPN, FTP, entre outros, tudo pelo SHELL
    sem interface grafica.

    O que acontece:
    Esse ubuntu tem duas placas de redes: Uma ligada a uma rede Windows com Impressoras de Redes (sem acesso a internet), e a outra ligada direto a internet na qual acesso remoto de casa!

    preciso instalar essas impressoras de rede no ubuntu server, e redireciona-las para o meu notebook la em casa!

    eu mandaria imprimir um documento la de casa, ele chegaria no Ubuntu e iria pra rede Windows ..!




    Desculpe a pergunta grande, tentei dissecar o maximo.
    Agradeço a ajuda dos amigos aqui.

  2. #2

    Padrão Re: Roteamento Impressora Windows - > Ubuntu -> Windows.

    Conforme alguns amigos aqui ajudaram instalei Ubuntu Server 11.04 e VPN, FTP, entre outros, tudo pelo SHELL
    sem interface grafica.
    Boa tarde pagoto.

    Se você tem VPN, imprima por dentro do túnel

    Faça com que as estações remotas (clientes de VPN) obtenham endereços da mesma rede das estações Windows. Dessa forma, você não apenas consegue imprimir, como também acessar recursos compartilhados.

    A parte mais complexa, que é o túnel, você já tem. Agora é fazer a impressora cuspir tinta

    Saudações,

    Trober
    -
    -
    -
    -
    -

  3. #3
    Avatar de pagoto
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    Manaus, Amazonas, Brazil
    Posts
    74

    Padrão Re: Roteamento Impressora Windows - > Ubuntu -> Windows.

    Tentei fazer isso amigo.. mas nao deu certo..! a Rede do Windows é Authenticada!
    e as impressoras nao estao instalados no Ubuntu! elas apenas estao na rede windows.

    Quero fazer o ubuntu atraves de uma placa de rede interna (IP 10.3.127.9) conectar a rede Windows Authenticada com as impressoras. (tenho usuario e senha)

    dai o ubuntu vai rotear toda conexao dessa placa interna para externa que fica a VPN e Internet... (IP: 192.173.157.250).

    Meu notebook é Windows 7 mas nao tenho problema em migrar de sistema.

    Alguma outra dica amigo, por favor ?

  4. #4

    Padrão Re: Roteamento Impressora Windows - > Ubuntu -> Windows.

    Citação Postado originalmente por pagoto Ver Post
    Tentei fazer isso amigo.. mas nao deu certo..! a Rede do Windows é Authenticada!
    e as impressoras nao estao instalados no Ubuntu! elas apenas estao na rede windows.

    Quero fazer o ubuntu atraves de uma placa de rede interna (IP 10.3.127.9) conectar a rede Windows Authenticada com as impressoras. (tenho usuario e senha)

    dai o ubuntu vai rotear toda conexao dessa placa interna para externa que fica a VPN e Internet... (IP: 192.173.157.250).

    Meu notebook é Windows 7 mas nao tenho problema em migrar de sistema.

    Alguma outra dica amigo, por favor ?
    Olá pagoto.

    A dica que eu tenho para passar, já passei. Administro alguns cenários parecidos com o seu, e funciona perfeitamente, não só a impressão, mas como também acesso aos recursos compartilhados. A diferença é que, no lugar do Ubuntu, tenho FreeBSD. Em dois destes cenários, há Active Directory, o que não é problema também.

    Acredito que o diagrama abaixo ilustrará o cenário que você tem aí, e como deverá funcionar:

    Código :
     
    .                                      ----------
    .    [switch]---[Ubuntu]---[Modem]-----[Internet]-----[Modem]---[Notebook]
    .       |      | |                     ----------             (10.3.127.240)
    .       |      | |                                                  | |
    .       |      | |                                                  | |
    .       |      | |                                                  | |
    .       |      | |                                                  | |
    .       |      | +---------------------Túnel VPN--------------------+ |
    .       |      +------------------------------------------------------+
    .       |
    .       |
    .       |
    .       |--------------[Estação01] (10.3.127.11)
    .       |
    .       |--------------[Estação02] (10.3.127.12)
    .       |
    .       |--------------[Estação03] (10.3.127.13)
    .       |
    .       |--------------[Estação04] (10.3.127.14)
    .       |
    .       |--------------[Estação05] (10.3.127.15)
    .       |
    .        --------------[Estação06] (10.3.127.16)
    .                           |
    .                           |
    .                           |
    .                      [Impressora]

    Veja que o notebook (10.3.127.240) está em qualquer lugar do mundo, "atrás" de um ADSL, por exemplo. Ao estabelecer o túnel, será atribuída na interface respectiva, o endereço 10.3.127.240 (supondo que fez reserva para clientes de VPN entre finais 240 e 249).

