Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Teste de velocidade SIMET

    Bom , devido a novas regras de controle de qualidade que estaremos submetidos, decidi testar o SIMET ( SIMET - Teste sua conexao internet ), que provavelmente será tomado como base para qualificar as conexões que dispomos aos nossos clientes. Para minha surpresa houve uma discrepância de até 50% nos resultados frente ao gráfico interno do Router OS, para menos , o que é preocupante. Imaginem o governo divulgando esse sistema como meio "oficial" para medir a qualidade de conexões de internet, e os clientes obtendo resultados errôneos, vai ser uma dor de cabeça muito grande para todos.

    Peço que quem puder fazer uns testes e postar os resultados, que ajudem.

    Abraços

    Marcio Thomaz

  2. #2

    Padrão Re: Teste de velocidade SIMET

    sei la, mas os testes realizados no SIMET, pelo menos aqui, SEMPRE da um resultado menor se comparado ao COPEL e Speedtest.net.
    Veja um dos resultados:

    Controle de banda configurado em 1024k

    Resultado dos testes
    Copel= 1.01Mbps
    Speedtest.net= 1.00 Mbps
    Simet= 827 kbit/s

    Tem algo errado nisso... nao é possivel 2 medidores bons e famosos (o Copel e Speedtest) estarem mostrando um resultado errado e o Simet estar mostrando um resultado correto.

  3. #3

    Padrão Re: Teste de velocidade SIMET

    mascaraapj , é exatamente o que está acontecendo aqui, se o sistema começar a ser divulgado, acarretará problemas sérios com os clientes.

  4. #4

    Padrão Re: Teste de velocidade SIMET

    amigo eu vi esse site ontem, e ja vejo ao contrario axo q vai ajudar muinto a gente viu, aqui tenho uma latencia de rede muinta baixa, (44ms para o ptt fortaleza teste pelo simet), e em uma conexão de 1024k, nos testes deu 1200k... vamos presta atenção q temos varios fatores a se analizar né.... aqui recebo um link de uma empresa que faz PTT com a gvt, e a latência da gvt é muinto baixa (ao menos aqui na PB), antes tinha um link embratel e pingando pra globo minha latencia era na em media 150ms, onde hj chego com 47ms, então ja se tem uma grande diferença né...

  5. #5

    Padrão Re: Teste de velocidade SIMET

    Josailton , voce é um felizardo neste caso, pois acontece justamente o oposto do que acontece por aqui, rsrsrsrs.

  6. #6

    Padrão Re: Teste de velocidade SIMET

    Pessoal essas regras para medição será somente para empresas com mais de 50 Mil Clientes de banda larga...ou seja, nós provedores dificilmente vamos usar...isso é somente para as Teles.

    Abraço.

  7. #7

    Padrão Re: Teste de velocidade SIMET

    A latência da Embratel é alta porque ela não troca trafego no brasil. Ela não está ligada a nenhum ptt, somente no NAP das Américas.

  8. #8

    Padrão Re: Teste de velocidade SIMET

    Citação Postado originalmente por edsaboia Ver Post
    Pessoal essas regras para medição será somente para empresas com mais de 50 Mil Clientes de banda larga...ou seja, nós provedores dificilmente vamos usar...isso é somente para as Teles.

    Abraço.
    Concordo e descordo , caso tenha algum cliente interresado ele podera reclamar e feio , pois se isso for publicado nos estaremos enrolados mesmo , fiz testes agora com 512Kb de velocidade e me deu 256 fala serio ,tomara que eles arrume isso e bem rapido .

    Teste com 2 MB

    Velocidade (UDP)
    Upload: 58 kbit/s
    Download: 613 kbit/s Bom!

    Mesmo teste com o speedtest.

    download :1.89Mbps
    Upload: 0.100Mbps







    Link testado aqui dedicado OI .

  9. #9

    Padrão Re: Teste de velocidade SIMET

    Citação Postado originalmente por jmathayde Ver Post
    Concordo e descordo , caso tenha algum cliente interresado ele podera reclamar e feio , pois se isso for publicado nos estaremos enrolados mesmo , fiz testes agora com 512Kb de velocidade e me deu 256 fala serio ,tomara que eles arrume isso e bem rapido .

    Teste com 2 MB

    Velocidade (UDP)
    Upload: 58 kbit/s
    Download: 613 kbit/s Bom!

    Mesmo teste com o speedtest.

    download :1.89Mbps
    Upload: 0.100Mbps







    Link testado aqui dedicado OI .
    É exatamente esse o problema. Pequenos provedores não serão obrigados , mas os clientes terão acesso a esse medidor , de uma forma ou de outra, com certeza, e passarão a usar e reinvidicar em cima destes dados obtidos, já que o medidor será "oficial do governo"

  10. #10

    Padrão Re: Teste de velocidade SIMET

    Galéra a coisa é simples, se vcs querem realmente um medidor de velocidade que funcione, é só montar um servidor na rede do provedor instalar um medidor e passar para os clientes fazer os testes...como vai estar na rede vai sempre dar a banda contratada, agora para isso funcionar tem que a rede estar funcionando tudo certinho.

  11. #11

    Padrão Re: Teste de velocidade SIMET

    Algum de vcs usa "burst" , ou ainda , o plugin speedtest do TC7 ???

  12. #12

    Padrão Re: Teste de velocidade SIMET

    Citação Postado originalmente por edsaboia Ver Post
    Galéra a coisa é simples, se vcs querem realmente um medidor de velocidade que funcione, é só montar um servidor na rede do provedor instalar um medidor e passar para os clientes fazer os testes...como vai estar na rede vai sempre dar a banda contratada, agora para isso funcionar tem que a rede estar funcionando tudo certinho.
    como fazer isso?

  13. #13

    Padrão Re: Teste de velocidade SIMET

    Citação Postado originalmente por rtflmeganet Ver Post
    como fazer isso?
    Amigo tem vários exemplos no google...mais rapidamente achei esse...é q nao sou eu que programo mais um funcionário meu... mais dá uma olhada nisso pra vc ter uma idéia...

    Linux: Ispeed - Medidor de velocidade de download [Shell-Script Script]

    espero ter ajudado.

    Abraço.

  14. #14

    Padrão Re: Teste de velocidade SIMET

    É o seguinte: as novas regras aprovadas pela Anatel são aplicáveis a empresas com mais de 50 mil assinantes.
    Porém o pequeno terá que apresentar os relatórios exigidos para aferir a qualidade da internet como um todo.
    Além disso estes relatórios é que serão a base para enquadrar ou não na exigência.

    E mesmo que não tenhamos que cumprir as metas de medições, ainda fica o impacto social que usso causará.
    Consumidor não vai quere saber se está obrigado ou não, se o medidor é exato ou não. Só o fato do medidor estar com a chancela do NIC.BR e do CEPTRO.BR já o oficializa como medidor .
    Procons e outras entidades logo irão se basear nele.

    Daí que precisamos colaborar com o CEPTRO.BR no aperfeiçoamento do produto.
    Cada um deve entrar em contado pelo site e expor o que tem encontrado.

    Para mim as medições de velocidade tem dado muito semelhantes. Mas o ping tem variado nas comparações com outros. Mas não é sempre. Já troquei de servidor no speedtest.

    O que me parece é que faltou uma comunicação entre a Anatel e o Ceptro, apesar de que o texto aprovado diz que caberá ao provedor contratar empresa para fazer as aferições e especifica até a faixa de horário para isso.

    Mandei email relatando o fato.

  15. #15

    Padrão Re: Teste de velocidade SIMET

    Temos que montar um servidor de velocidade dentro de nosso próprio provedor (como disse o amigo acima), pois como vamos garantir que nenhuma rota entre o cliente e o testador do SIMET não vai estar com algum problema de latência ou congestionamento?

    E outro ponto, é orientar o usuário para não deixar aberto nenhum programa p2p durante a medição.

    95% dos chamados de internet lenta aqui, é o conexão esguelada no cliente devido aos programas p2p.

  16. #16

    Padrão Re: Teste de velocidade SIMET

    olha so o resultado de um outro teste que realizei ontem de noite:

    Controle de banda em 1500k
    RESULTADOS:
    Speedtest.net 1.40 Mbps
    Rjnet 1465.42 kbps
    Copel 1.38 Mbps
    Vialink 1.38 Mbps
    Simet 703 kbps (Fala serio...)

    Download do Kurumin a 182 kbps de taxa de transferencia
    Download do Ubuntu a 184 kbps de taxa de transferencia

    Em 4 outros medidores (sendo 2 bons/famosos e 2 menores) e verificando a taxa de transferencia do download, os resultados foram proximos ao contratado (configurado no controle de banda)...
    Enquanto no Simet, Nao importa data, horario, navegador, computador... os testes de velocidade SEMPRE é menor.

    Tudo me leva a crer que ha algo errado nisso...