    Se não tiver regras de firewall que impeçam clientes de VPN "conversarem" com sua rede interna, e se o binding da VPN estiver associado à interface interna do seu Ubuntu (que é a das estações Windows), não há razões para insucesso.

    Há casos que alguns modens ADSL não contemplam o protocolo GRE (Generic Routing Encapsulation), o que não parece ser seu caso, já que você consegue estabeler a conexão, mas não imprimir.

    O IP que você está obtendo na sua casa, está dentro do escopo da rede das estações Windows?

    Espero ter ajudado, e aguardo seu retorno com outras informações.

    Saudações,

    Trober
    -
    -
    -
    -
    -

  5. #5
    Avatar de pagoto
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    Manaus, Amazonas, Brazil
    Posts
    74

    Padrão Re: Roteamento Impressora Windows - > Ubuntu -> Windows.

    Olá amigo, Esta sim do jeito que voce falou!
    precisando apenas authenticar no AD, achei que fosse algum .conf que precisava modificar
    o Ubuntu não está logado no dominio, nem faz parte dele.. apenas está conectado e consigo pingar todos os ips e fazer tudo normalmente! POrem preciso logar ele para poder acessar as IMpressoras que esta no meu Win2008 ..

    Os Ips estão assim:
    Placa de rede ligada ao Dominio - 10.3.127.9
    Placa de rede ligada a Internet - 192.173.157.250
    VPN no Servidor UBUNTU - 10.3.127.49 ( Obs: coloquei o mesmo da rede do dominio igual vc disse! )
    VPN no Cliente Notebook - 10.3.127.47 (Obs: na msm faixa)

    os Firewalls nao sao, pois até no DMZ ja coloquei tanto o ubuntu, quanto o notebook pra nao ter problemas de teste!

    entendi bem o seu diagrama, acredito que o que esteja acontecendo é que a Conexao VPN não está roteando tudo para a conexao INTERNA (dominio) .. e pra falar a verdade eu nao sei usar muito o "route add" ...
    Obrigado pela atenção que está me dando !

    grato

  6. #6
    Avatar de pagoto
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    Manaus, Amazonas, Brazil
    Posts
    74

    Padrão Re: Roteamento Impressora Windows - > Ubuntu -> Windows.

    Como associo o binding do VPN a rede Interna ? ele funciona pela placa da rede externa!( Internet ) uso o OPENVPN ..

  7. #7

    Padrão Re: Roteamento Impressora Windows - > Ubuntu -> Windows.

    Olá pagoto.
    Citação Postado originalmente por pagoto Ver Post
    POrem preciso logar ele para poder acessar as IMpressoras que esta no meu Win2008 ..
    Você não precisa logar seu Ubuntu no AD. Não faz sentido, exceto se você tivesse Samba, e nele as impressoras estivessem centralizadas. Como você mesmo informou, estão no Windows 2008.

    Supondo que seu notebook faz parte do domínio, faça o mapeamento da impressora instalada no Windows 2008, não por nome, mas por endereço IP, por exemplo: \\10.3.127.100\xerox265ST\

    Citação Postado originalmente por pagoto Ver Post
    Placa de rede ligada a Internet - 192.173.157.250
    pagoto, arruma esse endereço IP, que está violando o RFC1918[1]. O bloco 192.173.0.0/16 pertence à CNET, se não me engano. Há casos que, dependendo de configuração, você não pode trafegar internamente endereços públicos, ou não contidos no RFC1918[1], que é o seu caso.

    Outra coisa, em cada ponta (uma dentro da empresa, e outra na sua casa), faça teste com tcpdump, para ver se os seguintes protocolos e portas abaixo, são tangíveis.

    Código :
    TCP 135,136,137,138,139,445,631
    UDP 135,136,137,138,139,445,631

    Fico no aguardo do retorno.

    [1] http://tools.ietf.org/html/rfc1918

    Saudações,

    Trober
    -
    -
    -
    -
    -

  8. #8

    Padrão Re: Roteamento Impressora Windows - > Ubuntu -> Windows.

    Olá pagoto.

    Citação Postado originalmente por pagoto Ver Post
    Como associo o binding do VPN a rede Interna ? ele funciona pela placa da rede externa!( Internet ) uso o OPENVPN ..
    Se possível, envie-nos seu server.conf e client.conf do OpenVPN, e também a saída do comando ifconfig no Ubuntu.

    Saudações,

    Trober
    -
    -
    -
    -
    -

  9. #9
    Avatar de pagoto
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    Manaus, Amazonas, Brazil
    Posts
    74

    Padrão Re: Roteamento Impressora Windows - > Ubuntu -> Windows.

    TCP e UDP estão certas..
    se eu conectar o Notebook na Rede do Dominio Direto.. ele acha as impressoras tranquilamente..!
    nao sei se deve estar muito ocupado, ou se é pedir demais.. mas se pude-se ao menos acessar remoto para conferir pra mim via pUtty!


    Alterei os Ip's conforme vc disse..! apenas para testes ..

    tem msn para contato.. depois poderia bloquear lá.. =/ ja nao sie mais o que fazer!

    se puder add, te passaria a senha root e o Ip para acessar..
    fico grato

    meu msn. - [email protected]

  10. #10

    Padrão Re: Roteamento Impressora Windows - > Ubuntu -> Windows.

    Olá pagoto.

    Pode ser.

    Vamos combinar para 20 horas, no horário de Brasília. Como você está em Manaus - AM, se não estou enganado, seu UTC é -4.

    Vou enviar meus dados de contato para o endereço de correio eletrônico que você informou. Eu não tenho MSN. Uso Skype e GTalk.

    Saudações,

    Trober
    -
    -
    -
    -
    -

  11. #11

    Padrão Re: Roteamento Impressora Windows - > Ubuntu -> Windows.

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    Olá pagoto.

    Pode ser.

    Vamos combinar para 20 horas, no horário de Brasília. Como você está em Manaus - AM, se não estou enganado, seu UTC é -4.

    Vou enviar meus dados de contato para o endereço de correio eletrônico que você informou. Eu não tenho MSN. Uso Skype e GTalk.

    Saudações,

    Trober
    -
    -
    -
    -
    -
    Olá pagoto.

    Eu o aguardei por 50 minutos, e não tive contato seu. Você já tem meus contatos. Vamos combinar para outro dia e horário

    Saudações,

    Trober
    -
    -
    -
    -
    -

  12. #12
    Avatar de pagoto
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    Manaus, Amazonas, Brazil
    Posts
    74

    Padrão Re: Roteamento Impressora Windows - > Ubuntu -> Windows.

    Desculpe, Trober.. trabalho em Um Orgão do Governo.. e Sai em Missão de campo com o pessoal da Fiscalização passei o fds todo fora!...

    Mil desculpas.. Voce nao tem um celular para que eu possa contata-lo ?

    Obrigado pela ajuda novamente.

  13. #13

    Padrão Re: Roteamento Impressora Windows - > Ubuntu -> Windows.

    Sem problemas!

    Passei meus dados via mensagens particulares.

    Saudações,

    Trober
    -
    -
    -
    -
    -

  14. #14
    Avatar de pagoto
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    Manaus, Amazonas, Brazil
    Posts
    74

    Padrão Re: Roteamento Impressora Windows - > Ubuntu -> Windows.

    Caro amigo Trober, nosso horarios nunca são compativeis, infelizmente! gostaria de saber se obteve algum resultado.!
    Grato.

  15. #15

    Padrão Re: Roteamento Impressora Windows - > Ubuntu -> Windows.

    Boa tarde Diego.

    Conectei no servidor ontem. Vou passar as considerações por e-mail, para não poluir este post.

    Saudações,

    Trober
    -
    -
    -
    -
    -