    PS: ping para o Simet varia entre 40ms a 45ms.
    Link Embratel

  17. #17

    Padrão Re: Teste de velocidade SIMET

    Bom dia, concordo com o colega 1929, se tem algo errado tem que ser corrigido "apesar" que aqui comigo tive uma diferença minima, alguns kbits !!!
    O colega edsaboia teve uma idéia boa e que será a solução de "todos" se não for feita as devidas correções no medidor !!! Analizem comigo, todos os tipos de serviço internet dão garantia de velocidade contratada dentro da rede "dela" pra fora é quase impossível você dar garantia de uma coisa que depende do serviço de outros !!!
    O que a GVT vai alegar para um cliente dela que mede os 100 megas dentro da rede dela e quando este usa o SIMET tiver um resultado diferente dos 100 megas !!! Ai o cliente ainda alega que quando acessa o site do youtube ele só baixa á 600 ou 700 Kbits.
    Gente, o cliente é BURRO, salvo uns 3 % que entende um pouquinho !!! É para isso que o governo esta neste afã de dar internet á TODOS OS SERES VIVENTES DO BRASIL, para o povo passar o tempo que ainda resta em casa na frente do PC vendo youtube, orkut, msn, etc.
    É isso........

  18. #18

    Padrão Re: Teste de velocidade SIMET

    Antes eu pensava que o ideal é ter um medidor interno da rede.

    Mas isso hoje não vai funcionar mais. Por ex. o medidor interno dá um resultado excelente mas se o provedor só tiver banda para 50 usuários e quiser colocar 100, vai faltar banda.
    O problema ai não estará na rede mas na capacidade do link. E isso tem que ser levado em conta.

    Por isso que o medidor externo é necessário.
    Fatores externos poderão causar problemas de lentidão, com certeza. Mas os servidores instalados para estas medições já estarão capacitados a absorver o tráfego.
    E se for constatato que o problema é na operadora que fornece o link, daí teremos que tomar as providencias.

  19. #19

    Padrão Re: Teste de velocidade SIMET

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Antes eu pensava que o ideal é ter um medidor interno da rede.

    Mas isso hoje não vai funcionar mais. Por ex. o medidor interno dá um resultado excelente mas se o provedor só tiver banda para 50 usuários e quiser colocar 100, vai faltar banda.
    O problema ai não estará na rede mas na capacidade do link. E isso tem que ser levado em conta.

    Por isso que o medidor externo é necessário.
    Fatores externos poderão causar problemas de lentidão, com certeza. Mas os servidores instalados para estas medições já estarão capacitados a absorver o tráfego.
    E se for constatato que o problema é na operadora que fornece o link, daí teremos que tomar as providencias.
    no meu caso, nao esta faltando link.
    alem do mais, o download é o melhor teste de velocidade que podemos fazer...

    como pode em download de 2 locais diferentes (kurumin e ubuntu) apresentarem taxa de transferencia em 182 kbps e 184 kbps... ou seja, 1456 kbit/s e 1472 kbit/s de velocidade...
    mas no Simet apresentar resultado de 700 kbit/s ?
    como pode isso?

    realmente, tem algum problema ou no Simet ou na minha rota com o Simet.
    porem, ainda nao consegui descobrir aonde esta o problema.
    na rede sei que nao é, no link tbm... pois outros medidores e ate mesmo em download da a velocidade correta, somente no Simet que mostra abaixo...

  20. #20

    Padrão Re: Teste de velocidade SIMET

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Antes eu pensava que o ideal é ter um medidor interno da rede.

    Mas isso hoje não vai funcionar mais. Por ex. o medidor interno dá um resultado excelente mas se o provedor só tiver banda para 50 usuários e quiser colocar 100, vai faltar banda.
    O problema ai não estará na rede mas na capacidade do link. E isso tem que ser levado em conta.

    Por isso que o medidor externo é necessário.
    Fatores externos poderão causar problemas de lentidão, com certeza. Mas os servidores instalados para estas medições já estarão capacitados a absorver o tráfego.
    E se for constatato que o problema é na operadora que fornece o link, daí teremos que tomar as providencias.
    Perfeito 1929, e temos que levar em consideração que somos co-responsáveis perante a justiça pelo tráfego fora de nossa rede junto com a empresa que contratamos o link e nossos clientes e o procon acionam a nós somente. Depois que teríamos que correr atrás do prejuízo em cima da empresa que contratamos o link. Isso em um breve resumo.